Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Palavras japonesas vindas do português

Sammu escreveu:
EuXiinHa* escreveu:
Sammu escreveu:
Ao contrário do que se possa pensar, "arigatô" (有難う) não vem do português obrigado. Na realidade, "arigatô" é a conjugação do verbo arigatai, que significa "ter dificuldades". Em conjunto com "gozaimasu", constitui a formula de agradecimento em japonês "Dômo arigatô gozaimasu" (どうも有り難うございます) (pronúncia aproximada) que é muitas vezes "abreviado" para um simples "arigatô".

Arigato vem do portugues, conheço uma pessoa que ta na faculdade e o stor falou disso e disse que Arigato vem do portugues

Acredita no que quiseres, eu prefiro confiar na Wikipedia! Embaracoso

Er... olha que a wikipedia engana-se montes e montes de vezes sammu Matreiro mas é vdd k vem do português. A minha mãe andou-se a informar em livros e viu que eles, antes de conhecerem os portugueses, não tinham palavra de agradecimento (para agradecerem, curvavam-se profundamente, como ainda hoje fazem) e o "Domo" e o "gozaimasu" têm a ver com keigo (formalidade a nivel oral e escrito). O "domo", traduzindo literalmente é "muito" (muito obrigado) e o "gozaimasu" utiliza-se formalmente entre pessoas que pouco se conhecem ou entre escalões sociais diferentes. Olha queisso do abreviar para arigato, olha k um empregado abreviasse o que quer que fosse po patrão e dissesse só "arigato" era posto na rua com certeza xDxD por isso n te fies sempre da wikipedia Wink
EuXiinHa* escreveu:

Sama é utilizado para mestres(entre outros xD) tipo a Galáxia de Sailor Moon as Sailors Animamates dixem: Galaxia-sama, fica bue kawaiiEmbaracoso

Sim, o -dono é a mma coisa! lol:)

Kto ao sostrova, é mmo uma piada e como disse o Poseidon tem a ver com a Europa de Leste

Ya, também concordo! lol!
Parece mais o Leste europeu! Very Happy
:(moon5): Sailor Sun

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!

Como disse a Ayame a wikipedia não é assim tanto de fiar, este ano alguns colegas meus apresentaram trabalhos so baseados na wikipedia e a prof disse logo pa não se guiarem muito por la pk embora tenha muito informação (muita das vezes útil) nem sempre esta correcta pois “qualquer” pessoa pode por la a informação… Embora eu muitas vezes ainda utilize a wikipedia mas e so mesmo quando não tenho outro recurso ou pa completar informação:)

Gostei do tópico Smile
tenho uma folha no meu livro meu historia na parte do descobrimentos com algmas palavras portuguesa que deram origem a a japones e vice-versa! xD
Eh pá, nunca pensei... Quem tá habituado à ideia de termos um país pequeninito como nós às vezes esquece-se da influência q já tivemos no mundo! Muito interessante!

Muito giro o topíco...aumenta a minha cultura geral e é muito engraçado preceber relembrar que nós praticamente estivemos em tudo o que era para descobrir lol
Smile

Muito obrigado!
________
"Did you say it? "I love you"..."I don't ever want to live without you"..."You change my live" did you say it? ... make a plane
set a goal , work toward it, but ever now and then, look around , drink it in...cause this is it, it might all be gone tomorrow."
eu lembro m d ter falado disto em historia para aí no 8o ano ou qqr coisa do genero (ha muitoooooo tempo atras..ok, nao tanto assim...). tenho a ideia q a palavra q os japoneses usavam para chá tb vinha do portugues...ou estarei enganada?

é um idioma q adorava saber... =P

I never got my letter to Hogwarts...so I'm moving to Forks to live with the Cullens.xD
:OOOO a serio??? k fixe!! nao sabia k havia tanta influencia portuguesa no Japao! Very Happy Quando tiver tempo vou procurar os meus livros de historia e ver se tenho algumas coisas disso! (onde estes estarão! Matreiro)

é verdade, a palavra banana utiliza-se num montão de paises! será k também é influencia portuguesa? por causa da descoberta do Brasil, tropical, bananas, e tal... lol
Sammu escreveu:
Acredita no que quiseres, eu prefiro confiar na Wikipedia! Embaracoso

bem, n tou a dizer k na wikipedia tá errado, ms o k te kru dzr, é k n confies mt na wikipedia, pk kker 1 pode escrever la o k ker, e dps é lido por alguem, e se parecer credivel deixam tar. muitas coisas lá não são verdade. por ixo n acredites tanto nela.
Que boa informação!

Gostei da "sogra" aturatu... hehehehehe já tinha ouvido falar disso...

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
ha muitas vindas do portugues e tambem muitas do ingles... so que a pronuncia e as vezes o proprio significado fica alterado com o tempo
fiquei mais sábia!:Matreiro:
lol,não sabia algumas!
Sammu escreveu:

Lista de palavras japonesas de origem portuguesa

1. `ararachoufuru' (versão regional nipo-brasileira); 'chōsen azami' (no Japão) - alcachofra-
  2. `arukooru' - álcool-
  3. `bateren' (伴天連) - padre (pai)
  4. `biidoro' - vidro - essa palavra não existe, vidro em japonês é GARASU `ガラス`
  5. `biroodo' - veludo (pode ter vindo do espanhol "velludo")
  6. `botan' - botão
  7. `furasuko' - frasco
  8. `igirisu' (英吉利) - inglês (hoje em dia, significa "Reino Unido" no Japão)
  9. `jouro' - jarro (possível)
  10. `juban' (襦袢) - jibão (roupa interior - vocábulo antigo)
  11. `kantera' - candeia (tocha) - (também pode ter vindo do neerlandês "kandelaar")
  12. `kappa' (合羽) - capa (no sentido de capa/casaco para chuva)
  13. `karuta' (歌留多) - carta (de jogo / de baralho)
  14. `kasutera' - castela (bolo esponjoso - talvez de claras em castela??)
  15. `kirishitan' - cristão - vem do inglês
  16. `kompeitou' - confeito (no sentido de doce - confeitaria)
  17. `Oranda' (オランダ) - Países Baixos
  18. `pan' (麺麭) - pão
  19. 'purezento' - presente
  20. `rasha' - raxa (um tipo de tecido grosseiro de algodão)
  21. `rozario' - rosário
  22. `sarasa' - saraça
  23. `shabon' - sabão
  24. `tabako' (煙草) - tabaco
  25. `tempura' (天麩羅) - tempero
  26. `zabon' - zamboa (uma fruta)
  27. `asfaruto` - アスファルト (asfalto)
  28. `sarada` - (salada (de verduras))

e mais umas palavrinhas pa completar mais a lista do sammu... Smile

bidro --- vidro
waca --- vaca
boro --- bolo
kantera --- cadeira
banko --- banco
mikero --- miguel
isaberina - isabelinha
kappa --- capa
botan --- botao
karusan --- calçao

2 curiosidades...sabem de onde vem a palavra sacana?? sacana vem da palavra japonesa sakana k em japones ker dizer peixeiro e quando veio pa nossa lingua transformouse em sacana k e um insulto... Wink

a outra é que foram os portugueses k disseram aos japoneses todos os segredos para se fabricar uma espingarda k era mt cobiçada pelo japoneses no sec xv (k keria fabricar tb akelas poderosas armas para s defenderem)
`karuta' (歌留多) - carta (de jogo / de baralho)
Rolar

As palavras japonesas são mesmo muito parecidas com as portuguesas!
Devia-mos aprender japonês na escola tmb! x'D
outra palavra que acho que não foi mencionada!

Kakera - pedaços ou cacos!
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
Que tópico interessante, nunca tinha pensado nisto!
Tal como a Kasei disse, às vezes esquecemo-nos da influência que Portugal já teve no mundo... Smile

Mas gostei bastante de ideia, vou ver se acho alguma coisa por aí!
Gostas de mistérios, dramas, romance, acção, emoções e muito mais?
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
k giro, por acaso já provei tempura, lol eu lembro-me, mas ñ sabia k tinha esse nome. é muito bom lol.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco