Medula Óssea - Ajudem nesta causa!

Há uns dias atrás - mais precisamente no dia 1 de Outubro - realizou-se uma campanha de sensibilização em Lisboa, no Cais do Sodré, para a angariação de doadores de medula óssea, campanha na qual participei com muito agrado. Pude no entanto verificar que as pessoas se mantêm pouco informadas acerca deste assunto tão urgente e de carácter tão importante na nossa sociedade. Por isso, decidi criar este tópico, apesar de existirem muitas pessoas neste fórum que ainda não obedecem aos requisitos para se tornarem dadores, mas também com o objectivo de vos sensibilizar e informar para esta causa que é tão nobre e tão crucial!
Como sabem, existe uma doença chamada leucemia que afecta muitas pessoas pelo mundo inteiro. O tratamento, através do transplante de uma medula óssea, exige que exista compatibilidade, algo que por vezes (e infelizmente) nem sempre ocorre. Por isso, cada vez se torna mais necessário existirem mais medulas ósseas, para que as pessoas possam ter uma cura disponível, para que possam viver felizes.
Como é que podem fazê-lo? É muito simples, na verdade! Normalmente, as pessoas pensam que é um "monstro de sete cabeças", mas é, na actualidade, muito fácil. Basta terem:
- Entre 18 e 45 anos;
- Peso mínimo de 50kg;
- Ser saudável;
- Não ter recebido nenhuma transfusão sanguínea
Posto isto, existem dois métodos para que possam doar a vossa medula óssea. Devo realçar que são tratamentos indolores, ao contrário do que é comum pensar, ou seja, não dói! São eles:
. Colheita a partir da medula óssea
. Colheita de células progenitoras periféricas - Colheita feita no sangue periférico, através de um processo chamado aférese, em que o dador tem de tomar previamente um medicamento que é um factor de crescimento que vai fazer aumentar a produção de células progenitoras no sangue.
O primeiro exige anestesia geral por parte do doador, enquanto que o segundo pode ser realizado nas vossas próprias casas (não exige anestesia).
Como vêem, é muito fácil doar! O que podem fazer é inscreverem-se e, numa primeira etapa, farão análises sanguíneas para que se possa verificar se não têm doenças e se estão aptos para doar a medula. Depois, ficam registados no banco e, um dia mais tarde, caso a vossa medula óssea seja compatível com alguém que necessite, serão chamados e poderão escolher o método que querem para que haja o transplante. Também é importante realçar que podem desistir a qualquer momento do processo. Além disso, a medula óssea é um órgão que se regenera, por isso, se a doarem, não a irão perder.
É muito importante que as minorias étnicas possam doar também a medula óssea, porque são grupos com antigénios relativamente mais raros, já que existe uma maior quantidade de medulas de caucasianos.
Pensem no assunto e como é realmente muito importante! Divulguem aos vossos amigos, falem, informem! Falo pela experiência que tive quando andei pelas ruas a informar as pessoas e encontrei uma rapariga que tem um amigo que está a necessitar de uma medula óssea. Existem muitas pessoas que precisam delas e quanto mais formos, mais poderemos ajudar.
Para mais informações, podem consultar os seguintes sites:
Portal da Saúde
Centro de Histocompatibilidade do Sul - um dos locais onde se podem dirigir para doarem
40000 portugueses já o fizeram!
Juntem-se nesta causa!

Kaoru....Fiquei muito sensibilizada com este teu tópico.
Queria dizer que li cada palavra com toda a atenção que ele merece..mesmo já sabendo desta informação, e devo dizer que já fiz análises uma vez para poder saber se poderia doar, mas infelizmente por motivos de saúde crónicos que tenho, o médico não aconselhou a doar.
Mas não perdi a esperança de melhorar e poder participar.
Foi muito esclarecedor e muito bem escrito, como sempre Kaoru tudo o que escreves.
Parabéns pela iniciativa, foi uma excelente idéia, porque neste País existe muita falta de informação, e por isso as pessoas na ignorância que possuem sobre os assuntos, hesitam e com receio não aderem.
Um beijinho muito grande minha doce menina.
Que grandioso coração tem esta menina,e ler os seus comentários enaltece-nos sempre a alma e o coração.
.o:
.o:
Bane
Queria dizer que li cada palavra com toda a atenção que ele merece..mesmo já sabendo desta informação, e devo dizer que já fiz análises uma vez para poder saber se poderia doar, mas infelizmente por motivos de saúde crónicos que tenho, o médico não aconselhou a doar.
Mas não perdi a esperança de melhorar e poder participar.
Foi muito esclarecedor e muito bem escrito, como sempre Kaoru tudo o que escreves.
Parabéns pela iniciativa, foi uma excelente idéia, porque neste País existe muita falta de informação, e por isso as pessoas na ignorância que possuem sobre os assuntos, hesitam e com receio não aderem.
Um beijinho muito grande minha doce menina.
Que grandioso coração tem esta menina,e ler os seus comentários enaltece-nos sempre a alma e o coração.
.o:
.o: Bane
eu já tive muita vontade de o fazer, pois o meu avô morreu com leucemia, e posso-vos dizer que morreu de uma forma horrivelmente dolorosa.. e enquanto eu estava no hospital, alem de pessoas idosas, eu vi crianças, jovens, lembro-me de uma rapariga que devia ter uns 20 anos, que custumava falar comigo. Não o fiz por falta de informações e porque me disseram que era demasiado perigoso.
Assim que puder eu quero-me informar melhor sobre o assunto, evitar que outras pessoas passem pelo que o meu avô passou...
Assim que puder eu quero-me informar melhor sobre o assunto, evitar que outras pessoas passem pelo que o meu avô passou...
Bane, fico muito feliz e contente por teres achado esta uma boa ideia e iniciativa! A iniciativa, por si só, foi realizada através da excelente ideia dos alunos de 6.º ano da Faculdade de Medicina de Lisboa, e fiquei mesmo sensibilizada com os depoimentos de algumas pessoas, por isso decidi abrir o tópico neste fórum, por saber que devem existir muitas pessoas que seriam capazes de o fazer! E o facto de teres procurado informações acerca do assunto só revela a tua própria sensibilidade para este campo! 
Kattysa, lamento muito saber isso do teu avô... Infelizmente, existem ainda muitas doenças que têm tantos osbtáculos...
Espero que estas informações te tenham esclarecido um pouco mais! Os únicos riscos, sendo honesta, e no caso do primeiro método, são a da anestesia geral (que, como sabem, tem as suas desvantagens) e, no caso da colheita de células periféricas, não se sabe que efeitos a longo prazo poderá ter o factor de crescimento a que as nossas células são submetidas (isto dito de "grosso modo", passo a expressão). Muito provavelmente nem terá risco algum, mas isto tudo é explicado pelos médicos ou pessoas responsáveis por este tipo de projectos, tanto nos hospitais como nos centros de histocompatibilidade que referi acima. Se precisares de mais contactos, experimenta os links que referi, talvez te possam ajudar

Kattysa, lamento muito saber isso do teu avô... Infelizmente, existem ainda muitas doenças que têm tantos osbtáculos...
Espero que estas informações te tenham esclarecido um pouco mais! Os únicos riscos, sendo honesta, e no caso do primeiro método, são a da anestesia geral (que, como sabem, tem as suas desvantagens) e, no caso da colheita de células periféricas, não se sabe que efeitos a longo prazo poderá ter o factor de crescimento a que as nossas células são submetidas (isto dito de "grosso modo", passo a expressão). Muito provavelmente nem terá risco algum, mas isto tudo é explicado pelos médicos ou pessoas responsáveis por este tipo de projectos, tanto nos hospitais como nos centros de histocompatibilidade que referi acima. Se precisares de mais contactos, experimenta os links que referi, talvez te possam ajudar

Fantástico tópico Kaoru! Absolutamente fantástico!
Eu, como muitas pessoas, também pensava que doar medula óssea era um bicho de sete cabeças. Mas não. No ano passado, fui doar sangue pela primeira vez e aproveitei para me informar sobre isso... Só não me inscrevi logo porque me deram um papel enorme com as informações todas e disseram para lá voltar outro dia, para ler tudo muito bem primeiro...
Lá, também me disseram, que, quando nos inscrevemos como dadores de medula, inscrevemo-nos para todo o Mundo. Ou seja, imaginem que há uma pessoa no Japão que precisa de medula. Se eu sou compatível com essa pessoa, pagam-me uma viagem à borlinha para lá ir. Chego lá, dou a medula que não me faz falta nenhuma, ajudo uma pessoa e ainda tenho umas férias e uma viagem grátis.
Aproveito ainda para insentivar o pessoal que aqui está a doar sangue. É muito importante e não custa nada.
Deem uma olhadela no site do Instituto Português do Sangue. Têm lá a informação toda.
Além de dar sangue não ter doido mesmo nada (um beliscão doi muito mais), ainda me fizeram análises grátis, deram-me um cartãozinho todo jeitoso que me dá um monte de descontos na saúde e, mais importante que isso, saí do hospital todo contente por sentir que estava a ajudar alguém.
Não tenham medo de doar sangue ou de se inscreverem como dadores de medula. Imaginem que podiam ser vocês, um familiar ou um amigo a precisar. Não custa mesmo nada.
Dar sangue é dar vida.
Eu, como muitas pessoas, também pensava que doar medula óssea era um bicho de sete cabeças. Mas não. No ano passado, fui doar sangue pela primeira vez e aproveitei para me informar sobre isso... Só não me inscrevi logo porque me deram um papel enorme com as informações todas e disseram para lá voltar outro dia, para ler tudo muito bem primeiro...
Lá, também me disseram, que, quando nos inscrevemos como dadores de medula, inscrevemo-nos para todo o Mundo. Ou seja, imaginem que há uma pessoa no Japão que precisa de medula. Se eu sou compatível com essa pessoa, pagam-me uma viagem à borlinha para lá ir. Chego lá, dou a medula que não me faz falta nenhuma, ajudo uma pessoa e ainda tenho umas férias e uma viagem grátis.
Aproveito ainda para insentivar o pessoal que aqui está a doar sangue. É muito importante e não custa nada.
Deem uma olhadela no site do Instituto Português do Sangue. Têm lá a informação toda.
Além de dar sangue não ter doido mesmo nada (um beliscão doi muito mais), ainda me fizeram análises grátis, deram-me um cartãozinho todo jeitoso que me dá um monte de descontos na saúde e, mais importante que isso, saí do hospital todo contente por sentir que estava a ajudar alguém.
Não tenham medo de doar sangue ou de se inscreverem como dadores de medula. Imaginem que podiam ser vocês, um familiar ou um amigo a precisar. Não custa mesmo nada.
Dar sangue é dar vida.

Tipo, várias vezes na minha região há recolhas de sangue no centro de saúde e também há no forum perto de mim, uma banca de saúde com todos os cuidados e podes lá ir e dar sangue!!
Pessoalmente, não posso dar sangue, visto que sofro de Hepatite A ou B, não sei qual é, mas não é infeciosa e não há nenhum problema, nem é maligna!!
Também gostaria de dar uma parte da minha medula óssea, o meu pai contou-me que a filha de um dos colegas de trabalho dele precisava de um tranplante de médula e todas lá na empresa fizeram testes, para verem se eram compatíveis!!
Graças a deus, um homem era compativel e lá fizeram a operação, hoje em dia ela é uma menina normal!!
Pessoalmente, não posso dar sangue, visto que sofro de Hepatite A ou B, não sei qual é, mas não é infeciosa e não há nenhum problema, nem é maligna!!
Também gostaria de dar uma parte da minha medula óssea, o meu pai contou-me que a filha de um dos colegas de trabalho dele precisava de um tranplante de médula e todas lá na empresa fizeram testes, para verem se eram compatíveis!!
Graças a deus, um homem era compativel e lá fizeram a operação, hoje em dia ela é uma menina normal!!
esta causa é realmente daqelas coisas para q as pessoas deviam ser sensibilizadas a fzer pqe mtas vezes há imensas pessoas por ai a morrer qdo uma pessoa qq q está sentada no sofá pderia ter doado uma medula ou sangue q naun lhe fzia falta nenhuma para lhe salvar a vida..
este tópico está msmo mto bem pensado
eu pessoalmente nunca doei nda e na verdade é q qdo faço análises ao sangue já me custa tanto q eu msmo q qeira naun sou capaz de o fzer, naun posso ver agulhas à minha frente e sempre q tiro sangue fico mto fraca, naun sei sé apenas alguma mania inconsciente mas nunca me consigo levantar dpois de ir tirar sangue, numa das vezes q o fiz desmaei a meio do hospital xD
mas se algum dia deixar de ser taun ridiculamente infantil gostava de o fzer
este tópico está msmo mto bem pensado

eu pessoalmente nunca doei nda e na verdade é q qdo faço análises ao sangue já me custa tanto q eu msmo q qeira naun sou capaz de o fzer, naun posso ver agulhas à minha frente e sempre q tiro sangue fico mto fraca, naun sei sé apenas alguma mania inconsciente mas nunca me consigo levantar dpois de ir tirar sangue, numa das vezes q o fiz desmaei a meio do hospital xD
mas se algum dia deixar de ser taun ridiculamente infantil gostava de o fzer

Ok eu sei que vou ja ser apedrejado aqui em praça publica... Eu tenho um pavor enorme a agulhas (ainda hj em dia qd levo uma injecção tenho sp t olhar po tecto e assobiar) tenho uma vontade enorme d me tornar dador, mas d cada vez q pensava nisso ate m davam arrepios, nestas ultimas semanas tenho tentado arranjar tempo pk prometi a mim proprio q iria ser dador nem q me desse um treco a cada recolha d sangue. quando s trata d doar medula o medo multiplica-se ainda mais pk m disseram once q se espeta uma agulha no osso...
eu sei q isto pode parecer burrice, mas nunca existe risco po dador pois não?
independentemente da resposta não hei d morrer sem doar sangue!
rmmr111 escreveu:mas nunca existe risco po dador pois não?
Não rm, não existe, pois a doação é feita com produtos esterilizados e descartáveis, doar é um ato de amor ao próximo...

Se bem que aqui no Brasil houveram notícias de utilização de mesmas seringas para coletar sangue nas comunidades mais pobres... culpa do governo que não investe tanto para o povo doar como para os hospitais recolherem e conservarem o sangue... ¬¬

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Oh, em primeiro lugar, obrigada à Kaoru por nos dar esta informação preciosa!
Sim, eu quero ser dadora de sangue e se for de medula, ainda melhor. Os meus pais são dadores de sangue, embora a minha mãe já não posso dar devido a uns problemas de saúde que teve há dois anos, mas o meu pai dá sempre que pode! É tão bom ajudar essas pessoas. Principalmente quando não sabemos se seremos os próximos a precisar de ajuda!
Bem, já só me faltam uns meses...
Sim, eu quero ser dadora de sangue e se for de medula, ainda melhor. Os meus pais são dadores de sangue, embora a minha mãe já não posso dar devido a uns problemas de saúde que teve há dois anos, mas o meu pai dá sempre que pode! É tão bom ajudar essas pessoas. Principalmente quando não sabemos se seremos os próximos a precisar de ajuda!
Bem, já só me faltam uns meses...

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
rmmr111 escreveu:Ok eu sei que vou ja ser apedrejado aqui em praça publica... Eu tenho um pavor enorme a agulhas (ainda hj em dia qd levo uma injecção tenho sp t olhar po tecto e assobiar) tenho uma vontade enorme d me tornar dador, mas d cada vez q pensava nisso ate m davam arrepios, nestas ultimas semanas tenho tentado arranjar tempo pk prometi a mim proprio q iria ser dador nem q me desse um treco a cada recolha d sangue. quando s trata d doar medula o medo multiplica-se ainda mais pk m disseram once q se espeta uma agulha no osso...Assim é que é!
rmmr, um dia em que sintas que deves dar sangue (ou medula), mesmo que tenhas medo das agulhas, vai!
Quando lá estiveres, ao veres as pessoas a darem sangue e a sairem de lá todas contentes, vai-te dar uma vontade tão grande de seguir em frente, que até esqueces esse medo!
Olha, até tens uma excelente oportunidade de dar sangue no próximo sábado:
in atlânticofm.com
A Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve vai promover mais uma colheita de sangue, desta vez, em Albufeira.
(...)
A colheita está marcada para o dia 11 de Outubro, na sala Amendoeira do Hotel Paraíso de Albufeira.
O início da colheita está marcado para as 10H30.
(tenho que puxar a brasa à minha sardinha
)rmmr, mesmo que ainda não te sintas preparado, passa por lá

Aproveita e leva uns quantos amigos teus, quantos mais, melhor!
Tens aqui algumas informações, que podes passar também aos teus conhecidos:
- Tens que estar em bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis;
- Tens que ter mais de 18 anos e menos de 65. Para a primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos.
Não podes dar sangue se:
- alguma vez utilizaste drogas por via endovenosa;
- tiveste contactos sexuais a troco de dinheiro ou drogas;
- se tiveste contactos sexuais com múltiplos(as) parceiros(as).
- se foste parceiro sexual de:
-- qualquer dos grupos anteriores;
-- seropositivo para o VIH;
-- portador crónico do vírus da Hepatite B e Hepatite C - VHB, VHC.
- e ainda se:
-- tens história familiar de Doença de Creutzfeldt-Jakob e variante – DCJ, vDCJ;
-- fizeste tratamento com hormona de crescimento, pituitária ou gonadotrofina de origem humana;
-- fizeste transplante de córnea ou dura-máter;
-- fizeste transfusão;
-- tens Epilepsia, Diabetes insulino-dependente ou Hipertensão grave;
-- tiveste Paludismo/Malária nos últimos 3 anos;
-- tiveste parto nos últimos 12 meses;
-- foste operado nos últimos 6 meses;
-- fizeste endoscopia nos últimos 6 meses;
-- fizeste tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;
-- tiveste um novo(a) parceiro(a) sexual nos últimos 6 meses.
Para te perderes o medo e ires já neste sábado dar um bocadinho de sangue, fica a saber que, normalmente, nessas campanhas extra de dar sangue, antes da dádiva dão-te uma picadinha no dedo que nem sentes, só para tirarem uma gota de sangue, para ver se tens hemoglobina suficiente para não teres problemas em dar sangue. Depois, é que te deitas numa caminha toda confortável, com as enfermeiras todas de roda de ti. As análises fazem com uma amostra do saquinho de sangue que deste.
Quando se dá sangue num hospital ou naqueles centros próprios, antes de dar sangue, tiram-te uma seringa cheia de sangue e fazem-te um montão de análises.
Tanto numa das formas, como na outra, passado um tempo mandam-te uma carta para casa com um relatório completo das análises que fizeste.
Vá, nada de ter medo! Uma dor de cabeça por causa da ressaca dói muito mais!
(PS: se sempre fores no sábado, não bebas na sexta :
'

O Uranus disse uma coisa muito acertada! Quando nos inscrevemos para doar medula óssea, esse registo serve a nível internacional, como ele muito bem disse! Só não sabia era isso das viagens pagas :
':
Obrigada também por teres introduzido outro conceito muito importante, o de doar sangue. Também é uma prática extremamente importante, seja qual for o vosso tipo de sangue. Existem sobretudo várias vantagens para quem for doador de sangue, mas a maior (e, sobretudo, a que mais interessa) é o sentimento de recompensa por sabermos que, um dia mais tarde, esse sangue (ou medula óssea, se for o caso) poderá salvar a vida a alguém.
rmmr, porquê apedrejar-te? Como disse a Brunii, o que importa é a tua vontade, mesmo com o pavor a agulhas! E é na vontade que está a beleza do acto.
Quanto ao caso da medula óssea, o facto de teres uma agulha "no osso" não é muito relevante se tens medo, porque nesse caso estarias anestesiado e não verias
O outro método é que já seria um pouco mais complicado nesse caso.
Ainda bem que gostaram da iniciativa! E para quem não tem ainda 18 anos, fico contente por saber que ficaram sensibilizados. Assim, um dia mais tarde, pode ser que estas informações vos sejam úteis! ^_^
':Obrigada também por teres introduzido outro conceito muito importante, o de doar sangue. Também é uma prática extremamente importante, seja qual for o vosso tipo de sangue. Existem sobretudo várias vantagens para quem for doador de sangue, mas a maior (e, sobretudo, a que mais interessa) é o sentimento de recompensa por sabermos que, um dia mais tarde, esse sangue (ou medula óssea, se for o caso) poderá salvar a vida a alguém.
rmmr, porquê apedrejar-te? Como disse a Brunii, o que importa é a tua vontade, mesmo com o pavor a agulhas! E é na vontade que está a beleza do acto.
Quanto ao caso da medula óssea, o facto de teres uma agulha "no osso" não é muito relevante se tens medo, porque nesse caso estarias anestesiado e não verias
O outro método é que já seria um pouco mais complicado nesse caso.Ainda bem que gostaram da iniciativa! E para quem não tem ainda 18 anos, fico contente por saber que ficaram sensibilizados. Assim, um dia mais tarde, pode ser que estas informações vos sejam úteis! ^_^
*Kaoru escreveu:O Uranus disse uma coisa muito acertada! Quando nos inscrevemos para doar medula óssea, esse registo serve a nível internacional, como ele muito bem disse! Só não sabia era isso das viagens pagas :Pelo menos, foi o que me disseram quando pedi informações...':
*Kaoru escreveu:Ah, eu sou um chato quanto ao assunto de dar sangue... Há pessoas que dizem "ah, do meu tipo de sangue há muito, eu não vou fazer a diferença". Pois estão redondamente enganadas... Todo o sangue faz falta...
Obrigada também por teres introduzido outro conceito muito importante, o de doar sangue. Também é uma prática extremamente importante, seja qual for o vosso tipo de sangue.
*Kaoru escreveu:Eu apedrejo sim senhora! Então não tem medo de apanhar grandas bebedeiras? Imagina que ele se embebeda, cai e bate com a cabeça num pedregulho enorme? Pois isso ia doer muito mais que dar uma picadinha que doi menos que um beliscão... :
rmmr, porquê apedrejar-te? Como disse a Brunii, o que importa é a tua vontade, mesmo com o pavor a agulhas!
:
Oh Uranus, coitado do rapaz... ;P Não tem nada a ver com a questão de doer.. É mais estilo fobia, se for como eu...
Rmmr eu compreendo-te perfeitamente, tenho um pavor de morte a agulhas, só de pensar em ir apanhar uma vacina ou assim começo logo a entrar em pânico e desato a chorar e isso, portanto não me parece que seja capaz de dar sangue... Se tivesse um tipo de sangue negativo sem dúvida que ia fazer um sacrifício gigantesco e tentar, mas assim... Até porque stressada como fico não me parece que consigam tirar uma quantidade de sangue decente =/
Se calhar na parte da medula como há a opção de fazer isso com anestesia geral sou capaz de me informar, mas sangue para mim é complicado.. =/
Rmmr eu compreendo-te perfeitamente, tenho um pavor de morte a agulhas, só de pensar em ir apanhar uma vacina ou assim começo logo a entrar em pânico e desato a chorar e isso, portanto não me parece que seja capaz de dar sangue... Se tivesse um tipo de sangue negativo sem dúvida que ia fazer um sacrifício gigantesco e tentar, mas assim... Até porque stressada como fico não me parece que consigam tirar uma quantidade de sangue decente =/
Se calhar na parte da medula como há a opção de fazer isso com anestesia geral sou capaz de me informar, mas sangue para mim é complicado.. =/

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Antes de mais obrigado plo vosso apoio! estou mesmo com vontado de doar sangue!!!! Vou tentar dar o mais cedo possivel! :g8:
*me entra em choque*
Eu tive uma filha nova no forum há... 2 semanas
*me parte-se a rir com esta seca descomunal*
Vou tentar mesmo ir, dia 11 calha a um sabado, tenho a tarde livre, o bem na hora d almoço...
:anjo2: As enfermeiras são jeitosas?
Oh sr locutor a única bebedeira que apanhei estas 2 ultimas semanas foi de matéria, pds tar descansado não tenho tido energia pa ir sair

Star Uranus escreveu:OMG
*me entra em choque*
Eu tive uma filha nova no forum há... 2 semanas

*me parte-se a rir com esta seca descomunal*
Vou tentar mesmo ir, dia 11 calha a um sabado, tenho a tarde livre, o bem na hora d almoço...
:anjo2: As enfermeiras são jeitosas?

Star Uranus escreveu:LOOOOOOL isto é k é optimisto*Kaoru escreveu:Eu
rmmr, porquê apedrejar-te? Como disse a Brunii, o que importa é a tua vontade, mesmo com o pavor a agulhas!
apedrejo sim senhora! Então não tem medo de apanhar grandas bebedeiras?
Imagina que ele se embebeda, cai e bate com a cabeça num pedregulho
enorme? Pois isso ia doer muito mais que dar uma picadinha que doi
menos que um beliscão... ::
Oh sr locutor a única bebedeira que apanhei estas 2 ultimas semanas foi de matéria, pds tar descansado não tenho tido energia pa ir sair

bem a tua informaçao sobre este tema foi bem preciosa e muito bem explicada, como sempre Kaoruzinha 
Parabéns pelo excelente tópico
bem eu desde que era pequena dizia aos mais pais que queria ser dadora de sangue e os meus pais diziam que ainda não tinha idade para o fazer, mas quando fiz os meus 18 anos tornei-me dadora com o total apoio dos meus pais. Fiquei em extase pois finalmente estava a concretizar um dos meus sonhos, que era poder doar o meu sangue a quem mais necessitasse dele. Estava mesmo feliz.
Mas infelizmente para mim e que até hoje me deixa triste só de pensar ;( é que infelizmente já não posso doar sangue, pois surgiram uns pequenos problemas a nível da minha saúde em que cada vez que doava o sangue desmaiva a meio ou no final de cada doação, era a minha tensão que baixava muito e o médico proibiu-me de dar sangue pois podia ficar em coma ;_;
Para mim foi uma tristeza imensa não o poder fazer mais, ainda hoje quando ha as campanhas para doar sangue fico tao frustrada e irritada comigo mesmo por ser tão fraca ;_;
Mas ainda serei capaz de voltar a dar sangue um dia, tenho que ser capaz, sentia-me tão realizada quando o fazia, por isso é que digo sempre a quem me aborda sobre esse tema, que deviam dar sangue, é uma dádiva para quem o precisa
mas rmmr ninguem te apedreja, pois é perfeitamente normal ter medo de argulhas, nem todos somos iguais
Quanto a doar medula ossea espero poder fazer um dia, pois se temos poderes e saúde para o fazer devemos tentar, não custa nada e para quem vir a precisar dela só agradecerá e se poderes ver o sorriso e a alegria dessa pessoa e saberes que ela vive alegremente, sentir-te-às realizado
Por isso mesmo, espero e quero poder fazer esta doação
desculpem pelos meus devaneios, mas é o que penso e sinto :
':

Parabéns pelo excelente tópico

bem eu desde que era pequena dizia aos mais pais que queria ser dadora de sangue e os meus pais diziam que ainda não tinha idade para o fazer, mas quando fiz os meus 18 anos tornei-me dadora com o total apoio dos meus pais. Fiquei em extase pois finalmente estava a concretizar um dos meus sonhos, que era poder doar o meu sangue a quem mais necessitasse dele. Estava mesmo feliz.
Mas infelizmente para mim e que até hoje me deixa triste só de pensar ;( é que infelizmente já não posso doar sangue, pois surgiram uns pequenos problemas a nível da minha saúde em que cada vez que doava o sangue desmaiva a meio ou no final de cada doação, era a minha tensão que baixava muito e o médico proibiu-me de dar sangue pois podia ficar em coma ;_;
Para mim foi uma tristeza imensa não o poder fazer mais, ainda hoje quando ha as campanhas para doar sangue fico tao frustrada e irritada comigo mesmo por ser tão fraca ;_;
Mas ainda serei capaz de voltar a dar sangue um dia, tenho que ser capaz, sentia-me tão realizada quando o fazia, por isso é que digo sempre a quem me aborda sobre esse tema, que deviam dar sangue, é uma dádiva para quem o precisa

mas rmmr ninguem te apedreja, pois é perfeitamente normal ter medo de argulhas, nem todos somos iguais

Quanto a doar medula ossea espero poder fazer um dia, pois se temos poderes e saúde para o fazer devemos tentar, não custa nada e para quem vir a precisar dela só agradecerá e se poderes ver o sorriso e a alegria dessa pessoa e saberes que ela vive alegremente, sentir-te-às realizado

Por isso mesmo, espero e quero poder fazer esta doação

desculpem pelos meus devaneios, mas é o que penso e sinto :
':
rmmr111 escreveu:Pois claro que esta parte não era para ti... :Star Uranus escreveu:OMG
*me entra em choque*
: A não ser que quisesses andar em tudo o que são programas de TV a contar a tua experiência... 
Eu disse para, se quiseres, insentivares também os teus amigos (e amigAs) a doarem sangue, por isso é que deixei ficar a parte do parto... :
':
Onde isto já vai ...partos..enfermeiras jeitosa, vejam só os pensamentos destes rapazes...não há condições para escrever um comentario decente..
Vamos lá tentar :
Meu querido Uranus.... sempre a pensar no teu semelhante, sempre mesmo... é comovente sempre que se lê uma mensagem tua.
Se metade da população mundial tivesse o teu coração e generosidade seriamos um Planeta sem tanta dor e sofrimento como temos, certamente.
Por isso admiro-te todos os dias um cadinho mais ainda (consegues com que seja possivel)´
.o:
.o:
.o:
.o: .
É um privilégio mesmo conhecer uma alminha celestial como a tua.(Digam lá que ele parece ter uma carinha de anjinho celestial?
)
Até nos deixáste-nos a infomação mais detalhada do que se fosse possivelmente no local da colheita do sangue.
.o:
.o:
.o:
.o: .
Uranus mas tu queres aproveitar-te da situação para andar a viajar ...aiiiii , não querias mais nada que era ir caminho do Japão, com tudo pago...
.
Espero que nunca precises de ir por esse motivo, e se eu for lá um dia (depois do Euromilhões....eu levo-te e á merc!
.o:
.o:
.o:
.o:
Rmmr..Apedrejado? ..mas nem pensar..(não é que não fosse uma ideia má nde todo...ver-te a correr à frente desta multidão toda.....mas só se fossem pedrinhas inofensivas e macias..
)
Pronto Bane recupera um pouco da sua sanidade mental, se é que isso é possivel)
Agora a sério...Rmmr que grandiosidade no coração que tú tens
.o:
.o:
.o:
.o: todas as pessoas que fazem uma doação de sangue, são dignas de um profundo respeito e admiração pelo vosso acto.
É admiravel mas aceitavel porque é algo que se dá generosamente e de coração, sem ser pedido,mas quando alguém se dispôe a correr riscos até de sentir-se mal ou mesmo ter de ser assistido por uma causa, neste caso uma dádiva de sangue.é algo que ultrapassa tudo o que já foi dito neste tópico.
Ès um exemplo de humanidade e generosidade exactamente como o Uranus.
.o:
.o:
Apenas ocorre-me neste momento dizer que és um grande ser humano e que eu admiro-te cada vez mais, não é pelo carinho e amizade que tens sempre comigo, mas pelas tuas capacidades como ser humano.
Nada enaltece mais um ser humano do que as suas acções, especialmente as que são feitas com
Por isso meu querido se estás determinado, se o desejas mesmo fazer, mesmo correndo o risco de sentires-te mal, então fá-lo...toma coragem, e orgulha-te muito da tua acção e do teu grandioso coração.
Quanto ao teu receio da doação de medula, acho que já leste as explicações..o uranus explicou tudo ..não há motivos para algum receio (pelas informações que tenho..) quem dera que eu ainda possa fazê-lo um dia!
- Dar sangue é muito importante não só porque um de nós pode fazer a diferença, existem grupos de sangue ráros, e por vezes quem sabe se um de nós não podemos salvar uma pessoa que depende disso para viver simplesmente, e a qualquer momento podemos precisar ...ou algum familiar nosso.
Estou feliz ao ler todas as vossas mensagens em relação a estes dois assuntos. É maravilhoso ver como os vossos corações são bondosos.
Ainda bem, porque o mundo actual bem precisa deles e das suas acções..
Um beijinho doce para todos
Bane
Vamos lá tentar :
Meu querido Uranus.... sempre a pensar no teu semelhante, sempre mesmo... é comovente sempre que se lê uma mensagem tua.
Se metade da população mundial tivesse o teu coração e generosidade seriamos um Planeta sem tanta dor e sofrimento como temos, certamente.
Por isso admiro-te todos os dias um cadinho mais ainda (consegues com que seja possivel)´
.o:
.o:
.o:
.o: . É um privilégio mesmo conhecer uma alminha celestial como a tua.(Digam lá que ele parece ter uma carinha de anjinho celestial?
)Até nos deixáste-nos a infomação mais detalhada do que se fosse possivelmente no local da colheita do sangue.
.o:
.o:
.o:
.o: .Uranus mas tu queres aproveitar-te da situação para andar a viajar ...aiiiii , não querias mais nada que era ir caminho do Japão, com tudo pago...
.Espero que nunca precises de ir por esse motivo, e se eu for lá um dia (depois do Euromilhões....eu levo-te e á merc!
.o:
.o:
.o:
.o: rmmr111 escreveu:Ok eu sei que vou ja ser apedrejado aqui em praça publica... Eu tenho um pavor enorme a agulhas (ainda hj em dia qd levo uma injecção tenho sp t olhar po tecto e assobiar) tenho uma vontade enorme d me tornar dador, mas d cada vez q pensava nisso ate m davam arrepios, nestas ultimas semanas tenho tentado arranjar tempo pk prometi a mim proprio q iria ser dador nem q me desse um treco a cada recolha d sangue. quando s trata d doar medula o medo multiplica-se ainda mais pk m disseram once q se espeta uma agulha no osso...
Rmmr..Apedrejado? ..mas nem pensar..(não é que não fosse uma ideia má nde todo...ver-te a correr à frente desta multidão toda.....mas só se fossem pedrinhas inofensivas e macias..
)Pronto Bane recupera um pouco da sua sanidade mental, se é que isso é possivel)
Agora a sério...Rmmr que grandiosidade no coração que tú tens
.o:
.o:
.o:
.o: todas as pessoas que fazem uma doação de sangue, são dignas de um profundo respeito e admiração pelo vosso acto.É admiravel mas aceitavel porque é algo que se dá generosamente e de coração, sem ser pedido,mas quando alguém se dispôe a correr riscos até de sentir-se mal ou mesmo ter de ser assistido por uma causa, neste caso uma dádiva de sangue.é algo que ultrapassa tudo o que já foi dito neste tópico.
Ès um exemplo de humanidade e generosidade exactamente como o Uranus.
.o:
.o: Apenas ocorre-me neste momento dizer que és um grande ser humano e que eu admiro-te cada vez mais, não é pelo carinho e amizade que tens sempre comigo, mas pelas tuas capacidades como ser humano.
Nada enaltece mais um ser humano do que as suas acções, especialmente as que são feitas com
Por isso meu querido se estás determinado, se o desejas mesmo fazer, mesmo correndo o risco de sentires-te mal, então fá-lo...toma coragem, e orgulha-te muito da tua acção e do teu grandioso coração.
Quanto ao teu receio da doação de medula, acho que já leste as explicações..o uranus explicou tudo ..não há motivos para algum receio (pelas informações que tenho..) quem dera que eu ainda possa fazê-lo um dia!
- Dar sangue é muito importante não só porque um de nós pode fazer a diferença, existem grupos de sangue ráros, e por vezes quem sabe se um de nós não podemos salvar uma pessoa que depende disso para viver simplesmente, e a qualquer momento podemos precisar ...ou algum familiar nosso.
Estou feliz ao ler todas as vossas mensagens em relação a estes dois assuntos. É maravilhoso ver como os vossos corações são bondosos.
Ainda bem, porque o mundo actual bem precisa deles e das suas acções..
Um beijinho doce para todos
Bane
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.