Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Diferenças culturais PT-BR

chousenshi escreveu:Será mesmo Sammu? Desde a "independência do Brasil" o país continua colônia... só que mudou de mãos. Embaracoso

Não faço ideia como está a situação aí chou, nós em história deixamos de falar no Brasil a partir 1822 Matreiro, mas mantenho a minha opinião sim...

Sammu, és fixe!
rmmr111 escreveu:
mas tipo é como s comesses um chocolate estragado duma caixa... é só tirar outro muito provavelmente sai-te algo melhor (Ai credo Hj tou com exemplos meio po manhosos Matreiro)
E tenho dito.

Achei a analogia optima.

Não queria vir aqui repetir ninguém, mas ao mesmo tempo tinha gosto em ressalvar a minha concordância com outros posts de outros utilizadores, como o do rmmr.

***luacheia*** nem sabes o quanto nos irrita ler comentários em que dizem que "podem apagar-me a conta se quiserem" só por alguém fazer ou dizer algo que se pediu para não fazerem, ou que nos desagradou por qualquer outro motivo, ou simplesmente nos incomodou...
é claro que ninguém te vai apagar a conta Como tu disseste, foi a opinião de uma pessoa magoada, mesmo que digamos que discordamos conseguimos dar o "desconto" =)

Vá, peace and love my friends Matreiro

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Sabem que mais?
Todos diferentes... Todos iguais... Esta eh que é a realidade...
Matreiro
Por muitas diferenxas que tenhamos somos todos seres humanos... Matreiro

Dei uma olhada aos posts em geral, e neste momento estou sem tempo para ler tudo...

Mas sou uma gaja que contacta com brasileiros todos os dias, e acho que anda em Portugal um nível de preconceito muito grande, que de modo algum se justifica e chega até a meter-me alguma confusão.
Na faculdade de Coimbra, como sabem, há de tudo. E vá vi colegas meu brasileiros serem vítimas de preconceito, de forma absolutamente ridícula. Algo tão simples como corrigir-lhes o sotaque da palavra "mal", quando eles dizem "mau", é uma coisa que os deixa claramente desconfortáveis e continua a ser uma atitude idiota da parte dos portugueses, que ajem como donos da lingua portuguesa ao tentarem impingir-lhes o nosso modo de falar.

Devo frisar aqui: a língua portuguesa, na minha opinião (democrática e liberal), pertence a quem dela fizer uso. Isto estende-se aos vários países onde falam português e que cultivaram as MUITAS variantes de português que existem no Globo.
Se dentro de território português estas diferenças já existem (regionalismos, dialectos, etc), porque raio não devia haver diferenças a nível mundial? Falamos do português do Brasil, porque é o tipo de português que ganhou independência mais depressa (lá tiveram juízo para se verem livres de nós... lol)

Mas se forem a Luanda, a Timor ou a Cabo Verde, encontrarão igualmente usos diferentes do português, que vai evoluir conforme o tempo for passando.
Existem igualmente diferenças entre o Inglês americano, britânico, africano ou australiano, não é?
Mas é dificil fazer VER isto às pessoas... não entendo.

E quero corrigir um dos preconceitos mais estranhos que anda por aí... é a ideia que os brasileiros são mais atirados ao sexo do que nós.
Esta ideia nasceu porque muitas das prostitutas que estão em Portugal são brasileiras.

Mas isto é um mito urbano. Lá fora também se diz que as Portuguesas têm todas bigode. (LOL) E se vocês aqui sentiram a injustiça desta afirmação, já podem fazer uma ideia da injustiça que as brasileiras sentem.

No Brasil o SEXO é taboo, como em qualquer lado. Frequento fóruns brasileiros onde falar de sexo já é motivo de constrangimento, mesmo que seja na educativa de psicanálise.
Talvez mais taboo do que em Portugal, porque uma coisa que eu identifico nos Brasileiros é uma tentativa de não fugir do "politicamente correto", enquanto que o Português quer passar pela fama do "chico esperto". lol Os portugueses são desconfiados de tudo o que é diferente... talvez por terem andado a explorar o mundo, eles aceitam facilmente os estrangeiros, mas ao mesmo tempo, continuam a ser vítimas de algum nacionalismo herdado do Salazarismo... e à custa disto o Português magoa os outros, quase sem se dar conta.

Considero absolutamente natural a forma leve com que os brasileiros se vestem... (não sei se já repararam, mas no Brasil faz mais calor. duh)
Não consigo perceber o pudor com que alguns portugueses se referem às brasileiras. Muitas das vezes são afirmações hipócritas, porque em boa verdade o Sexo faz parte do quotidiano de qualquer Ser Humano normal. Em Portugal é que ainda temos aquela ideia tosca de que o Sexo é para impuros (Freud que o diga Matreiro).

Na internet e mesmo na minha turma, tenho 3 amigas brasileiras com uma bagagem cultural extraordinária, e a postura delas no dia a dia está longe de ser como as pessoas lhes pintam. Vestem roupas mais justas, porque com efeito foi assim que elas se educaram a vestir lá no Brasil, e a forma como reagem ao frio é até diferente.

Agora, se os homens portugueses interpretam isso como uma provocação aos instintos animais deles... aí já é outra história. Pensativo Infelizmente o homem português (especialmente os mais velhos) ainda têm a mentalidade salazarista do MACHO dominante sobre a mulher... e ver uma mulher com ombros há mostra equivale a abrir uma porta para que o poder deles se manifeste.

Há uma coisa importante que deve ser dita...
É que falar "dos brasileiros" já de si é difícil. Temos de ter consciência de que o Brasil é ENORME, e engloba um conjunto de pessoas com sotaques e hábitos culturais distintos uns dos outros.
Há zonas do Brasil mais urbanas do que outras, que são mais rurais... nas zonas rurais, há também aquelos pequenos vilarejos onde as pessoas conhecem tudo sobre a vida uns dos outros (para mim, muito semelhante às aldeias portuguesas).

A única coisa que eu distingo, de facto, é a taxa de criminalidade que no Brasil continua a ser um problema... como os problemas em lidar com a corrupção política.
Este tema tem colocado brasileiros com uma atitude de descrença em relação à vida, que não é tão segura e estável como a nossa vida em Portugal (que de si já não é grande coisa... mas lá é muito pior, acreditem).

Para mim, estou-me borrifando se é brasileiro, africano ou cigano... (tenho amigos ciganos btw) o que interessa é saber respeitar a igualdade, respeitando as diferenças.
Bom, eu tenho alguns amigos brasileiros e desde há algum tempo que lido com a cultura brasileira.
Os brasileiros são pessoas que conseguem ser muito calorosas e não têm a mentalidade provinciana que se vê um pouco por todo o lado...
Infelizmente o brasileiro está rotulado de ladrão, vadio e outras coisas que o português, infelizmente aponta, quando não é bem assim! Há muito brasileiro que vem para Portugal para trabalhar ou para estudar, muitos deles fartam-se de trabalhar para poderem pagar as despesas mal mudam de país.
Também é de lembrar que os brasileiros, apesar da mistura de sangue que têm são descendentes de portugueses e, a mim, não admira nada que tenham herdado características nossas e adaptado ou melhorado algumas. Ou seja, antes de muito português julgar, lembre-se das origens do Brasil e agradeçam ao Tratado de Tordesilhas, a D. João II e mais tarde a Napoleão quando invadiu Portugal, fazendo com que a família real fugisse para lá, favorecendo a emigração de muitos portugueses...
Claro, que os brasileiros não são santos, eles também gostam de mandar a piada sobre o português, o seu Manuel de nem sei onde e também o preconceito está presente entre eles, e se calhar o português quando emigrou para o Brasil sofreu o mesmo tipo de tratamento que eles recebem agora da parte da nossa sociedade, porque há dificuldade em aceitar ambas as culturas.
Apesar de tudo, o português e o brasileiro são mais semelhantes do que aparentam, apesar do sotaque, expressões e outras coisas que nos distinguem aparentemente, basta estar com atenção e reparar nas semelhanças!
Alguém pode me ajudar a falar sobre isso? Tenho uma apresentação pra fazer e quero falar sobre isso, mas não sei muito o que dizer. Alguém pode me dar umas ideias?
Sou Brasileira e estou cá há 1 ano.
Tenho dificuldade em comunicar, sou muito tímida.
Desde já agradeço.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano