Governo vai acabar com uso de calculadoras no 2ºciclo
Estava agora a ouvir o noticiário, quando começam a referir o que o Governo quer impor desde provas no final do 4º, 6º e 9º a acabar com o uso de máquinas de calculadora no 2ºciclo.
Eu tenho de comentar, quando estava no 4º ano fiz provas de aferição, por isso acho muito bem isto, porque até não é nada demais. Apenas ajuda a testar o que as crianças aprenderam.
Até ao 7º ano nunca usei calculadoras. Nem sabia que os cachopos do 2ºciclo usavam nos dias de hoje. Por isso é que muitos deles não conseguem raciocinar e fazer contas de cabeça.
It's my opinion.
Eu tenho de comentar, quando estava no 4º ano fiz provas de aferição, por isso acho muito bem isto, porque até não é nada demais. Apenas ajuda a testar o que as crianças aprenderam.
Até ao 7º ano nunca usei calculadoras. Nem sabia que os cachopos do 2ºciclo usavam nos dias de hoje. Por isso é que muitos deles não conseguem raciocinar e fazer contas de cabeça.
It's my opinion.
Sinceramente, na minha escola nunca se usou. E o meu irmão também só começou a usar a partir do 7º ano e ele está no 3º ciclo. Por isso é que não percebi isto e fiquei chocada por perceber que há miúdos a usar máquina no 2º ciclo. Não usei até ao meu 8º ano, mas o meu caso foi diferente, porque só me permitiram usar máquina a partir desse ano. A stora não queria que nos habituássemos demasiado à máquina e dizia que tínhamos cabecinha para fazer as contas normalmente. 
Enfim. Como dá para perceber, sou a favor disto. Não me admiro que agora seja tudo facilitado. Não se habituam a puxar pela cabeça e ficam dependentes das máquinas desde muito cedo...

Enfim. Como dá para perceber, sou a favor disto. Não me admiro que agora seja tudo facilitado. Não se habituam a puxar pela cabeça e ficam dependentes das máquinas desde muito cedo...

Estão a queixar-se? Eu só tive de usar calculadora no 12º e foi por causa de Estatística...
Já agora... é provas de AFERIÇÃO... >.>
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?
The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
Nephyla escreveu:Estão a queixar-se? Eu só tive de usar calculadora no 12º e foi por causa de Estatística...
Como é que te safaste a física ou quimica?
Já edito isso das provas, carreguei no sitio errado no corretor ortográfico, inicialmente tinha escrito afrição

Eu não me estou a queixar, eu acho muito bem que não usem, especialmente para contas... agora para fórmulas por exemplo em química e com certas funções é mais necessário...
A questão aqui é que nem sabia que as calculadoras eram utilizadas desde o 5º ano
Acho muito bem. Hoje em dia não há quem saiba fazer contas de cabeça. Acho muito bem que se acabe com o uso das calculadoras no 2.º ciclo. No 3.º já acho bem que se use calculadora, porque com as equações perder-se-ia muito tempo se se fizesse de cabeça ou manualmente.
Acho também que se deviam impôr medidas rígidas para o ensino da Língua Portuguesa, seja com o novo acordo ortográfico ou não.
Não consigo perceber porque é que muita gente escreve "2º", por exemplo "2º ciclo". O que estão a escrever é "dois graus ciclo".
Acho também que se deviam impôr medidas rígidas para o ensino da Língua Portuguesa, seja com o novo acordo ortográfico ou não.
Não consigo perceber porque é que muita gente escreve "2º", por exemplo "2º ciclo". O que estão a escrever é "dois graus ciclo".

Eu concordo com o uranus. Sendo que eu acabei o 1º ano de faculdade e dou erros de meia noite-.-'
Devia mesmo de ter português no meu curso, mas enfim...
Quanto às calculadoras eu também sou a favor.
Também comecei a usar a partir do 7º ano e vou-vos ser muito sincera, foi mesmo por causa das equações, mas não devia ter usado, pq agora não sei mesmo fazer contas de cabeça.
Sou horrível.
Às vezes vou à máquina para fazer uma conta mesmo estupida como:
359-102=257
É que como ando sempre com máquina (tipo telemóvel), ponho-me mesmo a fazer no telemóvel.
É estupido.
Agora nas férias estou a tentar desabituar-me à máquina o mais que posso, pelo menos para fazer estas contas.
Eu nunca fui boa a matemática, tipo..tirava uns 60 e tais no ciclo, uns 12 e 13 depois, mas nada mais que isso...mas mesmo assim é demais.
Cá para mim era isso do português e ainda tirar os magalhães...hoje em dia os meninos não brincam na rua como eu fazia, estão sempre enfiados no computador..é estupido
'
É que dá cabo da vista. Deviam ter computador só a partir do 7º também tal como eu.
Devia mesmo de ter português no meu curso, mas enfim...
Quanto às calculadoras eu também sou a favor.
Também comecei a usar a partir do 7º ano e vou-vos ser muito sincera, foi mesmo por causa das equações, mas não devia ter usado, pq agora não sei mesmo fazer contas de cabeça.
Sou horrível.
Às vezes vou à máquina para fazer uma conta mesmo estupida como:
359-102=257
É que como ando sempre com máquina (tipo telemóvel), ponho-me mesmo a fazer no telemóvel.
É estupido.
Agora nas férias estou a tentar desabituar-me à máquina o mais que posso, pelo menos para fazer estas contas.
Eu nunca fui boa a matemática, tipo..tirava uns 60 e tais no ciclo, uns 12 e 13 depois, mas nada mais que isso...mas mesmo assim é demais.
Cá para mim era isso do português e ainda tirar os magalhães...hoje em dia os meninos não brincam na rua como eu fazia, estão sempre enfiados no computador..é estupido
'É que dá cabo da vista. Deviam ter computador só a partir do 7º também tal como eu.

Obrigada Atalantav =)
Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
Star Uranus escreveu:Não consigo perceber porque é que muita gente escreve "2º", por exemplo "2º ciclo". O que estão a escrever é "dois graus ciclo".
No meu pc, a tecla do º tem um tracinho por baixo, mas nunca aparece quando escrevemos

No secundário, sempre tive notas péssimas a matemática, era a minha pior disciplina. Mas depois tinha colegas que não sabiam fazer contas de dividir à mão, por exemplo, e tinham notas muito melhores que as minhas, muito mesmo. Usar usar calculadora é mesmo péssimo, a máquina faz-nos tudo, e nós acabamos por nos apoiar nela para tudo. Mesmo tudo. Então as gráficas fazem tudinho mesmo, só lhes falta mesmo meterem os valores automaticamente

Bem, posso dizer que a mim também me fez muito mal, mas já estive em "reabilitação" de calculadora, já que nas quatro matemáticas do meu curso, só a utilizei a estatística. Álgebra e as análises matemáticas foi tudo cabecinha (e uma ajudinha do formulário, porque nestes dias a matemática já não é à base de decorar e sim de perceber
)whatever, tudo isto para dizer que acho bem :3

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
dizzy22 escreveu:Então as gráficas fazem tudinho mesmo, só lhes falta mesmo meterem os valores automaticamente
Fazem de tal maneira tudinho que eu para passar a uma disciplina e não me esquecer de nada usei-a para...bom...vocês sabem

Quem tem calculadora gráfica sabe muito bem para quê que se usa essencialmente

Obrigada Atalantav =)
Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
dizzy22 escreveu:Star Uranus escreveu:Não consigo perceber porque é que muita gente escreve "2º", por exemplo "2º ciclo". O que estão a escrever é "dois graus ciclo".
No meu pc, a tecla do º tem um tracinho por baixo, mas nunca aparece quando escrevemos
Yahp o problema foi esse. No Word carregamos na tecla e aparece o traçinho, já que a tecla tem essa função. Aqui não aparece assim.
Eu vou confessar que só utilizei este ano a calculadora no exame de estatística, como auxiliar de memória.

Vicky escreveu:Da mesma maneira que me "safei" no resto. Sempre sem usar os ditos "auxiliares de memória", que mais não é que preguiça.Nephyla escreveu:Estão a queixar-se? Eu só tive de usar calculadora no 12º e foi por causa de Estatística...
Como é que te safaste a física ou quimica?
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?
Eu nunca tive calculadora gráfica por isso não faço ideia como se utiliza como auxiliar de memória (sim, é triste). Além disso só precisei de uma ajudinha a Linguística Inglesa e foi no cantinho da folha de rascunho
Mas tal como vocês também sou totalmente a favor que acabem com o uso da calculadora.
Confesso que nunca fui muito boa a Matemática e a fazer contas de cabeça Deus nos ajude mas sempre me safei muito bem sem calculadora. A minha primeira calculadora só a tive no 7.º (tá bem Uranus? lol) ano e foi só a meio do segundo período que foi quando começámos a dar equações. Até lá qualquer pessoa da turma que a stora apanhasse com calculadora era mandado para a rua e com recado para os pais. Enfim é triste que os putos dependam tanto das máquinas (no geral). Ainda me lembro de dar explicações de Matemática a uma miúda do 5.º ano e ela não saber quanto era 5x6.
Como disse a I_Moreira os miúdos já não brincam na rua, ficam só agarrados aos pc's e às PSs. É triste e é péssimo para eles...
Mas tal como vocês também sou totalmente a favor que acabem com o uso da calculadora. Confesso que nunca fui muito boa a Matemática e a fazer contas de cabeça Deus nos ajude mas sempre me safei muito bem sem calculadora. A minha primeira calculadora só a tive no 7.º (tá bem Uranus? lol) ano e foi só a meio do segundo período que foi quando começámos a dar equações. Até lá qualquer pessoa da turma que a stora apanhasse com calculadora era mandado para a rua e com recado para os pais. Enfim é triste que os putos dependam tanto das máquinas (no geral). Ainda me lembro de dar explicações de Matemática a uma miúda do 5.º ano e ela não saber quanto era 5x6.
Como disse a I_Moreira os miúdos já não brincam na rua, ficam só agarrados aos pc's e às PSs. É triste e é péssimo para eles...
Concordo com esta medida, aliás o Nuno Crato (novo ministro da educação) parece-me que vem com medidas muito eficazes e que vão acabar com os "facilitismos" anteriormente impostos. Hoje em dia muitos idosos queixam-se que com o antigo 4º ano sabem muito mais que nós e é verdade. Podem não dominar a tecnologia como nós dominamos e ter algumas dificuldades na adaptação, mas metam-lhes equações e tudo mais à frente e conseguem resolver muito mais que nós.
Recordo-me com saudade de que antes de entrar para a escola primária os meus avós maternos já me tinham ensinado algumas coisas como escrever o meu nome, o a,e,i,o,u, contar e escrever até 10, e o meu avô só tinha o 3º ano e a minha avó o 4º. Escusado será dizer que mesmo sem curso ela era uma excelente contabilista, era ela quem geria o dinheiro da casa e sempre soube gerir bem o dinheiro, e fazer contas de cabeça como ninguém!
Recordo-me com saudade de que antes de entrar para a escola primária os meus avós maternos já me tinham ensinado algumas coisas como escrever o meu nome, o a,e,i,o,u, contar e escrever até 10, e o meu avô só tinha o 3º ano e a minha avó o 4º. Escusado será dizer que mesmo sem curso ela era uma excelente contabilista, era ela quem geria o dinheiro da casa e sempre soube gerir bem o dinheiro, e fazer contas de cabeça como ninguém!

Concordo plenamente com a retirada das calculadoras no 2.º ciclo, mas onde é que já se viu, por os gaiatos a trabalhar com calculadora, assim nao desenvolvem o "cérebro" por assim dizer, eu nunca usei máquina no 2.º ciclo, só a partir do 7.º ano, mas só porque era obrigatório...
To mesmo para ver como é que vão ser os "futuros cidadãos" do nosso planeta, ao usar calculadora no 2.º ano...
Daqui bocado inventam chips para instalar nos nossos cérebros quando nascer-mos para sermos inteligentes nao, era mesmo só o que faltava...(deficiência meu Deus)...
To mesmo para ver como é que vão ser os "futuros cidadãos" do nosso planeta, ao usar calculadora no 2.º ano...
Daqui bocado inventam chips para instalar nos nossos cérebros quando nascer-mos para sermos inteligentes nao, era mesmo só o que faltava...(deficiência meu Deus)...

Muitoo Obrigadooo Amigo Secreto
3/4 nesta comunidade!
Também concordo, acho que os programas dados até ao 6º ano não têm qualquer razão para uso de calculadora, é da forma que os miúdos memorizam definitivamente a tabuada e aprendem também a fazer contas em pé, nem que seja para desenrascar no futuro por assim dizer.
Só não concordo com algumas coisas mais mínimas ditas neste tópico - por exemplo a questão de fazer contas de divisão à mão. Para divisões em que o divisor tem mais de um algarismo eu pura e simplesmente não me lembro de como é o algoritmo para fazer uma divisão dessas em pé e não me envergonho de o dizer, embora ande na faculdade!
(mas sei dividir polinómios e afins que tem o mesmo princípio, hein???? LOL). Simplesmente porque se formos a ver, o compromisso tempo-resultado associado a fazer contas como divisões grandes à mão é coisa que a certo ponto deixa de ter utilidade à medida que se aumenta a complexidade dos cálculos realizados (constatação do óbvio mas pronto). Olhem lá em engenharia andar a fazer contas dessas só à mão... para além de se demorar o quadruplo do tempo (e tempo é dinheiro! XD) há uma maior probabilidade de fazer asneira nas contas e depois ninguém vai querer saber de onde veio o erro, apenas que ele está lá e que os resultados não são bons. 
Outra coisa é que, tal como muitos aqui já afirmaram, eu também sou a favor do uso de calculadoras a partir do 7º ano mas nem tanto por causa das equações em si (falando por mim, eu só usava a calculadora em equações quando metia fracções doidas à mistura ou para conferir rapidamente se tinha chegado à resposta correcta) mas sim porque a partir do 8º-9º ano uma pessoa começa a lidar com números e fracções irracionais e afins (ninguém nos ensina algoritmos para calcular manualmente raízes quadradas ou cúbicas de números a não ser na faculdade e esses já vêm de arremesso a título de exemplo em cadeiras como métodos numéricos
) assim como a fisica-química várias expressões utilizadas têm constantes irracionais ou em 90% dos casos fornecem resultados mais uma vez irracionais, o que é simplesmente insustentável de fazer à mão. Daí que acho que nesse caso a calculadora é uma mais valia, mas o seu uso tem se ser bem gerido pelos professores de tal modo a que os alunos não caiam em facilitismo de a usarem para a tabuada....
Bom, só para acabar com um comentário engraçado, de notar que, mesmo assim, na faculdade e estando num curso híbrido de engenharia e ciências, no ano passado tive a uma cadeira de matemática um professor que proibia explicitamente o uso de calculadoras nos testes - mas atenção que ele era razoável visto que os cálculos associados às perguntas eram simples (não que o teste o fosse, no entanto! Nesse caso era bem avaliado o conhecimento acerca da matéria em detrimento do jeito para fazer cálculos! XD)
Só não concordo com algumas coisas mais mínimas ditas neste tópico - por exemplo a questão de fazer contas de divisão à mão. Para divisões em que o divisor tem mais de um algarismo eu pura e simplesmente não me lembro de como é o algoritmo para fazer uma divisão dessas em pé e não me envergonho de o dizer, embora ande na faculdade!
(mas sei dividir polinómios e afins que tem o mesmo princípio, hein???? LOL). Simplesmente porque se formos a ver, o compromisso tempo-resultado associado a fazer contas como divisões grandes à mão é coisa que a certo ponto deixa de ter utilidade à medida que se aumenta a complexidade dos cálculos realizados (constatação do óbvio mas pronto). Olhem lá em engenharia andar a fazer contas dessas só à mão... para além de se demorar o quadruplo do tempo (e tempo é dinheiro! XD) há uma maior probabilidade de fazer asneira nas contas e depois ninguém vai querer saber de onde veio o erro, apenas que ele está lá e que os resultados não são bons. 
Outra coisa é que, tal como muitos aqui já afirmaram, eu também sou a favor do uso de calculadoras a partir do 7º ano mas nem tanto por causa das equações em si (falando por mim, eu só usava a calculadora em equações quando metia fracções doidas à mistura ou para conferir rapidamente se tinha chegado à resposta correcta) mas sim porque a partir do 8º-9º ano uma pessoa começa a lidar com números e fracções irracionais e afins (ninguém nos ensina algoritmos para calcular manualmente raízes quadradas ou cúbicas de números a não ser na faculdade e esses já vêm de arremesso a título de exemplo em cadeiras como métodos numéricos
) assim como a fisica-química várias expressões utilizadas têm constantes irracionais ou em 90% dos casos fornecem resultados mais uma vez irracionais, o que é simplesmente insustentável de fazer à mão. Daí que acho que nesse caso a calculadora é uma mais valia, mas o seu uso tem se ser bem gerido pelos professores de tal modo a que os alunos não caiam em facilitismo de a usarem para a tabuada....Bom, só para acabar com um comentário engraçado, de notar que, mesmo assim, na faculdade e estando num curso híbrido de engenharia e ciências, no ano passado tive a uma cadeira de matemática um professor que proibia explicitamente o uso de calculadoras nos testes - mas atenção que ele era razoável visto que os cálculos associados às perguntas eram simples (não que o teste o fosse, no entanto! Nesse caso era bem avaliado o conhecimento acerca da matéria em detrimento do jeito para fazer cálculos! XD)
Eu nem sabia que os miúdos já usavam calculadora no 5º e 6º ano!!! Para quê, exactamente??
Eu, sinceramente, já não me lembro de quando é que comecei a usar calculadora... 7º ou 8º, para aí. Mas era daquelas simples, não havia cá coisas... Agora no secundário tem mesmo de ser! Ninguém se safava se não fosse de outro modo!
Mas a verdade é que, para mim, a matemática já lá vai... (Fui ver o exame nacional de matemática e aquilo mais me parecia chinês! Nem sei como é que cheguei a saber aquilo tudo!) Geralmente, tento sempre fazer contas de subtrair ou somar de cabeça. E muitas de multiplicar também. Agora dividir? Ou aquilo é simples e consigo fazer de cabeça ou nem vale a penar tentar fazer "à mão". Já não me lembro de nada sobre como as fazer...
Acho muito bem tirar as calculadoras do 2º ciclo. Vamos lá pôr as cabecinhas das criancinhas a trabalhar que só lhes faz é bem! Dá saúde e faz crescer!!
@Samantha: As calculadoras gráficas têm memória e dá para escrever texto, pelo que é possível pores lá tudo o que quiseres!
Eu, sinceramente, já não me lembro de quando é que comecei a usar calculadora... 7º ou 8º, para aí. Mas era daquelas simples, não havia cá coisas... Agora no secundário tem mesmo de ser! Ninguém se safava se não fosse de outro modo!
Mas a verdade é que, para mim, a matemática já lá vai... (Fui ver o exame nacional de matemática e aquilo mais me parecia chinês! Nem sei como é que cheguei a saber aquilo tudo!) Geralmente, tento sempre fazer contas de subtrair ou somar de cabeça. E muitas de multiplicar também. Agora dividir? Ou aquilo é simples e consigo fazer de cabeça ou nem vale a penar tentar fazer "à mão". Já não me lembro de nada sobre como as fazer...
Acho muito bem tirar as calculadoras do 2º ciclo. Vamos lá pôr as cabecinhas das criancinhas a trabalhar que só lhes faz é bem! Dá saúde e faz crescer!!
@Samantha: As calculadoras gráficas têm memória e dá para escrever texto, pelo que é possível pores lá tudo o que quiseres!
Tens de entrar para responderes neste tópico.
NOVOS.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.