Olivença/Olivenza - Portugal ou Espanha?
Bom meus e minhas caros(as) camaradas, aqui um debate sobre o único problema diplomático que aflinge Portugal nos tempos que correm, um munincípio de nome Olivença.
Olivença (em castelhano Olivenza) é um município historicamente disputado por Portugal e Espanha. Assim, existe uma corrente de opinião que advoga que é um concelho português administrado por Espanha e uma que considera que é município da Espanha na província de Badajoz. A administração e soberania espanhola de Olivença e territórios adjacentes não é reconhecida por Portugal, estando a fronteira por delimitar nessa zona. O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha.
Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível.
Olivença está situada na margem esquerda do Rio Guadiana, distando 23 km da cidade de Elvas e 24 km de Badajoz.

O território é de forma triangular, com dois dos seus vértices no rio
Guadiana. O município de Olivença inclui hoje duas vilas e quatro
aldeias: S. Francisco e S. Rafael (vilas); e Vila Real, São Domingos de Gusmão, S. Bento da Contenda e São Jorge da Lor (aldeias). N. Sª da Assunção da Talega ou Táliga, outra povoação do antigo território de Olivença, é actualmente município. A área do concelho oliventino é de 430 km².
Este território é de direito de qual Estado? Portugal ou Espanha?
Olivença (em castelhano Olivenza) é um município historicamente disputado por Portugal e Espanha. Assim, existe uma corrente de opinião que advoga que é um concelho português administrado por Espanha e uma que considera que é município da Espanha na província de Badajoz. A administração e soberania espanhola de Olivença e territórios adjacentes não é reconhecida por Portugal, estando a fronteira por delimitar nessa zona. O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha.
Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível.
Olivença está situada na margem esquerda do Rio Guadiana, distando 23 km da cidade de Elvas e 24 km de Badajoz.

O território é de forma triangular, com dois dos seus vértices no rio
Guadiana. O município de Olivença inclui hoje duas vilas e quatro
aldeias: S. Francisco e S. Rafael (vilas); e Vila Real, São Domingos de Gusmão, S. Bento da Contenda e São Jorge da Lor (aldeias). N. Sª da Assunção da Talega ou Táliga, outra povoação do antigo território de Olivença, é actualmente município. A área do concelho oliventino é de 430 km².
Este território é de direito de qual Estado? Portugal ou Espanha?
Pitz20 escreveu:Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível.Segundo isto deveria ser portuguesa...
Portanto.. Porquê é que discutem exactamente?
Se eles assinaram a dizer que era portuguesa..

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Estamos a falar de um território de cerca de 430 km². É normal que haja controvérsia, uma vez que Olivença pertenceu a Portugal durante mais de 500 anos e Portugal assinou o Tratado não no exercício da sua liberdade como país mas para evitar represálias entre Espanha e França com Portugal. No entanto, depois de verem a soberania portuguesa na região a Espanha, no Congresso de Viena comprometeu-se em ceder o território de novo a Portugal. Já lá vão quase 200 anos...
Bem, vou fazer o papel q costuma caber à Lumi...
Já alguém se lembrou de perguntar às pessoas q lá vivem?
Eu conheço essa história. Já se fala disso há anos. Para os portugueses q lá vivem à volta é uma questão de orgulho, continuam a lutar para q Olivença seja mudada pra território português. A minha pergunta é: pra q? Já n chega nós sermos uns desgraçados com salários baixos e impostos altos? Pq é q havemos de obrigar os habitantes de Olivença a submeterem-se também a isto? Para mim, é um daqueles casos de patriotismo estúpido sem cabimento nenhum. Já vai sendo tempo de largar essa disputa com Espanha. Fazemos parte da União Europeia, q hoje em dia é a fronteira q mais conta. Quanto ao resto... Por mim, deixem-nos lá ficar do melhor lado da fronteira. Se me dessem a mim a escolher tb escolhia fazer parte de Espanha.
Eu conheço essa história. Já se fala disso há anos. Para os portugueses q lá vivem à volta é uma questão de orgulho, continuam a lutar para q Olivença seja mudada pra território português. A minha pergunta é: pra q? Já n chega nós sermos uns desgraçados com salários baixos e impostos altos? Pq é q havemos de obrigar os habitantes de Olivença a submeterem-se também a isto? Para mim, é um daqueles casos de patriotismo estúpido sem cabimento nenhum. Já vai sendo tempo de largar essa disputa com Espanha. Fazemos parte da União Europeia, q hoje em dia é a fronteira q mais conta. Quanto ao resto... Por mim, deixem-nos lá ficar do melhor lado da fronteira. Se me dessem a mim a escolher tb escolhia fazer parte de Espanha.
Realmente, eu tou farta de ir lá (é o que dá ter em casa aficionados, amantes das corridas de touros) e tipo digo-vos sinceramente aquilo de português tem muito pouco, mesmo as construções que lá estão e tudo mais, tem tudo outra arquitectura. E acho dificil que voltem a ceder Olizenza a Portugal, como já dizeram, já lá vão quase 200 anos, duvido muito que isto aconteça...Sinceramente 

Bom, SofiaFlower, vê só 

Porta de estilo manuelino dos Paços do Concelho de Olivença

Interior manuelino da igreja Santa Maria Madalena em Olivença
Outra coisa pessoal, votem unanimamente, não votem simplesmente só por serem portugueses, baseiem-se nos factos, por favor...
MEU DEUS Kasei, eu gosto muito de ser português! Nunca na vida queria ver o meu país anexado a Espanha, na minha sincera opinião, acho que esta disputa está a levar tanto tempo porque Portugal não se sabe impôr, acho bem lutarmos por aquilo que é nosso por direito, acho isto tudo uma grande falta de honra perante Espanha, já que Espanha não passa de um país "ladrão" que anexou a Galiza e outros territórios contra a vontade dos mesmos...

Porta de estilo manuelino dos Paços do Concelho de Olivença
Interior manuelino da igreja Santa Maria Madalena em Olivença
Outra coisa pessoal, votem unanimamente, não votem simplesmente só por serem portugueses, baseiem-se nos factos, por favor...
MEU DEUS Kasei, eu gosto muito de ser português! Nunca na vida queria ver o meu país anexado a Espanha, na minha sincera opinião, acho que esta disputa está a levar tanto tempo porque Portugal não se sabe impôr, acho bem lutarmos por aquilo que é nosso por direito, acho isto tudo uma grande falta de honra perante Espanha, já que Espanha não passa de um país "ladrão" que anexou a Galiza e outros territórios contra a vontade dos mesmos...
Mas Pitz se vires as casas deles, e outras coisas, é tudo tão diferente
e as festas? Uau! São doidos! Muito mais que nós...Acho que as próprias pessoas que vivem lá, não queriam mudar. Mas é só a mia opinião, depois também têm lá uma praça bem engraçosa que nada tem a ver com as nossas, mais um castelo *-* e depois também está em questão as tradições relacionadas com a tauromaquia, por exemplo se eles manterem-se espanhois, poderão continuar com os touros de morte, se o território vier pra Portugal, hasta la vista, as touradas de morte
por isso o meu voto vai pra Espanha.
Ah e essa igreja parece ser linda *-* ainda não fui, a ver se convenço a famelga a ir ver
e as festas? Uau! São doidos! Muito mais que nós...Acho que as próprias pessoas que vivem lá, não queriam mudar. Mas é só a mia opinião, depois também têm lá uma praça bem engraçosa que nada tem a ver com as nossas, mais um castelo *-* e depois também está em questão as tradições relacionadas com a tauromaquia, por exemplo se eles manterem-se espanhois, poderão continuar com os touros de morte, se o território vier pra Portugal, hasta la vista, as touradas de morte
por isso o meu voto vai pra Espanha.Ah e essa igreja parece ser linda *-* ainda não fui, a ver se convenço a famelga a ir ver

Sim, se os espanhóis quissesem tudo bem, mas acho que eles gostam de viver como vivem lá em Olizenza, porque sempre que eu lá vou, também só vou em época de festas lá, que é quando anda tudo animado, eles vivem mesmo aquilo à grande, e as corridas de touros e tudo, a praça de Olizenza é pequena pra tanta gente, muitos que lá vão também são portugueses tá certo, mas tipo muito são espanhóis, porque eles amam aquilo, é mesmo tradição, e com a mudança, talvez eles não se adaptem às nossas regras e costumes
digo eu...
digo eu...
Pitz, Galiza quer ser independente, e n parte de Portugal.
Qt a isso de gostar de ser português... Olha, pra já, n sei bem o q isso quer dizer. Depois, se há uma vantagem em Espanha, é a heterogeneidade de culturas. Até línguas diferentes eles têm dentro do mesmo país... Passar a ser espanhol não tem NADA a ver com perder a nossa cultura.
Bem, se formos por anexar territórios à força, vamos ter q continuar a avançar até à época das cruzadas e das conquistas... N nos vamos "fazer de santos", esses acontecimentos têm q ter uma leitura contextualizada à época em q aconteceram. O q hoje em dia parece ultrajante, em outras épocas é normal. Além disso já passou tanto tempo q n faz mt sentido discutir a legitimidade q eles têm em anexar um território q foi nosso uns anos, e q se calhar já passaram tantos anos desde q foi anexado q já lhes pertenceu mais tempo a eles...
Qt à questão da arquitectura, como disse a Sofia e mt bem, tens q olhar para as casas e não para as igrejas. As casas é q mostram a verdadeira cultura do povo, e n os monumentos, q são construídos por "encomenda" precisamente pra marcar o território. Se ainda hoje se considerassem Romanos todos os países onde foi construído um arco do triunfo, Itália seria um país gigantesco.
Acho q n era bem "unanimemente" q querias dizer, visto q n faz sentido no contexto... Mas se pensares bem, se calhar o "ser português" é a única razão q faz com q uma pessoa pense q olivença deveria pertencer a portugal, visto q, como diz a sofia, aquilo hoje em dia já nada tem a ver com portugal.
Qt a isso de gostar de ser português... Olha, pra já, n sei bem o q isso quer dizer. Depois, se há uma vantagem em Espanha, é a heterogeneidade de culturas. Até línguas diferentes eles têm dentro do mesmo país... Passar a ser espanhol não tem NADA a ver com perder a nossa cultura.
Bem, se formos por anexar territórios à força, vamos ter q continuar a avançar até à época das cruzadas e das conquistas... N nos vamos "fazer de santos", esses acontecimentos têm q ter uma leitura contextualizada à época em q aconteceram. O q hoje em dia parece ultrajante, em outras épocas é normal. Além disso já passou tanto tempo q n faz mt sentido discutir a legitimidade q eles têm em anexar um território q foi nosso uns anos, e q se calhar já passaram tantos anos desde q foi anexado q já lhes pertenceu mais tempo a eles...
Qt à questão da arquitectura, como disse a Sofia e mt bem, tens q olhar para as casas e não para as igrejas. As casas é q mostram a verdadeira cultura do povo, e n os monumentos, q são construídos por "encomenda" precisamente pra marcar o território. Se ainda hoje se considerassem Romanos todos os países onde foi construído um arco do triunfo, Itália seria um país gigantesco.
Pitz20 escreveu:Outra coisa pessoal, votem unanimamente, não votem simplesmente só por serem portugueses, baseiem-se nos factos, por favor...
Acho q n era bem "unanimemente" q querias dizer, visto q n faz sentido no contexto... Mas se pensares bem, se calhar o "ser português" é a única razão q faz com q uma pessoa pense q olivença deveria pertencer a portugal, visto q, como diz a sofia, aquilo hoje em dia já nada tem a ver com portugal.
Kasei escreveu:Pitz, Galiza quer ser independente, e n parte de Portugal.
Eu nunca disse isso... O que eu disse foi que a Espanha anexou a Galiza, invadiu-a, tal como fez com a Catalunha! Para mim, os espanhóis não passam de imperialistas que querem dominar de qualquer jeito todo o território Ibérico. Se formos a ver bem, a Espanha não passa de mais nada do que um país a sobrepor-se sobre várias nações num só Estado. Na década de 80 foi legislada uma lei que proibia, na Galiza, o uso do "nh" substituíndo-o por "ñ" e oprimem os cidadãos galegos que usem o "nh". É uma clara evidência da falta de liberdade cultural em Espanha! Vês porque não aceito a tua ideia? Portugal e Espanha, um só país? NUNCA, perderíamos a nossa língua e todos os nossos traços culturais!
Kasei escreveu:Bem,
se formos por anexar territórios à força, vamos ter q continuar a
avançar até à época das cruzadas e das conquistas...
Aqui os únicos que anexaram territórios à força foi a Espanha que obrigou Portugal a assinar o Tratado de Badajoz em forma de ultimato - guerra entre as tropas napoleónicas e castelhanas contra Portugal.
Kasei escreveu:Além disso já passou tanto tempo q n faz mt
sentido discutir a legitimidade q eles têm em anexar um território q
foi nosso uns anos, e q se calhar já passaram tantos anos desde q foi
anexado q já lhes pertenceu mais tempo a eles...
Não sei se leste o texto no início deste tópico, Olivença foi território português de 1297 a 1808, logo o que tu disseste não tem contexto nenhum, a soberania cronológica portuguesa é mais que evidente.
Bem, estou a ver q estás embuído de espírito nacionalista até à medula. N vale a pena continuar a argumentar, pq tu nem sequer estás a perceber os meus argumentos. O meu voto está dado.
De qq forma concordamos na parte de perguntar às pessoas o q elas querem. E aí parece-me q elas n concordariam contigo.
De qq forma concordamos na parte de perguntar às pessoas o q elas querem. E aí parece-me q elas n concordariam contigo.
Kasei escreveu:Bem, vou fazer o papel q costuma caber à Lumi...
Não conhecia o caso.
Mas li todo o post do Pitz e apesar de compreender que talvez devesse ser do lado de Portugal, visto da última vez que o assunto foi disputado, a Espanha reconheceu "a posse" ao nosso país...
Eu se vivesse por lá, pedia, suplicava, punha-me de joelhos, fazia o que quisessem, para que aquilo se tornasse oficialmente território... Espanhol.

Amigos, amigos, negócios à parte... E meus amigos, se é para viver, ao invés de sobreviver... Ser espanhol é muito mais bem jogado
'Um pouco + "à parte": Pitz... isso dos tratados e guerrinhas...
Nós também fizemos muita "porcaria". Não te esqueças que em tempos longíquos, foram os portugueses que descubriram... Meio mundo! Era tudo nosso...
Depois aos poucos aqui e ali foram surgindo outros povos que foram entrando em disputas connosco...
Eu acho que todas as nações são iguais. Todos procuramos o mesmo.
E sinceramente...
Quem me dera ser espanhola. Eles que me dominassem à vontade... Só pela taxa de iva mais baixa e ordenados mais altos = qualidade de vida bem superior... Valia muito bem a pena. A felicidade pessoal encontrava-se da mesma forma...
E a estabilidade social era adquirida bem mais facilmente.
Mas pronto.. isto é só a minha opinião
'Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.