Morreu José António Saramago
zirateb escreveu:
Di, a maior parte das pessoas que dizem mal são as católicas que levam a peito o que ele dizia na tv
Eu por exemplo sou católica e discordo plenamente com tudo o que eles falavam de José Saramago...
O problema é a igreja !

Obrigada Atalantav =)
Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
zirateb escreveu:Isso é uma grande verdade
mas maior parte deste pais acha que insultou todos os catolicos...
Simplesmente dizia aquilo que pensava e mais nada e por o censurarem que saramago fugiu e foi pa lanzarote
Mas isso é super estúpido !
Saramago era um grande critico e só critica aquilo que acha que está mal.
As suas obras são um exemplo disso n é?
São pessoas estúpidas que não dão valor a um grande escritor de literatura portuguesa como ele ...

Obrigada Atalantav =)
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
I_Moreira escreveu:Ao insultar a Igreja (Católica), Saramago insultou os católicos. Insultou a fé da maior parte da população portuguesa. Se o que a Igreja Católica diz e prega é verdade, não sei. Mas cada um é livre de ter a religião que quiser e ao tecer as críticas que teceu à Igreja, também o fez às pessoas que nela acreditam.zirateb escreveu:Isso é uma grande verdadeMas isso é super estúpido !
mas maior parte deste pais acha que insultou todos os catolicos...
Simplesmente dizia aquilo que pensava e mais nada e por o censurarem que saramago fugiu e foi pa lanzarote
Saramago era um grande critico e só critica aquilo que acha que está mal.
As suas obras são um exemplo disso n é?
São pessoas estúpidas que não dão valor a um grande escritor de literatura portuguesa como ele ...
Eu também acho um bocado ridículo as pessoas irem para Fátima a pé e o caraças (por mim até podem ir a fazer o pino) e não ando por aí a escrever livros da maneira que ele escreveu. Porque ele só sabia escrever livros a criticar. Logo, também merecia ser criticado. O que é triste é o facto de agora as pessoas virarem a casaca e já o adorarem.
Bem, se não lhe dou valor, isso faz de mim estúpido? Então pronto, sou estúpido. Da mesma forma que ele era livre de dizer o que achava sobre determinados assuntos, as pessoas são livres de lhe dar ou não valor.
Como disse anteriormente, não gostava da escrita dele. Não lhe retiro o mérito mas, para mim, os livros dele não têm valor nenhum. Não gosto. São lixo. São árvores abatidas sem necessidade. E não os li todos, nem preciso. Li um pedaço do Memorial do Convento e chegou-me.
O que eu acho mesmo mal nestas coisas todas é o homem estar a ter honras de Estado e tudo o mais. Então ele aí há uns anos defendia que Portugal e Espanha deviam unir-se e formar uma tal de Ibéria, deitando para trás das costas séculos de História do Nosso País? Era o que mais faltava. E ando eu a pagar impostos para ele ter em cima a bandeira do País que renegou.

Mas tu és daquelas que pessoas que nunca gostou dele e agora continua a não gostar...
Agora existem aquelas que n gostavam e agra dão-lhe valor? É isso que não concordo mesmo nada...
Eu sou católica, há coisas que acho que é estupido na igreja, que não fazem muito sentido...mas mesmo assim gosto da escrita dele e sempre gostei.
Agora existem aquelas que n gostavam e agra dão-lhe valor? É isso que não concordo mesmo nada...
Eu sou católica, há coisas que acho que é estupido na igreja, que não fazem muito sentido...mas mesmo assim gosto da escrita dele e sempre gostei.

Obrigada Atalantav =)
Não sei se Saramago tinha um problema assim tão grande com Portugal. Para mim ele tinha um problema grande com os governantes portugueses (diga-se que eu também ficaria extremamente chateada se me tivessem querido censurar o livro que tinha escrito). E penso que ele quis, mesmo na sua morte, explicar às pessoas que não estava de costas voltadas com Portugal. Ele encontrou talvez a paz que precisasse em Espanha, onde o seu trabalho foi reconhecido, onde era respeitado e não era propriamente martirizado pela sua orientação política. Aqui encontrou dedos apontados, tentativas de "sabotagem" das suas obras, um povo que dizia que ele nem escolaridade tinha e não sabia escrever. É normal que gostasse mais de viver em Espanha, mas também acredito que o seu coração permanecesse cá. Mas nunca poderei saber ao certo o que sentia, nem eu nem nenhum de nós...
Saramago sempre esteve envolto em polémicas. Ele tinha um grande problema com a Igreja e com Deus, sim. A frase polémica mais recente, "A Bíblia é um manual de maus costumes" gerou muita controvérsia, embora eu perceba o que ele queria dizer, acho eu. Custava-lhe ver os "podres" da humanidade. E considerava que os grandes males da Humanidade vieram com a religião, fosse qual ela fosse. A nossa religião devia ser a do bem, aquela que nos unisse a todos e não que nos fragmentasse.
A verdade é que independentemente das suas convicções e crenças, Saramago marcou uma época. Pessoalmente, fiquei muito marcada quando vi a adaptação cinematográfica do "Ensaio sobre a Cegueira". Ver os Homens retratados como ele os retratou, da forma crua e dura... Sem dúvida que me marcou imenso.
Saramago sempre esteve envolto em polémicas. Ele tinha um grande problema com a Igreja e com Deus, sim. A frase polémica mais recente, "A Bíblia é um manual de maus costumes" gerou muita controvérsia, embora eu perceba o que ele queria dizer, acho eu. Custava-lhe ver os "podres" da humanidade. E considerava que os grandes males da Humanidade vieram com a religião, fosse qual ela fosse. A nossa religião devia ser a do bem, aquela que nos unisse a todos e não que nos fragmentasse.
A verdade é que independentemente das suas convicções e crenças, Saramago marcou uma época. Pessoalmente, fiquei muito marcada quando vi a adaptação cinematográfica do "Ensaio sobre a Cegueira". Ver os Homens retratados como ele os retratou, da forma crua e dura... Sem dúvida que me marcou imenso.
*Kaoru escreveu:Não sei se Saramago tinha um problema assim tão grande com Portugal. Para mim ele tinha um problema grande com os governantes portugueses (diga-se que eu também ficaria extremamente chateada se me tivessem querido censurar o livro que tinha escrito).
Kaoru, não houve nenhuma tentativa de um livro dele em Portugal. O que aconteceu, e é bem diferente, foi que um secretário de Estado não colocou um livro do Saramago ("O Evangelho segundo Jesus Cristo") numa lista de candidatos a um prémio internacional, como certamente aconteceu com outros livros de outros autores. Se a exclusão do concurso foi por razões políticas ou não, é outra história, mas não houve nenhuma tentativa de censura.
*Kaoru escreveu:E penso que ele quis, mesmo na sua morte, explicar às pessoas que não estava de costas voltadas com Portugal. Ele encontrou talvez a paz que precisasse em Espanha, onde o seu trabalho foi reconhecido, onde era respeitado e não era propriamente martirizado pela sua orientação política.
O trabalho dele já era imensamente reconhecido em Portugal na altura, sendo também muito respeitado. Só porque não era considerado o Messias da Literatura não quer dizer que fosse maltratado cá...
O facto de ter sido um grande escritor não faz de José Saramago um ser superior que todos têm de prestar vassalagem. Aliás, ele, ao longo da sua vida, teve atitudes que só provam como a sua genialidade como escritor não era acompanhado do mesmo enquanto pessoa.
Na época do PREC, após o 25 de Abril, foi director do Diário de Notícias e teve uma atitude vergonhosa, ao despedir todos os jornalistas que não concordassem com os seus ideais políticos. Tentou fazer do jornal um manifesto das suas teses políticas, não permitindo que houvesse na redacção alguém que defendesse outras. E falava ele de democracia e de direitos humanos?
Outra atitude lamentável foi quando ordenou que todas as referências à sua primeira mulher nos primeiros livros fossem retiradas e substituídas por dedicatórias à sua segunda mulher. E já nem falo do que disse acerca dos judeus...
Para falar correctamente de José Saramago, creio que é preciso separar o escritor do homem. Como escritor, revelou o seu enorme talento nos inúmeros livros que lançou e é um marco na literatura internacional. Como homem, teve atitudes que o desprestigiam-no e só provam que até o maior génio pode ter os maiores defeitos.

Welcome to the Jungle!
Obrigado Amigo Secreto de Setembro! *_*
Olhem dou-vos um exemplo, a minha tia tinha todos os livros dele, e adorava o homem, aqui há coisa de 4 anos ou 5 anos, começou a frequentar imenso a igreja, anda nas reuniões e tudo, e é a igreja católica, mas a igreja católica (Deus me perdoe, mas acho que nem Deus queria isto) anda a tornar-se muito parecida às outras religiões com a cena das reuniões, enfim, e a minha tia no Natal quiseram oferecer-lhe o "Caim" ela recusou, nem chegou a abrir o livro nem nada, pediu logo a quem lho deu (que ficou profundamente desiludido, porque achava que ela gostava de José Saramago) para o trocar.
É assim eu sou católica, e tenho a minha fé, mas desde que me apresentem argumentos válidos, aceito a opinião de Ateus, de Protestantes, de qualquer outra religião, e José de Saramago tinha fortes convicções, apresentava teses válidas, e por isso eu gosto do senhor. Tenho uns 4 livros dele em casa, "O Memorial do Convento" que vou ler para o ano, outro que acho que é a "Jangada de Pedra" (salvo erro), e os últimos dois "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e o último o "Caim", por isso tão a ver, e respeito totalmente a memória do Senhor José Saramago, que para mim era mesmo um Senhor com S grande.
Se bem que o "Caim" trouxe logo um presságio, na capa tem um elefante, e houve alguém que me disse que o elefante estava ligado a um presságio ou assim, acho que todos sabiamos que ia ser o último livro dele :/
É assim eu sou católica, e tenho a minha fé, mas desde que me apresentem argumentos válidos, aceito a opinião de Ateus, de Protestantes, de qualquer outra religião, e José de Saramago tinha fortes convicções, apresentava teses válidas, e por isso eu gosto do senhor. Tenho uns 4 livros dele em casa, "O Memorial do Convento" que vou ler para o ano, outro que acho que é a "Jangada de Pedra" (salvo erro), e os últimos dois "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e o último o "Caim", por isso tão a ver, e respeito totalmente a memória do Senhor José Saramago, que para mim era mesmo um Senhor com S grande.
Se bem que o "Caim" trouxe logo um presságio, na capa tem um elefante, e houve alguém que me disse que o elefante estava ligado a um presságio ou assim, acho que todos sabiamos que ia ser o último livro dele :/

Eu sou mais ou menos da opinião do Uranus...
Eu respeito quem vá a Fátima a pé mas acho isso um bocado exagerado. Percebo que as pessoas se queiram entregar de corpo e alma ao que estão a fazer, para que os seus desejos possam ser ouvidos por aqueles em quem acreditam, mas na minha opinião acho que basta nós acreditarmos com muita, muita fé em Deus, Fátima, etc.
Acho que não é necessário fazer certos sacríficios como não comer carne na Quaresma ou ir á missa todos os dias (atenção que eu não estou a dizer que isto não deva ser feito ou que é um sacríficio no sentido de ser algo aborrecido! Estou só a dar a minha opinião).
Eu acho que isso é um bocado como acontecia há muitos séculos atrás. Os católicos pagavam á Igreja para irem para o céu. Mas para quê? Bastava-lhes acreditar com muita fé e pedir a Deus aquilo que desejavam ou que pensavam que podia melhorar.
Eu sou católica e acredito em Deus com todas as minhas forças. Quando quero que algo na minha vida melhore, esforço-me por fazer as coisas que estão certas e peço a Deus se ele me pode ajudar. E muitas das vezes as coisas melhoram. E não precisei de ir a Fátima ou ir á igreja todos os dias.
Saramago criticou os católicos mas não é isso (ou pelo menos não deve ser isso) que os vá revoltar ou fazer deixar de acreditar. Vivemos num Mundo livre. Cada um é livre e responsável pelo que diz. Nós só temos de respeitar a opinião dele, mesmo que não gostemos do que ouvimos. Só que vivemos num país em que isso parece a coisa mais difícil do Mundo, porque as pessoas querem que seja tudo como elas idealizam e não estão preparadas para ouvir as opiniões dos outros (que muitas vezes até são verdade).
Peço desculpa pelo meio off-topic.
Eu respeito quem vá a Fátima a pé mas acho isso um bocado exagerado. Percebo que as pessoas se queiram entregar de corpo e alma ao que estão a fazer, para que os seus desejos possam ser ouvidos por aqueles em quem acreditam, mas na minha opinião acho que basta nós acreditarmos com muita, muita fé em Deus, Fátima, etc.
Acho que não é necessário fazer certos sacríficios como não comer carne na Quaresma ou ir á missa todos os dias (atenção que eu não estou a dizer que isto não deva ser feito ou que é um sacríficio no sentido de ser algo aborrecido! Estou só a dar a minha opinião).
Eu acho que isso é um bocado como acontecia há muitos séculos atrás. Os católicos pagavam á Igreja para irem para o céu. Mas para quê? Bastava-lhes acreditar com muita fé e pedir a Deus aquilo que desejavam ou que pensavam que podia melhorar.
Eu sou católica e acredito em Deus com todas as minhas forças. Quando quero que algo na minha vida melhore, esforço-me por fazer as coisas que estão certas e peço a Deus se ele me pode ajudar. E muitas das vezes as coisas melhoram. E não precisei de ir a Fátima ou ir á igreja todos os dias.
Saramago criticou os católicos mas não é isso (ou pelo menos não deve ser isso) que os vá revoltar ou fazer deixar de acreditar. Vivemos num Mundo livre. Cada um é livre e responsável pelo que diz. Nós só temos de respeitar a opinião dele, mesmo que não gostemos do que ouvimos. Só que vivemos num país em que isso parece a coisa mais difícil do Mundo, porque as pessoas querem que seja tudo como elas idealizam e não estão preparadas para ouvir as opiniões dos outros (que muitas vezes até são verdade).
Peço desculpa pelo meio off-topic.
If we should get separated, just whistle. I'll come running. I promise.
Há 1 ano nesta magnífica comunidade!
Eu não estava a defender Saramago, marsupilami. Simplesmente aborrece um pouco ouvir falar tanto em polémicas cristãs e em polémicas políticas. Mas apesar dos teus argumentos - válidos - continuo a achar que não foi totalmente respeitado no nosso país. Se era boa pessoa ou não, não sei. Não sei o que o levou a fazer determinadas coisas, não sei se o fez por estar profundamente angustiado com aquilo que via no mundo. Acabo por comparar um pouco Saramago a Fernando Pessoa quando penso no sentimento de angústia que tinha, muito provavelmente devido a todas as mudanças políticas que ocorreram e que ele viveu. Obviamente que teve atitudes pouco correctas, e não quero colocar o senhor num altar só porque morreu. Pelo contrário. Apenas concordo muito com a tua última frase, ou seja, com a necessidade de se separar a pessoa do escritor. Obviamente que como escritor tinha muito valor. Como pessoa, sinceramente, não me faz muita diferença porque não acompanhei propriamente o seu percurso de vida e as suas atitudes. Por isso, não as critico nem as louvo.
E quando me referi a censura não foi pegar no livro e mudar as suas palavras, mas sim impedir de participar nesse concurso, que foi uma espécie de acto de censura para mim. Não sei se isso aconteceu com outros livros ou não, não disponho de informações suficientes para o saber. Apenas quis referir que compreendo o motivo pelo qual ele tivesse ficado ofendido.
E quando me referi a censura não foi pegar no livro e mudar as suas palavras, mas sim impedir de participar nesse concurso, que foi uma espécie de acto de censura para mim. Não sei se isso aconteceu com outros livros ou não, não disponho de informações suficientes para o saber. Apenas quis referir que compreendo o motivo pelo qual ele tivesse ficado ofendido.
*passa todas as mensagens à frente, como uma boa frequentadora de um fórum deve fazer*
A morte deste senhor não me aqueceu nem me arrefeceu. Pode parecer insensível da
minha parte, mas ele não me dizia muito. Nem pouco. A morte de um modo geral é triste, mas é só por ser inevitável.
Olhem, o meu interesse é tal, que vou comentar isto:
Não sabia que se chamava António!
Num outro ponto, posso dizer isto:
Não gosto. Há maneira de dizer as coisas, e a dele não me agrada, por muita razão que tenha. Nem me chateia ele não ter posto pontuação, simplesmente abomino a forma como ele diz as coisas.
Não é um estilo de crítica que me agrade.
Sim, só comentei agora. Deu-me vontade. Achei piada por este tópico, que até tem bastante relevância cultural, ter duas páginas.
A morte deste senhor não me aqueceu nem me arrefeceu. Pode parecer insensível da
minha parte, mas ele não me dizia muito. Nem pouco. A morte de um modo geral é triste, mas é só por ser inevitável.
Olhem, o meu interesse é tal, que vou comentar isto:
Não sabia que se chamava António!
Num outro ponto, posso dizer isto:
Não gosto. Há maneira de dizer as coisas, e a dele não me agrada, por muita razão que tenha. Nem me chateia ele não ter posto pontuação, simplesmente abomino a forma como ele diz as coisas.
Não é um estilo de crítica que me agrade.
Sim, só comentei agora. Deu-me vontade. Achei piada por este tópico, que até tem bastante relevância cultural, ter duas páginas.

eu por acaso estava a ver televisão mesmo no momento em que deram essa noticia...
a primeira coisa que disse foi a minha mãe:"morreu o meu amigo do 12ºano" (isto porque damos memorial do convento no 12º)
bem eu nunca li nenhuma obra dele completa... não m cativa a escrita dele, e por isso mesmo não li todo o memorial... apesar de preferir este aos maias
e até acho engraçado a falta de pontuação no memorial, o que marca um estilo muito próprio dele
é um grande escritor... sem duvidas que era... sem papas na língua... mas pronto, agora que descanse em paz...
a primeira coisa que disse foi a minha mãe:"morreu o meu amigo do 12ºano" (isto porque damos memorial do convento no 12º)

bem eu nunca li nenhuma obra dele completa... não m cativa a escrita dele, e por isso mesmo não li todo o memorial... apesar de preferir este aos maias

e até acho engraçado a falta de pontuação no memorial, o que marca um estilo muito próprio dele

é um grande escritor... sem duvidas que era... sem papas na língua... mas pronto, agora que descanse em paz...
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.