Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Lágrimas de S. Lourenço - Chuva de Meteoritos Perseidas

A famosa chuva de meteoros anual tem o seu pico entre hoje (dia 12/08) e amanhã! Se vivem numa zona sem demasiada poluição luminosa nao percam!

As Perseidas ou Perséiades são uma prolífica chuva de meteoros [1] associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejectadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem actualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rasto proveniente da passagem do cometa em 1862.

O fenómeno é visível anualmente a partir de meados de Julho, registando-se a maior actividade entre os dias 8 e 14 de Agosto, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12. Durante o pico, a taxa de estrelas cadentes pode ultrapassar as 60 por hora. Podem ser observadas ao longo de todo o plano celeste, mas devido à trajectória da órbita do cometa Swift-Tuttle, são observáveis essencialmente no Hemisfério Norte.
A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos , com a primeira descrição conhecida deste fenómeno a ser efectuada no Extremo Oriente. Na Europa recém cristianizada, as Perseidas tornaram-se conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.
De forma a viver esta experiência ao máximo, a chuva deverá ser observada numa noite limpa e sem lua, a partir de um ponto afastado das grandes concentrações urbanas, onde o céu não se encontre afectado pela poluição luminosa. As Perseidas possuem um pico relativamente grande, pelo que o fenómeno pode ser observado ao longo de várias noites. Em qualquer uma destas, a actividade começa lentamente ao anoitecer, aumentando subitamente por volta das 23h, quando o radiante atinge uma posição celeste relativamente elevada. A taxa de meteoros aumenta de forma contínua ao longo da noite, atingindo o pico pouco antes do amanhecer, aproximadamente 1½ a 2 horas antes do nascer do sol.

Sammu, és fixe!
Eu só consegui ver uma, mas senti-me honrada Matreiro

Elas são muito depressa então mal se consegue ver, mas mesmo assim consegui visualizar uma =)

PS - Mas como foi tão rápido não consegui pedir o desejo, como actualmente se diz para fazer quando se vê uma ;__;, não tive sorte nenhuma nesse aspecto Embaracoso''
E eu tou aqui acordadita, a ver se daqui a pouco consigo ver alguma coisa daqui da minha casa.
Dou-me por contente se conseguir ver alguma :3

Pelos vistos é a partir das 3, ou lá o que era.
Só me resta esperar x)

AKIYAMA MIO ♥
Eu li sobre isto no google hoje! Não sabia que isto acontecia anualmente. Parece que o pico é hoje geralmente todos os anos! Mas eu moro mesmo no meio de lisboa e do aeroporto. Duvido que consiga ver alguma coisa por muito que tente. Tenho uma avenida mesmo ao lado de casa cheia de carros e luzes. Meh! Adorava ver.
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
eu consegui ver 1 direito e apercebime de outras... mas aquilo passa tão rápido que nem se ve T.T

brigada amig@ secret@ *_* gostei buérere

Spoiler:
 Ti amo Lena_Dias *-* ... mia principessa
Este ano não consegui ver nenhuma Sad
mas o ano passado consegui ver ai umas duas ou tres Embaracoso
é um "espetaculo" muito bonito Esperancoso
1º Capitulo da minha Fanfic: Do Sol ás Trevas já postado ( vai ler? Wink)

Assinatura em construção!
Bahh eu vi isso das perseidas no google e andei a pesquisar e não encontrei nada Beicinho Queria tanto ver uma...hoje há noite não ha mais????

Obrigada amigo secreto de Janeiro *-*
Desculpem a ignorância , mas é hoje que se pode ver a Chuva de Estrelas , né ? :O
InuYasha escreveu:Desculpem a ignorância , mas é hoje que se pode ver a Chuva de Estrelas , né ? :O
O pico da chuva de meteoros foi na madrugada de hoje, por volta das 3H, mas esta noite ainda se deve conseguir ver qualquer coisinha, ainda que com muito menos intensidade...

Este ano e no ano passado não vi nada. Há dois anos fui com mais gente para uma zona onde havia menos luz e vimos um monte delas. Bonito, bonito, é estar deitado a olhar para o céu e vê-los cair...

Ah mas hje inda se podem ver Mongloide Embaracoso

Mas mais ou menos a que horas???

Obrigada amigo secreto de Janeiro *-*
Xaninha escreveu:Ah mas hje inda se podem ver Mongloide Embaracoso

mim pergunta o mesmo *-*

quero ver de novo.. e desta vez vou sair pra mata onde deve de dar para ver mesmo bem Esperancoso

Spoiler:
Xaninha escreveu:Ah mas hje inda se podem ver Mongloide Embaracoso

sweet24 escreveu:

mim pergunta o mesmo *-*

quero ver de novo.. e desta vez vou sair pra mata onde deve de dar para ver mesmo bem Esperancoso

sim, hoje ainda podem ver algumas, de madrugada
a hora tanto pode ser ás 2 como ás 3

eu vi duas Surprised.o: Surprised.o:
ontem fui á festa da cerveja e do marisco numa terra perto da minha e quando a minha irmã estava á procura de estacionamento vi uma grande Surprised.o: demorou cerca de 5 segundos até desfazer-se.
Depois vi a outra em casa. Fui para o quintal e pus-me lá á espera que visse outra (e foi lá que apanhei um grande susto do meu irmão. Eu descansadinha á procura de meteoritos e o meu irmão vai e assusta-me -,-)

Também não sabia que isto acontecia anualmente :3
E não vi nada de madrugada, estive a ver apartir das 3h e nada ;__;
eu bem me ponho á janela mas não vejo nada...adorava ver uma mas parece que está dificil. Também não fiquei acordada depois das três durante estes dias... talvez tente.
Desconhecia este fenómeno. Se soubesse já tinha tentado ver noutros anos...a estas coisas a tv dá pouca importancia, para dar cobertura a temas menos interessantes --'

Clica, nao custa nada.
Anaa escreveu:[...]a estas coisas a tv dá pouca importancia, para dar cobertura a temas menos interessantes --'
lol, aí é que te enganas... :Embaracoso':
Pelo menos a SIC, no noticiário das 13H00 de ontem falou no assunto... :Embaracoso':

Star Uranus escreveu:
Anaa escreveu:[...]a estas coisas a tv dá pouca importancia, para dar cobertura a temas menos interessantes --'
lol, aí é que te enganas... :Embaracoso':
Pelo menos a SIC, no noticiário das 13H00 de ontem falou no assunto... :Embaracoso':

:O eu costumo ver mais a tvi, por isso acabo por perder coisas importantes na sic Matreiro por acaso pensava que a sic não se ia importar com o assunto, mas a rtp também deve ter dito alguma coisa já que é uma televisão mais cultural. Mas por acaso nunca pensei que a sic fosse falar muito no tema Oo.

Ontem ainda tentei ver alguma coisa, mas ás 2:30 fui para a cama, portanto mais uma vez não vi nada. É tão lindo ver estrelas cadentes...principalmente se não morarmos na cidade --'

Clica, nao custa nada.
Eu tive bastante pena, mas não consegui ver nos dias "aureos" porque tenho andado a trabalhar, e o cansaço já atingiu-me Matreiro mas tentei ver na sexta à noite e só vi uma :'( mas achei muito interessante *-*
Como não vale a pena abrir um tópico só para isto, coloco neste.

Penso que é hoje dia 27 que o planeta marte faz a sua maior aproximação da terra por volta da meia-noite, um fenómeno que só ocorrerá daqui a cerca de duzentos anos.
mas dá para ver sem complicações??? ou nem por iso?

Spoiler:

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.724 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Miyuki Tsukino