Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

[Europa] A nossa imagem na U.E. é positiva ou negativa?

Pois, talvez tenhas razão!

Alguém viu a nova regra na função pública? O Poseidon já referiu isto numa mensagem, que as pessoas não trabalhavam para ajudar sociedade, ou algo do género.

A nova regra consiste em vários factores, entre os quais é a antiguidade do funcionário. Até hoje, sempre que um cargo superior fosse abandonado ou deixado, o trabalhador mais antigo era chamado para o substituir. Agora é quem se esforça e "produz" mais por assim dizer.

Outro é que os empregos não vão ser assim tão fixos, antigamente toda a gente dizia que quem ficava "trabalhador do Estado tinha trabalho para toda a vida", pois meus amigos isso mudou, acabou-se "efectivo" pelo menos como era té hoje!

Têm alguma opinião sobre isto?
:(moon5): Sailor Sun

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Não sei como funciona nos outros países (ou naqueles que me dava jeito comparar lol, por várias razões), mas acho que é assim um pouco por toda a parte.

Teoricamente, a anterior lei era solidária para com aqueles que há mais tempo se encontravam em funções, e partia de um princípio que as pessoas trabalhariam sempre para o bem comum, e com responsabilidade. Mas não é essa a nossa realidade, e por isso, essa lei falhou na maior parte dos casos.

Concordo com essa a nova lei, em princípio. Mas em relação aos empregos "fixos" (acho qualquer um pode ser despedido, tem é que haver uma clara justificação), já tenho muitas dúvidas, porque na realidade, o que se quer é uma liberalizaçao do trabalho, e poder-se despedir quem se quiser, como e quando se quiser.

A mentalidade do não se querer saber da sociedade, aplica-se aqui também (aos empregadores), e por isso, não os vejo com grandes problemas em despedir as pessoas sempre que quisessem...
O sistema da flexibilidade dos despedimentos já é utilizada em alguns países como por exemplo a Dinamarca.

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Mas na Dinamarca, as pessoas têm muito mais consciência do bem-comum, e do fazer bem à sociedade, de trabalharem para todos. O trabalho, inclusivé o dos políticos, é visto como uma missão, não como "uma engorda" lol
Like a Star @ heaven Concordo plenamente com o que têm dito, e Poseidon tens dito tudo..

Podemos ainda ir buscar um exemplo mais "recente" na Filândia, em que foi iniciada uma evolução da parte da própria sociedade, em que a Helsínquia há uns anos atrás era como uma Lisboa, mas que souberam evoluir numa década, de trabalho e esforço, mas que levou à boa evolução.
Em Portugal numa década o que vemos é que se continua na mesma, numa duas, em várias, uma estagnação e pior uma degradação.

Lá, própria sociedade trabalhou para a mudança, o ensino à primeira vista pode parcer retrogueda, comparando com o nosso que tem várias disciplinas, várias coisas e até implantação de novas disciplinas (como já foi falado na educação para a cidadania) que são de facto importantes, mas o que se passa no nosso país é que o próprio professor não sabe do que está a falar, logo não sabe transmitir informação que deveria ser transmitida nessas cadeiras.
A própria sociedade, fez "sacrificios",trabalhando nessa boa mudança conseguindo fazer pela cidade e efectivamente pelo país. Enquanto Portugal como está, nem numa década muda o que quer que seja, porque não há a mentalidade das próprias pessoas, é muito o povo queixa-se queixa-se mas não faz nada, como o poseidon já disse, queixa-se mas quer mostrar que tem, e a politica é cada um por si, não respeitando e não informando o que de facto é necessário, é limparem o rabinho e pucharem para o seu lado, a sua posição.
Como estáva a dizer no ensino, é que por exemplo numa das melhores escolas (vi isto numa reportagem da sic noticias), em que há apenas 4 pessoas a dirigir e a fazer as tarefas naquela escola, e que funciona extremamente bem. Ensinando alunos a cuperar. Uma é professora disto e daquilo e faz a contabilidade, outra é a directora e é professoara de não sei quê, etc.
Valorizam a cultura e a transmição dos valores sociais aos alunos, o ensino é completamente diferente, por um lado só na faculdade ou em estágios (que é o mais comum) é que eles têm mais conhecimentos a nivel especifico. Na escola falam de tudo, valorizam os valores sociais e culturais, então eles têm conhecimentos a nivel mundial numa óptima cultura geral. A maior parte quando pensa no futuro de trabalho pensa em ir para fora, mas exactamente porque têm conhcimento do que há e onde é valorizado.
Lá está que também é um senão, em que a maior parte da população jovem prefere ir trabalhar para fora e não há gente a a ficar no país a nível de trabalho, porque ainda não têm uma oferta diversicada.
Por outro lado, apesar disso evoluem e sabem evoluir, por isso será uma questão de tempo até conseguirem formar postos variados de "poder" de trabalho no próprio país. Mas se souberam evoluir para chegarem a este ponto de civilização também saberão proporcionar essa mais valia no país.
Mas reparem as próprias pessoas fazem "sacrifícios" para evoluir, que eles recebem mal, comparando relativo aos impostos e aos preços no mercado, mas arranjam maneira de gerir as coisas, nem que seja com mais um part-time. Por exemplo a directora da escola se não m engano ou a professora, para continuar naquele bom trabalho (que é garantido para o resto da vida, mesmo, lá está mais uma vez porque dão valor a esse trabalho e querem aqulela pessoa) ela alugava quartos numa casa, o que lhe dava mais uma margem de manobra.
Mas lá está é pela própria mentalidade da sociedade sendo agora dos mais evoluidos..

Fico-me por aqui que isto já está um alto testamento Razz Like a Star @ heaven
Acho que tens toda a razão.. concordo mesmo totalmente com tudo o que disseste AngMaculada..

Eu só tenho é uma coisa mesmo a dizer, que acho que toda a gente sabe mas é importante sempre salientar: o futuro do país somos nós, os "adolescentes" os jovens de agora. Os futuros adultos, velhos, regentes do país, presidentes disto e daquilo, somos nós. Portanto já que ao que parece todos temos noção dos erros que foram e continuam a ser feitos, das coisas que estão mal e como se poderia mudar.. Só espero (e incluo-me nisto) que então quando esse futro chegar, se as coisas até lá ainda não tiverem mudado com os 'regentes' e sociedade actual, então que quando formos nós a tomar as rédeas, que façamos de facto algo pelo nossos país...

oh.. eu gostei do meu discurso de agora xD Espero que eu também siga esta linha de pensamento quando tiver a viver esse futuro ^-^

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Não quero ser desencorajador, até porque concordo com tudo aquilo que foi dito, mesmo, mas as coisas estão viciadas de tal forma, que nós só conseguimos entrar nelas se fizermos o mesmo jogo. Por isso é que se diz que Portugal é uma democracia de 30 anos com vícios de uma de 100.

Se quiseres mudar alguma coisa, és abafado/afastado pelos outros (aqueles que aspiram apenas a copiar os seus precedentes). Acho que, apesar de tudo, eles têm consciência deste problema, mas fingem não ter, porque dá muito trabalho mudar, e eles estão bem assim (mais um problema da falta de humanismo e respeito pela sociedade).

Até no trabalho, se tentas ser inovador, se dás ideias, os colegas ficam a olhar e ficam hostis para contigo, como que se tivéssemos a tentar ultrapassá-los, e ser melhores do que eles. Existe uma inércia/pressão psicológica enorme em não se fazer nada, e deixar tudo como está.

Aquelas campanhas de inovação e de divulgação de novas ideias, acabam por ser tudo fachada, porque na realidade fica-se pelas intenções, e não se faz nada de prático. Iludimos os outros e um pouco a nós, também. Vivemos sempre para o faz de conta...

No entanto, espero que haja mudanças, e que os adolescentes de hoje (nós) com o conhecimento cada vez maior de outras sociedades, com a divulgação que a internet proporciona, se possa fazer algo. Acho que vamos mudar um pouco, mais um pouco, mas sempre muito atrasados em relação à Europa. Disso não tenho a menor dúvida.
Sim, mas acho que os jovens de hoje (nós) terem consciência de tudo isto possa ser digamos k pelo menos 1/3 de caminho andado para quando formos nos a tomar conta do país, as coisas possam mudar ao invés de limitarmo-nos a seguir as pegadas dos "nossos pais" e "dos nossos avós" (eu n tnh ninguém da familia na politica, mas é uma forma de falar lol)..

Bem.. mas para isso tb seria importante a maioria dos jovens NÃO ser como eu k pouco ou nada vou sabendo de política (quase k nem me interesso mt..Embarassed e sei que estou errada por isso! até por isso mesmo nos utlimos tempos tenho tentado ligar + aos assuntos ligados a politica na TV e jornais e assim.. mas mesmo assim, é um interesse mt mt reduzido ^-^)

É perfeitamente natural que não haja interesse pela política, visto que ela não resolve os problemas das pessoas, nem procura ajudar e responder ás diversas questões da sociedade.

O fosso entre classe política e população é cada vez maior (e isto vem desde o tempo em que temos classe política eleita, não é de há 30 anos), e esta desinteressa-se das questões políticas, e até dos problemas que a si lhe dizem respeito (uma vez que os polítcos só ouvem aquilo que querem).

O problema da falta de participação política e cívica é mais comum nos países sub-desenvolvidos (por todos estes factores). Por seu turno, os mais desenvolvidos têm sempre uma taxa de participação nas questões de foro social e político muito elevada.

O problema do interesse é tanto causa como consequência do nosso atraso. No entanto, é mais causa, porque os políticos representam-nos, e deveriam dar o exemplo Wink
Eu confio na minha (nossa) geração, creio que connosco vai haver grandes mudanças (para melhor claro) no país! Se não acreditarmos é que nunca conseguiremos não é Poseidon? Isso que demonstras-te (pessimismo) é outro dos problemas da sociedade, acham que não vale a pena acreditar, visto que ninguém acredita! Mas eu acredito! E quando começar a trabalhar, vou fazer o meu máximo para me integrar na sociedade e tentar fazer a diferença! Como espero que todos façam, porque esta é a única maneira de sair deste fosso que nos parece sem saída, mas na realidade, há sempre uma saída, temos é que nos esforçar para a encontrar e não é a pensar assim que o vamos conseguir. Por isso tentem marcar a diferença Poseidon, Sailor S e AngMaculada porque vocês vão entrar no mundo do trabalho 1º que eu e espero que se esforcem, tal e qual como eu vou fazer! Very Happy

A esperança é a última que morre ;)

Quem sou eu para dizer para não acreditarem? Também tento acreditar, mas aquilo que vejo à minha volta (incluindo muitos dos adolescentes), aquilo que se passou no passado e continua a passar, faz-me duvidar que as coisas mudem. Não acho que seja pessimista, sou mais realista.

Quando digo que não acredito muito que as coisas mudem, não digo que fiquemos iguais, porque isso é impossível lol. As coisas acabam por mudar, mas de uma forma muito lenta, e as linhas mestras do nosso pensamento e da nossa forma de ser (que contribuem muito para o estado em que estamos) não mudam. Não têm mudado ao longo da história.

Como alguns exemplos, posso dizer aquilo que disse mais atrás em relação aos comportamentos da classe política: aquilo que vemos hoje é exactamente o mesmo que vemos na Regeneração, há 150 anos, e que de resto, foi a causa da sua queda. A base do pensamento está cá toda. É igual.

Outro exemplo, será a forma como os portugueses se comportam, em quererem mostrar, ostentar. Preocupam-se mais com o parecer para os outros, do que o mudar-se por dentro, e gastam o dinheiro em coisas fúteis: comportamento burguês, como também disse atrás.

Agora, mesmo que saibamos quais os problemas-base do país, isso não resolve nada na prática. Só resolve se incutirmos uma outra cultura às pessoas, e isso vem da escola, que acabou de ficar sem a disciplina de Filosofia para o secudário. A única cadeira que fazia as pessoas pensarem nas grandes questões da vida e da existência.

Sem ela, as pessoas vão-se tornar menos pensativas, reflexivas, e principalmente mais influenciáveis e sujeitas ás opiniões superiores. A escola é tratada de uma forma desprezível, e tudo estão a fazer para as pessoas serem cada vez menos emancipadas intelectualmente.

Se ficarem burrinhas e só a pensarem em televisão e desporto é que é bom. Assim, não se preocupam com o que os outros fazem nas suas costas. É isto que, lentamente e cada vez mais está a acontecer. Enquanto isso, na Finlândia, os alunos têm uma formação geral muito mais aprofundada, como disse a AngMaculada. Em Portugal, esta está a ser retirada.

Os exemplos arranjamo-los todos os dias...

Não deixo de ter esperança, acreditem. Mas não sou de todo, um entusiasta.
eu compreendo-te perfeitamente poseidon.. aliás é daí k tb vem uma boa parte do meu desinteresse pela politica.. Mas o pouco interesse ke me OBRIGO a ter, é devido ao meu optimismo k as coisas possam mudar, k nós, os "adultos" futuros, o "ministério" futuro (etc.), possamos mudar as coisas se todos tiverem estas linhas de pensamento k foram aqui expostas.. =)

Like a Star @ heaven Exacto..
Mas se se continuar com essas ideias derrotistas aí não se mudará nada, é o dito comodismo, de reclamar tá mal, mas não fazer nada, e dá-se por derrotado.
São ideias assim que também não ajudam numa evolução.
Por isso, tem de vir de nós, já que sabemos que está mal, parte de nós tentar marcar, sem fazer nada é que não se avança, e seremos nós então a transmitir esses valores...

E lá está, concordo plenamente com o que disseste Poseidon, quanto ao retirarem a disciplina de Filosofia, porque para alem de uma disciplina e de ter a matéria, era uma disciplina de transmissão de valores de pensares, qu é preciso incutir nos - e usando uma expressão - jovens de hoje que são o futuro de amanhã.

A disciplina de Educação para a cidadania, pode parcer estupido e chato para os estudantes, mas de facto é necessária, mas é preciso que ponha gente competente para uma disciplina dessas, porque o que se passa até agora, é que os alunos ficam a fazer o que lhes dá na gana durante essas horas, porque os próprios professores não sabem o que fazer...

Mas lá está, visto ainda nada funcionar assim, parte de nós alterar essas situações, transmitir valores, etc. Parados é que não, mas lá está, com comodismo, e ah mexo não mexo, aí não se chega lá não. Like a Star @ heaven
A Formação Cívica não está a ter os objectivos que era suposto ter! Na realidade, só houve um ano em que Formação Cívica foi alguma coisa de jeito, no sexto ano demos o racismo, bullying e cenas que nos possam ajudar a entregar na sociedade. Todos os outros anos foi as aulas todas ou a ver filmes ou a falar ou a tratar das faltas dos alunos ou para escrever recados para as Reuniões dos Pais.
Tanta coisa que esta Ministra está a a fazer e acaba por não fazer o que é mais necessário. O exemplo da Filândia que já aqui refiriram, é o melhor exemplo que podiam arranjar! A Filândia é onde há menos corruptos políticos em todo o Mundo!

Mas creio que isto vá mudar, se toda a gente pensar como nós certo pessoal? Very Happy

Like a Star @ heaven Exacto, foi o que disse.

E isso que disseste de só no 6º é que fizeram alguma coisa, também se passou no meu tempo de escola. Depois pararam, depois fizeram essa treta de não falarem de nada e de não fazerem nada, e agora voltou para os alunos do 12º mas que simplesmente, são obrigados a estar ali, é mais uma disciplina e que não podem faltar se não chumbam por faltas e não podem passar com uma disciplina em falta mesmo sendo aquela (em que não se faz nada) mas depois as aulas não têm produtividade nenhuma, e enfiam ali os alunos, e não fazem nada, já que lhes estão a ocupar tempo, ao menos que o utilizem, e de "preferência" para o que a disciplina indica, para resolverem assuntos de civismo etc.. há montes de coisas a falar, podiam fazer debates etc., mas os próprios professores estão ali a ser enfiados e não sabem que fazer... Há que ter bom senso, de ambas as partes Like a Star @ heaven
.. eu n estou a ter formação civica (ou educação para a cidadania)no 12º...

Ya, mas eu estou porque ando no 9ºano

Like a Star @ heaven Fiz confusão, no 12º têm area projecto, ou uma coisa assim, mas lá está não sei se na tua escola é assim ou não, mas a maior parte tem me dito que não se faz nada nessas aulas..desculpa fiz confusão, porque no meu tempo de escola, no básico tive as duas coisas.. Like a Star @ heaven
AngMaculada escreveu:...Mas se se continuar com essas ideias derrotistas aí não se mudará nada, é o dito comodismo, de reclamar tá mal, mas não fazer nada, e dá-se por derrotado.
São ideias assim que também não ajudam numa evolução...

Eu concordo com tudo o que já disseram, mas é preciso saber sempre quais os problemas que temos como país e sociedade, para não nos esqueçermos e sabermos evoluir. Só assim não repetiremos os mesmos erros, que é o que constantemente temos feito ao longo da história Wink

Não apontei só defeitos, mas também eventuais soluções para sairmos de onde estamos. Acredito que muita gente fale mal, mas não faça nada para mudar as coisas, pois vemo-las com muitos dos comportamentos típicos da nossa sociedade. Isso deve-se muito a não saberem bem as verdadeiras causas da nossa situação, pois normalmente acham que a culpa é só dos políticos, ou deste ou daquele partido político.
AngMaculada escreveu:Like a Star @ heaven Fiz confusão, no 12º têm area projecto, ou uma coisa assim, mas lá está não sei se na tua escola é assim ou não, mas a maior parte tem me dito que não se faz nada nessas aulas..desculpa fiz confusão, porque no meu tempo de escola, no básico tive as duas coisas.. Like a Star @ heaven

yep, isso tenho.. Bem, mas área de projecto não tem nada a ver com cidadanias e evolução do país Matreiro é apenas aprenderes a fazer projectos a longo prazo para te preparares pra facul e isso.. nada d indispensável.
Tive uma prof no 1º periodo em k embora o meu trabalho tenha evoluido bastante, de facto as aulas em si não se fazia GRANDES coisas.. Mas com a prof k entretanto veio no final do 1º periodo (e k é msm a prof c k fico té ao final do ano) é o pesadelo em pessoa.. Temos + coisas pra fazer do k nas outras disciplinas todas!No Sad No ela é horrivel... (Sailor S chora desconsoladamente)

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco