Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Descoberta água na Lua

Para mim esta notícia interessou-me bastante! Afinal há mais do que nós pensamos!
Era engraçado se daqui a uns anitos fÔssemos assim todos viver para a lua!! Very Happy Que espectáculo! Mas só quando a lua tiver assim uma atmosferazinha podemos pensar...
por um lado era interessante, por outro a Terra é a nossa cazinha Laughing
rmmr111 escreveu:
Andrew43 escreveu:Mas a água encontrada na Lua foi em estado sólido certo?
Ou estou enganado e foi descoberta água em estado liquido?
Okay... pensa jovem. com as temperaturas á superficie da terra tem que ser agua solida. podias tambem ir ao google procurar em vez d pguntar again, pralem d q já deu em 3 telejornais pelo menos xDDDDDD
Sim foi em estado solido.
Acho que a dúvida dele veio daqui:

Princess Nigths escreveu:
[...]Mas tb é um bocado estranho so terem descoberto agora a agua, pk durante 65 bilioes ou na sei k de anos mas ela teve la mas nunca tinha apanhado sol, e agora milhares de anos depois e k aparece [...]
Estás um bocadinho confusa... Mongloide2 Matreiro

Andrew43 escreveu:O gelo nem sempre é água. O planeta-anão Plutão , é constituído por gelo e rochas. Mas o gelo não é água. o gelo é nitrogénio que congelou devido as temperaturas baixas.

O gelo é sempre água, da mesma maneira que vapor também é sempre água.
Lá que o nitrogénio esteja congelado, acho que não se pode chamar a isso gelo. Acho eu...

Esta notícia é importante apenas porque a Lua está geologicamente morta. Já nada se passa lá, é um pedregulho flutuante, nada mais... Por isso, e pelo que tenho lido, lá os da Nasa ficaram surpreendidos porque achavam que já não podia haver água (ainda que em estado sólido, gelo) na Lua.

Já devem de ter reparado que não fazem uma festa com foguetes e balões quando as sondas encontram gelo no planetas... E todos, ou quase, o têm lá... Marte, por exemplo, tem montes de água congelada... E, neste caso, o interessante seria encontrá-la no estado líquido (e há teorias que afirmam que há pequenos lençóis de água em Marte)...

E pronto, é isto que tenho visto nos documentários do Odisseia... Desdentado

Definição de gelo na Wikipédia:

Ice is a solid phase, usually crystalline, of a non-metallic substance that is liquid or gas at room temperature, such as water, carbon dioxide ice (dry ice), ammonia ice, or methane ice

Como vês, Uranus, o gelo não é só água. Até porque como dizeste (e bem) os planetas estão recheados de gelo. Mas não é água, só. É água e/ou outras substancias Embaracoso

"Presage 16
Conjoined here in the sky manifested
it enters
Little rain... the sky and earth dries,
Undone, death, caught, arrived at a bad hour"
Andrew43 escreveu:Definição de gelo na Wikipédia:

Ice is a solid phase, usually crystalline, of a non-metallic substance that is liquid or gas at room temperature, such as water, carbon dioxide ice (dry ice), ammonia ice, or methane ice

Como vês, Uranus, o gelo não é só água. Até porque como dizeste (e bem) os planetas estão recheados de gelo. Mas não é água, só. É água e/ou outras substancias Embaracoso

Wikiedia PT escreveu:O gelo é o estado sólido da água, seu aspecto é vítreo, semitransparente. A sua densidade é inferior à da água ficando em 0,92 g/cm³ , o seu ponto de fusão é de 0°C a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido têm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para o outro o volume aumenta cerca de 9%: ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4°C. O gelo é empregado em fins terapêuticos e na conservação de alimentos, entre outros usos e seu ponto de formação é usado como valor de referencia em termodinâmica.
E agora, qual das duas tá certa? Mongloide

A wikipedia não é uma fonte lá muito fiável... Surpreso

Star Uranus escreveu:

Como vês, Uranus,
o gelo não é só água. Até porque como dizeste (e bem) os planetas estão
recheados de gelo. Mas não é água, só. É água e/ou outras substancias
Embaracoso

Wikiedia PT escreveu:O gelo é o estado sólido da água, seu aspecto é vítreo, semitransparente. A sua densidade é inferior à da água ficando em 0,92 g/cm³ , o seu ponto de fusão é de 0°C a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido têm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para o outro o volume aumenta cerca de 9%: ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado
do que a sua forma líquida até atingir os 4°C. O gelo é empregado em
fins terapêuticos e na conservação de alimentos, entre outros usos e
seu ponto de formação é usado como valor de referencia em
termodinâmica.

A diferença, é que a versão em português não apresenta fontes. Enquanto que a em inglês apresenta, normalmente, fontes de onde tiraram a informação para as pessoas irem confirmar. Algo que não se verifica na portuguesa.

"Presage 16
Conjoined here in the sky manifested
it enters
Little rain... the sky and earth dries,
Undone, death, caught, arrived at a bad hour"
É uma descoberta cientifica fabulosa porque, como já afirmaram, a lua está mortinha da silva. Existir lá água era completamente impossível.... até agora Matreiro
Talvez um dia destes descubra-se água no estado liquido no nosso Sistema Solar. Mas para mim, descobrir água não é o mais importante. É mesmo descobrir! Todos falam em encontrar um novo planeta habitável, mas isso só acontece porque não preservam o seu >.< (claro que a Terra tá a ficar velhinha, vai fazer BUM um dia destes, mas se o homem não fizer asneiras, pode aguentar mais um ou dois milénios. Até lá os homens matam-se todos com a bomba atómica xDD). Acho que o mais importante é explorar o Universo, até mesmo descobrir planetas habitados por outros seres (ya, eu acredito em ET's Razz) *-*

Mas estou a desviar-me do assunto Matreiro
Ao menos agora não se pode dizer que a lua é um simples calhão que anda à volta da Terra.
Espero por ti em cada segundo , porque tu és o meu mundo!

Se para salvares aqueles que amas, tivesses que recordar o passado que tanto receias... O que farias?
Visitem a minha 1ª Fic ----->The Four elements
Andrew43 escreveu:
Star Uranus escreveu:

Como vês, Uranus,
o gelo não é só água. Até porque como dizeste (e bem) os planetas estão
recheados de gelo. Mas não é água, só. É água e/ou outras substancias
Embaracoso

Wikiedia PT escreveu:O gelo é o estado sólido da água, seu aspecto é vítreo, semitransparente. A sua densidade é inferior à da água ficando em 0,92 g/cm³ , o seu ponto de fusão é de 0°C a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido têm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para o outro o volume aumenta cerca de 9%: ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado
do que a sua forma líquida até atingir os 4°C. O gelo é empregado em
fins terapêuticos e na conservação de alimentos, entre outros usos e
seu ponto de formação é usado como valor de referencia em
termodinâmica.

A diferença, é que a versão em português não apresenta fontes. Enquanto que a em inglês apresenta, normalmente, fontes de onde tiraram a informação para as pessoas irem confirmar. Algo que não se verifica na portuguesa.

*respira fundo*
Quando eu disse que o gelo era agua estava a referir-me ao caso especifico tratado aqui no tópico (afinal do que se fala por aqui é da agua que se descobriu em estado sólido aka gelo (Get it?) na Lua) a não ser que estejas mt interessado em discutir num tópico qualquer o que é o gelo (olha podes criar já) nem percebo pra que isto tudo.

Pra começar a tua duvida era se a agua era em estado solido ou liquido. eu disse acima que era em estado sólido que a agua se encontrava (coisa que eles disseram na TV) dpois já era como ela se formou, e de repente já estamos aqui a falar do que a amiga Wikipédia acha que é ou não gelo.

Tentando responder á tua duvida então.. pois bem eu acho que o interesse geologico da descoberta da agua na lua é esta não apresentar uma atmosfera que sustente chuvas e assim, talvez daí eles quererem confirmar. e efectuar estudos para perceber de onde é que a agua vem... por isso é só ires vendo os telejornais e assim, (olha e vai vendo na wiki se encontras mais info, ela há de ser compreensiva e ir-se actualizando). Matreiro
As duas wikis têm razão... Estão é a interpretar a inglesa mal, parece-me...

Wikipedia ING escreveu:Ice is a solid phase, usually crystalline, of a non-metallic substance that is liquid or gas at room temperature, such as water, carbon dioxide ice (dry ice), ammonia ice, or methane ice
Pelo que leio,
Ice - Water. Pronto, até aí tudo bem. Smile

Mas depois há outros tipos de gelo, que têm um nome diferente conforme a substância "congelada".
Dry Ice (Carbon Dioxide), Amnonia Ice, Methane Ice...

Foi assim que entendi Embaracoso

Mas, basicamente, qualquer coisa que no estado natural esteja num estado físico e a temperaturas inferiores fique sólido, é um tipo de gelo.

Que fique desde já esclarecido, que sempre que é um gelo não normal (não de água) é especificado. Ninguém é bruxo, ora essa Razz

Star Uranus escreveu:A wikipedia não é uma fonte lá muito fiável... Surpreso
O que a wikipédia tem de mal (ser facilmente editada por qualquer palhaço) também tem de bom (qualquer palhaço compõe a porcaria que o palhaço interior fez) Wink

Se não gostam da wikipédia para definições, permitam-me desde já sugerir-vos dois dicionários: Um em inglês - Merriam-Webster - e outro em português - Priberam. Isto com um bom tradutorzito ao lado para uma palavra ou outra pode fazer-vos magia Embaracoso

Eis as definições deles caso ainda haja dúvida:
Merriam-Webster escreveu:1 a : frozen water b : a sheet or stretch of ice
2 : a substance resembling ice; especially : the solid state of a substance usually found as a gas or liquid
3 : a state of coldness (as from formality or reserve)
(sublinhei a palavra "resembling" de propósito)
Vejam aqui.

Priberam escreveu:1.Estado sólido da água.
2.Porção de água gelada.
3.Fig. Frio excessivo.
Vejam aqui.

Entre outras entradas que agora não interessam.

É de notar que a definição principal envolve água e não outra coisa...
Espero ter ajudado Wink
Ora nem mais Di, acho que esclareceu muita gente Wink

Há que saber distinguir o gelo (H2O) e o gelo como sinónimo de uma substância congelada Pensativo Isso todos os planetas têm, principalmente os do grupo exterior. Quando alguém diz que foi encontrado gelo em X planeta supostamente está a referir-se a água congelada.
Sammu, és fixe!
..O que é que interessa se há mais ou menos substâncias que o senso comum tende a designar de gelo quando em estado sólido, só por terem uma aparência semelhante à do estado sólido da água, o gelo "original"?

Nas notícias falam especificamente em água, certo? Estar em gelo ou não, é ÁGUA na mesma.

Mesmo existindo outras substâncias que podem ser comumente chamadas de "qualquer coisa. coisa ice" vem do simples facto muito provavelmente de serem substâncias "geladas" tipo em estado sólido a temperaturas mesmo muito baixas então são chamadas uma espécie de "gelo da água-like"/"tipo-gelo da água"... Mesmo existindo:

Se nas noticias dizem especificamente que se está a tratar de água, ou se dizem simplesmente "gelo" ao invés de, por exemplo, "azoto gelado" (nitrogénio é muito português-do-brasil-ou-inglês-like), então obviamente é de água que se está a falar porque, obviamente, se fosse outra substância gelada nem sequer se fazia noticia.

A notícia é muito boa mesmo, pelos motivos todos já mencionados. Mais uns aninhos e os nossos cientistas devem começar a abrir portas para mais umas certezas sobre as origens do nosso sistema solar =)

P.S.: Peço desculpa por basicamente ter dito o mesmo que o Sammu e a Di, o rmmr e o Uranus. Mas achei que no meio de tanta dúvida mais uma pessoa a bater na mesma tecla ajudava a clarificar ideias lol

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Star Uranus escreveu:
O gelo é sempre água, da mesma maneira que vapor também é sempre água.

Gelo é sempre água, da mesma maneira que vapor de água é sempre água.
Vapor é a forma gasosa de qualquer substância (que não seja gasosa às temperaturas e pressões normais).

A questão que o Andrew colocou é bem pertinente. Se nunca se afigurou possível a existência de água líquida, como é que lá há gelo?
Provavelmente está lá desde que se formaram os planetas. O que pode ser um óptimo empurrão para sabermos mais sobre esse tema.

No entanto, esta notícia levanta-me algumas dúvidas...
Com sondas a vaguear pela superfície da Lua, a única forma de descobrirem água foi mandar uma delas contra o planeta? Que raio de ideia anormal foi esta? No meio de tantos génios, quem foi o idiota que se lembrou disto? Sinceramente, parece que estou a ver o "Armaggedon" outra vez... Rolling Eyes

Para além disso: "Mas a nuvem de detritos levantada foi muito menor do que o esperado e
só pode ser observada pelos instrumentos precisos da LCROSS."
Pois sim, NASA.
Mas afinal eles mandaram uma sonda contra a lua? pensava que tinha sido um missil Matreiro mas nao sei se chegava lá...
Radzen escreveu:Mas afinal eles mandaram uma sonda contra a lua? pensava que tinha sido um missil Matreiro mas nao sei se chegava lá...

Radzen, eu sei que as tua participações são assim muito pró originais mas... tenta fazer posts com mais conteúdo sim? Embaracoso''
Sammu, és fixe!
D: pois eu sei Incredulo e que pois .... o que queres que diga e que colegas meus dizem que foram misseis...

Eu so fico feliz quando descobrirem ET's

mas ok sorry :'(

e tambem sou um bocado ignorante Matreiro

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco