O futuro anda por aí...
Outro dia (oh, vá lá, hoje), fiquei interessadíssima num assunto que muitos falam em blogs de livros e novas tecnologias: os leitores de livros digitais ou, simplesmente, e-readers.
Já ouvi falar disso há bastante tempo, mas só recentemente pesquisei o assunto mais fundo. E algo deixou-me chocada.
Segundo o site "O Globo" (http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/08/06/livros-de-papel-estarao-mortos-em-cinco-anos-diz-idealizador-do-one-laptop-per-child-917331743.asp), os livros físicos, ou seja, os livros feitos de papel, têm os dias contados.
Existem vários tipos de e-readers. O mais conhecido de todos é o Kindle, da Amazon.
Pelo que percebi, o Kindle lê livros, jornais, revistas e suporta até uns 1600 livros. O preço em Portugal ronda os 100€ e os 200€.
E depois, o que eu mais gosto, em relação ao tamanho (uma folha A4, as letras são maiores e não dão cabo da vista): O "QUE" da Plastic Logic.Ah, e depois há o Ipad e os telemóveis com suporte de documento de texto. Mas estes não necessitam de apresentações.
Eu não acredito que os livros de papel terminem assim tão rapidamente. Há pessoas que idolatram as suas bibliotecas. E isso também acontece comigo. Apesar de não existir uma alminha que me ofereça uma estante para eu não misturar as minhas sagradas primeiras edições da "Casa da Noite" com as colectâneas de 4 livros em 1 da minha mãe. Mas isso não têm nada a ver. Eu, que gosto de agarrar um livro, sentir o cheiro das páginas, apalpar a grossura nas mãos... Quem é que não é da altura em que se lia à luz de uma vela ou de um candeeiro, escondidos para não nos chatearem a dizer que é a hora da cama? Eu fazia isso, mas era normalmente quando eles já estavam a dormir
.
Apesar do que eu disse acima, sim, eu compraria um destes aparelhos. Mas só porque os livros de papel vão "acabar" e o preço de compra de um ebook pela Internet é relativamente barata (uns 10€ cada ebook)
Já ouvi falar disso há bastante tempo, mas só recentemente pesquisei o assunto mais fundo. E algo deixou-me chocada.
Segundo o site "O Globo" (http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/08/06/livros-de-papel-estarao-mortos-em-cinco-anos-diz-idealizador-do-one-laptop-per-child-917331743.asp), os livros físicos, ou seja, os livros feitos de papel, têm os dias contados.
Existem vários tipos de e-readers. O mais conhecido de todos é o Kindle, da Amazon.
Spoiler

E depois, o que eu mais gosto, em relação ao tamanho (uma folha A4, as letras são maiores e não dão cabo da vista): O "QUE" da Plastic Logic.
Spoiler
Eu não acredito que os livros de papel terminem assim tão rapidamente. Há pessoas que idolatram as suas bibliotecas. E isso também acontece comigo. Apesar de não existir uma alminha que me ofereça uma estante para eu não misturar as minhas sagradas primeiras edições da "Casa da Noite" com as colectâneas de 4 livros em 1 da minha mãe. Mas isso não têm nada a ver. Eu, que gosto de agarrar um livro, sentir o cheiro das páginas, apalpar a grossura nas mãos... Quem é que não é da altura em que se lia à luz de uma vela ou de um candeeiro, escondidos para não nos chatearem a dizer que é a hora da cama? Eu fazia isso, mas era normalmente quando eles já estavam a dormir
.Apesar do que eu disse acima, sim, eu compraria um destes aparelhos. Mas só porque os livros de papel vão "acabar" e o preço de compra de um ebook pela Internet é relativamente barata (uns 10€ cada ebook)
| Spoiler: | |
![]() |
http://sm-portugal.coolbb.net/fanfics-gerais-f23/fairy-tales-o-incio-t4901.htm
[email protected] -->Meu MSN, adicionem à vontade!
Frances escreveu:acho que o livro nao tem assim os dias tao contados... acho que muita gente nao vai aderir a isso, eu pessoalmente sou um deles
Dizes isso no início. Quando isso virar moda jasus
Em relação ao tópico, bem a mim não me aquece nem arrefece pois apesar de gostar de ler, simplesmente não consigo pegar num livro e começa-lo a ler, a não ser que seja uma obrigação.
Custa-me imenso ler a partir do computador a sério :s só para verem como eu sou, queria livros da colecção Estrada do Terror de RL Stine, encontrei um, fui imprimir tudo XD para mais tarde ler, que do computador faz-me confusão e mesmo assim impresso, não me agrada muito.
Adoro o prazer de folhear o livro, de andar com ele na mala ou na mão, de o ter numa das minhas estantes
chamem-me velha, mas sou assim 
Adoro o prazer de folhear o livro, de andar com ele na mala ou na mão, de o ter numa das minhas estantes
chamem-me velha, mas sou assim 

Não gosto de eBook readers. Não gosto porque sempre adorei ler, e não há nada melhor neste mundo do que sermos nós próprios a folhearmos as páginas, sentindo o toque do papel, cheirar as folhas, olharmos para as prateleiras e vermos todas aquelas capas dispostas em fileiras.
Mas não sou contra os eBook readers. A verdade é que o futuro passa por isso, e é algo que não se pode contrariar. Não acredito, contudo, que vá substituir os livros. A indústria está muito enraizada ainda na impressão, nas gráficas. As editoras acabariam por, invariavelmente, perder dinheiro. Para além disso, há muitas pessoas que preferem ler com o livro nas mãos, e este tópico, apesar da curta amostra das pessoas que já comentaram, é prova disso.
Se contribuir para incitar uma pessoa a ler, muito bem, que seja. Para mim, nada substituirá o prazer de ler um livro com ele nas minhas mãos.
E quanto aos 10€, eu penso que a Karen_95 se estava a referir ao preço do livro e não do aparelho... Se não estou em erro, um Kindler pode rondar cento e tal euros.
Mas não sou contra os eBook readers. A verdade é que o futuro passa por isso, e é algo que não se pode contrariar. Não acredito, contudo, que vá substituir os livros. A indústria está muito enraizada ainda na impressão, nas gráficas. As editoras acabariam por, invariavelmente, perder dinheiro. Para além disso, há muitas pessoas que preferem ler com o livro nas mãos, e este tópico, apesar da curta amostra das pessoas que já comentaram, é prova disso.
Se contribuir para incitar uma pessoa a ler, muito bem, que seja. Para mim, nada substituirá o prazer de ler um livro com ele nas minhas mãos.
E quanto aos 10€, eu penso que a Karen_95 se estava a referir ao preço do livro e não do aparelho... Se não estou em erro, um Kindler pode rondar cento e tal euros.
Eu digo isto assim, sem hesitar: EU AMO LIVROS
Eu sinto-me mal por dizer isto, mas para mim, ler um livro no computador é inpensável, e só o faço em último recurso, quando não estou para estar à espera que ele saia em Português, e então vou lê-lo na versão original. Porque de resto, eu adoro sentir o livro na minha mão, sentir-lhe o cheiro que ele vai ganhando com o passar dos anos, ao ler, sentir a textura das páginas, que com o tempo vão ganhando outra textura, epah, ler um livro em papel é uma sensação espectacular, e quase não dá para descrever em palavras, é perciso sentir. Eu desde que tenho idade para ler, que sempre apreciei um bom livro, e ja li tantos livros, e lembro-me de quase todas as histórias que já li. Ler em dispositivos informáticos como computadores, e principalmente para quem tem problemas de visão como eu, torna-se um bocado problemático, pois a minha vista cansa-se mais depressa, e eu com vontade de continuar, não consigo, e acabo por desistir. Apesar de sim, os E-books serem substancialmente mais baratos que um livro em papel, não é a mesma coisa que ter o livrinho na nossa mão, e sermos nós próprios a mudar a página, e sentir-nos felizes por o poder fazer (sim, eu sinto-me feliz por poder mudar a página), e no dia em que os livros de papel se acabarem, vou refugiar-me na biblioteca nacional mais próxima para poder estar rodeada de livros, pois livros em papel foi uma coisa a que me habituei desde pequena, e nao suporto estar longe deles. São eles que me preenchem a vida nas alturas piores, e se não fossem determinados livros, provavelmente não estaria aqui para escrever este tópico, porque foram eles que me salvaram a vida. Por isso: Os livros em papel são os melhores amigos das pessoas
Eu sinto-me mal por dizer isto, mas para mim, ler um livro no computador é inpensável, e só o faço em último recurso, quando não estou para estar à espera que ele saia em Português, e então vou lê-lo na versão original. Porque de resto, eu adoro sentir o livro na minha mão, sentir-lhe o cheiro que ele vai ganhando com o passar dos anos, ao ler, sentir a textura das páginas, que com o tempo vão ganhando outra textura, epah, ler um livro em papel é uma sensação espectacular, e quase não dá para descrever em palavras, é perciso sentir. Eu desde que tenho idade para ler, que sempre apreciei um bom livro, e ja li tantos livros, e lembro-me de quase todas as histórias que já li. Ler em dispositivos informáticos como computadores, e principalmente para quem tem problemas de visão como eu, torna-se um bocado problemático, pois a minha vista cansa-se mais depressa, e eu com vontade de continuar, não consigo, e acabo por desistir. Apesar de sim, os E-books serem substancialmente mais baratos que um livro em papel, não é a mesma coisa que ter o livrinho na nossa mão, e sermos nós próprios a mudar a página, e sentir-nos felizes por o poder fazer (sim, eu sinto-me feliz por poder mudar a página), e no dia em que os livros de papel se acabarem, vou refugiar-me na biblioteca nacional mais próxima para poder estar rodeada de livros, pois livros em papel foi uma coisa a que me habituei desde pequena, e nao suporto estar longe deles. São eles que me preenchem a vida nas alturas piores, e se não fossem determinados livros, provavelmente não estaria aqui para escrever este tópico, porque foram eles que me salvaram a vida. Por isso: Os livros em papel são os melhores amigos das pessoas

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...
Sun Knight escreveu:Eu acho que assim como os CDs, os livros nunca deixarão de existir, pois a sensação de você visitar a livraria e sentir as folhas de papel e letra por letra passando por vossos olhos é uma sensação bem mais genuína do que ler em um ecrã.
E quem fala de CD's fala também dos Vinis, e dos LP's. Eu não consigo passar uma noite que seja sem ligar o meu gira-discos, e pôr o meu único Vinil de Nirvana a tocar (comprei-o por 20€, foi perciso poupar durante meses para conseguir comprá-lo) e ouvir as vibrações da agulha a resvalar nos sulcos do disco

é uma sensação alucinante
São coisas com as quais nós crescemos, e com as quais nos identificamos imenso, e depois vir um bando de coisas novas estragar esses nossos hábitos
É que nem pensar, não... Eu sou muito viciada na minha colecção de livros em papel (que consiste em 5 condensados das colecções da Reader's Digest, a saga Harry Potter toda, a colecção Uma Aventura toda, menos os novos que saíram, porque perdi o interesse nessa colecção quando ganhei idade para ler uns livros a sério, a saga Crepúsculo, a saga Casa da Noite, e ainda a colecção dos livros dos Cinco, e depois alguns livros da Nancy, e da Patrícia, e um livro das colecções da Agatha Christie
, MAJOR COLLECTION).
Assusta-me a ideia de os meus ricos livrinhos serem substituidos pelos E-books

Tenho bastantes "livros" em formato .pdf e nunca abri um que fosse para ler.
Não entendo qual é a piada de ficar horas especada a olhar para o ecrã.
Eu gosto de sentir o livro, virar as páginas, coisa que não dá para fazer no pc.
Não entendo qual é a piada de ficar horas especada a olhar para o ecrã.
Eu gosto de sentir o livro, virar as páginas, coisa que não dá para fazer no pc.
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?
The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
Comparo-o isto muito ao desenvolver do cd/mp3. Muita gente dizia que, com o aparecimento do mp3, deixaria de haver cd's, etc, etc. A verdade, e perdoem-me algum lapso, já que eu não estou bem dentro do assunto, é que a quebra nas vendas foi inevitável, até por causa da pirataria, sites não autorizados, mas os cds continuam à venda. É o que vai acontecer neste caso. Por mais que queiram "acabar" com os livros em papel, não o conseguirão, é como a Kaoru diz, estão enraizados em nós e isso não vai mudar. A música até é um mau exemplo para comparar; existem livros há séculos e séculos. Peço desculpa pelo texto sem sentido, espero que consigam perceber alguma coisa do que vai para aí, mas o calor dá-me cabo do raciocínio 

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Esse texto não está nada sem sentido dizzy 
E música também já existe há muitos séculos, embora a maneira de poder armazenar música e poder transportá-la de um sítio para o outro só tenha aparecido há pouco tempo... XD
E sempre é complicado acabar com coisas que nós já temos enraizadas em nós, como a Kaoru diz. Mesmo por muito tempo que passe, não serei capaz de prescindir de um bom livro em papel. É que se formos a ver, qualquer dia, nas escolas, já não se escreve em papel, e as criancinhas nunca irão saber como é sentir um lápis ou uma caneta na mão, e escrever linhas e linhas e linhas de texto por vezes sem sentido, outras com algum, e por vezes, as melhores coisas do mundo. (epah, que poética que eu estou, isto deve ser de ontem ter tado a tarde inteira no chat do forum
(comentário à parte))
De qualquer forma, sempre que uma pessoa pega num livro, nem que seja só para observar a capa, sente uma energia especial, quase como se o livro a estivesse a chamar, numa de "lê-me". Mas infelizmente, há jovens que raramente lêem, e não sabem o que isso é. (entristece-me tanto as pessoas que me dizem frontalmente "Ler? Ah isso é pra tótos, eu cá nã gosto disso!")
Ler faz parte da essência humana, ajuda a estimular partes do cérebro que de outra forma não seriam estimuladas, e sim, o melhor meio de ler um livro, como já dissémos aqui todos: É tê-lo na mão, e lê-lo por nossa conta

E música também já existe há muitos séculos, embora a maneira de poder armazenar música e poder transportá-la de um sítio para o outro só tenha aparecido há pouco tempo... XD
E sempre é complicado acabar com coisas que nós já temos enraizadas em nós, como a Kaoru diz. Mesmo por muito tempo que passe, não serei capaz de prescindir de um bom livro em papel. É que se formos a ver, qualquer dia, nas escolas, já não se escreve em papel, e as criancinhas nunca irão saber como é sentir um lápis ou uma caneta na mão, e escrever linhas e linhas e linhas de texto por vezes sem sentido, outras com algum, e por vezes, as melhores coisas do mundo. (epah, que poética que eu estou, isto deve ser de ontem ter tado a tarde inteira no chat do forum
(comentário à parte))De qualquer forma, sempre que uma pessoa pega num livro, nem que seja só para observar a capa, sente uma energia especial, quase como se o livro a estivesse a chamar, numa de "lê-me". Mas infelizmente, há jovens que raramente lêem, e não sabem o que isso é. (entristece-me tanto as pessoas que me dizem frontalmente "Ler? Ah isso é pra tótos, eu cá nã gosto disso!")
Ler faz parte da essência humana, ajuda a estimular partes do cérebro que de outra forma não seriam estimuladas, e sim, o melhor meio de ler um livro, como já dissémos aqui todos: É tê-lo na mão, e lê-lo por nossa conta

Bom, eu tenho ma opinião um bocadito diferente do que aqui já foi dito...
Eu adoro ler, já li imensos livros e muitas vezes torno a lê-los porque entretanto já não me lembro bem da história. Mas não acho esta coisa dos e-readers nada mal pensada. Eu sei que é bom sentir o livro nas mãos, o cheiro do papel e tudo o que por aí já foi dito.
Mas eu geralmente tenho tendência a gostar de livros gigantescos e enquanto que em casa se lêem muito bem, andar com eles na mala já não é uma coisa lá muito agradável... Pesam, ficam com as bordas estragadas... por isso, até me imagino a vir a ter uma coisa destas um dia, quando pegar moda e os preços descerem!! É bem possível! E assim, os livros já não se estragam! lol (pois, casas com humidade fazem os livros ficarem amarelos e colados. Geralmente, quando vou buscar um livro que estivesse guardado, tenho de o pôr ao sol durante um dia!!)
Eu adoro ler, já li imensos livros e muitas vezes torno a lê-los porque entretanto já não me lembro bem da história. Mas não acho esta coisa dos e-readers nada mal pensada. Eu sei que é bom sentir o livro nas mãos, o cheiro do papel e tudo o que por aí já foi dito.
Mas eu geralmente tenho tendência a gostar de livros gigantescos e enquanto que em casa se lêem muito bem, andar com eles na mala já não é uma coisa lá muito agradável... Pesam, ficam com as bordas estragadas... por isso, até me imagino a vir a ter uma coisa destas um dia, quando pegar moda e os preços descerem!! É bem possível! E assim, os livros já não se estragam! lol (pois, casas com humidade fazem os livros ficarem amarelos e colados. Geralmente, quando vou buscar um livro que estivesse guardado, tenho de o pôr ao sol durante um dia!!)
Mas eu geralmente tenho tendência a gostar de livros gigantescos e enquanto que em casa se lêem muito bem, andar com eles na mala já não é uma coisa lá muito agradável... Pesam, ficam com as bordas estragadas... por isso, até me imagino a vir a ter uma coisa destas um dia, quando pegar moda e os preços descerem!! É bem possível! E assim, os livros já não se estragam! lol (pois, casas com humidade fazem os livros ficarem amarelos e colados. Geralmente, quando vou buscar um livro que estivesse guardado, tenho de o pôr ao sol durante um dia!!)Sim, realmente visto dessa maneira, sou até capaz de concordar.Eu também sou grande adepta dos livros com mais de 500 páginas, e não dá mesmo jeito nenhum andar com eles atrás. É horrivel, e sobretudo quando os peço emprestados, na altura da escola, eles pesam imenso na mala, enquanto não os deixo em casa XD
E também não se estragam, mas imagina... Um livro se cair à agua, ainda consegues secar, e ele, talvez sobreviva... Se molhares o e-reader, é um dinheirão que vai para o lixo XD

E também não se estragam, mas imagina... Um livro se cair à agua, ainda consegues secar, e ele, talvez sobreviva... Se molhares o e-reader, é um dinheirão que vai para o lixo XD
Sim, isso é verdade, sem dúvida! Mas também é o mesmo com o telemóvel, o pda, o ipod e todas as outras tecnologias que por aí andam! Temos de ter cuidado. Estas coisas são todas muito boas, ... até ao dia que caem ao chão, levam com um copo de água em cima (quem é que ainda não ouviu falar de alguém que entornou água em cima do pc?!), ou mesmo se avariam do nada! Mas quando compramos uma coisa dessa já sabemos o que a casa gasta...
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.