Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Olivença/Olivenza - Portugal ou Espanha?

Espero bem que chegue para ver se volto! Lol
Agora sobre este tema e vendo as imagens ja nem sei o que dizer Rolling Eyes

Arigatou Dumpling* I love you
Eu estive lá há pouco tempo Very Happy mas sinceramente, creio que deveria continuar como tá Embaracoso os espanhois são aquela base Embaracoso
É, já incutiram o espírito patriotista castelhano àquela gente até à espinha! Eles até reviram os olhos aos portugueses!
Vejam lá ignorantes como eles são que pensam que Olivença foi uma troca por Campo Maior! lol!

A ignorância para aquelas pessoas é o melhor para não compreenderem que estão num território ilegítimo de Espanha que na realidade, pela lei, deveria de ser português! Embaracoso
Pitz20 escreveu:É, já incutiram o espírito patriotista castelhano àquela gente até à espinha! Eles até reviram os olhos aos portugueses!

... da mesma maneira q te incutiram a ti o patriotismo português q te faz levantar esta questão com tanto desdém a Espanha. Eles têm o espirito segundo a cultura em q foram criados, e sorte têm eles. Tomara a nós q os ordenados mínimos e os impostos fossem como os deles.
Espanha entrou em crise na sequência da guerra civil, tal como nós com a guerra do ultramar. A diferença é q eles resolveram a sua crise, e nós... não.

Há-de chegar a nossa vez? Eu n tenho tanta certeza. Tens lido livros históricos ultimamente? Então lê, pra veres como as tuas esperanças se vão todas à vida. Li um livro sobre a época do terramoto, e outro sobre o início dos descobrimentos, em q os relatos são horrivelmente familiares: uma sociedade minada pela corrupção, onde tudo se move pelos interesses dos mais poderosos, e onde só quem tem bons conhecimentos consegue subir na vida, independentemente do valor pessoa de cada um. Desculpa, mas se chegar a nossa vez, infelizmente n me parece q seja durante a nossa geração, pq eu q já comecei a trabalhar n vejo as pessoas da nossa era a mudar nada. É mais do mesmo, não adianta remar contra a maré, por mais q algumas pessoas inicialmente o tentem, acabam por desistir e ser "engolidas" pelo sistema. Espanha por seu lado, e não estou a dizer q seja um paraíso livre de problemas, tem IVA a 16%, enquanto no nosso país fizeram grande parangona por descerem de 21 pra 20 como se estivessem a fazer uma grande coisa, e têm um Estado com RECEITAS. Sim, aquela coisinha q ouvimos falar a toda a hora nos Telejornais e a maioria das pessoas n sabem o q é, o déficit (ou défice em "aportuguesamento"), sabem? Pois, ele n existe sempre, só se chama défice qd um país gasta mais dinheiro do q ganha. E eles n têm disso, têm um saldo positivo. O q nós nunca iremos conseguir pq aqui só se pensa em quem é q consegue meter mais ao bolso, e os problemas sociais e económicos q se lixem, afinal de contas quem sofre são os pobres, e isso n interessa a ninguém.

Assim sendo, reafirmo o q disse. Se me dessem a escolher, eu também gostaria de passar a ser espanhola (mm q quisessem mudar o nome pra Ibéria, como sugeriu o Saramago, pra n ferir a susceptibilidade dos mais delicadinhos...).

Isso do patriotismo é tudo muito bonito. Mas convinha também ele ser acompanhado de um bocadinho de realismo. E olha q eu vivo com um militar, q é daquelas profissões em q o patriotismo é mm obrigatório, e ele pensa o mesmo q eu.

Subscrevo a Kasei sem acrescentar mais nada

Fanfic com Kasei (clica na imagem! =D):

Dos confins do Universo chega a navegante do infinito para salvar as guerreiras navegantes da destruição. O seu nome: Sailor Universe
Kasei, se visses livros de história saberias que os castelhanos também não são nenhuns santinhos...

Em nome do poder destruíram ínumeras civilizações.

E sim, sou patriota, pena que o Governo não tome a mesma posição para resolver este problema de uma vez por todas.

Estamos minados de Empresas Espanholas e o Governo parece ter receio de que o Pote de Ouro esvazie se tocar no assunto.

Os castelhanos reclam por Gibraltar sem nenhum conteúdo histórico a seu favor. Se eles reclam Gibraltar que é 100 vezes menor que Olivença porque é que Portugal não toma posição e debate este assunto no Parlamento de uma vez por todas e que entre em negociações com a Espanha?

