Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

SOPA, PIPA e ACTA - Será o fim da internet livre?

*StrongerGirl* escreveu:Mas com a ajuda da Net o teu trabalho passa a ser conhecido, por mais pessoas, mais pessoas que depois se interessam e procura saber mais e divulgam!!!(...)

Tá bem mas... uma coisa é divulgar outra é "sacar" da net.
Para ser divulgado bastam as notícias e vídeos no youtube, I guess.

Acho que também nos temos de "descentralizar" e meter um bocado no papel do artista. Eu mesma escrevo e se algo que escrevo fosse plagiado, acho que não ia reagir muito bem Embaracoso' não ia ser lá muito fofinha não...
Muito menos gostava de ser jornalista e que copiassem o que escrevo sem dar mínimo crédito, como já fizeram no site de SMPt.
Agora imagina o que é terem conhecimento de que isso acontece todos os dias...
Ninguém trabalha para aquecer. Se uns são privilegiados em ter empregos cujo aquilo que faz nunca correrá risco de ser copiado... outros não são.
Não é bem o melhor exemplo, mas resulta de pesquisas no RCAPP (logo, repositórios científicos online, logo internet) e não sou só eu a sabê-lo mas, por experiência, digo isto tendo como senso o portefólio que fiz, como aluna de faculdade, não posso escrever algo de forma "livre" e tenho de me basear em outros autores, citando-os e, se a bibliografia não vai toda bem feita segundo normas APA... É mais um ano de propinas só para fazer a disciplina de Seminário de Iniciação à Prática. Mas já me pus no papel dos autores que citei. Se eu chegar ao mestrado e tiver um trabalhão numa tese e se alguém copia em 1 minuto aquilo que demorei um mês... certamente iria querer crédito ao que fiz.
Ok que, como disse, não é o melhor exemplo mas pronto, apenas dá um sentido de autoria.

*StrongerGirl* escreveu:(...)Se a ACTA existir ADEUS a fan sites (como este) (...)
Muo?

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Quer-me parecer que só a StrongerGirl aqui percebe o que realmente é isto tudo do ACTA... vocês ainda não se aperceberam bem tudo o que engloba pois não? É que os próprios músicos saem prejudicados.

Isto seria um acordo excelente se não fosse tão exagerado. Pelo menos como eu vi, é literalmente acabar com a liberdade toda que se tem na internet, nem citar artigos se pode.

Este vídeo explica bem o que é:

Ver vídeo no YouTube

A divulgação pela internet é o que ajuda os artistas a serem reconhecidos, comigo se não houvesse internet não conhecia o que conheço hoje e nunca teria comprado CDs, DVDs e tudo o que seja oficial.

Não é por um artista ter os trabalhos deles espalhados pela net que tem de ir pedir para a rua, se isso realmente fosse assim via-se e até agora nunca vi nenhum nesse ponto e pirataria já existe aos anos e anos.

Portanto se isto realmente entrar em vigor, bye bye fansites, sites de jornais, redes sociais, wikipédia, google e outros motores de busca, youtube, etc.
E supostamente o FBI tem os registos de quem usou o megaupload logo vemo-nos na prisão com mais 5 biliões de pessoas. <3
*StrongerGirl* escreveu:Mas com a ajuda da Net o teu trabalho passa a ser conhecido, por mais pessoas, mais pessoas que depois se interessam e procura saber mais e divulgam!!!

Claro que a Internet ajuda um trabalho a ser conhecido mas uma coisa é a divulgação outra, é a pirataria / contrafacção / usurpação de direitos de autor.
Por exemplo, actualmente, tu vais ao YouTube e tens uma data de canais oficiais de editoras, artistas, canais de televisão, etc. Isso serve para divulgar o trabalho. A maior parte não tem interesse em que os seus vídeos sejam repostados por centenas de utilizadores porque isso lhes faz perder dinheiro com a publicidade inserida nos vídeos, nos seus sites oficiais e tudo o resto que envolve uma grande empresa.
Como em tudo na vida, há excepções e, no caso da Ice, ela conheceu uma data de bandas coreanas através da net. Sacou as músicas e, entretanto mandou vir os CDs lá do Oriente. Ela é uma excepção. Contam-se pelos dedos as pessoas que sacam material da net e que, depois, compram o original.
Ainda quanto à divulgação: sabes que as rádios (que são o principal veículo de divulgação do trabalho dos cantores) pagam todos os meses taxas de direitos de autor? As rádios, que ajudam a divulgar as músicas, têm que pagar impostos específicos, para poderem divulgar essas mesmas músicas. Se tens um café e queres lá ter um radiozinho ou uma aparelhagem com um CDzinho a passar música ambiente, tens que pagar direitos de autor. Se não, caso tenhas o azar de te aparecer uma fiscalização à porta, pagas uma multa que nunca mais levantas a perna. E não há ACTA ainda. E podia continuar aqui a dar um sem fim de exemplos semelhantes.

*StrongerGirl* escreveu:Nesta altura do campeonato tens a loja virtual de música, nos dias de hoje quase ninguem compra cds (tanto que o cd fisico a qualquer altura desaparece *sim já li noticias sobre isto), hoje em dia é tudo digitalizado vai desde a música a livros!!!! desde que a marca seja conhecida e se as pessoas se interessarem já fico feliz!!! Logo internet = a procura + visualidade!!!

Tenho a loja virtual de música, de livros, de filmes, etc. Mas para que é que eu vou gastar dinheiro nisso, se posso ir a um site e, simplesmente, clicar num botão e receber de borla?

*StrongerGirl* escreveu:Se a ACTA existir ADEUS a fan sites (como este) adeus há procura em massa dos produtos e Adeus há divulgação do teu trabalho!!! Parece que não mas a intenet é o "maior centro de procura" de informações!!! Se concordas com A ACTA adeus aos fans sites, etc e etc! Dai eu ser contra ao ACTA!!! Se fosse para pararem então porque é que não começaram a fazer isto antes da internet avançar tipo há 10 anos? seria muito mais pratico, hoje em dia as pessoas estão habituadas a ter tudo e informações a qualquer altura!!!

É esse o problema: as pessoas estão mal habituadas. Estamos todos. Com um clique tens uma série de coisas de borla, que prejudicam outras pessoas, que não ganham o seu porque estão, indirectamente, a ser roubadas. Contra mim falo, porque também saco muita coisa da net. Se não fosse a net, nunca eu teria visto SM em japonês. Mas ao sacar SM, estou a fazer a Toei e afins perder dinheiro. Nem que sejam uns trocos, mas estou. E quem diz SM diz outra coisa qualquer.
Se a ACTA ou algo semelhante for avante, não será por aí que este ou outro fansite seria fechado. Atenção que o SMpt, como está agora, pode fechar, com ou sem ACTA, porque tem lá coisas que infringem direitos de autor.

Bem, o vídeo que a Ice postou, avisa no início que pode não estar de acordo com o texto final do ACTA. Não conheço o texto antigo, mas o actual, e que entretanto está suspenso, não tem nada a ver com os exemplos ou com as explicações do vídeo.
A começar pela história da "cópia". Se eu comprar um CD ali na loja de música da esquina, eu posso fazer quantas cópias quiser desse mesmo CD, para meu uso privado. Não o posso passar em público, mas posso copiar quantas vezes quiser e entender. A Lei permite isso. Aliás, quando compramos CDs virgens, discos externos, pens, etc. há uma parte do preço que é uma taxa precisamente que prevê a cópia privada (imposto esse que até há-de aumentar em breve).
Se eu comprar um filme na net, eu posso perfeitamente gravá-lo num DVD para meu uso privado.
O que eu não posso fazer é sacar um álbum, um filme ou o que for e gravar. Isso não é simplesmente fazer uma cópia. Isso é, como estão fartos de saber, pirataria.

Quanto às citações, tudo depende da forma como essa citação é feita. No caso dos jornais, uma coisa é o jornal A pegar num artigo do jornal B e publicá-lo como se fosse seu: não pode/deve. O jornal A pegar em bocados de um artigo do jornal B e publicar juntamente com um artigo próprio, sem dizer que as citações foram tiradas do jornal B: não pode/deve. O jornal A escreve um artigo ou reescreve um artigo, dizendo "segundo o jornal B" ou "de acordo com o jornal B" e segue a citação: pode. É, aliás, assim que eu faço no meu dia-a-dia e também no SMpt, para que ninguém me aponte o dedo.

Vocês nunca fizeram trabalhos para a escola? Hão-de ter aprendido a fazer citações, bibliografias, etc. Nunca ninguém teve um colega que ouviu um ralhete do professor porque o trabalho que apresentou era inteiramente copiado de um site/livro? Ora, isso, poderia ser usurpação de direito de autor. Apresentou o trabalho de outra pessoa como se fosse seu. Seria crime. Pronto, é para a escola, claro que não vai ser processado (até porque os estudantes estão inseridos nas excepções de quem não precisa de autorização para reproduzir um artigo ou fazer citações mais longas, etc.), valha-nos isso, mas tem, ou deveria ter, nota negativa.

Dumpling* escreveu:Eu mesma escrevo e se algo que escrevo fosse plagiado, acho que não ia reagir muito bem Embaracoso' não ia ser lá muito fofinha não...
Muito menos gostava de ser jornalista e que copiassem o que escrevo sem dar mínimo crédito, como já fizeram no site de SMPt.
Agora imagina o que é terem conhecimento de que isso acontece todos os dias...

No caso das notícias, os meios de comunicação podem copiar-se todos uns aos outros, desde que dêm o crédito, ou seja, que citem a fonte. Para isso, não precisam de ter autorização, como disse atrás. Isto serve, por exemplo, para as notícias da actualidade.

Sites e blogues com notícias não estão, em geral, abrangidos pelos direitos de autor. Digo em geral porque, obviamente, há excepções. No caso do SMpt, há coisas que outro site pode lá ir buscar sem pedir autorização, (mas sempre citando a fonte, obviamente), mas há outras coisas que para usar tem que nos pedir autorização. Mas isto já são outras questões que não estão directamente ligadas ao ACTA, que é o tema do tópico. E podia alongar-me muito mais com este assunto. Matreiro

Eu não sou a favor nem contra o ACTA. Acho que está mal escrito e, na realidade, não traz praticamente nada de novo. E eu li-o todo. Não precisam entender de Leis ou perceber alguma coisa de Direito para ficar com uma mínima noção do Acordo, por vocês mesmos.
Já agora, pensem nisto: já viram o poder que tem um vídeo que se vê na net? Ou já viram o poder que tem a manipulação de informação? Não acreditem em tudo o que lêm. Nem tudo o que dá na televisão ou vem no jornal é verdade ou totalmente verdade, ou assim como está escrito. Aprendam por vocês mesmos.
Para opinarem sobre o ACTA, leiam-no primeiro, não se baseiem apenas no que leram ou viram aqui e acolá ou na opinião alheia, como a minha por exemplo. Aprendam a formar as vossas opiniões, gente.

Eu li também o ACTA, depois do conselho que deste no teu super testamento, e neste momento estou com a mesma opinião que tu, Uranus. Eu acho que deveriam perder um tempinho (trinta minutos, uma hora, o que for. Eu li a ACTA três vezes para ter a certeza do que estava a ler), e epah, há lá coisas que estão muito mal explicadas. Têm mesmo de ler. Não é um manga cheio de coisas boas nem uma doujinshi super fixe, mas epah, leiam e depois façam a vossa opinião daí. a ACTA é clara em alguns aspectos, e como o Uranus diz, o SMPt já podia ter fechado e nós nem dávamos por ela. Esta situação, como já disse, é muito controversa, e se calhar deveria ter abordado o tema de outra forma, mas eu achei que aquela era a única forma de conseguir chamar à atenção alguém com cabeça para comentar isto de uma ponta à outra, e de facto consegui.
O facto é, a ACTA possivelmente vai-nos dificultar um pouco a vida, não é mentira, mas epah, tudo bem que os direitos de autor têm de ser defendidos, e sim, se calhar prejudicamos as produtoras e os artistas quando fazemos um download da net, mas em casos como os da anime, que é o mais específico aqui, é-nos quase impossível aceder ao anime de outra forma que pelo download ilegal por assim dizer. De qualquer forma, sabemos que está errado. Mas não somos só nós neh? Mas de qualquer forma, temos de ter a ressalva de que depois, acabamos por comprar merchandising e mangas e até cds das OST's dos animes e posteriormente das bandas em causa. Mas também para o podermos fazer temos de conhecer neh? De qualquer jeito, agora está suspensa, temos de esperar para ver o que vai acontecer a seguir

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...

Mas aí sou sincera, na verdade admito não saber bem o que é isto de facto, muito por falta de tempo devido para me informar, porém vou tentar ler como está aí indicado... apesar de também não me meter naqueles movimentos revolucionários sem saber realmente o que é, daí o meu foco ter sido à parte dos créditos e direitos de autor.
E lá está... também já comprei depois de conhecer devidamente, mas não vou ser desonesta e dizer que nunca fiz downloads nem nada que se pareça né (x aliás... duvido que alguém com acesso e conhecimento nunca o tenha feito o.O mas pronto... apesar de ter em consciência o que disse, de me colocar na pele do outro.
No meio disto tudo não tenho em mente o que poderá acontecer aos tais repositórios que falei e ao b-on e se está aferido a este acordo mas, acaso terminasse, ia ficar realmente sem saber o que dizer nem fazer com vários trabalhos o.o

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Tinoco escreveu:[...] mas em casos como os da anime, que é o mais específico aqui, é-nos quase impossível aceder ao anime de outra forma que pelo download ilegal por assim dizer.
Por alguma razão, a Toei só nos notificou para retirar os episódios quando os direitos foram comprados para Portugal. Podia tê-lo feito antes e não o fez, não acredito que por desconhecimento mas, sinceramente, acho que por "consideração", se é que se pode chamar assim. Pessoalmente, se eu estivesse no lugar dos bosses da Toei ou qualquer outra produtora, não instauraria processos em Países que não tivessem acesso ao que eu produzisse, se não fosse através da net. Por exemplo, vamos ao YouTube e há vários vídeos que não dão para ver cá, mas vais para outro País, e já consegues. Já todos devemos ter encontrado lá vídeos onde diz "Este vídeo foi bloqueado no seu País com base nos direitos autoriais", ou qualquer coisa que o valha.

Tinoco escreveu:De qualquer jeito, agora está suspensa, temos de esperar para ver o que vai acontecer a seguir
A seguir, é muito simples: cada País começa a legislar à sua maneira. Com ou sem ACTA, cá já há Leis que protegem os direitos de autor e afins, vai ser uma questão de tempo até serem actualizadas para apertar o cerco. Em Espanha, por exemplo, aprovaram esta semana uma Lei do género. Podem ler uma notícia sobre o assunto, aqui. A confirmar-se tudo o que aí está escrito (porque a informação pode ser manipulada, obviamente, e as Leis interpretadas de várias formas), penso que é uma Lei justa.

Dumpling* escreveu:E lá está... também já comprei depois de conhecer devidamente, mas não vou ser desonesta e dizer que nunca fiz downloads nem nada que se pareça né (x aliás... duvido que alguém com acesso e conhecimento nunca o tenha feito o.O
Oh, até a minha avó saca coisas da net. Nunca mais ela comprou CDs do Tony Carreira.

Entretanto, fica aqui um artigo sobre medicamentos. Como devem de calcular, isto é extremamente grave. Com o ACTA em vigor, isto seria mais simples de evitar. Porque o ACTA não serviria para banir os medicamentos genéricos como se diz por aí (sinceramente, de todos os protestos, acho que esse é o que tem menos lógica, porque um medicamento genérico é aquele cuja substância activa/fórmula já não está patenteada (já não tem direitos de autor, vá), é livre de ser utilizado por qualquer laboratório que se interesse por ele. É por isso que há certos medicamentos que não têm a versão genérica. Os "de marca" ainda estão sob o domínio da patente, que, qundo expira, cai no domínio público, se se pode dizer assim, e as substâncias utilizadas podem ser usadas para fabricar medicamentos semelhantes, os chamados "genéricos". Não sei se esta minha descrição de genéricos e medicamentos e patentes está correcta. Matreiro Mas pronto, o ACTA não tem nada a ver com acabar com genéricos. Mas nem de longe. Embaracoso

(Opah, esperava ver este tópico mais animadito. Se calhar assustou-se tudo com os meus testamentos exagerados. )

Tens de entrar para responderes neste tópico.