Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Palavras japonesas vindas do português

"Tempura", uma palavra japonesa de origem portuguesa (Tempero) que dá o nome a um prato típico do Japão feito de legumes passados por um polme e fritos sendo geralmente servido com vários molhos.

Palavras japonesas vindas do português Tempura-prato

fonte: http://tempura.mangapt.net/historia.html

Se souberem mais palavras japonesas provenientes do português postem aqui!

Explicação Histórica:
As palavras provinientes do nosso português, talvez se explique pela fixação portuguesa nas ilhas indonésias, com colónias como Timor que são muito próximas do Japão. A relação comercial existente entre Portugal-Japão (século XV-XVII) também aproximou mais estes 2 países o que pode ter provocado mistura de culturas, entre elas a língua.

P.S. - Gostaram da ideia?
:(moon5): Sailor Sun

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Gostei muito da ideia, muito muito muito fixe mesmo! Very Happy e não sabia disso do tempura, que fixe!!! Very Happy continua a postar mais cenas pitz!!! Very Happy Embaracoso
Dei isso em história, q os portugueses iam muito ao Japão ainda me lembro va la Matreiro devia tar doente pa tar c atençao (cm m cheirou a Japão liguei as antenas Matreiro)

E arigato tb vem do português Mongloide
Eu já vi essa comidinha em algum lado hummm Rolling Eyes também foi nesse site xDD
Usagi in Wonderland~
Obrigado! Muito fixe a informação, sempre nos aumenta a cultura geral Wink
tão fixolas!!! adorei o topico, adorei saber! mete mais palavras asssim que saibam que vem do português ^-^

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Eu cá aprendi que as seguintes palavras vieram de portugues:

botan - botão
kapitan - capitão
koppu - copo
Esu - Jesus
misa - missa
pan - pão
shabon - sabão
marumeru - marmelo

Fonte - Meu livro de HGP dp ano passado Razz Laughing

Lol cada vez que falavam do japao ficava logo excitado!!!!Looool!!!
=) VENDEM-SE SHOPSHÓIDAS !! FRESQUINHAS !!!
Super Sailor Andre escreveu:Eu cá aprendi que as seguintes palavras vieram de portugues:

botan - botão
kapitan - capitão
koppu - copo
Esu - Jesus
misa - missa
pan - pão
shabon - sabão
marumeru - marmelo

Fonte - Meu livro de HGP dp ano passado Razz Laughing

Lol cada vez que falavam do japao ficava logo excitado!!!!Looool!!!

Fixe, só sabia o Shabon, porquê, porquê perguntam vocês? Por causa da nossa Sailor Mercury :(merc):

"Shabon Spray"

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
O -dono.. é português.. Usa-se como -sama..
Mas nã sei explicar mais...Sad
Pauwinha escreveu:O -dono.. é português.. Usa-se como -sama..
Mas nã sei explicar mais...Sad

Sama é utilizado para mestres(entre outros Matreiro) tipo a Galáxia de Sailor Moon as Sailors Animamates dixem: Galaxia-sama, fica bue kawaiiEmbaracoso
Usagi in Wonderland~
Devido aos contactos entre os dois povos desde o século XVI, existem algumas palavras japonesas de origem portuguesa. A maior parte destas palavras referem-se a produtos que chegaram pela primeira vez ao Japão através dos comerciantes portugueses.
O número de palavras portuguesas no japonês é, segundo Peixoto da Fonseca, mais de quatrocentas. No auge da influência portuguesa no Japão terão existido cerca de 4.000.

Arigatô

Ao contrário do que se possa pensar, "arigatô" (有難う) não vem do português obrigado. Na realidade, "arigatô" é a conjugação do verbo arigatai, que significa "ter dificuldades". Em conjunto com "gozaimasu", constitui a formula de agradecimento em japonês "Dômo arigatô gozaimasu" (どうも有り難うございます) (pronúncia aproximada) que é muitas vezes "abreviado" para um simples "arigatô".