Nem que fosse um simples referendo e ver o que as pessoas pensam, eu ai já ficaria satisfeito!

O que me revolta mais neste assunto todo é que o Governo nada faz para defender os interesses nacionais.

E tal como disse no início Kasei, os espanhóis são tal e qual como nós, talvez até piores, na Época dos Descobrimentos chegaram a ser bem pior que nós.

No entanto não posso falar da actual sociedade espanhola, mas mesmo assim, o que se passa em Portugal agora e que prejudica gravemente o "Sistema" é a injustiça Social que se vive no nosso país como por exemplo pessoas receberem Rendimentos Sociais por dar cá aquela palha.

Este país precisa de uma reviravolta, mas não concordo com o teu "argumento pessimista", eu acredito que possamos ultrapassar esta má fase, só é preciso fazer as reformas correctas!
Chiça, eu tentei n me meter de novo. Mas lá vou eu. JURO q é a última vez, q este assunto é daqueles cansativos e q n tem pés nem cabeça de ser levantado agora. Mas cá vai.

Pitz20 escreveu:Kasei, se visses livros de história saberias que os castelhanos também não são nenhuns santinhos...

Amigo, como eu te disse no meu post, eu LEIO livros de história. E n estou a pôr em causa como era Espanha há 500 ou há 200 anos atrás, isso n interessa nem ao menino Jesus para o assunto em questão. Estou a falar em questões de actualidade.

Pitz20 escreveu:Em nome do poder destruíram ínumeras civilizações.

Tal como nós. A diferença é q tu n distingues q os nossos livros de história, sendo portugueses e muitas vezes impregnados ainda das referências introduzidas pelo Estado Novo, dizem q nós fomos para África "colonizar" e "civilizar", e os espanhóis é que são maus e foram exterminar incas e maias e afins. Os meus pais nasceram ambos em colónias africanas, e por isso sei muito bem q a nossa exploração, ups, ai desculpa, a nossa "força civilizadora" exerceu-se até há bem pouco tempo sobre aqueles coitados. Por isso n venhas apontar dedos aos espanhóis, q ao menos eles deram independência às colónias deles mais cedo.

Pitz20 escreveu:E sim, sou patriota, pena que o Governo não tome a mesma posição para resolver este problema de uma vez por todas.

O governo quer é q fiques com o patriotismo todo para ti, pq eles estão interessados é em encher os próprios bolsos.

Pitz20 escreveu:Estamos minados de Empresas Espanholas e o Governo parece ter receio de que o Pote de Ouro esvazie se tocar no assunto.

Isto tá cheio de empresas espanholas, é verdade. E se n estivesse gostava de saber como é q terias a maior parte das coisas q usas. Por isso é q digo, é pena q se limite a isso, juntavamos logo os 2 países e passávamos a ter todos os benefícios q eles têm, e n só o comércio.

Pitz20 escreveu:Os castelhanos reclam por Gibraltar sem nenhum conteúdo histórico a seu favor. Se eles reclam Gibraltar que é 100 vezes menor que Olivença porque é que Portugal não toma posição e debate este assunto no Parlamento de uma vez por todas e que entre em negociações com a Espanha?

Pra já ninguém "recla" nada. Qd muito "reclama". Desconheço a história de Gibraltar e como passou para domínio espanhol, e nem interessa para este caso. Acho q o contexto histórico tem o valor q tem, e neste caso n é valor nenhum. A porcaria do acordo de q tanto falas e q segundo o teu ponto de vista torna o domínio espanhol em Olivenza ilegítimo foi provavelmente assinado num espírito de "ok, eu assino isso e n me chateiem mais", e depois nunca passou disso provavelmente pq os habitantes de Olivenza resolveram ficar quietinhos no seu canto a ver se passava, já q estavam já à data perfeitamente integrados em Espanha. Mudar de país, caso nunca tenhas posto a mão na consciência pra pensar um bocado sobre isso, deve ser uma coisa q traz montes de chatices, tanto a nível de introdução de diferentes elementos culturais como no nível básico da papelada. Eles querem lá saber quem assinou o quê, querem é continuar a viver a sua vida sem q ninguém os chateie, q é o q todos queremos. No fundo esse tal acordo é mais uma daquelas leis q existem e estão em vigor mas ninguém lhes passa cartão. Sabias q podias ser multado cada vez q atravessas a estrada fora da passadeira? Pois, é uma lei q existe e vigora, mas nunca ouvi caso nenhum.

Pitz20 escreveu:Nem que fosse um simples referendo e ver o que as pessoas pensam, eu ai já ficaria satisfeito!

Ah. Bem me parecia. Afinal o q interessa aqui n é o q as pessoas querem, mas q tu fiques satisfeito.

Pitz20 escreveu:O que me revolta mais neste assunto todo é que o Governo nada faz para defender os interesses nacionais.

Oh God... Interesses nacionais... Então explica lá, q interesse tem para a nação q Olivenza passe para Portugal ao fim deste tempo todo? Naquele território há ouro? Há petróleo? Q eu saiba não. A única diferença seria q eventualmente mais uns quantos desgraçados, se não resolvessem debandar dali pra outra cidade espanhola qd isso acontecesse, passariam a pagar mais impostos para os nossos cofres. Mas isso também, no meio de tanto roubo q cá existe, seria uma gota no oceano e nem se notaria. Por isso n estou a ver q interesse nacional é esse a q te referes.

Pitz20 escreveu:E tal como disse no início Kasei, os espanhóis são tal e qual como nós, talvez até piores, na Época dos Descobrimentos chegaram a ser bem pior que nós.

Novamente, n me interessa minimamente como eram no passado, estou a discutir o momento presente. E novamente também, n estou a ver pq piores. Acho q foi tudo igual, só mudava a língua e na altura nem era muito.

Pitz20 escreveu:No entanto não posso falar da actual sociedade espanhola, mas mesmo assim, o que se passa em Portugal agora e que prejudica gravemente o "Sistema" é a injustiça Social que se vive no nosso país como por exemplo pessoas receberem Rendimentos Sociais por dar cá aquela palha.

Pronto, aqui é q chegámos ao ponto fulcral. Vens para aqui falar do q aconteceu há n sei qts séculos pra legitimar o teu ponto de vista, mas por mais q os factos q descreves sejam verdadeiros, no fundo isso n interessa nada, pq se acontecesse mesmo Olivenza passar para Portugal, eles n iam voltar 200 anos no tempo pra começar de onde deveriam, no teu ponto de vista, ter começado a ser portugueses. Eles iam passar a pertencer à nossa sociedade actual. E isso, meu amigo, visto de fora principalmente, é muito pouco atractivo.

Pitz20 escreveu:Este país precisa de uma reviravolta, mas não concordo com o teu "argumento pessimista", eu acredito que possamos ultrapassar esta má fase, só é preciso fazer as reformas correctas!

N precisas de pôr aspas como se me tivesses a citar, pq eu n falei em pessismismo, falei em realismo, o q é mt diferente, pq falei em factos reais e actuais. Vamos ultrapassar isto! Queres? Vamos embora, então começa! Porque sabes, eu comecei a trabalhar numa câmara municipal, e chego aqui cheia de brio, rigor e sentido de responsabilidade pra fazer cumprir a lei no q toca à construção, como boa arquitecta q me ensinaram a ser, e de repente vejo-me com a minha chefe a pressionar-me pra contornar as leis pq um amigo dela quer construir uma casa onde a lei diz q ele n pode. E agora, como é q tu, com o teu patriotismo e o teu sentido de interesse nacional, resolvias isto? Eu respondo: n resolvias. É assim mesmo. Desilude-te, mas ninguém quer saber de resolver este sistema de interesses. Interessa a muita gente, e daquela gente q tem poder, q continue assim. E por isso, a n ser q penses candidatar-te a primeiro ministro ou a presidente da repúlica e tenhas ideias de ganhar, n tou a ver q sozinho consigas fazer mta coisa. Pq só as ideias e o dizer q se tem q fazer n chega.

Aff... Kasei, eu espero que estejamos aqui a debater e não a discutir.

Eu também fico-me por aqui, este assunto não é de meu interesse pessoal, tenho mais em que me preocupar. Se o Referendo fosse feito as dúvidas acabariam para todos, para quem quer, ou não, saber do assunto.

P.S. - Quero o POSEIDON e a SZITA! Neutral
Estamos a debater, com certeza. Mas como às vezes te tornas um bocado "enérgico"... Eu só vou acompanhando...

E se queres o Poseidon e a Szita enquanto moderadores, n é preciso. Eu n te vou começar a ofender, n tenho esse hábito, e como disse tb já n me vou meter mais. Já disse tudo o q tinha a dizer...

Não é enquanto moderadores, é para debater como faziamos outrora. Bons tempos... debatemos o "Aborto", a "Eutanásia"... Bom, mas isso não é para aqui chamado, boa intervenção kasei, conseguiste-me contra-argumentar em todos os posts, como qualquer bom político.

Toma isto como uma desistência da minha parte.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco