Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Cursos do 10.º Ano

Eu escolhi o Ciências e Tecnologia, pois sempre gostei muito de biologia e quimica.... e nao me arrependi. também foi um pouco pa fugir das línguas já que não são a minha especialidade...
.Actualmente ja acabei isso a uns tempos e se voltasse a tras ia para o mesmo Very Happy pois gostei muito tirando a matematica Assobiar
Gostei tanto que segui Biologia. Pois gostava de seguir investigação.

»»»A minha 1ºfic: Coração de Esperança«««

Vendo Manga da Sailor Moon Super contente NOVOS.

Como muitos devem saber agora os que vão para o 10º vão ter formação cívica. (ora do 12º digam byebye a área de projecto)

Mas agora penso assim, tipo eu desde o meu 5ºano sempre tive formação cívica de 45 minutos. Mas no 10º não há nem 45, nem 50 minutos, mas sim 90 ( e 120 acho eu... Falaste demais 2) então vou ter 90 minutos de f.c?

O meu irmão disse-me que queriam passar as de 90 para 60 mas não me cheira... a psicóloga só nos tinha dito isso da f.c. e da a.p.

E outra pergunta, perguntamos ao meu stor de e.f. e ele não sabia muito bem porque só dá aulas ao básico... os cursos que não são de desporto têm quanto tempo de educação física semanal? E por exemplo os de línguas têm o mesmo tempo que artes?
(tipo eu gosto de e.f. só perguntei por curiosidade Simpatico2)

Gomenasai por estar a ser muito chata Sem paciencia

Naruto, One Piece e Bakuman <3
Star Uranus escreveu:Eu tirei um curso que já não existe, o Curso Tecnológico de Comunicação, que fazia parte do agrupamento de Humanidades (os novos Científico-Humanísticos). Resolvi matricular-me nesse por várias razões: primeiro, porque era comunicação social, que era o que eu queria seguir e, felizmente, decidi-me cedo. Depois, porque o curso permitia seguir para o Ensino Superior, se eu assim entendesse. E, por fim, porque tinha um estágio (opcional) quando terminasse o 12.º ano.

Desengane-se quem pensa que os cursos tecnológicos de antigamente são parecidos com os profissionais de agora ou com aquelas facilidades todas. Eu tinha disciplinas teóricas e testes como qualquer outro aluno do secundário. A diferença, é que tinha também disciplinas práticas e específicas para o ensino da comunicação. Infelizmente a minha escola estava muito mal equipada e as disciplinas práticas deixaram muito a desejar. Quando acabei o 12.º ano, quis fazer o estágio e fiquei na mesma empresa 4 anos.
Hey o curso profissional de Contabilidade é bué trabalhoso XD não vi facilidades nenhumas, fazia exactamente o que faço no secundário, aliás era pior porque a carga horária era muito mais pesada mas pronto, não gostei mesmo do curso por isso sai e fui para Humanidades, adorava que ainda existisse o curso que tu tiraste Uranus :/ acho que já te tinha dito e continuo a dizer, parece-me bastante interessante.

Então pronto basicamente fui para Contabilidade, andei um ano a gastar dinheiro em vão (uma vez que na secundária da minha terra ainda nem havia cursos profissionais e então preferi ir para uma escola de renome fora da minha área de residência) ia e vinha todos os dias, a carga horária era horrível, só tinha uma única tarde livre e nos outros dias saia sempre de tarde, de Inverno era horroroso mesmo. Mais tarde acabei por me perguntar o que raio estava a fazer ali, adoro os professores ainda hoje quando vou à terra onde estudei se os vir tratam-me muito bem e apoiaram-me sempre, são grandes amigos, mas a verdade é que me precipitei-me, tinha feito os psicotécnicos no 9º ano e aquilo dava mais para economia e afins como não tinha nada definido nem sabia o que queria lá fui...Na entrevista que me fizeram na profissional (que aquilo lá vamos um dia para fazer mais psicotécnicos mesmo na escola profissional e temos de ir noutro dia para uma entrevista) eu tinha posto como primeira opção Informática, depois Contabilidade e foram só as que escolhi acho, então na entrevista disseram-me que a Contabilidade ia ter montes de informática e isto e aquilo, olhem no primeiro ano é mentira! Apesar de ter TIC não era assim nada do outro mundo e os stores mais tarde disseram-me que só no 2º ano é que íamos ter programas de contabilidade geral e analítica fiquei WTF, não foi nada do que me tinham dito, entretanto comecei a ficar desmotivada, a minha turma lá não era das melhores também (havia gente mais velha já com 20 e tais anos que era pior do que os mais novos...) e depois comecei a detestar o curso em si, resolvi então mudar.

Mudei para Humanidades e digo-vos que não me arrependi nada, no 10º e 11º fiquei sempre em turmas pequenas mas que até nos dávamos todos bem, éramos unidos, os professores não eram tão atenciosos como os da profissional mas eram excelentes professores e aprendi imensa coisa com eles, quanto ao curso em si a única disciplina que tive e não gostava era mesmo o Francês (consegui tirar 14 no exame nacional nem sei como), mais tarde no 12º mudei para uma turma maior porque escolhi Inglês e Sociologia e quase todos da minha ex-turma foram para Francês e Geografia C. No 12º ano o que detestei mesmo foi Área de Projecto, roubou tempo ao Português e à História A, disciplinas essas que ia ter exame nacional, mas por outro lado fiz coisas que nunca pensei, o meu grupo teve mesmo de se esforçar muito, terminei com 17 acho dentro do grupo perto de mim só houve uma com 16, o que me ajudou à média. Isso que dizem de que esta área tem pouca saída não é bem assim, o país no geral está mal por isso acredito que hoje em dia as oportunidades que nos surgem são uma questão de sorte, claro que podem também ser fruto do nosso trabalho, mas actualmente acredito mais em sorte e em Humanidades podem ir para cursos de Letras, História, Direito, Comunicação, Secretariado, Ciências Políticas, entre outros por isso não desanimem! Tentem é escolher bem, porque acreditem que mesmo que por exemplo da profissional para a secundária tenham equivalências como eu tive, sempre é um ano perdido :/
Eu ainda estou no 8º ano já so falta espero eu 2 anos Razz
Eu gostava de ir para ciencias e tecnologicas.
Alguem me podia dizer que disciplinas é que a dentro dessa area, para ficar mais ao menos a par das coisas.
Em Ciências e Tecnologias tens as biologias e as químicas Matreiro Física e Química, Biologia e Geologia... tens uma língua estrangeira, Filosofia, Português, e a boa da Matemática A Matreiro

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
No secundário eu andei no científico-natural, que agora corresponde às ciências e tecnologias.

É assim, eu não fui daquelas pessoas que desde pequenas dizem que querem ser médicos, como alguns colegas meus. Eu era boa aluna e lá fui andando. Primeiro dizia que queria ser educadora de infância (adoro putos!) e depois lá me fui interessando mais pelas ciências.

Quando fui para o secundário ainda não sabia o que queria seguir, mas tinha a certeza que queria ir para as ciências, o que para a altura chegava. Eu fiz os testes psicotécnicos na minha escola, mas sinceramente, aquilo não é lá muito útil. Pelo menos os que nós faziamos. Deu-me aptidão para tudo e nos interesses dava as ciências e a música. Batia certo, mas tenho um amigo que foi atrás do resultado desses testes e depois no fim do 10º ano teve de mudar de curso...

Bom, quanto ao curso do secundário. No meu tempo as coisas eram um pouco diferentes. Tinhamos umas aulas no laboratório que acho que agora já não existem e não tinhamos essas coisas das areas de projecto e afins. Não digo que as disciplinas sejam difíceis. É preciso é trabalhar. E é preciso gostar, mas isso é assim em qualquer área.

Depois lá me decidi pela medicina quando vi que gostava e que tinha notas para isso. Mas o curso universitário já não é para aqui chamado! Matreiro

Para a escolha do curso do secundário, o mais importante é verem o que é que gostam mais, não tanto qual a profissão a seguir, porque depois ainda têm mais algumas opções. E também é importante não irem para esta ou aquela área para fugirem desta ou daquela disciplina. Nomeadamente a matemática!! Matemática é fácil, só é preciso é estudar logo desde o primeiro dia! Não é como no básico, onde basta estudar para os testes no dia anterior. Tenho uma prima que na hora de escolher o curso universitário se arrependeu de não ter ido para as ciências e de ter escolhido humanidades só para não ter matemática, porque a maior parte dos cursos que ela queria pediam a dita cuja matemática!

Por isso, avaliem bem as várias disciplinas que cada curso tem e vejam onde é que acham que se encaixavam melhor. E se no fim do 10º virem que se enganaram, não hesitem em mudar. Mais vale perder um ano do que estarem a estudar o que não gostam!
dizzy22 escreveu:Em Ciências e Tecnologias tens as biologias e as químicas Matreiro Física e Química, Biologia e Geologia... tens uma língua estrangeira, Filosofia, Português, e a boa da Matemática A Matreiro

pensando bem Shocked depois do que disseste acho que vou para humanidades.
gitaloka escreveu:
dizzy22 escreveu:Em Ciências e Tecnologias tens as biologias e as químicas Matreiro Física e Química, Biologia e Geologia... tens uma língua estrangeira, Filosofia, Português, e a boa da Matemática A Matreiro

Lol... mudou de opinião como quem muda de camisa.
Normalmente há sempre quem queira escapar de ciências e tecnologias por causa da muita matemática... por isso, não serás a primeira nem ultima.
Será que há muita diferença entre a matemática A e B?

Edit: tinha-me enganado e metido B e C Embaracoso sorry

Brimsty escreveu:É assim, eu não fui daquelas pessoas que desde pequenas dizem que querem ser médicos, como alguns colegas meus. Eu era boa aluna e lá fui andando. Primeiro dizia que queria ser educadora de infância (adoro putos!) e depois lá me fui interessando mais pelas ciências.

Quando fui para o secundário ainda não sabia o que queria seguir, mas tinha a certeza que queria ir para as ciências, o que para a altura chegava. Eu fiz os testes psicotécnicos na minha escola, mas sinceramente, aquilo não é lá muito útil. Pelo menos os que nós faziamos. Deu-me aptidão para tudo e nos interesses dava as ciências e a música. Batia certo, mas tenho um amigo que foi atrás do resultado desses testes e depois no fim do 10º ano teve de mudar de curso...
Eu quando era pequena queria ser tanta coisa XD primeiro queria ser médica, depois veterinária, depois já queria ser professora, depois queria ser técnica informática, depois quis ser contabilista XD e agora por fim quero ir para Direito x'D

Quanto ao teu amigo foi tal e qual o meu caso e conheço mais histórias assim, e tipo no 9º ano como estamos a sair da escola ninguém puxa a brasa à sua sardinha (por assim dizer) mas no caso da profissional é diferente, eles manipulam ligeiramente os testes, o que é ainda pior. Cada qual deve seguir por si, hoje em dia há tanta coisa e informação o que não falta são cursos Very Happy

Bem esqueci-me de falar das disciplinas, ou por outra falei por alto anteriormente mas posso falar agora. Então era assim:

Curso de Contabilidade - Tinha TIC, Cálculo Financeiro, Economia, Contabilidade Geral, Integração (é uma disciplina onde existe de tudo desde filosofia, geografia, engloba muitas coisas, adorava a minha stora que me dava isso, tornava a disciplina muito interessante e fazia-nos pensar), Direito das Organizações ( <3 foi aqui que me apaixonei por Direito, era dado pela mesma stora de Integração que era advogada, incentivou-me muito, mas a disciplina não tem aqueles artigos todos, é claro que temos de saber alguns mas nada de muito complicado, é mais direito do trabalho e isso) depois tive as três disciplinas que são de componente geral e que tive equivalência para quando fui para a secundária que são: Matemática B, Português, Inglês e Educação Física (neste ano ainda fiz, lá o meu stor era brutal e não me massacrava nem tive tantos problemas de costas ou dos joelhos nessa altura), e acho que é tudo XD
Se não me esqueço de nada eram pelo menos 10 disciplinas, a carga horária era horrorosa ainda por cima a escola era fora da minha terra, tinha de ir de transportes públicos, ia muito cedo e vinha muito tarde.

Humanidades - 10º e 11º: Português, Inglês, Francês, Educação Física, Geografia A, História A e Filosofia (acho que não me esqueci de nada, tive equivalência nas disciplinas que sublinhei ou seja só ia assistir, mas por exemplo em Português e Inglês tentei melhorar, Educação Física deixei estar como estava que a nota da profissional era bem boa apesar dos meus problemas de saúde), optei por não ter Matemática B (na qual também tinha equivalência, pelo simples motivo de que me fartei, tirava sempre só 14 e não achei que fosse melhorar então troquei a Matemática pelo Francês). E parecendo que não, só tinha 7 disciplinas e no 10º EF nem metia lá os pés XD porque tinha as equivalências por isso não foi mau de todo até.
Humanidades - 12º: Já não tive Filosofia, nem o Inglês que tinha anteriormente) porque eram bienais, Francês e Geografia A como fiz os exames e estava farta resolvi não escolher essas (sim farto-me de tudo XD) então tive só Português, Educação Física (que tive atestado para não fazer), História A, Área de Projecto e depois escolhi um Inglês mais avançado e Sociologia (penso que eram só estas 6 muito melhor, e se para o ano não tiverem Área de Projecto melhor ainda!).

No geral gostei das disciplinas todas menos Francês, Geografia e Área de Projecto (adorava as storas só detestava mesmo as disciplinas XD) espero que isto ajude Smile
Só tive matematica A que é a do cientifico, e pelo que dizem e vi achei um pouco mais dificil, para quem gosta de numeros (eu vou ser sincera nunca fui muito boa a matematica, mas apartir do momento em que entrei em ciencias sentime muito mais burra, mas fiquei muito bem preparada para a universidade e agora tenho facilidades pois no meu curso a matematica nao é tao exigente como a matematica A)
Agora a matemaica B que era no meu tempo a de Humanistico é um pouco mais facil pelo que tenho visto, tem um programa mais facil....
Isto é o meu lado de vista

»»»A minha 1ºfic: Coração de Esperança«««

Vendo Manga da Sailor Moon Super contente NOVOS.

sakura_san escreveu:Será que há muita diferença entre a matemática B e C?

Matemática C? Só conheço Matemática Aplicada as Ciências Sociais (MACS). lol
E diferença deve ser mínima, se bem que isso muda um pouco quando toca de fazer exames...
Por exemplo.
Prova de ingresso: Matemática -> Matemática A ou B
Prova de ingresso: MACS -> Matemática B ou MACS
Caso tenhas MACS só podes inscrever te em MACS... caso tenhas B, podes inscrever-te em Matemática ou MACS.
JudokaSK escreveu:
gitaloka escreveu:

Lol... mudou de opinião como quem muda de camisa.
Normalmente há sempre quem queira escapar de ciências e tecnologias por causa da muita matemática... por isso, não serás a primeira nem ultima.

Realmente... levam isto de uma maneira. É o vosso futuro :fp: Se fosse assim eu também não tinha ido para ciências e tecnologias (acho que as minhas notas de matemática são muito vergonhosas para escrever num sítio público Matreiro) e olha, as matemáticas do meu curso, fiz todas, e gostei. Não se metam a basear a vossa opinião só porque têm uma disciplina x que não gostam. Têm é de mandar um esforço nessas, se têm de as fazer para seguirem o que querem (tenho um caso verídico com as químicas orgânicas Matreiro)

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
miriam88 escreveu:Só tive matematica A que é a do cientifico, e pelo que dizem e vi achei um pouco mais dificil, para quem gosta de numeros (eu vou ser sincera nunca fui muito boa a matematica, mas apartir do momento em que entrei em ciencias sentime muito mais burra, mas fiquei muito bem preparada para a universidade e agora tenho facilidades pois no meu curso a matematica nao é tao exigente como a matematica A)
Agora a matemaica B que era no meu tempo a de Humanistico é um pouco mais facil pelo que tenho visto, tem um programa mais facil....
Isto é o meu lado de vista
A mim sempre me disseram que a Matemática B era o programa da Matemática A só que ao contrário XD inclusivé cheguei a fazer exercícios de Matemática A e na altura safava-me Mal disposto só que nunca sai do 14 (nervos...).
Não é so por causa da matemática é porque eu tambem nao sou boa em linguas estrangeiras mas gostava de ir para ciencias tecnologicas.
so achei um bocado dificil.
Eu até me safo bem a matematica.
JudokaSK escreveu:
sakura_san escreveu:Será que há muita diferença entre a matemática B e C?

Matemática C? Só conheço Matemática Aplicada as Ciências Sociais (MACS). lol
E diferença deve ser mínima, se bem que isso muda um pouco quando toca de fazer exames...
Por exemplo.
Prova de ingresso: Matemática -> Matemática A ou B
Prova de ingresso: MACS -> Matemática B ou MACS
Caso tenhas MACS só podes inscrever te em MACS... caso tenhas B, podes inscrever-te em Matemática ou MACS.

Desculpa Chocado eu era para meter A e B enganei-me completamente >_>

Sorry vou agora editar Falaste demais 2

Para mim ainda falta muito mas sem dúvida que escolheria Linguas e Humanidades, sempre tive notas altas em Geografia e História... Very Happy

'Há dois anos nesta comunidade fantástica' *-*

Kattysa escreveu:
Tudo o que é história, análises clínicas, designers...

Olha que design e multimédia tem tanta saída como informática.

Afinal não era um sapo...
Bem agora que seu que passei para o 10.º, vou seguir Técnico de Animação 2 e 3d...Adoro, quero criar os meu desenhos animados eheheeh =)

Muitoo Obrigadooo Amigo Secreto

3/4 nesta comunidade!
Very Happy Então espero que daqui a muitos anos os veja a passar na tv como o melhor anime do ano.... lol Very Happy

'Há dois anos nesta comunidade fantástica' *-*

Tens de entrar para responderes neste tópico.