Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Aquilo que não gostam na televisão

Odeio as Novelas que dao todas umas a seguir as outras e que ja toda a gente sabe como vao acabar! :Embaracoso':

Joana_SM
(Já se tem falado de coisas do género no tópico dos canais generalistas, mas penso que este abrange muito mais e não se pode considerar como repetido ou coisa que o valha... Embaracoso)

Ora bem... Mas que debate interessantíssimo!
Fico sempre perdidamente apaixonado por debates deste género.
Antes de mais, sei que muita gente pode já ter referido algumas coisas do que vou dizer, mas não estou com grande paciência para andar a citar... Pardon.

Sinceramente, não consigo entender porque é que toda a gente se queixa de a TVI ter tantas novelas... Porque não se queixam, também, da SIC? É novela depois do almoço, ao fim da tarde e pela noite dentro. E agora, lembraram-se de ir buscar novelas ao fundo do baú e repetir... A TVI tem apostado imenso na produção nacional. Não compreendo como é que vocês, como jovens, não reparam em como a qualidade da ficção portuguesa tem aumentado. Não compreendo como é que vocês, como jovens, não dizem "acho muito bem que dêm emprego à juventude". Eu sei muito bem que a maioria daquela gente que anda nas novelas são manequins, só lá estão por terem uma carinha laroca e um corpo Danone e que, de representação, (ainda) sabem muito pouco. Estou a referir-me, sim, aos "Morangos com Açucar". Epah, não quero saber se o enredo é fraco, se a história é sempre a mesma. Não, não vejo "Morangos com Açucar", mas acho que, quando aqueles jovens saem de lá, ficam com alguma coisa na cabeça. Conseguiram aprender um pouco que seja com os melhores profissionais da área... Não sei se já repararam mas os "Morangos" não são só jovens... Os actores que fazem de pais, avós, tios e afins são gente que já anda há muitos anos nessas andansas... Já repararam que, em qualquer entrevista que os jovens actores dão (à parte de entrevistas a "Super Pops", "Bravos" e afins, que, OMG, são só para saber quando foi o primeiro beijo e tal), falam sempre do que aprenderam com os mais velhos que lá estão (e incluo também a equipa de produção)?
Já repararam que, para quem acompanhou as primeiras séries dos "Morangos" (já vai na 5.ª ou na 6.ª), os actores que andaram por lá nessa altura estão agora em grandes produções televisivas? E falo, mais concretamente de uma série que está a ser feita e que, só por acaso, é a maior produção alguma vez feita no nosso País, a "Equador".
Pois, já estou a divagar...

Publicidade: o eterno trauma da publicidade que assusta toda a gente. Vejamos os pontos positivos: sem ela, não iam ter conhecimento daquele creme maravilhoso para as burbulhas. Sem ela, as vossas mais não iam saber dos mais potentes produtos de limpeza. Sem ela, vocês não iam saber dos melhores e mais recentes telemóveis topo de gama, cheios de funções XPTO. É muito tempo de publicidade? É sim senhor. Mas já foi mais. A culpa é das televisões? Não, é do Governo.
Até há uns anos, injectava-se a publicidade que se queria na televisão (e outros meios de comunicação). Isso agora já está legislado e há percentagens de tempo de antena que não podem ser ultrapassadas. Só podem passar X de horas de publicidade. Se essas X horas são muitas? Isso já não sei. Depende do horário em que estejam a ver televisão.
Eu também sou apoligista do método que se utilisa nos EUA: Pouca publicidade, mais intervalos. E mesmo assim, acho que ninguém ia ficar satisfeito...

Reparem, não há canal algum que consiga agradar a toda a gente. É impossível. Vocês hoje não gostam da TVI porque "é só" novelas. Não gostam da SIC porque "é só" talkshows. Mas e daqui a uns anos? Quem alimenta as telenovelas portuguesas da TVI e as brasileiras (made in Globo) da SIC? É a população mais idosa e desfavorecida. Se calhar, se lhes perguntassem, eles também iam dizer que estão fartos e que querem outras coisas. Mas eles não têm mais para fazer e é assim que esse tipo de programas tem uma audiência brutal.

Vamos aos noticiários. Só passam sangue, violência e miséria? Gente, é a realidade em que vivemos. Não vão estar a inventar notícias a dizer que está tudo bem e que há muito emprego e que podemos dormir de portas abertas que ninguém nos assalta.

Quanto aos concursos e passatempos de dar dinheiro, para quem perguntava de onde vinha o dinheiro (acho que foi a Zir), as chamadas custam €0,60 (mais o iva, que não conta). Eles recebem milhares de chamadas para cada passatempo e só seleccionam uma pessoa. Parte do dinheiro vai para o prémio, outra parte é lucro para eles. O prémio é constituido por parte do dinheiro das chamadas e por outra parte que é dada por patrocinadores.

Falaram dos filmes. Não gosto de cinema, mas também acho que alguns filmes repetem demasiadas vezes e dão a horas um pouco tardias. O cinema é das coisas que menos audiência tem em televisão (salvo raras excepções). Logo, não é nada rentável para uma estação, estar a passar um filme.

Quanto aos talkshows da manhã ("Praça da Alegria", "Fátima" e "Você na TV!") e os da tarde ("Portugal no Coração", que está de férias, "Contacto" e "As Tardes da Júlia"): nem os apresentadores nem a produção podem fazer milagres. Eles expõem os casos das pessoas que lá vão, não têm obrigação de as ajudar. Eles recebem milhares de cartas todos os dias, imaginem o que é ajudar essa gente toda. E muitos dos problemas dessas pessoas são praticamente impossíveis de resolver. É quem está a ver o programa e o drama alheio, quem deve ajudar. Como várias vezes já tem acontecido, em que alguém precisa de uma cadeira de rodas eléctrica ou assim, e uma empresa liga para lá a oferecer.

Querem-se queixar da televisão? Queixem-se da RTP1 e RTP2. O dinheiro dos impostos dos vossos pais (e os vossos, para quem já trabalha) também vão para a RTP. Não vão para a SIC nem para a TVI. Estes são privados e o principal objectivo é mesmo fazer dinheiro. O que tem audiências dá publicidade que dá dinheiro. E isso é que se quer. Porque é que certos programas desaparecem do ar sem mais nem menos? Porque não têm audiência em condições.

Tenho que falar primeiro do que mais gosto, para poder falar do que não gosto... De momento, não tenho um canal que eu diga "é o meu preferido". Acho que uma fusão de dois ou três canais, assim sim, daria o meu preferido.
Já fui um consumidor compulsivo de televisão mas de há dois anos para cá tenho pouco tempo para isso. Mas do pouco que tenho visto, acho que alguns canais estão a ficar com muito melhor qualidade, pelo menos, a meu ver.

Gosto bastante de ver grandes reportagens, em especial as da TVI, que são bastante interessantes. A maior parte trata de problemas sociais e de saúde. As da SIC resumen-se, na maioria, à vida dos jogadores de futebol e eu estou-me nas tintas para que eles tenham brutas vivendas, brutos carros e tudo o mais. Acho que isso, sim, é gozar com a miséria do povo.
Gosto de ver "Ghost Whisperer", mas acompanho pela Fox Life, porque a SIC não tem respeito por quem acompanha seja que série for.

Quanto ao que não gosto: humor fútil e barato do género "Batanetes", "Prédio do Vasco", "Os Malucos do Riso" e coisas do género. Prefiro mais o género de séries do Camili, como a que a SIC tirou agora do baú e está a repetir (é a moda de poupar dinheiro). Tenho saudades dos programas da Marina Mota. Não gosto de debates futebilísticos. Gosto de ver um bom jogo de futebol mas não me interessa o que é que fulano achou do jogo ou o que achou da maneira de jogar do não-sei-quantos. Sou eu que tenho que achar isso, não esses fulanos. Não gosto dos programas da RTP2, do género de entrevistas, os concursos infantis que eles têm. Odeio profundamente o "A Alma e a Gente"; já não aguento aquele José Hermano Saraiva sempre a dizer "meus amigos".

Odeio mudanças bruscas do horários dos programas, coisa que a SIC gosta muito de fazer. Lembro-me do que aconteceu com a "Floribella" e, mais recentemente, com as "Chiquititas". Não seguia nem uma nem outra, mas, do nada, passarem aquilo para um horário que não tem nada a ver, é uma grande falta de respeito pelos telespectadores.

Não aguento o "Fátima", da SIC. O que começou por ser uma rubrica pequena, passou quase para o programa todo: "Tertúlia Cor-de-Rosa", em que falam do que vem nas revistas, desmentem-nas e aprovam-nas. É deprimente eles falarem da vida dos outros quando, exactamente na mesma revista em causa, vem uma reportagem em que se fala deles.
Não posso com o "Contacto", também na SIC, porque não aguento o Nuno Graciano (ele tem jeito para fazer os Apanhados, que sempre fez, e não para apresentar), nem os gritos esganissados da Rita Ferro Rodrigues. Isto, claro, além do irmão da "Tertulia Cor-de-Rosa", o "Calor da Tarde", que é a mesmíssima coisa, mas com outros "comentadores".

Gosto bastante da série que a RTP1 emite (no horário que lhe convém, já que leva a vida a mudar de horário) e que se chama "Conta-me Como Foi". É de uma grande qualidade. E tem lá jovens actores que estão no seu primeiro trabalho. Pois claro que não é original. É baseada numa série espanhola com o mesmo nome. Mas eu, que nunca gostei de História, fico preso ao ecran quando está a dar a "Conta-me Como Foi". Apesar de não ter nada a ver, faz-me lembrar o "Médico de Família", que foi uma série bastante arrojada para a época em que foi feita.
Também gosto bastante de programas de cultura geral, especialmente do "Elo Mais Fraco" que só teve direito a duas temporadas (deu na RTP1, primeiro, apresentado pela Júlia Pinheiro, depois, pela Luísa Castel-Branco). Ainda hoje dá na BBC Prime. Também gosto do "Quem Quer Ser Milionário?", mas preferia com o Carlos Cruz, acho que o Jorge Gabriel tem tudo menos jeito para apresentar este tipo de concursos. Odeio a "Herança", não tem jeito nenhum.

Ainda gostava de dizer mais uma coisa: há canais para todas as idades, isto, para quem tem um serviço de televisão por cabo ou satélite. Gente, quem não gosta do que está a dar na SIC, na TVI, ou noutro canal qualquer, tem bom remédio: mudar para outro até encontrar um programa que lhe agrade ou então, desligar a televisão e ir dar um passeio ao ar livre.

Há canais para todas as idades e para todos os gostos. Não se gosta, paciência, passar a gostar está à distância de carregar num botão.

(PS: gostei bastante do comentário da *Kaoru. Fundamentou o que disse.)

Li, na generalidade, as respostas que foram por aqui passando, mas a que mais me chamou à atenção foi a do Uranus. Presumi que fosses comentar este tópico porque, do pouco tempo que aqui estou, compreendi que percebes bastante deste assunto. E gostei bastante dele, por isso vou comentar algumas coisas que disseste.

Acho que também é importante, de facto, ver a outra faceta da televisão. Eu apenas referi aquilo que não gosto e não o que gosto, na generalidade. Sei que a televisão é uma indústria e que as pessoas que trabalham lá estão a ganhar dinheiro e a fazer o que lhes compete. É claro que isso é bom, e se puderem de facto ajudar uma pessoa que seja a melhorar a sua vida, então já vale a pena.

Um dos aspectos positivos que vejo na televisão é a companhia que faz às pessoas idosas. Ainda hoje, quando entrei na cozinha e vi a televisão sintonizada na TVI, ouvi uma senhora idosa a conversar com os apresentadores e notava-se que estes se esforçavam por prolongar a conversa, mesmo que fosse já demasiado alargada para os horários. Isso é bom, porque as pessoas idosas, presumo, devem ver isso com alegria e satisfação, na falta de companhia real.

Creio que não falei na publicidade no meu anterior comentário. A publicidade é o suporte da televisão, é necessária para que existam os programas que vemos. Bem sei que às vezes existe em demasia, mas eu creio que, neste caso, o essencial é existir a noção do que passa diante dos nossos olhos e estar atento à chamada "publicidade enganosa". Há produtos que só conheço por vias da publicidade na televisão. Se me interessar, pesquiso antes e só depois poderei ou não comprar. De qualquer das formas, às vezes seria bem mais agradável existir menos. No entanto, a minha mãe queixa-se quando existe em demasia, diz que nem tem tempo de se levantar para fazer qualquer coisa Razz (vou excluir as vantagens do MEO aqui)

Também não falei das novelas no caso da TVI porque já expus a minha opinião noutro tópico sobre os MCA. Não gosto e não vejo, não considero educativo, porque, a meu ver, o problema é o público-alvo e o guião. De qualquer das formas, consigo compreender o ponto de vista do Uranus quanto ao emprego que proporciona aos jovens. Sim, é necessário, é importante. Mas acho apenas que Portugal poderia investir um pouco mais na qualidade e não na quantidade, em dois pontos de vista distintos. Um deles seria apostar na formação dos actores em novelas de melhor qualidade. Eu não sou contra a produção nacional, muito pelo contrário, pois a minha novela favorita de sempre foi a primeira que a TVI fez e que quase toda a gente se esquece, a "Todo Tempo do Mundo" ou algo assim. Adorei essa telenovela, foi algo de fabuloso, a meu ver. Para mim, um dos problemas essenciais foi a decréscimo de qualidade destas (no caso da TVI, não vejo as da SIC e RTP) com o tempo, acabando por dar lugar a coisas puramente comerciais e repetitivas. Hoje em dia, aposta-se mais na imagem, na fama rápida e sucinta do que na qualidade dos actores. E não digo que não existiam excepções, porque existem. Há por aí actores portugueses jovens que se iniciaram nos MCA e que podem dar muitas cartas, mas são uma minoria, porque os restantes deslumbram-se facilmente com o mundo da televisão (o que não deixa de ser normal, na generalidade, se não houver um acompanhamento e assim). Outro ponto de vista, para mim, seria que se deveria apostar mais no cinema e teatro nacional, de qualidade. Cada vez penso mais que os MCA servem também como uma forma de ir buscar dois ou três actores de jeito que existam por aquele grupo...

Já agora, concordo com o Uranus noutros pontos. Também gosto imenso do "Conta-me como Foi" que passa na RTP1, também sei que não é original, visto que acompanho esporadicamente a versão espanhola num dos canais que tenho. Este é um dos exemplos de séries portuguesas com bastante qualidade, que coloca actores experientes ao lado de actores novos e que, no sítio certo, podem evoluir bastante. "Médico de Família" era outra que gostava muito. Como disse, os concursos de televisão maioritariamente emitidos pela RTP também eram e são muito bons (exceptuando Preços Certos e assim).

E outra coisa que também concordo no comentário do Uranus é o facto de não ser só a TVI a transmitir imensas novelas. A SIC também o faz...

E, só para finalizar, quando falei das desgraças das notícias, não me referia apenas a isso. A minha oinião pessoal é que não gosto do formato da TVI, mas isso não significa que seja mau, já que sou uma leiga no assunto. Apenas acho que os canais podiam dar um pouco mais de destaque àquilo que de bom temos no nosso país, como a investigação científica e coisas do género que até podem não interessar a muitos mas que são importantes. E é por isso que gosto bastante do telejornal da RTP, porque o faz bastante. Vejo o telejornal da manhã porque gosto bastante de ver o "Minuto Verde", aquela rubrica do "Escrever em Bom Português" ou assim. Sei que isso seria impossível num telejornal da noite ou do almoço (o tempo não dá para tudo), mas são coisas interessantes de incluir no da manhã, por exemplo. E é por isso que prefiro, neste aspecto, o da RTP.

(PS: Obrigada, Uranus, eu digo exactamente o mesmo do teu caso)
odeio RTP 1 e 2, sic noticias, tvi 24 e AXN BLACK (porque substituiu o meu querido adorado e amado ANIMAX, o canal dos animes... Crying or Very sad
Eu é muito raro mesmo ver televisão, nem sequer tenho tvcabo em casa, por vezes via a rtp 2, pelos documentários e algumas séries que davam, nisso a rtp 2 é óptima, pois não dão quase publicidade nenhuma. Depois vejo as séries da SIC que dão à noite. Ah e vejo os noticiários todos os dias.

(Obrigada ao meu amigo secreto Very Happy)

O link da minha página: https://www.facebook.com/Freyja.Model
Detesto publicidade, e aquela altura das eleiçoes cheios de debates em todos os canais, principalemte naquele dia de votar em que é todo o dia a falar do mesmo na há paciencia.

Tambem nao gosto de ver filmes que repetem varias vezes ao longo do ano...(bolas com tantos filmes a sairem todos os anos ...dão sempre os mesmos)

»»»A minha 1ºfic: Coração de Esperança«««

Vendo Manga da Sailor Moon Super contente NOVOS.

Eu por acaso adoro ver os debates quando são as eleições, adoro ver quais são as petas que eles dizem para convencer o pessoal a votar neles. Além disso é sempre divertido ouvir as bocas que mandam uns aos outros. Sempre ao mais alto nível, não haja dúvida.

(Obrigada ao meu amigo secreto Very Happy)

O link da minha página: https://www.facebook.com/Freyja.Model

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77