Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Escutismo.

Bem a Janinha foi escuteira durante muitos anos e para o ano que vem já vai ser chefe Matreiro...Ainda estou a ponderar no tempo que tenho, mas em principio serei chefe...

Para quem não sabe os escuteiros católicos são o CNE, Corpo Nacional de Escutas; os não católicos são a AEP, Associação de Escoteiros de Portugal.

Já tive num acampamento com escoteiros da AEP e apesar das diferenças entre as fardas e o facto de uns serem catolico e outros não todos nos demos lindamente, aliás foi durante um enorme raide num acampamento nacional e eles ajudaram-nos bastante.

Existem tambem em Portugal as Guias, como a Brunii referiu e os escuteiros marítimos, que embora tenham uma farda diferente são católicos.

O fundador do escutismo foi realmente Baden Powell e antes o escutismo era só para rapazes, daí terem surgido as guias, só mais tarde é que as raparigas se puderam tornar tambem escuteiras.
O Escutismo Católico Portugues surgiu em Braga em Maio de 1923 fundado pelo arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, só em Maio de 1924 é que saiu um decreto de lei que estendeu a Associação a todo o territorio portugues. Se querem saber mais consultem a pagina oficial do CNE: http://www.cne-escutismo.pt

O Escotismo surgiu em Portugal um pouco mais cedo que o Escutismo. O Escotismo foi fundado pelo Tenente Álvaro Machado, em 1911 em Macau, que ainda fazia parte de Portugal, um ano mais tarde surgiu em Lisboa o primeiro Grupo de Escoteiros no continente portugues. Para mais informações visitem o site oficial da AEP: http://escoteiros.net

Claro que as diferenças são notorias entre escuteiros e escoteiros, mas todos trabalham apenas para um proposito, deixar o mundo sempre melhor do que aquilo que o encontraram.

Este lema aplica-se a todos os escuteiros/escoteiros e tenho-vos a dizer que muitos dos valores que me foram incutidos durante a infancia e a adolescencia vieram precisamente dos escuteiros. Aprendi o significado da amizade e o bom que sabe ajudar os outros, fazer uma boa-acção todos os dias e agradecer cada dia por muito bom ou mau que ele tenha sido. Fiz muitas amizades e passei por muitas coisas boas, mas tambem conheci pessoas que não souberam o que significava ser escuteiro, daí ter deixado o meu agrupamento.

E o nosso lema é: deixa sempre o mudo melhor do que aquilo que o encontras-te, sempre alerta para servir

E eu tenho e terei sempre orgulho em ser escuteira, porque o escutismo é um modo de vida que nunca perdemos Matreiro

PS: desculpem o testamento, mas estava mesmo inspirada

Obrigado Dumpling <3
Brunii escreveu:
Além de Escuteiros e Escoteiros (ambos para os dois sexos), existem as Guias, que são mais ou menos como os Escuteiros, pois estão ligadas à Igreja, mas é só para raparigas Matreiro Penso que têm mais etapas, e as fardas delas também são diferentes.

a minha irmã fez parte das guias (mas será sempre guia até morrer), mas depois deixou devido ao facto de entrar para a Universidade, mas ainda andou lá mais de 10 anos, e quando teve que sair ia ser considerada chefe. Ela fez grandes amizades e ainda hoje se encontra com essas pessoas que marcaram a vida dela. As guias são como os escuteiros, mas só para raparigas (como referiram)
Aqui também temos os escuteiros, mas se formos a ver a quantidade de elementos que tem num e outro, os escuteiros vencem totalmente.
Eu gostava de entrar nos escuteiros mas a minha mãe não acha muita piada -,- diz que "a tua irmã já andou nas guias portanto tu não vais nem para um lado nem para outro"
manias :Sem paciencia:

considero as/os escuteiras/os muito corajosos Embaracoso

a minha mae e tia-madrinha foram escuteiras Embaracoso
a minha madrinha ate acampou num ceminterio ... Suspect

agora se foram escuteiras ou escoteiras, isso ja nao sei ... x)
Photobucket
arigato ^^ amigo/a secreto/a
adorei :3
Já faço parte dos escuteiros desde há 5 anos, no Agrupamento 466 - Posto Santo.
Ainda me lembro do primeiro acampamento que fiz. Pusemo-nos a assustar os pequeninos, e ainda ficamos até às tantas a jogar à cabra cega dentro da tenda... affraid Foi de tal maneira que ia tudo caindo.
Agora a sério, não deixem de entrar nos escuteiros, nem que seja só para experimentar, pois ensina muitos valores que vos servirão para toda a vida (como a entre-ajuda).

É pena que o meu Agrupamento ser pequenino (praí uns 30 e tal membros jovens).

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu