Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Ministra da Educação acaba com os chumbos!

A ministra da Educação, Isabel Alçada, quer acabar com os chumbos. Em entrevista ao jornal «Expresso», Isabel Alçada diz que os chumbos são caros e «quase nunca são benéficos» em termos de aprendizagem. «As crianças repetem o ano e essa repetição quase nunca é benéfica em termos de evolução da aprendizagem», disse a ministra na entrevista divulgada este sábado. A ministra defende que «deve haver uma audição dos parceiros, das escolas e dos docentes para encontrar uma alternativa em que as pessoas se reconheçam» e está disposta a lançar o debate. «As reformas impostas, concebidas por um grupo de pessoas que propões uma alternativa radical e em que as pessoas não se revêem não são compreendidas», defendeu. De acordo com dados avançados pelo jornal, citando números oficiosos, os chumbos custam cerca de 600 milhões de euros por ano. Em vários países nórdicos, quase não se registam chumbos. As retenções rondam o 1 por cento nesses países e, quando acontece, é quase sempre por ausências prolongadas. A ministra voltou ainda a defender o encerramento das escolas com poucos alunos. Isabel Alçada assegura que os encerramentos têm razões «exclusivamente pedagógicas». «As escolas muito pequenas não oferecem uma educação adequada às necessidades actuais de recursos e complementos de aprendizagem», sublinhou. Isabel Alçada considera ainda que «nos currículos tradicionais defendem-se temas, abordagens, metodologias e os conteúdos não estão muito claros».
Por isso, «muitas vezes, dizemos que os nossos alunos estão fantásticos (...), mas será que sabem onde é o Mar Mediterrâneo?».
In Tvi 24

*Há 3 anos nesta comunidade*

AMEI A.S.!

Para quem é Ministra da Educação parece não ser conhecedora da definição de Escola. Supostamente é um local onde aprendemos e somos educados sobre diversas matérias essenciais no nosso futuro não é um local onde andamos apenas para passar o tempo porque pelos vistos é essa a definição dela.
E se estão tão preocupados com as despesas a que os chumbos levam porque é que andam a comprar submarinos completamente desnecessarios? A não ser que os nossos politicos andem a pensar fazer guerra com algum país o que sinceramente acho que pouco me espantava... E os TGV's, a ponte sobre o Tejo e mais uma data de auto-estradas que ligam pontos que já estão mais que ligados? Isso não dá despesa?

Esta gente gosta de tirar aos que precisam e meter no que não interessa. Se pegassem mas é em metade do que recebem por mês e usassem esse dinheiro para pagar a despesa do estado num mês tava tudo pago e ainda havia muitos que nem precisavam de dar nada. Desculpem a expressão mas este governo é um bando de chulos sem piedade, a vergonha do país.

Thank you Dumpling! *w*
Tudo bem que o ensino em Portugal é péssimo e tem vindo a piorar cada vez mais. Mas acabar com as reprovações? Como raios é que agora se vai saber quem sabe o suficiente para passar para o ano seguinte e quem não se esforçou e não tem as bases necessárias? Basicamente, agora toda a gente vai poder andar a pastar na escola porque passa sempre e as notas não contribuem para nada. Aposto que vão haver miúdos a acabar o 4º ano sem saber ler ou escrever porque não precisam. Enfim. Só sei que a próxima geração de trabalhadores vai ser a menos instruída de sempre, não vão saber fazer nada (porque não precisam de saber! Vão andar na escola para passar tempo) e o país vai afundar (ah, esqueçam, agora temos dois submarinos ). E tudo isto para que o ensino custe menos ao orçamento de estado. Porcaria de governo. Abdicam de educação em pretérito do dinheiro que irão poupar. Dinheiro esse que teriam poupado se não planeassem aeroportos, tgv's, submarinos, pontes e um monte de outras coisas desnecessárias. Pergunto-me se os senhores do governo não percebem de economia básica, que até uma dona de casa usa no seu dia-a-dia com sucesso. Nao te metas cmg1
Também já me falaram de uma teoria da conspiração que eu achei engraçada. Uma pessoa educada quer ter um curso. Ora bem, uma pessoa com um curso não quer trabalhar nas obras. Portanto, vamos ser negligentes na educação para criar milhares de pessoas sem instrução para que possam ir para as obras ou para qualquer outro emprego que uma pessoa com um curso não quer.
Ridículo, é tudo o que tenho a dizer. Absolutamente ridículo.
ai eu estou chocada.. realmente consegue surpreender-me ainda com tamanha parvoice.
pobres professores, que agora que nem chumbar os alunos chumbam, entao imagino as sovas, os maus tratos que estes irão sofrer por parte de uma geração indisciplinada e agora muito provavelmente analfabecta..
ainda me pergunto se estes ministros andaram á escola.. mas acho a resposta evidente.
preparem-se pessoal, daqui a pouco vamos andar a dispotar emprego com diplomados que não sabem ler nem escrever!

Pois mas diplomados talvez seja dificil, porque Graças a Deus na universidade aquela croma não mete o nariz.. e se vai para lá gente que não aprendeu as bases, pfuu n deve durar nada lá.. saem de lá, não encontram emprego, ficam tds no fundo de desemprego e yupiii viva portugal!

Ai como é possivel haver gente tao croma que ainda por cima são ministros --'

Onde isto irá parar..
eu vejo por nós, quando tivemos as ditas bases e damos muitas vezes trambolhões nas cadeiras da universidade, então pessoas sem bases. ainda eu me queixava que tinha colegas que não sabiam fazer contas de dividir à mão. eu não sei. eu não percebo muito bem como é que funciona a cabeça dessas pessoas. e ainda eu me queixava da lurdinhas, volta, volta, estás perdoada.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
dizzy22 escreveu:eu vejo por nós, quando tivemos as ditas bases e damos muitas vezes trambolhões nas cadeiras da universidade, então pessoas sem bases. ainda eu me queixava que tinha colegas que não sabiam fazer contas de dividir à mão. eu não sei. eu não percebo muito bem como é que funciona a cabeça dessas pessoas. e ainda eu me queixava da lurdinhas, volta, volta, estás perdoada.
É verdade Embaracoso no futuro é que se vai sentir isto tudo, e aí pagamos bem.
Tinha ideia que esta como foi professora e tudo, era mais compreensiva, afinal pronto Embaracoso lurdinhas volta Embaracoso
Eu vi esta noticia.Matreiro

Foi a melhor noticia de todos os tempos.Matreiro

No futuro vai haver uma cambada de burros, desculpem o termo, mas a minha mãe era professora primária (teve deixar de dar aulas pq n podia se n ficava sem voz e agora é professora bibliotecária), e como ela disse agora os alunos vão deixar de ir às aulas que passam na mesma-.-'

Este mundo anda doido.

Se a ministra pensa que isso é uma solução está bem enganada pq nos empregos eles querem os melhores.

Enfim-.-'

Obrigada Atalantav =)

Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"

Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
Isso eu tambem vi, melhor quem é que não viu a nossa querida (atenção, emprego de ironia) ministra da Analfabetização... Peço desculpa, da Educação,a dizer tamanho disparate.
Como diria o meu pai e muito bem, se eles agora não aprendem quase nada, que vão aprender agora??
Que eu ainda saiba, e sempre soube desde que entrei para a escola, a escola e um sitio para nos aprendermos coisas que nos serão necessárias para o resto das nossas vidas como cidadãos respeitáveis da sociedade portuguesa (se é que ainda existe uma sociedade em Portugal, o que eu duvido imenso, visto que até já a isto chegamos, ao passo de passarmos os alunos, porque já não se pode chumbar, isso é mesmo para acabarmos com montes de burros que conseguiram acabar o 12º ano, porque passaram-nos, sem eles terem feito nada para o merecer e depois temos ministros que nem no parlamento portugues correcto conseguem falar, pois nao o sabem, ou porque compraram o canudo na farinha amparo Matreiro
Resumindo e concluindo, se esta lei'zeca for para a frente e os nossos queridos estudantes acabarem por ficar penalizados, sem bases para a vida futura, podemos culpar a Ministrazinha querida que assim o quis, é porque o governo o deixou
さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...
Eu acho esta ideia de acabar com os chumbos lamentável e uma maneira de gozar com os bons alunos mesmo na cara deles!

Eu neste momento tenho média de 17,2 e reconheço que a média que tenho é fruto do meu trabalho e empenho na escola. Se eu já ficava lixada quando via gente com 9 (!) negas no 3º ciclo a passar para o Secundário, e com 2 negas a passar para o 12º ano, isto foi a gota de água... Eu como boa aluna que sou, sinto-me injustiçada e sinto que me estão a comparar com os maus alunos, pois estes passam todos, ou que eles são iguais a mim, porque passam na mesma, e com piores notas!

Agora com esta nova "lei" de que não vai haver mais chumbos porque não há orçamento que os suporte, os alunos que realmente se esforçam são aqueles que mais se vão revoltar com estas medidas... Sim, porque a ministra (com letra minúscula, porque ela nem merece o título que tem) faz isto para que Portugal saia bem visto nas estatísticas da UE... Somos um país muito alfabetizado, onde a maioria dos alunos passam todos (com muitas negas mas passam) e com grandes capacidades de aprendizagem! Chegamos ao fim com um monte de alunos que nem sabe ler nem contar e que toda a vida foi habituado ao método do facilitismo... E se já temos um país mau, com muito desemprego e em crise, o que será daqui a 20 anos, quando estivermos na mão de um grupo de jovens completamente analfabetos e ignorantes, que não vão fazer nada na vida?

If we should get separated, just whistle
. I'll come running. I promise.

Há 1 ano nesta magnífica comunidade!
Agora com esta nova "lei" de que não vai haver mais chumbos porque não há orçamento que os suporte, os alunos que realmente se esforçam são aqueles que mais se vão revoltar com estas medidas... Sim, porque a ministra (com letra minúscula, porque ela nem merece o título que tem) faz isto para que Portugal saia bem visto nas estatísticas da UE... Somos um país muito alfabetizado, onde a maioria dos alunos passam todos (com muitas negas mas passam) e com grandes capacidades de aprendizagem! Chegamos ao fim com um monte de alunos que nem sabe ler nem contar e que toda a vida foi habituado ao método do facilitismo... E se já temos um país mau, com muito desemprego e em crise, o que será daqui a 20 anos, quando estivermos na mão de um grupo de jovens completamente analfabetos e ignorantes, que não vão fazer nada na vida?
Estou completamente de acordo
confesso que a minha media nao é das melhores, e verdade(tou actualmente com media de 13,4, apesar de eu me esforçar por a querer subir), so que é assim, se ha alunos que ja nao se esforçam minimamente por estudar para garantir um futuro, porque e que, com essa lei dos chumbos, se hao-de esforçar?! 'eh, mesmo que tiremos nega a tudo, estamos no ano seguinte', entao para quê?!
Como tu dizes e bem, so para parecer bem aos olhinhos lindos(atençao, uso da ironia) da Uniao Europeia, e para ambem fazermos figura de otários perante os paises do genero dos EUA, e outros (pois, Portugal tem sempre de arranjar maneira de estar nas bocas do mundo, ora e pelos submarinos, ora e porque o PM nao sabe falar ingles...)
enfim.
Cada vez mais me convençem que o pior erro que Portugal podia ter cometido, a seguir a entrar na UE, e ter reeleito o Sócrates outra vez
ashe12mariana escreveu:Eu acho esta ideia de acabar com os chumbos lamentável e uma maneira de gozar com os bons alunos mesmo na cara deles!

Eu neste momento tenho média de 17,2 e reconheço que a média que tenho é fruto do meu trabalho e empenho na escola. Se eu já ficava lixada quando via gente com 9 (!) negas no 3º ciclo a passar para o Secundário, e com 2 negas a passar para o 12º ano, isto foi a gota de água... Eu como boa aluna que sou, sinto-me injustiçada e sinto que me estão a comparar com os maus alunos, pois estes passam todos, ou que eles são iguais a mim, porque passam na mesma, e com piores notas!

Subscrevo o que dizes. É uma injustiça para aqueles que se empenham, que sabem, pois vão ter montes de colegas que não sabem nada, que nao estudaram, nao aprenderam a passar da mesma forma, vao ter pessoas a competir pelo mesmo emprego k apesar de diplomas, nunca se esforçaram nem aprenderam.
vamos ter um país de burros, para que a senhora ministra parva se vá gabar que com ela td passa! o problema é k eles só querem o proprio bem, e nao o dos cidadaos. que governo este, não ha um que acerte.. uns compram submarinos, outros acabam com os chumbos.. que virá mais aí?
tenho pena que o país chegue a esta tristeza, pergunto-me se algum dia terá alguem suficientemente apto para ser ministro no cargo.. porque até agr as competencias que os nossos ministros têm é meter ao bolso, nisso até doutoramento devem ter..
Deus queira que alguem mude isto..
Ha Bom... entao pessoal! Quando estiverem fartos de estudar ja sabem em vez de esperarem pelas ferias façam ferias a meio do ano escolar quem é que se importa para além dos vossos professores e dos vossos pais?

Ai, ai... eppa a serio eu a pensar que aquela nova ministra ia ser alguma coisa de jeito mas ja parecebi que aquilo ali muda uma pessoa.

A serio se depende-se de mim, esta lei nem sequer ia a votos. Eu espero bem que nem sequer a ponham em vigor!

Se não sabes mentir, também não sabes quando te estão a mentir!
ironizando um pouco:
sendo assim,nao vale a pena ir a escola, chego la, vou a apresentaçao, vou-me embora, no fim do ano vou aos exames, e depois universidade comigo
agora com esta nova lei que estao a querer aprovar, porque hei-eu de andar a queimar miolos? nao vale a pena! Encosto me a cadeira, e passo o resto dos meus dias aqui no forum sempre e mais agradavel, so nao da e milhoes Matreiro
E agora falando serio:
se isto for para a frente, o que vai ser daqueles que querem mesmo estudar, e ter um futuro? ninguem, provavelmente acaba a limpar ruas, isto se ainda houver la lugar para isso
epah a Isabel Alçada tem jeito para livros, para ministra, nao!
Ai Tinoco eu nem consigo ler o que dizes com essa cor

Bem... dizer o que, acho que já disse tudo quando discuti isso com uma amiga minha.
Quer dizer que agora a ministra acha que varrer ruas é um trabalho desonesto... ok... certo... eu nunca achei e meninos que não querem estudar por mim piravam-se da escola no 9º ano e ponto final.
Não estou a generalizar, mas a minha professora fez um mestrado e a sua tese foram as causas para o insucesso escolar. Sim, custou-me ouvir que a maioria das pessoas no curso profissional eram pessoas com problemas familiares ou mesmo pais com cursos nunca superiores ao 9º ano. Mas facto é que sempre me consideraram uma pessoa culta, por ler e estar informada sempre, no entanto... estava no profissional. Não penso ser doutora mas terminei com média de 16 o que ao fim de 3 anos de esforço é compensatório.
Mesmo assim, por alunos dos cursos regulares generalizarem e acharem que têm de estudar muito fui muita vez chamada de burra, nas costas claro, e tive em humanidades um ano, desisti porque sabia que um curso profissional me ia dar oportunidade de estágio. Mas, e não estou a criticar o trabalho dos cursos regulares, nós num curso profissional - estreado por nós, com professores que não sabiam o que fazer por ser um novo curso - facto é que estar numa biblioteca e ouvir "aquelas são do curso profissional, são burras e nem pagam fotocópias" ou mesmo uma funcionária dizer-nos "não faço essas fotocópias, vocês não pagam... logo, esperam." E por mim até pagava se era esse o problema, com uma pap para fazer tive colegas a esperar uma semana por fotocópias. Ter psicologia, psicopatologia, sociologia, durante 3 anos quando nem meia matéria passa pela cabeça dos regulares.
Há uns anos, facilitavam a entrada na faculdade a quem estivesse nos cursos profissionais isto porque tínhamos aulas até terminar os módulos, pap, apresentação da pap, actividades da pap, estágio e quem quisesse seguir exames. Pois os dos cursos regulares terminaram mais cedo, tinham tempo para estudar. Profissionais nada de tempo para estudar, pap e actividades, sair do estágio muita vez às 19h e ir para casa fazer a pap e estudar para os exames.
Tudo isto para concluir uma coisa: nos profissionais nunca se chumbou a menos que fosse por faltas ou preguiça. Havia módulos, quem não fizesse à primeira, ia continuando a fazer até conseguir. Agora... nem por faltas se chumbou, e fosse pelo que fosse, eu faltei por motivos de doença várias vezes é verdade mas tinha dois colegas que faltavam por lhes apetecer dormir mais um pouco, um deles, quase chumbou quando lhe disseram 'não voltas a faltar porque tens módulos a fazer' e no dia a seguir faltou...
O que eu quero dizer com tudo o que escrevo é um exemplo do que passei: nunca fui chamada burra no ensino regular, quando mudei fui. Inclusive uma professora dizer-nos: esqueçam, vocês não passam do 12º porque são burros. Essa professora foi nossa dt no 12º e não apareceu em nenhuma apresentação da pap e agradeceu-me, estupidamente mas pronto, por eu fazer a diferença e ser das poucas pessoas que se esforçou realmente sem lamber botas ou querer louvores. Verdade que tive duas colegas a querer deitar abaixo outras mas isso há em todos... E no fim a minha vontade de rir foi de uma me ter chamado burra, numa discussão estúpida, e ela teve 2 no exame de português e eu tive 13.
Agora... num curso profissional já acho mal não chumbarem logo por ter negativas e poderem repetir módulos - não repeti nenhum em 3 anos. Quanto mais no 3º ciclo... é mais vale dizerem: boa menino, tiveste muito reduzido, muito bem estou contentíssima... epá pelo amor à santa.
E li o que disseste ashe12mariana e tens razão, não sei em que curso andas mas ter 17 é óptimo e espero que continues. Realmente é injusto para pessoas que dão o máximo e não se andam a lixar simplesmente e serem prejudicadas no fundo por terem de lidar com gente que não quer saber dentro da mesma sala.
Por mim era assim e devia continuar a ser: acabam o 9º ano não querem mais? óptimo. Agora... eu li que vai haver ensino obrigatório para 12º... não deixam chumbar os meninos... logo todos chegam ao 10º com a idade normal e não com 18 consequente de chumbos e com a idade suficiente para desistirem.
Onde vai isto parar?! Realmente eu também gostava desta ministra e valha-me santa se continuássemos com a outra. Tudo bem que os meninos reclamem que têm aulas de substituição - num curso profissional rezamos para ter aulas para não ter de andar a repor! - e que sim, 90 minutos - que apanhei no 5º ano, foi no ano que foi decidido e a minha irmã ainda apanhou aulas de 45 minutos - é muito tempo. Tinha professores que diziam "E daí se vocês demoram 10 minutos a calar-se e 5 minutos antes do toque arrumam tudo?" Pois bem... não concordo na mesma, o alvoroço vem de pensarem no tempo que ali vão tar.
Verdade ou não... este país não vai a lado nenhum. Eu termino o 12º e quero educação infantil, vou este ano trabalhar para o continente em part-time, não sei se me vou matricular, porque entro mas não sei... tenho uma irmã na privada e não sei como vai ser comigo, por não baixarem propinas e ficar sem saber se recebo bolsa pois mesmo tendo irmã em privada, e a minha mãe ser sozinha... a minha mãe é enfermeira e já se sabe que nem sempre com mãe com bom emprego se recebe bolsa...
Enfim, deixarem-se de decisões estúpidas e baixarem propinas a quem realmente quer estudar é que era de valor não andar a gastar em coisas superficiais.

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Este país está cada vez melhor não haja dúvida...
Quer dizer não bastava os alunos que podem fazer o que lhes vai na tola sem sofrerem as consequências (sim porque hoje se um aluno trata mal um professor, leva um processo vai uma semaninha para casa e volta feliz da vida, mas se for o contrário ai jasus pobre professor que não pode perder as estribeiras com um puto estupido que lhe faltou ao respeito, falo por a minha mãe que é professora e eu bem sei o que ela atura).
E agora vêm-me com esta de acabar com os chumbos?
A próxima geração vai ser mesmo a geração dos burros, conheço gente do 9º ano que nem ler sabe, o que é que essas alminhas penadas vão fazer no 10º se já nem chumbar podem --'
Isto é um insulto aos bons alunos e àqueles que se esforçam realmente.
E para alem de fazer com que aqueles que se estao a lixar para os estudos nao façam nada, faz com que os outros se atrasem por culpa desses.
É a maior parvoice de sempre !!
Desculpem o offtopic
Dumpling sobre bolsa de estudo pelo que disseste da tua situação muito provavelmente vais ter. Eu estou em castelo branco e cá dao bolsas mt fixes, inclusive kem ta na residencia com bolsa como eu dão-nos bolsa mais subsidio de alojamento.
Não desistas de seguir em frente. tenta pelo menos, vais ver que vais ter bolsa!
Mal disposto
Este País vai de mal a pior...
Se isso for aprovado ja tou mxm a ver, ng s vai interessar por nada pk sabem k n reprovam... Desta forma é que os professores nao têm mxm mao nos alunos...
Isto é uma tristesa Mal disposto kkr dia tenho vergonha d dizer k sou portuguesa Sad

é por isso que quero bazar deste país o mais rápido possível... Mal disposto'
Again, sorry o offtopic mas obrigada Kattisa ^__^ realmente é complicado saber sem ver alguém que já esteja na faculdade, na secundária nunca me deram mas... nunca se sabe como é na faculdade. Não vou para residência, vou e venho todos os dias que se faz rápido. No entanto, tudo o resto dá mesmo jeito.
Obrigada . Bjinhos *

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
estas coisas são, de facto, lamentáveis. Não figo que ela, como ministra, não queira implementar sistemas que facilitem a tareda de passar aos alunos (o que acho, desde já, uma tristeza tão grande ou maior como acabar com os chumbos) mas anunciar assim, abertamente que acha que os chumbos não são proveitosos não é uma atitude muito inteligênte.
O mais triste disto tudo é o facto de os padrões da educação em Porugal já estarem baixos ao ponto de se considerar "acabar com o chumbo"...num país mais desenvolvido intelectualmente essa hipótese nem seria considerada. Eu, pessoalmente, acho o chumbo muito proveitoso, não se sabe, não se passa, sabe-se, passa-se. Seria muito injusto para quem se esforçou durante um ano inteiro ver os seus colegas que não fizeram nenhum a passar de ano, já para não falar da figura desastrosa que estas pessoas "passadas a favor" poderão fazer num futuro emprego. Sem competências básicas asseguradas a cultura do nosso país descia ainda mais --' Mas de qualquer forma, custa-me a acreditar que uma medida tão importante e ao mesmo polémica seja, algum dia, aprovada.

Clica, nao custa nada.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.726 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco