As dobragens Portuguesas
COnsidero este tema muito importante e tambem interessante na medida em que podemos faxer uma analise do que foram e do que sao as dobragens em portugal. hoje em dia filmes como "A viagem de Chihiro" ou o "Castelo Andante" tem dobragens portuguesas fantastica, a k se deve este fenomeno? a participaçao de actores que todos conheçemos tao bem nao e? Albano Jeronimo, Marcia Leal, Manuela Couto (Pocahontas, lOLOLOL) entre outros. as dobragens hj tem uma qualidade fantastica e nao podemos eskecer o fantastico Victor Emanuel (Quinta das Celebridades, Circo das Celebridades) actor com tanta experiencia em dobragens e sem duvida excelente. Ao longo dos anos a qualidade tem aumentado, as series tem dobragens que de facto nos fazem vibrar nao e?
:(moon5):
:(moon5):
Sim, realmente as dobragens em Portugal mudaram muito! Hoje em dia as dobragens são feitas com actores profissinais e que têm experiência! É pena que Naoko Takeuchi já não se apercebe disso, que as dobragens melhoraram e que já não é só no Japão que se faz boas dobragens!
Agora um off-topic: Penso que a Naoko Taekeuchi devia de, em vez de proibir a emissão da série em outro local se não Japão, deveria por exemplo exigir uma dobragem decente, obrigar a conservação das aberturas originais assim como os endings, os nomes das personagens deveriam de ser os mesmos também! Não pode haver corte de episódios nem alterar BGM's e outro qualquer tipo de alteração aúdio e vídeo.
Desculpem lá ter sido tão grande este off-topic
Mas sim as dobragens já são muito melhores do que eram, por exemplo à 1 década atrás. Mas não consigo deixar de pensar na boa dobragem que Dragon Ball teve, é muito semelhante à qualidade das dobragens de hoje. Enfim é só a minha opinião!
Agora um off-topic: Penso que a Naoko Taekeuchi devia de, em vez de proibir a emissão da série em outro local se não Japão, deveria por exemplo exigir uma dobragem decente, obrigar a conservação das aberturas originais assim como os endings, os nomes das personagens deveriam de ser os mesmos também! Não pode haver corte de episódios nem alterar BGM's e outro qualquer tipo de alteração aúdio e vídeo.
Mas sim as dobragens já são muito melhores do que eram, por exemplo à 1 década atrás. Mas não consigo deixar de pensar na boa dobragem que Dragon Ball teve, é muito semelhante à qualidade das dobragens de hoje. Enfim é só a minha opinião!

:(moon5): Sailor Sun
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Pitz16 escreveu:Sim, realmente as dobragens em Portugal mudaram muito! Hoje em dia as dobragens são feitas com actores profissinais e que têm experiência! É pena que Naoko Takeuchi já não se apercebe disso, que as dobragens melhoraram e que já não é só no Japão que se faz boas dobragens!
Ora, concordo com tudo!
excepto com o facto de a dobragem do dragon ball ter sido como as de hoje, nem por isso é
tornaram o anime menos sério do que devia ser, mas pronto, dá-se um desconto até pk ficou muito divertido 
Quando a dobragens devemos igualmente sublinhar, como o animeplanetalegends disse, as dobragens dos mais recentes filmes do hayao miyazaki: mesmo fenomenais, eu gostei, é sinal que hoje em dia já há juizo e profissionalismo na dobragem de anime. Já a melhor dobragem alguma vez feita a nivel de um anime (enão um filme de anime) é, sem dúvida alguma, o Rurouni Kenshin (Samurai X). Dobragem extremamente fiel, a voz do kenshin é melhor k a do original e enredo, nomes, história, tudo mantido. Era mesmo bom que o editassem em DVD com a dobragem. Mas pronto, sem suma, hoje em dia, felizmente já se fazem dobragens extremamente boas, a sailor moon teve o azar de calhar numa década em k o anime era considerado infantil e como tal ridicularizado e de certo modo ignorado (a verdadeira essencia) nas dobragens. Eu também ainda tenho esperanças que venham a fazer uma dobragem decente em português da sailor moon, mas pronto.
Hoje em dia não vejo quase nada em português, mesmo com os dvd's que têm a opção de português dobrado, pelo que não me posso pronunciar...
Especialmente nos filmes (com actores "de palco"), gosto sempre de ouvir as vozes originais.
Quando via desenhos animados (ainda me lembro de ver uns em português brasileiro), nunca tive nada a dizer das dobragens portuguesas, mas em relação a animes a coisa já era outra.
Basicamente, nunca gostei das referências a coisas típicamente portuguesas (expressões, lugares, etc...), nem da pronúncia que por vezes punham a algumas personagens. Isso fazia com que ficasse muito parolo e provinciano.
O problema não era a pronuncia em si, mas o objectivo da sua utilização...
Para mim, foi esse o mal das dobragens de há 10 - 15 anos atrás
(embora ache que ainda algumas coisas destas são feitas).
Quanto à dobragem da Sailor Moon, apesar de já ter sido falado diversas vezes, mudaria os diálogos, mas os nomes e músicas manteria, simplesmente porque é um clássico e a maioria das pessoas, se gostou de Sailor Moon, foi desta forma.
Especialmente nos filmes (com actores "de palco"), gosto sempre de ouvir as vozes originais.
Quando via desenhos animados (ainda me lembro de ver uns em português brasileiro), nunca tive nada a dizer das dobragens portuguesas, mas em relação a animes a coisa já era outra.
Basicamente, nunca gostei das referências a coisas típicamente portuguesas (expressões, lugares, etc...), nem da pronúncia que por vezes punham a algumas personagens. Isso fazia com que ficasse muito parolo e provinciano.
O problema não era a pronuncia em si, mas o objectivo da sua utilização...
Para mim, foi esse o mal das dobragens de há 10 - 15 anos atrás
(embora ache que ainda algumas coisas destas são feitas).Quanto à dobragem da Sailor Moon, apesar de já ter sido falado diversas vezes, mudaria os diálogos, mas os nomes e músicas manteria, simplesmente porque é um clássico e a maioria das pessoas, se gostou de Sailor Moon, foi desta forma.
realmente as dublagens portuguesas tao a melhorar a olhos vistos
talvez porque começam a postar mais neste mercado da animaçao.
off-topic
so para emendar uma coisa que o ticarv disse
nao foi pelo menos na 1º Pocahontas a Manuela couto a dar a voz a personagem mas sim a cantora Susana Felix
:(diana):
talvez porque começam a postar mais neste mercado da animaçao.
off-topic
so para emendar uma coisa que o ticarv disse
nao foi pelo menos na 1º Pocahontas a Manuela couto a dar a voz a personagem mas sim a cantora Susana Felix
:(diana):
rita/drid_watch animes 'till i die .........animes varrem feira
Epah, muita gente pede à Naoko para pôr de volta a Sailor Moon nos outros países, mas ela vai pensar assim "Para quê? Para fazerem a mesma m.." vocês perceberam xD, deviam de pedir para ela exigir uma nova dobragem, com os nomes originais, aberturas, endings, eye catchs, tudinho igual à versão original excepto o idioma em que se é falado.
Eu no lugar da Naoko também já estava farto de receber cartas a pedir o mesmo, mas se visse uma carta a mostrar esta proposta talvez experimentava para ver no que ia dar!
Eu no lugar da Naoko também já estava farto de receber cartas a pedir o mesmo, mas se visse uma carta a mostrar esta proposta talvez experimentava para ver no que ia dar!
e axim o k eu vou dixer talvez seja uma barbaridade e um coto confuso
mas é assim por um lado compreendo ke a autora nao deixe 'passar a serie sem ser original, ate porque eu adoro o original mas por outro lado temos que ver que isto é um anime para crianças e que a maioria nao sabe ler e as que sabem as legendas passam muito depressa para os miudos verem, e tanbem temos que ver que alguns os países nao têm culpa de nao terem bons dubladores
nos ate somos considerados dos melhores tradutores e dubladores do mundo ( TUGASSSSSS
) mas a paises ke nao têm se nivel e têm que se contentar com o ke a.
Por acaso nos nao tivemos sorte com as dublagens de sailor moon mas tivem,os series ke tao optimas como o caso de Rurouni Kenshin e de DBZ em ke os japas utilizaram as vozes do cell tugas pas series deles entre outras falas e anedotas.
isto e uma simples opiniao minha
mas é assim por um lado compreendo ke a autora nao deixe 'passar a serie sem ser original, ate porque eu adoro o original mas por outro lado temos que ver que isto é um anime para crianças e que a maioria nao sabe ler e as que sabem as legendas passam muito depressa para os miudos verem, e tanbem temos que ver que alguns os países nao têm culpa de nao terem bons dubladores
nos ate somos considerados dos melhores tradutores e dubladores do mundo ( TUGASSSSSS
) mas a paises ke nao têm se nivel e têm que se contentar com o ke a.Por acaso nos nao tivemos sorte com as dublagens de sailor moon mas tivem,os series ke tao optimas como o caso de Rurouni Kenshin e de DBZ em ke os japas utilizaram as vozes do cell tugas pas series deles entre outras falas e anedotas.
isto e uma simples opiniao minha
drid escreveu:e axim o k eu vou dixer talvez seja uma barbaridade e um coto confuso
mas é assim por um lado compreendo ke a autora nao deixe 'passar a serie sem ser original, ate porque eu adoro o original mas por outro lado temos que ver que isto é um anime para crianças e que a maioria nao sabe ler
Mas Sailor Moon não é um anime para crianças nenhuma criança iria perceber a história verdadeira

desculpa o anime de sailor moon nao é complexo...ixo garanto-t eu
é de facil compreensao
o manga sim ixo é mais dificil de se compreender e ate tem cenas um coto mais brutais
mas o anime ............
facil compreensao, imagens apelativas, textos basicos , violencia ?????
LOL nenhuma
keres mais alguma caracteristica???
é de facil compreensao
o manga sim ixo é mais dificil de se compreender e ate tem cenas um coto mais brutais
mas o anime ............
LOL nenhuma
drid escreveu:desculpa o anime de sailor moon nao é complexo...ixo garanto-t eu
é de facil compreensao
mas o anime ............
LOL nenhuma
Vai ver um site onde tenha os animes nos seus respectivos generos e ve se encontras Sailor Moon em Kodomo.......
Bem vou pa prisao (escola) LOl
Sim, o anime de Sailor Moon é completamente para crianças!!!
Tipo, eu também axava que tinha kk koisa k não era para crianças, mas dp de ler o manga penso k o anime é totalmente para crianças!!!
Tem algumas coisas k só um adulto percebe, mas são mínimas e não têm importância nenhuma para a história...
E o anime foi mesmo feito para criancinhas pekenas, pelo menos do ponto de vista dos japoneses, aqui no ocidente é que há mt treta e as pessoas acham que aquilo não pode ser para criancinhas por ter pessoas nuas e essas coisas, mas garanto-te k no oriente isto foi mesmo feito para criancinhas...
Até podemos verificar ixo pela kantidade de fillers para manter as criancinhas intretidas.... Um anime para pessoas mais velhas nunca apanha assim com tantos fillers porque essas pessoas já não têm a paciência das criancinhas para ver fillers... E tb falo por mim, eu hoje em dia, já não tenho paciência para ver animes k são filler atrás de filler, enkantu k em pekenina axava mt piada a isso pk exes episódios são kase sempre usados para coisas cómicas e não para desenvolvimento das personagens, coisa k hoje em dia gosto mt mais de ver....
(p.s. o anime é considerado como sendo direccionado para raparigas dos 4 aos 12 anos de idade, vi agr ^-^)
Kantu às dobragens portuguesas, em geral acho que temos dobragens mt boas, kase fieis ao original, é pena é não se fazer exas coisas com todas as dobragens, apesar de a maior parte delas fikar assim (especialmente Disney)... Por acaso Dragon Ball teve imensa sorte com a dobragem (ao contrário de Sailor Moon), visto k a voz do Cell foi considerada a melhor dobragem dele e até melhor k a original por causa dos efeitos k ela tinha e todas as vozes estão bastante fieis ao original, se não me engano.. Pelo menos adekavam-se perfeitamente às personagens, por acaso uma das minhas favoritas era a do Vegeta k, apesar de ser irritante e horrosa, era perfeita para a personagem...
Tipo, eu também axava que tinha kk koisa k não era para crianças, mas dp de ler o manga penso k o anime é totalmente para crianças!!!
Tem algumas coisas k só um adulto percebe, mas são mínimas e não têm importância nenhuma para a história...
E o anime foi mesmo feito para criancinhas pekenas, pelo menos do ponto de vista dos japoneses, aqui no ocidente é que há mt treta e as pessoas acham que aquilo não pode ser para criancinhas por ter pessoas nuas e essas coisas, mas garanto-te k no oriente isto foi mesmo feito para criancinhas...
Até podemos verificar ixo pela kantidade de fillers para manter as criancinhas intretidas.... Um anime para pessoas mais velhas nunca apanha assim com tantos fillers porque essas pessoas já não têm a paciência das criancinhas para ver fillers... E tb falo por mim, eu hoje em dia, já não tenho paciência para ver animes k são filler atrás de filler, enkantu k em pekenina axava mt piada a isso pk exes episódios são kase sempre usados para coisas cómicas e não para desenvolvimento das personagens, coisa k hoje em dia gosto mt mais de ver....
(p.s. o anime é considerado como sendo direccionado para raparigas dos 4 aos 12 anos de idade, vi agr ^-^)
Kantu às dobragens portuguesas, em geral acho que temos dobragens mt boas, kase fieis ao original, é pena é não se fazer exas coisas com todas as dobragens, apesar de a maior parte delas fikar assim (especialmente Disney)... Por acaso Dragon Ball teve imensa sorte com a dobragem (ao contrário de Sailor Moon), visto k a voz do Cell foi considerada a melhor dobragem dele e até melhor k a original por causa dos efeitos k ela tinha e todas as vozes estão bastante fieis ao original, se não me engano.. Pelo menos adekavam-se perfeitamente às personagens, por acaso uma das minhas favoritas era a do Vegeta k, apesar de ser irritante e horrosa, era perfeita para a personagem...

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Os orientais tratam nos seus animes, de temas por vezes complexos, dificeis de entender e "mais adultos", para crianças. No entanto, acham que é adequado para elas (tal como antes, no mundo ocidental).
No ocidente, as coisas hoje em dia são diferentes. Há certas matérias que, e a meu ver muito bem, não são colocadas em desenhos animados, e que eram consideradas violentas.
Por isso, o anime aos olhos do ocidente é considerado para um público mais velho (adolescentes, por exemplo), graças a todas as características que têm.
Na época da Sailor Moon, porque se achava que tudo que era desenho animado era para crianças, censuraram e cortaram partes desses animes, para os colocar mais adequados para elas.
Quanto à dobragem da Sailor Moon em Portugal, isso já foi falado em outros tópicos e posts, mas alguns já foram apagados, entretanto.
No ocidente, as coisas hoje em dia são diferentes. Há certas matérias que, e a meu ver muito bem, não são colocadas em desenhos animados, e que eram consideradas violentas.
Por isso, o anime aos olhos do ocidente é considerado para um público mais velho (adolescentes, por exemplo), graças a todas as características que têm.
Na época da Sailor Moon, porque se achava que tudo que era desenho animado era para crianças, censuraram e cortaram partes desses animes, para os colocar mais adequados para elas.
Quanto à dobragem da Sailor Moon em Portugal, isso já foi falado em outros tópicos e posts, mas alguns já foram apagados, entretanto.
Lumi-chan escreveu:Sim, o anime de Sailor Moon é completamente para crianças!!!
Digamos que estou de acordo com a parte das dobragens portuguesas, mas estou em completo desacordo em relação ao tu dizeres que anime é feito para crianças! Achas que por exemplo Praí Hell é adequado para crianças? No entanto é considerado anime! Achas que Samurai X é feito para crianças? No entanto é considerado anime! Achas que Binshoujo Senshi Sailor Moon é para crianças, quando está cheio de moral, valores e uma história que só hoje eu compreendo! Eu quando era pequeno, por exemplo, não sabia que a Queen Beryl tinha atacado o Reino da Lua pelos ciúmes que tinha do amor entre Princesa Serinidade e o Princípe Edymion, nem percebia aquela confusão da Fase R quando aquilo andava do Presente para o Futuro, nem percebia que havia um romance entre Aruka e Mariana, nem sabia que a voz que falou com Nehelinia na fase Stars era a Galáxia! A única fase que acho que era para crianças é a fase SuperS, já que toda esta se centralizava na Chibiusa e Pégasus, tirando o papel principal a Sailor Moon e já agora aproveito para dizer que foi a que gostei menos, a minha preferida é a fase S!
Como vês anime não é propriamente para crianças, mas sim para a faixa etária 8-25, é a minha opinião!
Há muitos tipos de anime, e para diversas faixas etárias. Por isso, falar em "anime" por si só, é perigoso lol
Tens toda a razão, Pitz, uma criança nunca toma atenção a todas aquelas explicações que existem na Sailor Moon, e por isso (porque essas explicações são fulcrais pa entender a história), ficam sem perceber quase nada lool.
Em relação àquilo que disse no meu último post, acho que há temas que não são mesmo pa crianças, mas não acho que nudez ou relações (ou pseudo-relações) entre pessoas do mesmo sexo, seja impróprio.
Tens toda a razão, Pitz, uma criança nunca toma atenção a todas aquelas explicações que existem na Sailor Moon, e por isso (porque essas explicações são fulcrais pa entender a história), ficam sem perceber quase nada lool.
Em relação àquilo que disse no meu último post, acho que há temas que não são mesmo pa crianças, mas não acho que nudez ou relações (ou pseudo-relações) entre pessoas do mesmo sexo, seja impróprio.
Eu não disse k anime era para crianças, disse k o anime de Sailor Moon era para crianças, se calhar não me dei a entender mt bem, mas concordo perfeitamente k cada anime tem sua faixa etária e grande parte deles não são adequados para crianças.
A faixa etária k colokei não fui eu k a disse, vi num site k era para essa faixa etária e digo-te k percebi bem a história a 1ª vez k vi Sailor Moon, via-se logo o romance da Haruka e da Michiru e a voz k falou com a Nehelenia, se não me engano a própria Galáxia xega a dizer k foi ela, kantu aos outros factores, digo-te k na altura em k vi o anime era demasiado pekena para me lembrar desses promenores, mas tenhu de ideia de ter na minha mente kk coisa dexe género...
E digo-te k comparado a montes de anime k tenho visto, Sailor Moon tem uma história mt básica sem kk dificuldade de compreensão para as criancinhas, apesar de tratar todos esses assuntos trata-os de forma a que as crianças compreendam, faz uma abordagem adequada a crianças, não a adultos...
A faixa etária k colokei não fui eu k a disse, vi num site k era para essa faixa etária e digo-te k percebi bem a história a 1ª vez k vi Sailor Moon, via-se logo o romance da Haruka e da Michiru e a voz k falou com a Nehelenia, se não me engano a própria Galáxia xega a dizer k foi ela, kantu aos outros factores, digo-te k na altura em k vi o anime era demasiado pekena para me lembrar desses promenores, mas tenhu de ideia de ter na minha mente kk coisa dexe género...
E digo-te k comparado a montes de anime k tenho visto, Sailor Moon tem uma história mt básica sem kk dificuldade de compreensão para as criancinhas, apesar de tratar todos esses assuntos trata-os de forma a que as crianças compreendam, faz uma abordagem adequada a crianças, não a adultos...

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
é assim sailor moon e dakeles animes ke enrola, enrola , enrola, enrola enrola, enrola, e volta a enrolar e enrola mais uma vez
eu propria tou novamente a ver o anime e ja nao suporto tar a ver sempre a msm coisa
este anime tem uma historia basica para os miudos entenderem
eu ja veju sailor moon a TOTIL mesmo prai desde os meus 5 anos, ou seja a 11 anos ke veju o anime........................e percebi logo a 1º a historia da haruka e a outra ( tenhu problemas em decorar nomes XD)
isto é de certesa um anime para crianças
ve-se mesmo ke voxes nao sabem o k é um anime para adolescentes e adultos
esta historica é muito basica, o tratamento ke eles dao ao anime nota-s ke é para crianças
ate a forma de dialogo é muito diferente
vais comprar um dialogo de doremi e de sailor moon e têm o msm estilo
a forma de caracterirar um anime entre as diversas faxas etarias é a complexidade da historia , do dialogo, do carisma sexual e de violença
coisas ke este anime nao tem com rigor practicamente nenhum
se tu vixes animes pra idades de adultos e por vexes adolescentes garanto-t eu ke nao percebias patavina do ke la esta a ser dito
eu propria tou novamente a ver o anime e ja nao suporto tar a ver sempre a msm coisa
este anime tem uma historia basica para os miudos entenderem
eu ja veju sailor moon a TOTIL mesmo prai desde os meus 5 anos, ou seja a 11 anos ke veju o anime........................e percebi logo a 1º a historia da haruka e a outra ( tenhu problemas em decorar nomes XD)
isto é de certesa um anime para crianças
ve-se mesmo ke voxes nao sabem o k é um anime para adolescentes e adultos
esta historica é muito basica, o tratamento ke eles dao ao anime nota-s ke é para crianças
ate a forma de dialogo é muito diferente
vais comprar um dialogo de doremi e de sailor moon e têm o msm estilo
a forma de caracterirar um anime entre as diversas faxas etarias é a complexidade da historia , do dialogo, do carisma sexual e de violença
coisas ke este anime nao tem com rigor practicamente nenhum
se tu vixes animes pra idades de adultos e por vexes adolescentes garanto-t eu ke nao percebias patavina do ke la esta a ser dito
Tens de entrar para responderes neste tópico.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.