Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Pequeno reparo a algumas fics ^^'''

dando uma dica: escrevam num papel as vossas ideias, nao se preocupem se nao fizer minimamente sentido se escreverem uma coisa no cimo da folha e outra completamente diferente no fim, ou no meio ou noutro lado qualquer. simplesmente usem essa folha como rascunho e organizem-se apartir daí...vao construindo a vossa historia na cabeça e passem para o papel encaixando as ideias umas nas outras de maneira a que façam sentido, vao ver que fica muito bom =)

realmente é uma boa ideia. Assim já posso organizar melhor as minhas ideias. É mau todos os dias ter ideias novas mas não saber qual delas utilizar ou então regista-las.
Tenho sempre o cuidado de ler, não uma mas duas vezes os capitulos antes de postar e ainda depois de postar volto a ler mas de outra prespectiva, mudando os erros de construção frásica sempre que os vejo.

Será muito bom se todos (digo isto sem apontar a ninguem) seguissem estes conselhos do Star Uranus e da Lena. Talvez assim um dia teremos mais fanfics premium =)
Espero por ti em cada segundo , porque tu és o meu mundo!

Se para salvares aqueles que amas, tivesses que recordar o passado que tanto receias... O que farias?
Visitem a minha 1ª Fic ----->The Four elements
Bem, aproveito que já não escrevo nada neste tópico há dois anos e dou umas sugestões, segundo a minha experiencia pessoal, como o Star Uranus Matreiro

Quando comecei a escrever a minha fic, já tinha em mente uns pontos básicos ANTES de começar a escrever:

* Sabia quantas personagens novas ia usar
* Sabia como era a personalidade dessas novas personagens
* Conhecia as personalidades das personagens antigas
* Sabia que personagens velhas/inimigos talvez ia "reciclar"
* Sabia as personagens velhas que ia MESMO utilizar
* Sabia como começar, como continuar e como acabar a história da fic- este é o ponto mais importante. Claro que fui tento milhentas ideias e fui mudando e acrescentando imensa coisa, pelo meio às vezes não sabia exactamente o que ia escrever, mas tinha sempre uma ideia geral. Saber o fim é muito essencial Matreiro Todas as acções da fic contribuem para o final e se a escreverem sem o saber, o final vai ser uma salada russa que resultou de uma mistura de capítulos soltos.
* Sempre que tinha uma ideia, apontava num documento que estava na mesma pasta da fic, ou escrevia num post-it. A minha fic demorou dois anos a escrever, se eu não apontasse as ideias, perdia-me a meio.
* E por fim, conhecia muito bem a história do manga e do anime... O que é essencial para escrever uma história empolgante e cheia de detalhes que nos faz lembrar da história original.

Agora o posto, coisas que me fazem não querer ler uma fic:

* Escrita ao estilo guião e infantil:
"- Olá Rita.
- Olá Bunny.
- Estás boa?
- Estou.
- Ainda bem. Xau.
- Xau"
É seguir o que o Star Uranus já disse e acrescentar detalhes. Vejam as fanfics premium, nenhuma está assim escrita, tirando uma ou outra mais antigas.

* Começar uma frase com minúscula- isto irrita-me profundamente... Embaracoso''

* Descrições com tempos verbais incorrectos e redundâncias, seguidas ainda de reticências:
"A Bunny levanta-se e olha para a janela. O sol brilha com muita força e ela fecha os olhos porque o sol estava muito brilhante..."
Gente, o tempo verbal das descrições é o PRETÉRITO PASSADO! E NUNCA se usa reticências numa descrição a não ser que estejamos a fazer transparecer o pensamento de alguém Incredulo

* "Capítulos" que nem um post têm. No inicio eu escrevia fanfics de um/dois posts, e quando comecei a ganhar mais maturidade na escrita, juntei todos os meus capítulos de modo a fazê-los ter um tamanho aceitavel. Na altura eu estava no capítulo 35 acho eu, e fiquei com 11. Mas invés de ter 35 com meia duzia de frases, fiquei com 11 capítulos de verdade, com conteúdo. Todos os meus capítulos têm pelo menos 7/8 páginas de Word (mas isso sou eu, cada um faz como quer, desde que não sejam demasiado pequenos)

* Histórias básicas, que envolvam uma "Sailor Earth", uma "Sailor Sun", uma Sailor Iron uma sailor não sei quê... Além de ser chato é irreal Mal disposto

Pronto, here's my 2 cents Embaracoso
Sammu, és fixe!
Concordo com o Sammu e com o Star Uranus.
Estruturar uma frase e usar um tempo verbal minimamente adequado é fulcral numa história.
Usar os tempos adequados ao modo da narrativa. Se é descrição usem o Pretérito Perfeito, mas preferencialmente o Pretérito Imperfeito.
Atenção aos sujeitos e ao narrador da acção. Uma fic que começa numa personagem e depois acaba noutra não tem sentido. Cada vez que mudem o narrador indiquem-no, se acharem complicado passar da primeira para a terceira pessoa do singular.
Atenção aos recuos no tempo. Se indicam algo que passou antes da acção que estão a narrar tenham em atenção deixar uma frase que indica que estão a recordar ou sonhar. Alterem algo na letra (por exemplo passem para itálico).

Coisas básicas que melhoram drasticamente uma história.

DICA: Em relação ao diálogo não se limitem a escrever as falas. Vão simultaneamente descrevendo as emoções ao longo do discurso, para além de enriquecer a história dá uma melhor perspectiva do que se está a passar!

Oh lovely *-*
DiiLuna escreveu:[...]
Atenção aos recuos no tempo. Se indicam algo que passou antes da acção que estão a narrar tenham em atenção deixar uma frase que indica que estão a recordar ou sonhar. Alterem algo na letra (por exemplo passem para itálico).
[...]
Em parte, não concordo contigo.
Nem sempre quando uma personagem está a recordar ou a sonhar se pode/deve indicar isso, pelo menos, logo desde início (ou então entendi mal o que quiseste dizer).
Muitas vezes, quem está a escrever não quer que os leitores entendam que as personagens estão a sonhar, a recuar no tempo, a recordar, etc. Aliás, isso dá um bom envolvimento na história porque, na maior parte das vezes, um sonho que não é explicado ou uma recordação que, a princípio, não aparece descrita como tal, cria mistério e suspense... O leitor não entende o que está a acontecer, fica confuso e quer continuar a ler até perceber o que se está a passar.

Quanto ao itálico, apenas sou a favor nos estrangeirismos, nos pensamentos (aqui prefiro aspas), ou para o som da televisão e rádio, ou para algo que se está a ler (como um jornal ou carta, por exemplo).

No que diz respeito às descrições das emoções das personagens ou do que estão a fazer, etc. sei que enriquece bastante uma narrativa, mas não acho que faz perder o ritmo, pelo menos, quando são exageradas. Prefiro as descrições do ambiente antes dos diálogos (se forem longos) ou então pequenas descrições durante as falas, que não ocupem mais que o resto da linha ou uma linha a mais.

DiiLuna escreveu:
[...]Uma fic que começa numa personagem e depois acaba noutra não tem sentido.[...]
Depende muito da ideia do autor. Imagina que a história é sobre um casal... No início é ela a narradora, entretanto, acontece alguma coisa (morre, adoece, muda de país, enfim, qualquer coisa). Em principio, passa a ser ele o narrador, ou outra pessoa de fora...
O autor também pode querer ter dois narradores, mostrando a perspectiva de um e de outro(s).
Acho que deu para entender... :Embaracoso':

Basicamente, o modo como a história se desenrola, depende da ideia que o autor tem para as suas personagens, não tem, necessariamente que seguir um padrão ou as regras todas da gramática...
O José Saramago escreve horrívelmente (na minha opinião), é de se perder o fôlego de tanta falta de pontuação, e é Nobel... :Embaracoso':

Fiz-me entender mal. Eu queria referir-me ao facto de em certas histórias não sabermos quem está a narrar. Não por intenção do autor, mas sim porque se torna extremamente confuso quem de facto narra os aconteimentos. Era só isso. Eu só estava a referir-me aquelas pessoas que querem que saibamos quem narra mas não o deixam explicito entendes? E eu dei a sugestão de, se mudar de narrador e queira que nós saibamos quem é, que deixe claro e explicito.

Quanto aos recuos no tempo, estava-me a referir às recordações que aparecem a meio da história sem qualquer nexo ou sentido, para a seguir nos dar uma perspectiva completamente diferente e narrar a história convencionalmente. Imagina que estás a ler uma descrição/narração e pelo meio são introduzidas partes de algo que não tem qualquer nexo... era a isso que me referia.

No diálogo, não me referia a descrições extensivas. Uma pequena frase que indique o tom de voz ou a expressão facial são óptimos exemplos de descrição simples que enriquece um texto.

Quanto ao Saramago eu gosto muito dos livros dele. São o perfeito exemplo de que nós complicamos. Talvez seja isso que ele queira transmitir. É nobel, e na minha opinião merece-o.

Não me interpretes mal Uranus, mas acho que fui pouco esclarecedora no post acima.

Oh lovely *-*
Eu concordo com regras nas fanfics, e eu nao sou nenhum exemplo a seguir, pois ainda estou a postar a minha primeira fanfic com algumas imperfeiçoes ( que ao inicio nao sao poucas ) que com os comentarios tenho vindo a tentar melhorar. Estou de acordo com a Diiluna em relação as pequenas frases que indiquem os gestos, os tons de voz...

Vim aqui para dar a minha opnião e acho que todos o deveriam fazer, pois na minha opiniao isto e um assunto que diz respeito a todos os escritores do forum.

Beijos
Fic:
- sailormoon eterna - mudança no destino
- sailormoon eterna - mudança no destino 2

http://culturaearte.forumeiros.com
A minha opinião é muito simples a qualidade das fanfics decresceu, isto não é ofensa nem ataques a ninguém, é apenas a realidade eu já estou cá há dois anos (fez no sábado yupii Matreiro) e vi esse mesmo decréscimo pelos meu próprios olhos.
Para mim o importante numa fanfic é estruturação dela, eu sou difícil com as fanfics, poucas leio, mas para me cativarem precisam de ter descrições, o que é extremamente importante, para mim elas são um elemento obrigatório de uma história.
Eu denoto logo quando está "mal escrita", isto é, com erros ortográficos pouco graves e muito graves e de sintaxe, começar uma frase com presente e depois na frase seguinte passar para o passado ou outro tempo.
As minhas dicas e eu já dei muitas vezes em fanfics:
1º Estruturar muito bem aquilo que se vai fazer
2. acabar de escrever e reler a vezes que forem necessárias, mesmo que seja só por divertimento
3. Ler muitas fanfics
4. "transmitir" e "sentir" os sentimentos das personagens quando se escreve, isso leva a boas descrições

http://yunime.ativoforum.com/
Aparece e diverte-te ^^
Novas novidades irão aparecer fica atento :) 
Desculpem mas tenho de dizer Matreiro Isto de pequeno reparo passou a GRANDES reparos mas ok... alguns com razao.

A verdade é que isto está cada vez pior... e estou farta de dizer o mesmo mas... é verdade.

Penso que isso de tempo verbal nada tem a ver para as fics que tenho visto, pois isso é preocupação para quem escreve bem e nao para fics cheias de diálogo. Guiões é o que não falta para aqui...

Depois o resto:
-Pessoal... comentem a fic, não os comentários que já enerva.
-Leiam o que interessa, penso que as que tão na votação são boas fics ainda não li algumas, hei-de o fazer...
-Gosto de ler aqui, quanto mais bom português melhor... visto que sempre li fics em brasileiro, não critico, pelo contrário pois têm dom natural para fics. Mas talvez seja de ler tão poucas em português.
-Quando cheguei vi boas fics mas agora vejo uma enchente de diálogos e pouca aceitação às criticas construtivas por parte de quem o faz...
-Para evoluir, leiam, pensem o que querem escrever como se vivessem a personagem e só depois escrevam, mesmo com a descrição de cada acontecimento embeleza logo uma fic e releiam muito, mudem o que acham... E só depois vêm o Postar.

Sei que disse o que muitos já disseram... ninguém é melhor nem pior todos podemos conseguir, têm é de haver motivação acima de tudo...

Quanto melhor escreverem o que imaginam, mais os outros que leem têm a capacidade de imaginar seja o local, a endumentária, o sentimento...

*

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu