Portugueses e Brasileiros: Choque de Culturas
Yellow!
Uma coisa de que me tenho vindo a aperceber, é o choque de culturas entre dois povos tão parecidos e tão diferentes como os Portugueses e os Brasileiros.
Uma coisa que me "chocou" digamos, foi no fórum do SOS Sailor Moon existir uma sala chamada "Perv" em que se podem falar das mais diversas "taradices sexuais"!
Atenção, não estou a criticar, mas cada vez mais apercebo-me que os brasileiros tem um à vontade muito maior para este tipo de assuntos! (Pelo menos a mim nunca me passava pela cabeça criar uma sala deste género num fórum de Navegante da Lua!
) :Blaaargh!:
Que outros exemplos vocês conhecem que para eles seja normal e para nós chocante e vice-versa? Não falo de palavras como "rapariga" mas mesmo actos.
Uma coisa de que me tenho vindo a aperceber, é o choque de culturas entre dois povos tão parecidos e tão diferentes como os Portugueses e os Brasileiros.
Uma coisa que me "chocou" digamos, foi no fórum do SOS Sailor Moon existir uma sala chamada "Perv" em que se podem falar das mais diversas "taradices sexuais"!
Atenção, não estou a criticar, mas cada vez mais apercebo-me que os brasileiros tem um à vontade muito maior para este tipo de assuntos! (Pelo menos a mim nunca me passava pela cabeça criar uma sala deste género num fórum de Navegante da Lua!
) :Blaaargh!: Que outros exemplos vocês conhecem que para eles seja normal e para nós chocante e vice-versa? Não falo de palavras como "rapariga" mas mesmo actos.
Sammu, és fixe! Algo que me choca um bocado, mas até é positivo, é que este ano tive uma brasileira na minha turma, que é bem fixe, apesar de já não tar na turma, e que tava sempre disposta pra brincadeira, e já tem mais de 20 anos...
É super nossa amiga e tudo, mas tá sempre alegre...
A mim faz-me confusão...Acho que nós portugueses ás vezes somos muito tristonhos
e eles são todos happy xD
É super nossa amiga e tudo, mas tá sempre alegre...
A mim faz-me confusão...Acho que nós portugueses ás vezes somos muito tristonhos
e eles são todos happy xD
Tens razão, Sofia, eles levam a vida numa boa e nós aqui a lamentarmo-nos "O Sócrates isto, a não-se-quê aquilo..."
O choque de culturas: bem, como tu dizes, boss:
A nossa parecença parece ser na lingua, porque de resto somos bem diferentes, 'acordámos' mais tarde para a realidade, e quando digo isto, não é para criticar os portugueses! Somos mais "retardados" (num bom sentido), o que ás vezes é mau e noutras é bom!
Imagina preversidades dessas no aqui, um fórum frequentado por menores eu incluida xD, e por jovens de 11 e 12 anos!
Conheço alguns brasileiros, mas nunca notei nada assim no comportamento deles... que eu me lembre...
O choque de culturas: bem, como tu dizes, boss:
Sammu escreveu:dois povos tão parecidos e tão diferentes como os Portugueses e os Brasileiros.
A nossa parecença parece ser na lingua, porque de resto somos bem diferentes, 'acordámos' mais tarde para a realidade, e quando digo isto, não é para criticar os portugueses! Somos mais "retardados" (num bom sentido), o que ás vezes é mau e noutras é bom!
Imagina preversidades dessas no aqui, um fórum frequentado por menores eu incluida xD, e por jovens de 11 e 12 anos!
Conheço alguns brasileiros, mas nunca notei nada assim no comportamento deles... que eu me lembre...

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
são muito diferentes de nós. por exemplo em termos "sexuais" como ja aqui foi referido, são mais bem...não sei se levianos será a palavra mais adequada...são mais abertos, pronto (se bem q tb n soa muito bem xD) e como tb ja foi dito, levam tudo muito mais no relax, sem stress nenhum. alem disso acho que têm muito mais preocupações com a aparencia, nao quero com isto dizer que as mulheres e os homens em portugal não se arranjam, mas acho que lá eles têm mais preocupação em agradar ao outro sexo (ou ao mesmo) - basta fazermos as contas....onde é que as mulheres (e os homens...à excepção do Tony Ramos xD ) brasileiras têm pelos? (na cabeça e nas sobrancelhas...) o que é q as brasileiras mostram no carnaval? (tudo...) se bem que agora em Portugal, as coisas estão a mudar bastante no que diz respeito à "desinibição"

I never got my letter to Hogwarts...so I'm moving to Forks to live with the Cullens.xD
eu noto que os brasileiros têm um á vontade enorme com tudo.
Do tipo, no brasil, os amigos visitam-se sem avisar.
Aparecem a qualquer hora, ás vezes mesmo á noite e são sempre bem recebidos, aqui em Portugal se nos aparecesse um amigo com a familia pela casa a dentro ás 10 da noite, para jantar sem aviso prévio muitos denós ficavamos chateados.
depois,a mentalidade deles é muito mais aberta em relação a tudo.
As brasileiras por exemplo andam muito mais destapadas do que as Portuguesas. No brasil, mesmo as pessoas adultas usam bikinis não muito grandes, enquanto que cá um Portugal se for preciso usam fatos de banho..,
Têm uma cultura muito "descontraida"
Há certas coisas que eles fazem que me fazem ficar um bocado chocada a olhar para eles, mas eles também devem achar chocante algumas coisas que nós fazemos né?
isto , generalizando claro, não quer dizer que não haja excepções.
Do tipo, no brasil, os amigos visitam-se sem avisar.
Aparecem a qualquer hora, ás vezes mesmo á noite e são sempre bem recebidos, aqui em Portugal se nos aparecesse um amigo com a familia pela casa a dentro ás 10 da noite, para jantar sem aviso prévio muitos denós ficavamos chateados.
depois,a mentalidade deles é muito mais aberta em relação a tudo.
As brasileiras por exemplo andam muito mais destapadas do que as Portuguesas. No brasil, mesmo as pessoas adultas usam bikinis não muito grandes, enquanto que cá um Portugal se for preciso usam fatos de banho..,
Têm uma cultura muito "descontraida"
Há certas coisas que eles fazem que me fazem ficar um bocado chocada a olhar para eles, mas eles também devem achar chocante algumas coisas que nós fazemos né?

isto , generalizando claro, não quer dizer que não haja excepções.
Eu ainda na semana passada estive com um grupo de brasileiras e comentámos isso.. até foi bastante engraçada pq estávamos a tentar descobrir coisas q eles diziam e q nós n dizemos (nomeadamente palavras..).. por exemplo: chávena, autoclismo, fixe, giro, cacete, atacador (do sapato) eles não dizem! Aliás..cacete para eles é uma coisa bastante diferente do nosso cacete! LOL
O que eu notei é q eles são mto mais aventureiros.. Parece q n têm nada a perder e então "mandam-se de cabeça" a determinadas situações e "logo se vê".. Por exemplo, todas as q eu conheci trabalham em Madrid numa companhia aérea e elas foram para lá sem sequer saberem falar Espanhol! E eu a dizer "acho q n conseguia sair assim do meu país sem pelo menos conhecer minimamente o outro.." e elas: "ahh não, cara.. por isso é q Portugal n evolui, ne? Vocês têm q nem medo de tudo! Se não experimentar, como sabe se gosta?" e nisso eu concordei bastante com elas.. têm uma mente muito mais aberta q a nossa e partem à experiência com muito maior facilidade sem por vezes medir o risco (nem sei se é bom se não..
).. nós, por contrário, agarramo-nos muito aos nossos costumes e afins..
O que eu notei é q eles são mto mais aventureiros.. Parece q n têm nada a perder e então "mandam-se de cabeça" a determinadas situações e "logo se vê".. Por exemplo, todas as q eu conheci trabalham em Madrid numa companhia aérea e elas foram para lá sem sequer saberem falar Espanhol! E eu a dizer "acho q n conseguia sair assim do meu país sem pelo menos conhecer minimamente o outro.." e elas: "ahh não, cara.. por isso é q Portugal n evolui, ne? Vocês têm q nem medo de tudo! Se não experimentar, como sabe se gosta?" e nisso eu concordei bastante com elas.. têm uma mente muito mais aberta q a nossa e partem à experiência com muito maior facilidade sem por vezes medir o risco (nem sei se é bom se não..
).. nós, por contrário, agarramo-nos muito aos nossos costumes e afins..No Brasil, supostamente, têm um nível de vida pior do que o nosso, mas é fácil de ver que eles são muito mais felizes do que nós.
Os Portugueses são muito pessimistas e preocupam-se demais: é a crise, é a doença, é o dinheiro (ou melhor, a falta dele).. Os Brasileiros vivem a vida mais despreocupados e leves. Às vezes até os invejo por serem assim.
''
Surpreendentemente, a sua boa-disposição também se deve ao seu clima. Por exemplo, nos Países do Leste da Europa, onde o clima é adverso, a taxa de suicídio é bastante mais elevada do que aqui no Sul.
É natural. No fundo, a maior parte de nós também se sente mais feliz no Verão, right? Eu pelo menos sou assim...
Os Portugueses são muito pessimistas e preocupam-se demais: é a crise, é a doença, é o dinheiro (ou melhor, a falta dele).. Os Brasileiros vivem a vida mais despreocupados e leves. Às vezes até os invejo por serem assim.
''Surpreendentemente, a sua boa-disposição também se deve ao seu clima. Por exemplo, nos Países do Leste da Europa, onde o clima é adverso, a taxa de suicídio é bastante mais elevada do que aqui no Sul.
É natural. No fundo, a maior parte de nós também se sente mais feliz no Verão, right? Eu pelo menos sou assim...
risa-chan | otani-kun
Akemi escreveu:No Brasil, supostamente, têm um nível de vida pior do que o nosso, mas é fácil de ver que eles são muito mais felizes do que nós.
Os Portugueses são muito pessimistas e preocupam-se demais: é a crise, é a doença, é o dinheiro (ou melhor, a falta dele).. Os Brasileiros vivem a vida mais despreocupados e leves. Às vezes até os invejo por serem assim.''
Surpreendentemente, a sua boa-disposição também se deve ao seu clima. Por exemplo, nos Países do Leste da Europa, onde o clima é adverso, a taxa de suicídio é bastante mais elevada do que aqui no Sul.
Já houve um estudo sobre isso que diz que os paises com menos sol são os que têm uma população mais sisuda e menos alegre. Por exemplo, a Suiça (o local onde o melhor chocolate do mundo é feito) tem uma população que é geralmente muito carrancuda e mal dispostos perante a vida, devido à fraca presença do sol.
Sendo assim, é natural que o povo brasileiro seja muito mais feliz que o povo português. Há muitas diferenças, mas acho que essa parte da felicidade é a mais importante, porque eu, pelo menos, tenho pena de não ter pessoas assim comigo, que estão de bem com tudo e que acreditam numa segunda hipótese que a vida lhes dá. Isso sim, é saber viver.
LunaR escreveu:Akemi escreveu:No Brasil, supostamente, têm um nível de vida pior do que o nosso, mas é fácil de ver que eles são muito mais felizes do que nós.
Os Portugueses são muito pessimistas e preocupam-se demais: é a crise, é a doença, é o dinheiro (ou melhor, a falta dele).. Os Brasileiros vivem a vida mais despreocupados e leves. Às vezes até os invejo por serem assim.''
Já houve um estudo sobre isso que diz que os paises com menos sol são os que têm uma população mais sisuda e menos alegre. Por exemplo, a Suiça (o local onde o melhor chocolate do mundo é feito) tem uma população que é geralmente muito carrancuda e mal dispostos perante a vida, devido à fraca presença do sol.
Sendo assim, é natural que o povo brasileiro seja muito mais feliz que o povo português. Há muitas diferenças, mas acho que essa parte da felicidade é a mais importante, porque eu, pelo menos, tenho pena de não ter pessoas assim comigo, que estão de bem com tudo e que acreditam numa segunda hipótese que a vida lhes dá. Isso sim, é saber viver.
Exactly. : D
Bem, pelo menos nós temos um clima temperado... Não consigo imaginar viver num país onde durante todo o ano é Inverno. --
risa-chan | otani-kun
Eu JURAVA que tinha postado neste tópico... será que o forumeiros apagou? 

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Sammu escreveu:
Uma coisa que me "chocou" digamos, foi no fórum do SOS Sailor Moon existir uma sala chamada "Perv" em que se podem falar das mais diversas "taradices sexuais"!Atenção, não estou a criticar, mas cada vez mais apercebo-me que os brasileiros tem um à vontade muito maior para este tipo de assuntos! (Pelo menos a mim nunca me passava pela cabeça criar uma sala deste género num fórum de Navegante da Lua!
) :Blaaargh!:
Que outros exemplos vocês conhecem que para eles seja normal e para nós chocante e vice-versa? Não falo de palavras como "rapariga" mas mesmo actos.
Eyah.... taradisses sexuais?! Tenho que ir lá ver isso!! :dança: :dança:
Por acaso os Brasileiros são muito mais liberais nesses assuntos, enquanto aqui sou chamada de tarada pelos meus pensamentos liberais (e também um bocadinho por ser mesmo um bocadinho bocado tarada e tal) lé tá-se na boa, e usam expressoes como: "é uma foda" e cenas do genero da boa, como aqui em espanha que dizem: "cago na hostia" e "puta madre" cenas do género... Mas enquantos os Br falam na boa, sem ofender Deus nem as mães de ninguém como estes animais, são modos de se expressarem...
Portugal ainda é buuuuuééééé tabu.... Mas em termos de (tirando os tripeiros) :zangado: de usarem asneiras como quem bebe àgua, ainda vemos as asneiras em publico mal e como ser ordinario, e eu acho isso bem!
A educação rula....
E enquanto aqui uma pessoa diz Hentai, e as pitas até saltam chocadérrimas da vida, lá fala-se na boa, e é por isso que se fala mesmo bem com eles, tem conversas mesmo de geito....
Huahuahauhaua... Sammu, fizeste dois tópicos com praticamente o mesmo tema, mas com outras palavras... ficaste tão traumatizado assim? 
https://sm-portugal.forumeiros.com/conversas-de-cafe-f10/diferencas-culturais-pt-br-t4312.htm
Anyway, aí está minha opinião sobre o assunto

https://sm-portugal.forumeiros.com/conversas-de-cafe-f10/diferencas-culturais-pt-br-t4312.htm
Anyway, aí está minha opinião sobre o assunto

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.