SOPA, PIPA e ACTA - Será o fim da internet livre?
As duas primeiras, e podem ler acerca delas aqui http://www.1stwebdesigner.com/design/how-sopa-pipa-can-affect-you/
e http://hq.deviantart.com/journal/Join-a-SOPA-and-PIPA-debate-280023798?utm_source=deviantart&utm_medium=header&utm_campaign=DebateSOPA_011712
(artigos em inglês)
já foram deitadas por terra. Ambas consistiam no fim de vários sites de downloads gratuitos e afins, já para não falar do facto de acabarem com a privacidade, por causa do controlo de IP's. No nosso caso, afectaria os sites com direitos de copyright que não fosse nosso. Ou seja, todos os sites que tenham conteúdo por exemplo, que pertença à Toei Animation, como é o caso do fórum e do site do SMPT, teriam de fechar por estarem a violar direitos de copyright. Contudo, a SOPA e a PIPA, só eram aplicáveis nos Estados Unidos.
Mas como um azar não vem só, agora apareceu a ACTA (sobre a qual podem ler aqui ~ http://en.wikipedia.org/wiki/Anti-Counterfeiting_Trade_Agreement ~artigo em inglês )
que pode ser aplicada a nível global, e que acabará com a internet tal e qual como a conhecemos hoje. O que acham desta tentativa de os americanos controlarem a internet? O que irá acontecer se esta "bill" for para a frente?
(Devido a esta "bill", vários sites tem sido notificados pelo FBI, para serem encerrados devido à violação de direitos de copyright. Sites como a MegaUpload já fecharam, e muitos do género fecharão se isto continuar.)
(Eu já falei com o Sammu acerca disto, e foi ele que deu luz verde à abertura deste tópico)

sério isso é a pior coisa que já fizeram!!!!
Mas tb tem que se ver pelos dois lados, num entanto se eles querem que nós compramos os CD's, dvds etc... teriam que baixar o preço!!!!
No entanto como será a divulgação de trabalhos de actores actrizes e artistas? Voltaremos á 10 anos atrás?
Como é que as pessoas irão saber que existe o tal produto?
Eu acho isso uma idiotice enfim.!!!!
E pelo que li o Obama não concordou com isso, e espero que isso não avançe!!!!
em 2012 em vez de andar para a frente estamos a andar para trás!
Eles deveriam ter pensado nisso há uns aninhos atrás e não agora!*StrongerGirl* escreveu:eu cá acho uma regressão de dez anos!!!!
sério isso é a pior coisa que já fizeram!!!!
Mas tb tem que se ver pelos dois lados, num entanto se eles querem que nós compramos os CD's, dvds etc... teriam que baixar o preço!!!!
No entanto como será a divulgação de trabalhos de actores actrizes e artistas? Voltaremos á 10 anos atrás?
Como é que as pessoas irão saber que existe o tal produto?
Eu acho isso uma idiotice enfim.!!!!
E pelo que li o Obama não concordou com isso, e espero que isso não avançe!!!!
em 2012 em vez de andar para a frente estamos a andar para trás!![]()
Eles deveriam ter pensado nisso há uns aninhos atrás e não agora!
Pelo que sei, *StrongerGirl*, para além de o Obama não concordar com a aplicação desta bill, mesmo que baixem os preços dos cd's e dvd's não é isso que está em causa. O que está em causa é o facto de eles, ao quererem combater os downloads ilegais, querem também acabar com tudo e mais alguma coisa. O issue (porque agora nao me ocorre o termo em português) é que mesmo que consigam acabar com os downloads ilegais com esta bill, vao estar a tirar às empresas os bilioes que eles ganham com os downloads legais. E também, já para não falar que com o fim dos servers de downloads, vamos deixar de poder fazer download de animes e manga, o que vai, de certa forma, acabar com o impacto dos animes e mangas no mundo ocidental.Sites de divulgaçao de imagens e sites como o Deviantart, Fanfiction.net, entre outros, fecharão por causa dos direitos de autor, e tudo por causa de uma imposiçao de alguém que não tem mais nada que fazer. A internet estaria reduzia apenas a uma base de pesquisa, e nada mais. Facebook, Google + , Twitter, Tumblr, Myspace, entre outros, estão também na mira desta "bill" e podem causar o fim da internet como a conhecemos.

Basicamente é estarmos a regredir.
A tecnologia evoluiu imenso de alguns anos para trás, houve muito investimento, fazerem isto agora seria como se nunca tivesse existido Internet, montes de empresas e pessoas iriam sair lesadas com isto, se forem ver as associações/instituições e redes sociais que estão contra isto são imensas.
Até nós, seja um computador do e-escolas ou do que for, sempre foi dinheiro que investimos, e tudo mais.
Actualmente como nós sabemos a Internet é uma coisa quase do dia-a-dia, mesmo quem não tem computador em casa, pode ir a uma biblioteca, ou até museus, juntas de freguesias (pelo menos onde moro é assim), já para não falar das escolas cujas bibliotecas também disponibilizam espaços próprios para se aceder à Internet, dá imenso jeito para realizar trabalhos, enviar currículos, comunicar com pessoas distantes, estarmos informados, enfim, um montão de coisas, era muito mau se isto tudo acabasse.
Claro, que como tudo na vida, a Internet trouxe coisas negativas: como por exemplo redes pedófilas, neste caso sim devia haver controlo e investigação, assim como outras redes do género. Já a pirataria, houve empresas que saíram igualmente lesadas, mas acho que acabar com a Internet toda não é coerente. Enfim, vamos ver no que isto dá.

Tinoco escreveu: O issue (porque agora nao me ocorre o termo em português)
o problema

o fecho do megaupload foi nojento. é o site mais utilizado para fazer o download de ficheiros.
Esqueceste-te de falar do grupo Anonymous, que revoltou-se, e hackearam sites governamentais e da industria. Além disso, criaram o seu próprio MegaUpload.
Eles deixam algumas novidades no twitter tais como " Draw your swords, lift your shields, stand your ground in solidarity. The great battle of our age is coming, and the Internet WILL win. " Tradução: Desembainha a tua espada, levanta o teu escudo, aguenta o teu chão em solidariedade. A grande batalha da tua idade está a chegar, e a internet IRÁ ganhar.
eles também ficam a dizer os sites que hackearam.
E eles não brincam, at all.
Ora bem, deixem-me cá pegar nisto uma de cada vez. O principal motivo pelo qual abri este tópico, foi porque o Sammu queria criar o site das fics, e eu depois falei com ele a respeito da SOPA e da PIPA, e ele, de facto, viu que secalhar isso tornar-se-ia um impeditivo para a criação do site, até porque o FBI, mesmo sem a lei estar aprovada, já anda a meter o nariz onde não é chamado e a fechar sites, como fizeram com a MegaUpload. O dono do site, pelo que li, foi preso e tudo.
Um aparte, graças a um membro do DeviantArt, encontrei este link
https://www.accessnow.org/page/s/just-say-no-to-acta (e lá está isto https://s3.amazonaws.com/access.3cdn.net/75979d5cc0096c5bc8_dkm6iydok.pdf - que explica o porquê de a ACTA ser tão contorversa (ambos os links em inglês)
é uma petição online anti-ACTA, se quiserem, assinem, é rápido.
@SofiaFlower:
A tecnologia evoluiu imenso de alguns anos para trás, houve muito investimento, fazerem isto agora seria como se nunca tivesse existido Internet, montes de empresas e pessoas iriam sair lesadas com isto, se forem ver as associações/instituições e redes sociais que estão contra isto são imensas.
Até nós, seja um computador do e-escolas ou do que for, sempre foi dinheiro que investimos, e tudo mais.
Para tu veres, Sofia, as empresas de audiovisuais americanad(e isto passou na tv há uns dias) ganharam em média 13 BILIÕES DE DÓLARES com as vendas do ano passado. Contudo 10 BILIÕES, são para os downloads na internet. Mesmo havendo os chamados "downloads ilegais" epah, eles ganham o triplo ou o quádruplo com os downloads na internet. Então de que serve acabarem com os sites e servers de download. Até porque quando há queixas, os servers retiram (e isso acontecia a toda a hora com a MegaUpload, por isso não entendo o porquê. Por exemplo, a Hinata Sou, que é um site que hospeda vários links de animes, e é de onde tirava Fairy Tail, perdeu 98% do seu repertório de animes, bem como o dinheiro de contas Premium por causa do fecho da MegaUpload.
Claro, que como tudo na vida, a Internet trouxe coisas negativas: como por exemplo redes pedófilas, neste caso sim devia haver controlo e investigação, assim como outras redes do género. Já a pirataria, houve empresas que saíram igualmente lesadas, mas acho que acabar com a Internet toda não é coerente. Enfim, vamos ver no que isto dá.
Disseste bem, há coisas que devem ser controladas como as que referiste neste ponto. Mas convenhamos, também há que ter consideração pelos que não têm culpa nenhuma. Mas como sempre paga o justo pelo pecador.
@Freyja:
Eu por acaso era para abrir aqui um tópico sobre o assunto, mas ainda bem que a Tinoco o fez, pois ando indignadíssima, pois era no MegaUpload que eu sacava os episódios de Sailor Moon em português e agora não sei onde vou sacar o resto que me falta, para além de outras coisas que costumava sacar. A verdade é que o fim da internet tal como a conhecemos poderá dar origem a alguma guerra, virtual, na melhor das hipóteses, é que estão a mexer com a liberdade do pessoal, além disso acho uma total parvoice, foi graças a certos sites de downloads que conheço o trabalho de certas bandas, só para dar um exemplo, uma banda que muitos de vós desconhecem com certa, mas os Alcest, quase ninguém conhece e se não fosse os downloads e afins, quase ninguém os conhecia e actualmente eles já deram dois concertos em Portugal. Enfim, muitas bandas portuguesas utilizam a net como forma de divulgação e sendo assim, muitas vão sair prejudicadas. Estamos perante uma ditadura virtual e só espero que não fechem mais sites. Pelo que li, era hoje que a lei ia a votos, vamos lá ver se há notícias sobre isso a circular por ai.
Spoiler

o fecho do megaupload foi nojento. é o site mais utilizado para fazer o download de ficheiros.
Esqueceste-te de falar do grupo Anonymous, que revoltou-se, e hackearam sites governamentais e da industria. Além disso, criaram o seu próprio MegaUpload.
Eles deixam algumas novidades no twitter tais como " Draw your swords, lift your shields, stand your ground in solidarity. The great battle of our age is coming, and the Internet WILL win. " Tradução: Desembainha a tua espada, levanta o teu escudo, aguenta o teu chão em solidariedade. A grande batalha da tua idade está a chegar, e a internet IRÁ ganhar.
eles também ficam a dizer os sites que hackearam.
E eles não brincam, at all.

Antes de mais, não é uma Lei, é um Acordo. Cada País tem as suas leis e isso não vai mudar, se não for por iniciativa própria. O que este acordo vem facilitar é a troca de informações entre as partes.
E o ACTA não é Global, é só para os países que já assinaram o Acordo ou que o venham a assinar, que são a União Europeia e seus Estados-Membros, Austrália, Canadá, Japão, República da Coreia, Estados Unidos Mexicanos, Reino de Marrocos, Nova Zelândia, República de Singapura, Confederação Suiça e Estados Unidos da América. Não é Global.
Vou tentar dar um exemplo: o SMpt. Imaginem que ainda tinhamos lá os episódios e que a Toei não tinha uma extensão dentro da União Europeia, ou seja, que só existia lá no Japão. Ora, então, se o SMpt ainda tivesse lá os episódios, a Toei tinha que fazer 30 por uma linha para conseguir processar os proprietários do site. Seria mais difícil, mas conseguia. Com o ACTA em vigor (e ainda não está em vigor, atenção), seria mais fácil e conseguia na mesma. Mas mesmo sem o ACTA, e porque a Toei tem uma extensão na UE, em Paris, França, já o pode fazer. Isto é, a qualquer momento, se a Toei se sentir lesada nos seus interesses, pode processar o SMpt. E o ACTA não está ainda em vigor. Aliás, mal os direitos dos episódios foram comprados pelo Panda, como vocês sabem, recebemos logo uma notificação da Toei para tirar de lá os episódios, ou era tudo processado que era uma maravilha.
Com o ACTA, tudo se vai manter como até aqui. A diferença, é que será tudo mais rápido e eficaz. Pelo menos, é isso que fica previsto.
Quanto àquele assunto de as operadoras poderem cortar o acesso à Internet. Também não é assim tão simples e nem precisam de andar com medo de navegar à vontade na net.
Voltando ao exemplo do SMpt: vamos imaginar que a Toei se sente lesada. Que, a seu ver o SMpt lhes faz perder dinheiro. O primeiro passo será fazer uma denuncia, depois, os operadores devem facultar informações que permitam identificar quem é que administra o site. E aí sim, poderão, ou não, cortar o acesso à Internet aos administradores. Entretanto o site é suspenso ou encerrado.
No entanto, isto já pode acontecer agora. Ora então, voltando atrás, imaginemos que nós não tinhamos tirado os episódios do site, tal como a Toei pediu. Como acham que eles chegariam a nós? Processo no tribunal, ordem do juíz às operadoras para localizarem os administradores do site, polícia a bater à porta. E o ACTA não está em vigor.
Mas atenção que o SMpt pode fechar a qualquer momento, basta que a Toei, Naoko, Kodansha ou mesmo a Dreamia (dona do Panda, que tem os direitos para Portugal) se sintam lesadas de alguma forma, porque as imagens não são nossas, porque a marca "Sailor Moon" não é nossa, etc. Enfim, teriam muito por onde pegar. Teriam e têm, gente.
Como disse, o que o ACTA traz de novo, basicamente, é a troca de informações entre os Países que o assinaram ou vão assinar, Portugal incluido. Se antes era difícil uma empresa japonesa (ou de outro país signatário) intervir nesta área da contrafacção e/ou direitos de autor em Portugal, o ACTA virá a tornar isso muito mais simples.
O ACTA prevê a troca de informações, denuncias, instauração de processos, etc. numa data de áreas, não é só para a Internet. Contrafacção de medicamentos (nada tem a ver com os medicamentos genéricos, que já são fabricados porque as patentes (os direitos de autor, vá), dos medicamentos originais já expiraram), roupas, sei lá, tudo o que possam imaginar que seja contrafeito, falsificado. Volto a dizer, o ACTA não vem alterar as nossas leis. Se, por exemplo, o crime de contrafacção em Portugal for punido com uma pena de cadeia de 5 anos (estou a mandar um número para o ar, é um exemplo), mas no Japão o mesmo crime for punido com prisão prepétua, vai sempre prevalecer a nossa Lei, porque o crime foi cá cometido. Mas isso já acontece com uma série de coisas, até com os homicídios. Ora vejam o caso do Carlos Castro e do Renato Seabra. São ambos portugueses, mas o crime foi cometido nos EUA, a Lei que manda é a de lá, não é a nossa, se não, o moço já estaria em casa com uma pulseira atrelada ao pé. No caso concreto do ACTA, prevalece a lei do País onde o crime é cometido. Há outros acordos, mas não vêm agora para o caso.
O post já vai longo e, se o leste até aqui, parabéns!

Atenção que o que aqui escrevi é a minha interpretação do Acorto. Trata-se de uma interpretação como todas as outras que lêm por aí.
Tudo depende da Lei Portuguesa. Por isso, agora, vou reler o Código dos Direitos de Autor e Conexos.

Quem estiver interessado em ler o ACTA, que são 52 páginas, é só clicar aqui.
A parte que vos deve interessar mais, sobre a Internet e etc., começa na página 33.
Em vez de formarem a vossa opinião apenas com base no que os outros escrevem, eu incluído, leiam a raíz da questão e formem a vossa opinião a partir daí. Os jornais não são Deus. E sites de protesto muito menos.
Estes dois pontos do ACTA são interessantes, para perceberem que o Acordo não vem impôr lei nenhuma nova para Portugal ou para outro dos países:
Artigo 3.º
1. O presente Acordo não prejudica o disposto na legislação de uma das Partes que regule a existência, a aquisição, o âmbito, e a manutenção dos direitos de propriedade intelectual.
2. O presente Acordo não cria qualquer obrigação segundo a qual uma Parte tenha de aplicar medidas, quando um direito de propriedade intelectual não é protegido pelo respectivo ordenamento jurídico.
A Comissão Europeia também disponibiliza uma página com perguntas e respostas, aqui. Não encontrei em português, usem o Google Tradutor.

Bane o link é este http://register.consilium.europa.eu/pdf/pt/11/st12/st12196.pt11.pdf
Está em PDF, por isso secalhar n abre se nao tiveres Adobe Reader

Tenho Adobe Reader sim, o que acontecia é que clicava onde o Uranus assinalou e não abria sequer a página, deveria ser derivado à minha net.
Mas obrigada, agora já tenho o documento, graças à tua gentileza.
Eishhhh tanto para ler e ainda "mais do que muito" para perceber
....nos próximos dias nem pensar em ler isto tudo, a minha dor de cabeça não mo permite
Bane Tsukino escreveu:Obrigada Tinoco
Tenho Adobe Reader sim, o que acontecia é que clicava onde o Uranus assinalou e não abria sequer a página, deveria ser derivado à minha net.
Mas obrigada, agora já tenho o documento, graças à tua gentileza.
Eishhhh tanto para ler e ainda "mais do que muito" para perceber....nos próximos dias nem pensar em ler isto tudo, a minha dor de cabeça não mo permite
![]()
Não tens de agradecer, às vezes isso também me acontece
' Pois, eu quando vi, fiquei a olhar com cara de OMG. Tenho de ler aos poucos para entender.

"Por mais Luas que eu tenha, serás sempre o meu Sol" by Kaze Okami
Meu Blog: http://maisumqueacredita.blogspot.com/
Kaze Okami escreveu:[...]se querem que nos compremos os cds ou dvds ou seja o que for tambem deviam baixar os preços mas eles só olham pro umbigo deles... [...]Mas a música está assim tão cara? Quem tem net pode comprar apenas as músicas que lhe interessa de X álbum que sai muitíssimo mais barato do que comprar o CD físico.
E claro que uma empresa olha para o próprio umbigo. Uma empresa é para lucrar, não é a Santa Casa para fazer caridade.

Star Uranus escreveu:E claro que uma empresa olha para o próprio umbigo. Uma empresa é para lucrar, não é a Santa Casa para fazer caridade.
Sim eu compreendo o teu ponto de vista Star Uranus e até fui ler a resposta com as tuas conlusões sobre a acta (grande texto! sinceramente percebi muito melhor os aspectos da mesma apesar que ainda vou ler o documento de alto a baixo pra tirar as minhas próprias conclusões) mas apesar de tudo não percebi se és a favor ou contra este movimento e acções feitas pela acta...

"Por mais Luas que eu tenha, serás sempre o meu Sol" by Kaze Okami
Meu Blog: http://maisumqueacredita.blogspot.com/
Kaze Okami escreveu:Star Uranus escreveu:E claro que uma empresa olha para o próprio umbigo. Uma empresa é para lucrar, não é a Santa Casa para fazer caridade.
Sim eu compreendo o teu ponto de vista Star Uranus e até fui ler a resposta com as tuas conlusões sobre a acta (grande texto! sinceramente percebi muito melhor os aspectos da mesma apesar que ainda vou ler o documento de alto a baixo pra tirar as minhas próprias conclusões) mas apesar de tudo não percebi se és a favor ou contra este movimento e acções feitas pela acta...
Por um lado, e pelo do que li do que o Uranus disse epah, para quem já teve a Toei Animation à perna(nao só ele mas os outros administradores), deve estar meio que apreensivo. Mas epah, eu já li a ACTA toda, e pelo que entendi dela, os sites não vão ser afectados, desde que tenham autorização expressa dos donos do copyright para os usar.
E quem visitou por engano a mega upload nos ultimos dias deparou-se com isto:
Spoiler

De qualquer forma,a ACTA, o que diz, não é que tudo irá fechar. Mas sim, corremos um grande risco de deixar de poder fazer download de muitas coisas, bem como de poder fazer wallpapers, signs, assinaturas, etc, por causa dos direitos de autor, mesmo que seja para uso próprio, e nao para venda. Este assunto é demasiado contorverso, e tudo o que é contorverso acaba por não ir para a frente. Mas é como disse. Vamos ter de esperar para ver.

Star Uranus escreveu:E o ACTA fica em águas de bacalhau, por uns tempos. Ler aqui.
Posso dizer que é uma optima noticia!!!
Espero que isto seja suspenso tipo para sempre!
Espero que haja muito mas muito mais manifestações até porem o ACTA no arquivo, no cofre e jogar fora a chave ou então que os papeis sejam queimados!!! Sério isto foi / é a PIOR COISA que existe/existiu!!!
*StrongerGirl* escreveu:Sério isto foi / é a PIOR COISA que existe/existiu!!!Nossa, que biolência

Porque é que é a pior coisa que existe/existiu? Que dizes se fizeres uma encomenda na net, a pensar que o que compraste é original e, afinal, chega a casa e é falsificado? Tipo, um medicamento?
Que dizes se fores cantora e tentares ganhar a vida com os teus CDs mas não os vendes porque estão espalhados pela net?
Que dizes se levares a tua vida a trabalhar para criar uma marca de sucesso e vês que há quem ganhe às tuas custas, por falsificar a tua criação?

Star Uranus escreveu:*StrongerGirl* escreveu:Sério isto foi / é a PIOR COISA que existe/existiu!!!Nossa, que biolência
Porque é que é a pior coisa que existe/existiu? Que dizes se fizeres uma encomenda na net, a pensar que o que compraste é original e, afinal, chega a casa e é falsificado? Tipo, um medicamento?
Que dizes se fores cantora e tentares ganhar a vida com os teus CDs mas não os vendes porque estão espalhados pela net?
Que dizes se levares a tua vida a trabalhar para criar uma marca de sucesso e vês que há quem ganhe às tuas custas, por falsificar a tua criação?
Mas com a ajuda da Net o teu trabalho passa a ser conhecido, por mais pessoas, mais pessoas que depois se interessam e procura saber mais e divulgam!!! e tb dá para ver as diferenças entre um produto original e um produto piratiado. Eu nunca comprei / compro produto pelo ebay aonde se vende bem mais produtos pirateados. Nesta altura do campeonato tens a loja virtual de música, nos dias de hoje quase ninguem compra cds (tanto que o cd fisico a qualquer altura desaparece *sim já li noticias sobre isto), hoje em dia é tudo digitalizado vai desde a música a livros!!!! desde que a marca seja conhecida e se as pessoas se interessarem já fico feliz!!! Logo internet = a procura + visualidade!!! Se a ACTA existir ADEUS a fan sites (como este) adeus há procura em massa dos produtos e Adeus há divulgação do teu trabalho!!! Parece que não mas a intenet é o "maior centro de procura" de informações!!! Se concordas com A ACTA adeus aos fans sites, etc e etc! Dai eu ser contra ao ACTA!!! Se fosse para pararem então porque é que não começaram a fazer isto antes da internet avançar tipo há 10 anos? seria muito mais pratico, hoje em dia as pessoas estão habituadas a ter tudo e informações a qualquer altura!!!
Tens de entrar para responderes neste tópico.
)

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.