Sismo de magnitude 6.1 em Portugal e Espanha (17/12/09)

O USGS diz 5.7, mas o Instituto de Meteorologia diz que foi de 6.1.
A intensidade máxima foi de V na escala de Mercalli Modificada (Forte) na região de Lagos e Portimão.
Também atingiu Espanha (Huelva e Sevilha) e Marrocos (Rabat e Tetouan) e o Instituto Sismológico de Espanha diz que em Andaluzia e Madrid teve a magnitude 6.3.
De acordo com dados do European-Mediterranean Seismological Centre e do U.S. Geological Survey, o abalo sentido às 01.37h foi de magnitude 5.7 na escala de Richter (considerado de intensidade média) e teve o seu epicentro a cerca de 185km de Faro.
A Terra tremeu hoje em Portugal Continental, exactamente às 01:37:47h.
O epicentro ocorreu a 10 km de profundidade, a Oeste de Gibraltar, cerca de 185 km a Oeste de Faro e 264km a Sudoeste de Lisboa.
A Protecção Civil não tem registo de danos materiais.
Fonte
Podem ver aqui também: http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Maps/10/350_40.php
E um video: https://www.youtube.com/watch?v=xIHxCXH8M4c
Até ao momento houve 15 réplicas de menor intensidade. [a última agora às 8h da manhã]
-----
Okay, eu sou da Margem Sul e assustei-me mesmo... E moro num andar muito alto, pior foi...
Nunca tinha sentido um sismo tão forte D: ... durou bem uns 20 segundos...
Eu estava sentada na cama e encostada à parede com o pc ao lado e isto começou a abanar mesmo bué... que medo ;__;
Pensava que era o meu cão a brincar na cama, porque eu comecei por sentir pouquinho (até pensava que estava a imaginar, a bater mal da cabeça
) mas depois foi muito mais forte... tipo janelas e camas a tremer e vidros a tilintar...A casa toda mesmo a estremecer que se fartava
Estava mesmo a ver quando é que o prédio se ia 
Quem mais sentiu?

Eu também senti...
Estava a dormir e acordei com o barulho dos puxadores dos móveis a bater contra a madeira. A princípio pensei que eram os gatos a brincar, mas quando "acordei mesmo" percebi que tinha a cama toda a abanicar e vi que o candeeiro de tecto estava a bailar...
Moro num 7.º andar e o que sentia era como se fosse, por exemplo, um martelo pneumático contra o prédio. As paredes vibravam todas e faziam barulhos...
Os gatos estavam a correr pela quarto feitos doidos... Ainda acordei a merc, mas ela não me ligou nenhuma (também, se ela não acorda com 5 despertadores, não é um sismozeco que a vai acordar
)...
Hoje de manhã, mal acordei liguei logo o rádio para ver se falavam no assunto ou se tinha sido só da minha cabeça...
Os meus gatos têm andado a correr pela casa toda com as orelhas para trás. E o Artemis anda todo assustadiço e a bufar para os móveis e para as paredes...
Segundo o Instituto de Meteorologia, este foi o maior sismo na zona, dos últimos 40 anos...
Apesar de ter sido um abalo um bocado para o forte, até é bom ser assim, porque a Terra vai libertando a energia aos poucos... Antes um destes no mar, que um destes em terra... Este não causou danos, mas um de igual intensidade mais perto de terra ou mesmo em terra, teria feito mesmo muitos estragos...
(Ai caraças, tá o 2012 aí à porta!
)
Estava a dormir e acordei com o barulho dos puxadores dos móveis a bater contra a madeira. A princípio pensei que eram os gatos a brincar, mas quando "acordei mesmo" percebi que tinha a cama toda a abanicar e vi que o candeeiro de tecto estava a bailar...

Moro num 7.º andar e o que sentia era como se fosse, por exemplo, um martelo pneumático contra o prédio. As paredes vibravam todas e faziam barulhos...

Os gatos estavam a correr pela quarto feitos doidos... Ainda acordei a merc, mas ela não me ligou nenhuma (também, se ela não acorda com 5 despertadores, não é um sismozeco que a vai acordar
)...Hoje de manhã, mal acordei liguei logo o rádio para ver se falavam no assunto ou se tinha sido só da minha cabeça...
Os meus gatos têm andado a correr pela casa toda com as orelhas para trás. E o Artemis anda todo assustadiço e a bufar para os móveis e para as paredes...
Segundo o Instituto de Meteorologia, este foi o maior sismo na zona, dos últimos 40 anos...
Apesar de ter sido um abalo um bocado para o forte, até é bom ser assim, porque a Terra vai libertando a energia aos poucos... Antes um destes no mar, que um destes em terra... Este não causou danos, mas um de igual intensidade mais perto de terra ou mesmo em terra, teria feito mesmo muitos estragos...

(Ai caraças, tá o 2012 aí à porta!
)
Eu não senti nada aqui.
Mas acho que nesta zona não houve, pelo que li foi mais em Olhão e na Praia da Luz (Lagos). E em Lisboa e em Faro também.
E fica aqui uma notícia:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1449752
Mas acho que nesta zona não houve, pelo que li foi mais em Olhão e na Praia da Luz (Lagos). E em Lisboa e em Faro também.
E fica aqui uma notícia:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1449752
Bahnny escreveu:eu aqui (no Porto) não senti nadaHá relatos de pessoas de Aveiro e Coimbra, pelo menos, que sentiram...Ou não se sentiu aqui ou sou eu que tenho o sono bem pesado
Mas curtia totil sentir um sismo *-* nem que fosse pequenino *-*
Olha, eu também dizia isso, que gostava de sentir um, nem que fosse pequenino... E tinha-me logo de calhar o maior dos últimos 40 anos...
É de assustar mesmo...

Já soube de pessoas que aqui e em Faro ficaram na rua toda a noite, em pijama e robe, com medo que se desse outro sismo... Houve gente que panicou mesmo...

Caraca, pelo menos vcs estão bem... mas de uns tempos pra cá tem tido terremotos onde não seriam encontros de placas tectônicas, aqui no Brasil já houveram em vários locais. Na minha cidade, se há um terremoto na placa do Chile, sente-se nos prédios mais altos os reflexos, mas faz mais de 10 anos acho que não ocorre.
Mas eu fico encucada quanto às origens... não me sai da cabeça que isso é do próprio homem
essa história de 2012 é balela (coisa da cabeça de alguém)... mas a Terra pode emitir algum sinal de que algo está errado 
Mas eu fico encucada quanto às origens... não me sai da cabeça que isso é do próprio homem
essa história de 2012 é balela (coisa da cabeça de alguém)... mas a Terra pode emitir algum sinal de que algo está errado 

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
eu também nao senti, tinha tanto sono que nem liguei... mas sei que ouvi uma coisa a cair no meu quarto, acordei mas nem liguei... os meus pais é que deram por isso, ja que as camas tremiam, os passaros nao paravam de piar, os copos da cristaleira era tudo a telintar...
de qualquer maneira ja senti outros sismos de menor magnitude...
pergunto m se o sismo fosse bem forte em lisboa como seria, lá só tem casas a cair de podre :s
de qualquer maneira ja senti outros sismos de menor magnitude...
pergunto m se o sismo fosse bem forte em lisboa como seria, lá só tem casas a cair de podre :s
JudokaSK escreveu:[...]pergunto m se o sismo fosse bem forte em lisboa como seria, lá só tem casas a cair de podre :sSegundo os sismologos, o terramoto de 1755 terá tido o epicentro localizado mais ou menos na mesma zona onde o epicentro do sismo de hoje se localizou... Só que, na altura, terá sido de magnitude superior a 9.0...
E, como se sabe, esse terramoto destruiu grande parte de Lisboa e do litoral algarvio, não só pelo tremer da terra mas, principalmente, pelo maremoto que veio dali...
Pelo que me lembro de ter estudado, quando o Marquês de Pombal reconstruiu a baixa lisboeta, os edificios foram construidos com protecção anti-sismo...
De qualquer forma, só espero que este sismo de hoje tenha ficado por ali e que as rélicas sejam sempre pequeninas, como estão a ser...
Se vem aí um abalo mesmo grande, não sei não, vai tudo por água abaixo, literalmente...

O Terramoto de 1755 e o de 1969 tiveram ambos como epicentro o mesmo local...
E agora este de hoje também, e foram os 3 mais fortes... ainda vem daí outro bem maior e vai tudo abaixo ;__;
E Judoka, se fosse em terra, este de hoje, Lisboa teria várias casas deitadas a baixo mesmo... principalmente a Baixa, só tem é prédios todos podres :/
E omg, 16 réplicas o.o Está bem foram tipo escala 1.3 etc, mas foram muitas...
Maluca
Ainda bem que não sentiste este 
E agora este de hoje também, e foram os 3 mais fortes... ainda vem daí outro bem maior e vai tudo abaixo ;__;
E Judoka, se fosse em terra, este de hoje, Lisboa teria várias casas deitadas a baixo mesmo... principalmente a Baixa, só tem é prédios todos podres :/
E omg, 16 réplicas o.o Está bem foram tipo escala 1.3 etc, mas foram muitas...
Bahnny escreveu:Mas curtia totil sentir um sismo *-* nem que fosse pequenino *-*
Maluca
Ainda bem que não sentiste este 

Editado pela última vez em
A baixa tem prédios podres mas que são de contrucção anti-sismica plo xô Marquês de Pombal
agora o que ia abaixo mesmo mesmo era o terreiro do paço...
Mas pronto...eu estava a tratar do meu pc porque ele ontem decidiu pensar que o Google Chrome era um virus e pronto estava na minha caminha a ver as Mentes Criminosas e a deletar "trojans" que não eram trojans mas pronto
quando aperto o botão delete oiço um rugido vindo das entranhas da terra mas fogo...era tão forte o rugido que eu até fui a janela ver se era trovoada que vinha ai, mas fogo, não parecia trovoada, era mesmo um rugido do core of the earth, que metia pavor...depois voltei para a cama, sentei-me e pronto...4 ou 5 esticões à minha cama...algumas das minhas figuras tombaram, principalmente a Rei Ayanami que não se aguenta muito bem de pé, os moveis abanaram todos, e cairam alguns livros das estantes...eu feita pita histérica, desliguei o pc da tomada, enrolei o fio à volta do pulso, meti o portatil debaixo do braço e fui em direcção da sala onde os cristais da minha mãe estavam todos a tilintar e os meus pais estavam de pé...
O gato em pânico e a bufar...e os cães do andar de cima a ladrar.
E mal passei da porta e proferi um OMG...parou...
Corri para a net e fiz uma pesquisa google e já havia uma rapariga que tinha registado o sismo no seu blog, porque acordou para o fazer, e ainda diziam que tinha sido de 5.7... mas depois liguei para a sic noticias e o radio, e tanto lá como na TSF disseram que era de 6.1.
E pronto...resultado foi que não consegui mais dormir porque estava alerta para se tivesse que fugir, apesar de não ter sentido as réplicas.
E pronto, fiz um post no flog e continuei a eliminar "trojans" calmamente, ainda com as pernas um pouco a tremer.
Eu acho mesmo que chegou ao Porto e no Porto ainda foi forte, porque eu li testemunhos de pessoas do porto, que sentiram e bem forte, com rugido e tudo.
agora o que ia abaixo mesmo mesmo era o terreiro do paço...Mas pronto...eu estava a tratar do meu pc porque ele ontem decidiu pensar que o Google Chrome era um virus e pronto estava na minha caminha a ver as Mentes Criminosas e a deletar "trojans" que não eram trojans mas pronto
quando aperto o botão delete oiço um rugido vindo das entranhas da terra mas fogo...era tão forte o rugido que eu até fui a janela ver se era trovoada que vinha ai, mas fogo, não parecia trovoada, era mesmo um rugido do core of the earth, que metia pavor...depois voltei para a cama, sentei-me e pronto...4 ou 5 esticões à minha cama...algumas das minhas figuras tombaram, principalmente a Rei Ayanami que não se aguenta muito bem de pé, os moveis abanaram todos, e cairam alguns livros das estantes...eu feita pita histérica, desliguei o pc da tomada, enrolei o fio à volta do pulso, meti o portatil debaixo do braço e fui em direcção da sala onde os cristais da minha mãe estavam todos a tilintar e os meus pais estavam de pé...O gato em pânico e a bufar...e os cães do andar de cima a ladrar.
E mal passei da porta e proferi um OMG...parou...
Corri para a net e fiz uma pesquisa google e já havia uma rapariga que tinha registado o sismo no seu blog, porque acordou para o fazer, e ainda diziam que tinha sido de 5.7... mas depois liguei para a sic noticias e o radio, e tanto lá como na TSF disseram que era de 6.1.
E pronto...resultado foi que não consegui mais dormir porque estava alerta para se tivesse que fugir, apesar de não ter sentido as réplicas.
E pronto, fiz um post no flog e continuei a eliminar "trojans" calmamente, ainda com as pernas um pouco a tremer.
Eu acho mesmo que chegou ao Porto e no Porto ainda foi forte, porque eu li testemunhos de pessoas do porto, que sentiram e bem forte, com rugido e tudo.
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Manon escreveu:Exactamente! Parecia uma daquelas mega trovoadas de tempestade, mas vinda de baixo e não de cima...
[...]oiço um rugido vindo das entranhas da terra mas fogo...era tão forte o rugido que eu até fui a janela ver se era trovoada que vinha ai, mas fogo, não parecia trovoada, era mesmo um rugido do core of the earth, que metia pavor...
[...]
(É a Terra a mandar vir ca gente e a sodona Natureza a avisar...)

Manon escreveu:Eu acho mesmo que chegou ao Porto e no Porto ainda foi forte, porque eu li testemunhos de pessoas do porto, que sentiram e bem forte, com rugido e tudo.
Ahh eu vivo em Santa Maria da Feira que é mais perto do que o porto e não senti nada... X.x
Ninguém falou disso na faculdade nem nada, eu só fiquei a saber do terramoto porque o Manel me mandou uma mensagem a perguntar se eu tinha sentido o cataclismo
E só me tou a inteirar da informação agora neste tópico
Mas também eu só acordo com barulhos fortes, se forem tremeliques continuo a dormir... De qualquer maneira 6.1 é uma magnitude muito alta
Pode mesmo ser um aviso de qualquer coisa...Mas a acontecer que aconteça aí para baixo e que ao menos o norte sobreviva!

Sammu, és fixe!
E pensar que ainda ontem tinha falado de sismos na escola xDDD
Eu estava deitadinha muito bem descansadinha a dormir e só sobe do sismo, quando esta manhã entre no forum e vi o tópico, não comentei porque não tive tempo. E parece que ninguém aqui da zona excepto a mãe de uma amiga minha que caio na sala com o abalo (com ceteza)....
Estranhamente esta manha tinho tudo no sitio
O meu professor de inglês disse que acordou com a mesa de cabeceira a bater-lhe na cabeça e um colega disse que a mesa de cabeceira dele tinha recuado meio metro. Eu cá tá tudo no sitio, mesmo aquelas coisas que estão quase a cair não caíram (como livros e assim)... A ver se esta noite há outro (mais fraquito para eu não ter um ataque de coração) para eu sentir a maravilhosa mãe na Natureza 
Eu estava deitadinha muito bem descansadinha a dormir e só sobe do sismo, quando esta manhã entre no forum e vi o tópico, não comentei porque não tive tempo. E parece que ninguém aqui da zona excepto a mãe de uma amiga minha que caio na sala com o abalo (com ceteza)....
Estranhamente esta manha tinho tudo no sitio
O meu professor de inglês disse que acordou com a mesa de cabeceira a bater-lhe na cabeça e um colega disse que a mesa de cabeceira dele tinha recuado meio metro. Eu cá tá tudo no sitio, mesmo aquelas coisas que estão quase a cair não caíram (como livros e assim)... A ver se esta noite há outro (mais fraquito para eu não ter um ataque de coração) para eu sentir a maravilhosa mãe na Natureza 

Sue! Tu és grande! Tu és a maior!
Sammu escreveu:[...]tremeliques continuo a dormir... De qualquer maneira 6.1 é uma magnitude muito altaVíra masé essa boca pra lá pah!Pode mesmo ser um aviso de qualquer coisa...

"Tremeliques"?
Aquilo não foram tremeliques pah!
Tremeliques é o quê, a tua Luna a saltar em cima da cama? Mas é normal que não tenhas sentido, moras num primeiro andar muito baixinho...
A minha mãe mora num R/C e não sentiu coisa nenhuma... E eu senti e bem, aquela meda do cataclismo!

ashe12mariana escreveu:
Looooool igualmente XD
Regras do Fórum escreveu:Faz favor, consultar aqui.
É proibido:
3. Posts sem nexo e/ou mensagens reduzidas
- A escrita e as conversas “de chat”, ou seja, mensagens reduzidas dizendo “Que fixe!”, “Obrigado/De nada” ou "O que se faz por aqui?".

Bem eu estava acordado a ver Criminal Minds na sic, quando isso aconteceu, 1:36/37 (não sei bem). Senti e não foi pouco, a minha cama a vibrar bué, as portas do meu guarda-fato a bater e principalmente a minha estante onde tenho os meus bonecos DBZ a bandear toda, os bonecos a cair e eu na cama a pensar " por favor, não caias!"... Enfim foi um bom susto.
Na escola, hoje não se falava de outra coisa se não o sismo. A professora de Psicologia esta toda histérica a dizer que ainda estava a tremer, ela como mora num quinto andar sentiu um pouco mais, e estava a dizer que as paredes abanavam todas e pensava que ia haver um tsunami, foi falar com os vizinhos todos, etc. Uma histeria.
Claro que não é caso para tanto, mas penso que, pelo menos aqui no algarve, não houve, que me lembro claro, um sismo tão forte. Posso estar enganado, mas nunca senti algo assim tão forte. Muitos colegas meus dizem que não sentiram nada, outros sim...
Só espero que isto não se torne "hábito", e que vá de um simples sismo, para um 2012 Lol.
Na escola, hoje não se falava de outra coisa se não o sismo. A professora de Psicologia esta toda histérica a dizer que ainda estava a tremer, ela como mora num quinto andar sentiu um pouco mais, e estava a dizer que as paredes abanavam todas e pensava que ia haver um tsunami, foi falar com os vizinhos todos, etc. Uma histeria.
Claro que não é caso para tanto, mas penso que, pelo menos aqui no algarve, não houve, que me lembro claro, um sismo tão forte. Posso estar enganado, mas nunca senti algo assim tão forte. Muitos colegas meus dizem que não sentiram nada, outros sim...
Só espero que isto não se torne "hábito", e que vá de um simples sismo, para um 2012 Lol.

eu nao senti nada, e soube do sismo hoje de manha no TVI Informação ou diário da Manha ou seja la o que esse programa seja, porque eu prefiro ver na RTP1 os programas matinais.
Também eu tenho o sono pesado, e aqui é mais distante do epicentro (Esposende é do Minho) A minha mae disse que a essa hora estava acordada e não sentiu nada. Na minha escola não se falou disso, euma amiga minha só soube que houve porque eu lhe disse
Como já disseram, pode ser que o Norte sobreviva
Também eu tenho o sono pesado, e aqui é mais distante do epicentro (Esposende é do Minho) A minha mae disse que a essa hora estava acordada e não sentiu nada. Na minha escola não se falou disso, euma amiga minha só soube que houve porque eu lhe disse
Como já disseram, pode ser que o Norte sobreviva

Eu assustei-me mesmo D:
Estava a ver Mentes Criminosas na sala (já vi que não era a única
), sentada no pouf
bem descansadinha da minha vida, quando senti o dito pouf a "vibrar". Nem liguei, porque muitas vezes estou meio zonza devido às horas, e até como durmo num beliche em cima e o meu irmão em baixo, ele mexe-se muito e eu acabo por acordar muitas vezes com a cama a abanar.
Só tomei consciência de que era um sismo quando ouvi os copos do armário a tilintar e a árvore de natal quase a cair
A minha primeira reacção foi agarrar na televisão que parecia que ia cair (já serviu para os meus colegas se rirem de mim
) e berrei pelo meu pai, que claro, dorme como uma pedra e não tinha sentido nada (nem sei como), e ele levanta-se, veste a primeira coisa que encontra e põe-se na varanda (o sítio mais seguro de todos, não haja dúvida --')
Foi o quinto sismo que senti, e o que senti mais medo depois daquele em 2006/2007, já não me lembro. Tremia que nem varas verdes.
Mas por cá também muita gente não sentiu e outras (tipo eu) apanharam um bom susto. A maioria dos meus colegas de curso não sentiu e moram aqui pertíssimo, e até estavam acordados. Outros sentiram e bem, e até moram mais longe.
Enfim, nem imagino como seria se fosse um sismo como o de 1755, se um destes já foi o que foi... DD
Sismos são os desastres naturais que eu mais temo :s
Estava a ver Mentes Criminosas na sala (já vi que não era a única
), sentada no pouf
bem descansadinha da minha vida, quando senti o dito pouf a "vibrar". Nem liguei, porque muitas vezes estou meio zonza devido às horas, e até como durmo num beliche em cima e o meu irmão em baixo, ele mexe-se muito e eu acabo por acordar muitas vezes com a cama a abanar.Só tomei consciência de que era um sismo quando ouvi os copos do armário a tilintar e a árvore de natal quase a cair

A minha primeira reacção foi agarrar na televisão que parecia que ia cair (já serviu para os meus colegas se rirem de mim
) e berrei pelo meu pai, que claro, dorme como uma pedra e não tinha sentido nada (nem sei como), e ele levanta-se, veste a primeira coisa que encontra e põe-se na varanda (o sítio mais seguro de todos, não haja dúvida --')Foi o quinto sismo que senti, e o que senti mais medo depois daquele em 2006/2007, já não me lembro. Tremia que nem varas verdes.
Mas por cá também muita gente não sentiu e outras (tipo eu) apanharam um bom susto. A maioria dos meus colegas de curso não sentiu e moram aqui pertíssimo, e até estavam acordados. Outros sentiram e bem, e até moram mais longe.
Enfim, nem imagino como seria se fosse um sismo como o de 1755, se um destes já foi o que foi... DD
Sismos são os desastres naturais que eu mais temo :s

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Star Uranus escreveu:Bahnny escreveu:eu aqui (no Porto) não senti nadaHá relatos de pessoas de Aveiro e Coimbra, pelo menos, que sentiram...Ou não se sentiu aqui ou sou eu que tenho o sono bem pesado
Mas curtia totil sentir um sismo *-* nem que fosse pequenino *-*
Olha, eu também dizia isso, que gostava de sentir um, nem que fosse pequenino... E tinha-me logo de calhar o maior dos últimos 40 anos...
Sim, claro que eu também não queria nada grande
aposto que se eu sentisse uma coisa médiazita já ia ficar toda stressada
Mas a minha curiosidade é mesmo porque não consigo imaginar assim as coisas a tremerem e isso x)Manon escreveu:
Pois, não sei.. Mas hoje quando falei disso na escola a maior parte não sabia também.. e dos que sabiam, tambem disseram q não sentiram..
eu moro em Lisboa e como sempre não senti nada. Quando estou a dormir bem adormecidinha não acordo com nada. Bem me podia cair a estante que tenho em cima da cama na cabeça que ás tantas continuava a dormir
Os meus colegas acordaram quase todos e hoje ainda se falou no sismo.
Espero que não seja mesmo o aviso de nada. A intensidade das réplicar diminuiu durante a noite e pelo menos não houve estragos
Os meus colegas acordaram quase todos e hoje ainda se falou no sismo. Espero que não seja mesmo o aviso de nada. A intensidade das réplicar diminuiu durante a noite e pelo menos não houve estragos

Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.