Lista de palavras japonesas de origem portuguesa

1. `ararachoufuru' (versão regional nipo-brasileira); 'chōsen azami' (no Japão) - alcachofra-
  2. `arukooru' - álcool-
  3. `bateren' (伴天連) - padre (pai)
  4. `biidoro' - vidro - essa palavra não existe, vidro em japonês é GARASU `ガラス`
  5. `biroodo' - veludo (pode ter vindo do espanhol "velludo")
  6. `botan' - botão
  7. `furasuko' - frasco
  8. `igirisu' (英吉利) - inglês (hoje em dia, significa "Reino Unido" no Japão)
  9. `jouro' - jarro (possível)
  10. `juban' (襦袢) - jibão (roupa interior - vocábulo antigo)
  11. `kantera' - candeia (tocha) - (também pode ter vindo do neerlandês "kandelaar")
  12. `kappa' (合羽) - capa (no sentido de capa/casaco para chuva)
  13. `karuta' (歌留多) - carta (de jogo / de baralho)
  14. `kasutera' - castela (bolo esponjoso - talvez de claras em castela??)
  15. `kirishitan' - cristão - vem do inglês
  16. `kompeitou' - confeito (no sentido de doce - confeitaria)
  17. `Oranda' (オランダ) - Países Baixos
  18. `pan' (麺麭) - pão
  19. 'purezento' - presente
  20. `rasha' - raxa (um tipo de tecido grosseiro de algodão)
  21. `rozario' - rosário
  22. `sarasa' - saraça
  23. `shabon' - sabão
  24. `tabako' (煙草) - tabaco
  25. `tempura' (天麩羅) - tempero
  26. `zabon' - zamboa (uma fruta)
  27. `asfaruto` - アスファルト (asfalto)
  28. `sarada` - (salada (de verduras))
Sammu, és fixe!
Muito fixe a informação Sammu! Very Happy

Sailor_Ice escreveu:é vdd que sogra em japonés é aturatu?

LOL!!! Tb já tinha ouvido essa versão, mas também conheço outra. Já tenho ouvido algum pessoal dizer k sogra em japonês é sostrova (sonoricamente é parecido com "só estorva")...
Sammu escreveu:
Ao contrário do que se possa pensar, "arigatô" (有難う) não vem do português obrigado. Na realidade, "arigatô" é a conjugação do verbo arigatai, que significa "ter dificuldades". Em conjunto com "gozaimasu", constitui a formula de agradecimento em japonês "Dômo arigatô gozaimasu" (どうも有り難うございます) (pronúncia aproximada) que é muitas vezes "abreviado" para um simples "arigatô".

Arigato vem do portugues, conheço uma pessoa que ta na faculdade e o stor falou disso e disse que Arigato vem do portugues
Usagi in Wonderland~
Pitz16 escreveu:Muito fixe a informação Sammu! Very Happy

Concordo! Very Happy espectáculo mesmo!!! Very Happy

E sailor Ice, claro k n é aturatu Embaracoso" isso é uma piada seca que se diz por aí Matreiro lol Embaracoso"
Não tenho bem a certeza, mas possivelmente "Aqua" venha de "Água", será? Alguém podia-me confirmar esta informação? Eu sei que "Aqua" é Latim, mas pelos vistos os japoneses adoptaram-na!

Calma, água em japonês é "mizu", embora eles também usem o termo água, mas parece-me k o usam mais como adjectivo.
Ayame escreveu:Calma, água em japonês é "mizu", embora eles também usem o termo água, mas parece-me k o usam mais como adjectivo.

Ok, obrigado!

Muito fixe, a informação Wink

Starlight escreveu:...Já tenho ouvido algum pessoal dizer k sogra em japonês é sostrova (sonoricamente é parecido com "só estorva")...

Pela palavra, parece-me ser mais do leste europeu.
EuXiinHa* escreveu:
Sammu escreveu:

Arigato vem do portugues, conheço uma pessoa que ta na faculdade e o stor falou disso e disse que Arigato vem do portugues

Acredita no que quiseres, eu prefiro confiar na Wikipedia! Embaracoso
Sammu, és fixe!

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco