A pena morte
Bem é assim vou tentar ser o mais sincera possivel..
falando de ânimo leve eu sou contra. Acho que nada justifica matar otura pessoa, nada.. e se for por crimes horrendos que ela tenha cometido, estamos apenas a baixar-nos até ao seu nivel, o que é desprezível..
Falando agora por outro ponto de vista... eu entendo a sua aplicação em vários casos, não é que apoie mas entendo.. Epah.. nem é rpeciso ir muito longe. Seu tivesse um ente muito querido que fosse assassinado propositadamente, mas sem motivos... não é que ficasse mais feliz mas só sentiria um minimo de justiça se ess apessoa tivesse a morte + dolorosa e lenta de sempre... E acredito que seja isso que os familiares das vitimas dos crimes daqueles que são condenados à morte sentem.. E nos países em que essa pena não é aplicável, acredito que muitos desses familaires devam ficar a remoer em como preferiam viver num estado em que a pessoa que lhes fez isso pudesse ser condenada à morte. è assim, é ingrato, é desumano, é imoral? talvez... eu acho que sim, mas nunca tive que me confrontar com uma situação em que kisesse julgar pessoalmente determinada pessoa pr algum crime horrendo.. Mas digo k já por vezes ouvi isto ou akilu na TV e pensei 'devia morrer da pior forma possivel!' E depois lembro-m disso e penso 'puxa.. mas toda a gente tem direito à vida.. e assim estamos a descer ao mesmo nivel... E isso não vai apagar o que foi feito pelo criminosa'... Mas isto eu penso porque o caso não foi à mniha porta... Se calhar seu tivesse ligada à pessoa que sofreu directamente com o crime talvez ficasse-me para sempre com a ideia do 'devia morrer!
'...
Pah.. eu acho que não é assunto tão linear ou tão simples assim de se tomar uma posição sabem... Pena pérpetua é muito bonito.. lol... mas não apaga nada também não é? e muitas vezes acabam por sair a determinad aaltura basta portarem-se bem durant uns tempos lá dentro -_- Axu k este é todo ele um assunto muito delicado e contorverso..
falando assim por alto... sem nunca ter tido motivos para desejar de facto a morte a alguém... Eu sou contra a pena de morte. Mas também não sei o dia de amanhã...
falando de ânimo leve eu sou contra. Acho que nada justifica matar otura pessoa, nada.. e se for por crimes horrendos que ela tenha cometido, estamos apenas a baixar-nos até ao seu nivel, o que é desprezível..
Falando agora por outro ponto de vista... eu entendo a sua aplicação em vários casos, não é que apoie mas entendo.. Epah.. nem é rpeciso ir muito longe. Seu tivesse um ente muito querido que fosse assassinado propositadamente, mas sem motivos... não é que ficasse mais feliz mas só sentiria um minimo de justiça se ess apessoa tivesse a morte + dolorosa e lenta de sempre... E acredito que seja isso que os familiares das vitimas dos crimes daqueles que são condenados à morte sentem.. E nos países em que essa pena não é aplicável, acredito que muitos desses familaires devam ficar a remoer em como preferiam viver num estado em que a pessoa que lhes fez isso pudesse ser condenada à morte. è assim, é ingrato, é desumano, é imoral? talvez... eu acho que sim, mas nunca tive que me confrontar com uma situação em que kisesse julgar pessoalmente determinada pessoa pr algum crime horrendo.. Mas digo k já por vezes ouvi isto ou akilu na TV e pensei 'devia morrer da pior forma possivel!' E depois lembro-m disso e penso 'puxa.. mas toda a gente tem direito à vida.. e assim estamos a descer ao mesmo nivel... E isso não vai apagar o que foi feito pelo criminosa'... Mas isto eu penso porque o caso não foi à mniha porta... Se calhar seu tivesse ligada à pessoa que sofreu directamente com o crime talvez ficasse-me para sempre com a ideia do 'devia morrer!
'... Pah.. eu acho que não é assunto tão linear ou tão simples assim de se tomar uma posição sabem... Pena pérpetua é muito bonito.. lol... mas não apaga nada também não é? e muitas vezes acabam por sair a determinad aaltura basta portarem-se bem durant uns tempos lá dentro -_- Axu k este é todo ele um assunto muito delicado e contorverso..
falando assim por alto... sem nunca ter tido motivos para desejar de facto a morte a alguém... Eu sou contra a pena de morte. Mas também não sei o dia de amanhã...
não te esqueças que nenhum estado civilizado dará a qualquer condenado a morte mais lenta e dolorosa de sempre. tirando, claro, os casos de apedrejamento de mulheres (que em minha opinião é mais crime o dito acto do que o que quer que elas tenham feito) nos países islâmicos/árabes (not sure...).
teenzinha escreveu:não te esqueças que nenhum estado civilizado dará a qualquer condenado a morte mais lenta e dolorosa de sempre. tirando, claro, os casos de apedrejamento de mulheres (que em minha opinião é mais crime o dito acto do que o que quer que elas tenham feito) nos países islâmicos/árabes (not sure...).
lol eu sei que não eu tva so a comentar aquilo que os familiares das vitimas devem pensar e sentir..

E o caso dos paises islâmicos não tem nada a ver.. tipo aquilo lá n é lei não é nada é uma cambada de doidos varridos k só ofacto de uma mulher andar com os olhos levantados do chão nem k seja por meio segundo é o suficiente para ser morta -_- Isso não consta na minha reflexão...
E tal como já dixe, eu não sou a favor da pena de morte.... nunca fui, e não o sou agora.. apenas referi o facto de não ser algo tão linear quanto possa parecer, e que talvez seja um daqueles assuntos em que agora possa pensar assim e um dia vir a contradizer-me... o que não significa que ache correcto

Sailor S escreveu:...Pah.. eu acho que não é assunto tão linear ou tão simples assim de se tomar uma posição sabem... Pena pérpetua é muito bonito.. lol... mas não apaga nada também não é? e muitas vezes acabam por sair a determinad aaltura basta portarem-se bem durant uns tempos lá dentro -_- Axu k este é todo ele um assunto muito delicado e contorverso...
Claro que cada caso é um caso, mas se fores a ver, em Portugal a pena máxima é de 25 anos :S Isso é muito menos do que aquilo que se pode esperar, pois o leque de opções deveria ser maior (pois os crimes e a sua natureza são também diversos).
Não incluo aqui a pena de morte, por tudo aquilo que já foi dito por mim e por outros.
Acho é que, se a prisão já é vista como uma coisa boa (bem sei que só em alguns casos), então que se faça por não o ser. O problema é que tudo em Portugal é facilitado, tudo é virado para o facilitismo, incluindo isto...
Num país onde as coisas funcionam como deve ser, não será preciso chegar à solução pena de morte (isto é o mesmo que, por as escolas funcionarem mal, vai-se acabar com as escolas, num exemplo exagerado), e não creio que essas pessoas pensem, num momento de compreensível revolta, em como era bom ter a possibilidade da pena capital. Acho que não lhes passa pela cabeça, pois já é uma realidade muito distante.
Que tenham desejo de vingança, ainda acredito, mas pensarem na possibilidade de o Estado matar o assassino, acho que não.
Sempre fui contra a pena de morte.
Sempre axei que não se paga uma vida com outra.
Mas recentemente mostraram-me uma outra posição... Quantos assassinos já fugiram da prisão e voltaram a matar... Infelizmente não é ficção... Todos os dias se vêem notícias de prisioneiros k fugiram... Tratando-se do Saddam, não duvido k algum dia, alguém que estivesse do lado dele, arranjasse maneira de ele fugir...
Mas quando se joga com Saddam's e Bin Laden's , as coisas mudam, pois não são pessoas que são sentenciadas, mas sim pelo menos 2 países com guerras cruéis e mtas feridas antigas que parecem só se resolver com o sangue de mais milhões de pessoas inocentes que estão em jogo..
Por isso nesse aspecto, eles podem sofrer menos, mas sofrem à mma e são pessoas..embora sejam más pessoas...
Pegando no k disse em cima e falando concretamente no caso Saddam, chocou-me pela maneira como foi feito... Nunca se poderia sentenciar de igual modo o Saddam e um assassino kk norte-americano, pk este último jamais seria condenado a enforcamento nos dias k correm...
Chocou-me o facto de ser "enforcado", tipo neste século... O enforcamento teve na moda, sim, mas já foi há uns bons séculos atrás...
Actualmente, é completamente bárbaro fazer-se isso.. mas tb estamos a falar de países do Médio Oriente, né?...
Isto veio de uma conversa com um amigo meu... E esta foi a minha conclusão.
Sempre axei que não se paga uma vida com outra.
Mas recentemente mostraram-me uma outra posição... Quantos assassinos já fugiram da prisão e voltaram a matar... Infelizmente não é ficção... Todos os dias se vêem notícias de prisioneiros k fugiram... Tratando-se do Saddam, não duvido k algum dia, alguém que estivesse do lado dele, arranjasse maneira de ele fugir...
Mas quando se joga com Saddam's e Bin Laden's , as coisas mudam, pois não são pessoas que são sentenciadas, mas sim pelo menos 2 países com guerras cruéis e mtas feridas antigas que parecem só se resolver com o sangue de mais milhões de pessoas inocentes que estão em jogo..
Sailor_Di escreveu:...apenas uma pergunta: eh melhor mata-los injectando algo letal e nao sentem nada (como se adormecessem) ...?Lamento , mas tenho de descordar... Tá + do k provado k cadeiras eléctricas k na altura se axava k eram rápidas e indolores, nunca o foram... Assim cmo a injecção que se dá... deixou de ser legal em algunas estados dos EUA pk a morte não era imediata e provocava dor...
Por isso nesse aspecto, eles podem sofrer menos, mas sofrem à mma e são pessoas..embora sejam más pessoas...
Pegando no k disse em cima e falando concretamente no caso Saddam, chocou-me pela maneira como foi feito... Nunca se poderia sentenciar de igual modo o Saddam e um assassino kk norte-americano, pk este último jamais seria condenado a enforcamento nos dias k correm...
Chocou-me o facto de ser "enforcado", tipo neste século... O enforcamento teve na moda, sim, mas já foi há uns bons séculos atrás...
Actualmente, é completamente bárbaro fazer-se isso.. mas tb estamos a falar de países do Médio Oriente, né?...
Pauwinha escreveu:Chocou-me o facto de ser "enforcado", tipo neste século... O enforcamento teve na moda, sim, mas já foi há uns bons séculos atrás...
Mas não te esqueças que no caso de Saddam o ele ter sido enforcado fez dele um mártir.. Algo muito comum nos países do Médio Oriente

Sinceramente concordo contigo. A morte por enforcamento é horrível porque se não partires o pescoço estás condenada a morrer sufocada, o que demora mais tempo e ...dói
. E tortura não serve de castigo, mas de vingança (como referi acima). E o facto de Saddam ter sido enforcado vai provocar mais animosidades entre os seus apoiantes e os Estados Unidos, e talvez o resto do Mundo em geral
. Ou seja, como mártir que se tornou ou vai tornar, estamos em vias de conhecer guerras em que "Saddam!" se torne uma palavra de ordem...Para além de que ele foi morto porque "dava jeito", e se se mantivesse vivo seria julgado de muitas coisas mais, que poderiam envolver partes que não queriam ser metidas ao barulho.
Tudo aquilo que o Saddam fez foi horrível e muito mau, mas os EUA não se lembraram de pegar noutro ditador qualquer da América Latina, ou de outras ditaduras (que apoiara) para os "punir".
Tudo aquilo que o Saddam fez foi horrível e muito mau, mas os EUA não se lembraram de pegar noutro ditador qualquer da América Latina, ou de outras ditaduras (que apoiara) para os "punir".
Não existe punição perfeita para nada e se existisse eu teria medo.
vivo a vida como uma festa, sou o vento da floresta. Desculpem o meu cérebro blokeou de tantas ideias... Mas essencialmente chegou a esta brilhante conclusão: a morte ñ serve de nada. Não se trata de ser correcto ou de fazermos de Deus, ñ serve de nada.
Não tenho paciência para argumentar mas se for preciso defendo o meu ponto de vista.
vivo a vida como uma festa, sou o vento da floresta. Desculpem o meu cérebro blokeou de tantas ideias... Mas essencialmente chegou a esta brilhante conclusão: a morte ñ serve de nada. Não se trata de ser correcto ou de fazermos de Deus, ñ serve de nada.
Não tenho paciência para argumentar mas se for preciso defendo o meu ponto de vista.
Poseidon escreveu:Para além de que ele foi morto porque "dava jeito", e se se mantivesse vivo seria julgado de muitas coisas mais, que poderiam envolver partes que não queriam ser metidas ao barulho.
Justiça-relâmpago

Poseidon escreveu:Tudo aquilo que o Saddam fez foi horrível e muito mau, mas os EUA não se lembraram de pegar noutro ditador qualquer da América Latina, ou de outras ditaduras (que apoiara) para os "punir".
Claro. Não vemos o senhor Fidel condenado à morte com uns quantos americanos à perna, por assim dizer... E no entanto ele mandou matar uns tantos milhares de pessoas im.. (importantes? influentes? pessoas!) no Estádio Nacional de Santiago do Chile..
Mas estamos a ficar off-topic não? Estávamos a falar da pena de morte e agora já mudámos para o caso do Saddam e de mais uns quantos ditadores (sim, eu punha aqui os nomes deles mas a minha História anda um pouco enferrujada...).

Poseidon escreveu:Tudo aquilo que o Saddam fez foi horrível e muito mau, mas os EUA não se lembraram de pegar noutro ditador qualquer da América Latina, ou de outras ditaduras (que apoiara) para os "punir".
Claro. Não vemos o senhor Fidel condenado à morte com uns quantos americanos à perna, por assim dizer... E no entanto ele mandou matar uns tantos milhares de pessoas im.. (importantes? influentes? pessoas!) no Estádio Nacional de Santiago do Chile..
Mas estamos a ficar off-topic não? Estávamos a falar da pena de morte e agora já mudámos para o caso do Saddam e de mais uns quantos ditadores (sim, eu punha aqui os nomes deles mas a minha História anda um pouco enferrujada...).

Ainda estou para perceber como é k eles conseguem fazer isso? Será k nós só damos valor à vida humana pk nos ensinaram? Como é k se pode matar tanta gente para fazer valer uma ideologia, ou religião, ou política? Pok é tipo o k disseram mais atrás ñ é bom nem mau são prespectivas k prespectiva distorcida torna a morte de inocentes justa? Até vejo a lógica por trás de isso mas ñ consigo perceber como é k uma pessoa consegue sem ficar totalmente louca de remorsos...
teenzinha escreveu:Tanto Fidel como Saddam mataram pessoas como parte do seu estratagema para manter o poder, não? Eram tiranos, afinal. Acho que uma pessoa se se quiser prestar consegue fazer o que quiser. Basta ter o sentido do dever necessário
(Suspirando mt mt alto)
Axo k sim.... mas é assustador saber k humanos como nós podem viver assim com um sentido de "dever" tão gd...
Normalmente, os ditadores são pessoas que não suportam serem questionados. Ao não seres questionado, é porque tens uma filosofia de vida e uns objectivos que consideras como os certos e os justos.
Os ditadores, para manter o poder e fazer valer a sua ideologia num país, eliminam/expulsam aqueles que são contra si, achando muitas vezes tal acto como um mal necessário para uma causa maior: o país. Consideram que estão a prestar um bom serviço ao país, livrando-os de algo que acham indesejável.
Houve ditadores que foram de encontro às expectativas das populações (como a ditadura ateniense da antiguidade).
Aliás, de uma forma geral, os ditadores, no início dos seus governos, são bem vistos pela população, porque os salvaram daquilo que estava antes, que normalmente não estava muito bem, justificando assim, a tomada de poder e o autoritarismo.
Claro que depois, a forma como governam e o impedimento das liberdades mais básicas, faz com que o país "sufoque", e a divergência entre população e classe que manda, vai sendo maior (ainda que muitas vezes, a população não se manifeste, com medo de represálias).
No entanto, não se esqueçam de que falamos de países que funcionam mal "por natureza". Se repararem, os países que nunca tiveram ditaduras, foi porque nunca houve razão para as ter, e a política sempre funcionou bem, e foi ao encontro das expectativas da população
Em relação à pena de morte, eu também não terei mais nada a dizer, mesmo. A maior parte das coisas já foram ditas, mas isso não quer dizer que o debate não possa prosseguir lol
É natural que, ao falar-se da pena de morte, se recorra a exemplos, como o último e mais famoso... Por isso o caso do Saddam não é assim tão off topic, na minha opinião
Os ditadores, para manter o poder e fazer valer a sua ideologia num país, eliminam/expulsam aqueles que são contra si, achando muitas vezes tal acto como um mal necessário para uma causa maior: o país. Consideram que estão a prestar um bom serviço ao país, livrando-os de algo que acham indesejável.
Houve ditadores que foram de encontro às expectativas das populações (como a ditadura ateniense da antiguidade).
Aliás, de uma forma geral, os ditadores, no início dos seus governos, são bem vistos pela população, porque os salvaram daquilo que estava antes, que normalmente não estava muito bem, justificando assim, a tomada de poder e o autoritarismo.
Claro que depois, a forma como governam e o impedimento das liberdades mais básicas, faz com que o país "sufoque", e a divergência entre população e classe que manda, vai sendo maior (ainda que muitas vezes, a população não se manifeste, com medo de represálias).
No entanto, não se esqueçam de que falamos de países que funcionam mal "por natureza". Se repararem, os países que nunca tiveram ditaduras, foi porque nunca houve razão para as ter, e a política sempre funcionou bem, e foi ao encontro das expectativas da população

Em relação à pena de morte, eu também não terei mais nada a dizer, mesmo. A maior parte das coisas já foram ditas, mas isso não quer dizer que o debate não possa prosseguir lol
É natural que, ao falar-se da pena de morte, se recorra a exemplos, como o último e mais famoso... Por isso o caso do Saddam não é assim tão off topic, na minha opinião

Bem, só queria dizer-vos a todos mt obrigada por tds as opiniões e pontos de vista que aqui escreveram 
É que eu vou ter de fazer um debate sobre a pena de morte em filosofia e pensei em usar alguns dos vossos argumentos aqui para me ajudar a preparar-me a isso e axei que devia informar-vos ;P
Espero que não se importem ^-^

É que eu vou ter de fazer um debate sobre a pena de morte em filosofia e pensei em usar alguns dos vossos argumentos aqui para me ajudar a preparar-me a isso e axei que devia informar-vos ;P
Espero que não se importem ^-^

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Como sabem sou membro deste forum à pouco tempo, ainda por cima estive sem conseguir aceder ao forum, por isso não tenho acompanhado certas coisas, e quando consigo como agora, não dá para ler tudo.Mas o meu comentário a este assunto é:
que sou contra a pena de morte, e quando dizem que tal crime foi tremendo e mercia é morrer, para servir de exemplo aos outros
Então se era para servir de exemplo, bastaria um, se morrem mais que um, como ao longo dos tempos têm morrido, é porque o exemplo não é bom, não serve e está errado.
Ou seja, a pena de morte não assustou os restantes individuos, e continuam sempre a querer dar o mesmo castigo o mesmo exemplo, já se viu que não funciona. Por isso ou quem o continua a praticar tem prazer naquela morte e mata, então para isso também deveria morrer e aqui ter-s-ia um ciclo vicioso. Ou, como é a meu ver, é um mau exemplo sem frutos de melhoria, que não leva ninguem a lado nenhum e não torna ninguem melhor que ninguem.
Vejam Sócrates, foi condenado (para esconderem os próprios erros) e quis a sicuta, ainda assim não mataram a sua sabdoria que fez muito mudar, mesmo executado, ou seja os verdadeiros erros foram descobertos, qum praticou os erros foi executado? claro que não, a "mão divina" não se executa a si própria, aí já não se aplica
Coisas que dão que pensar, só quem tem de pensar de facto é que não pensa ou finge pensar, argumentando e continuando a errar
bom eu estava passando pelos topicos e nao posso deixar de dar a minha opiniao neste....
eu sou completamente contra a pena de morte.
acho barbaro e arcaico que se pensem em castigar alguem com a morte!
a sailor S chamou a atençao para pensarmos "e se fosse connosco?"...nao posso dizer com certezas o que pensaria..provavelmente quereria que a pessoa que fez mal a alguem proximo de mim morresse...é verdade...mas ainda bem que nao sou eu que tenho que dar as penas, pois pensando racionalmente e nao levada pela dor desse momento com certeza que diria que a morte nao é soluçao para nada e nos nao temos o direito de matar ninguem, seja bom ou mau.
ao estarmos a matar alguem estamos nos proprios a cometer um crime. se Deus existe essas pessoas terao o seu castigo...
e depois a quantidade de casos em que anos mais tarde foi descoberto que pessoas executadas eram inocentes...so de pensar nisso a revolta cresce em mim...
ainda bem que Portugal é um pais civilizado o suficiente para ter abulido a pena de morte, e tenho orgulho em saber que fomos dos primeiros a tomar este passo.
eu sou completamente contra a pena de morte.
acho barbaro e arcaico que se pensem em castigar alguem com a morte!
a sailor S chamou a atençao para pensarmos "e se fosse connosco?"...nao posso dizer com certezas o que pensaria..provavelmente quereria que a pessoa que fez mal a alguem proximo de mim morresse...é verdade...mas ainda bem que nao sou eu que tenho que dar as penas, pois pensando racionalmente e nao levada pela dor desse momento com certeza que diria que a morte nao é soluçao para nada e nos nao temos o direito de matar ninguem, seja bom ou mau.
ao estarmos a matar alguem estamos nos proprios a cometer um crime. se Deus existe essas pessoas terao o seu castigo...
e depois a quantidade de casos em que anos mais tarde foi descoberto que pessoas executadas eram inocentes...so de pensar nisso a revolta cresce em mim...
ainda bem que Portugal é um pais civilizado o suficiente para ter abulido a pena de morte, e tenho orgulho em saber que fomos dos primeiros a tomar este passo.
é uma questao muito controversa. mas francamente, ha muita gente para quem não existe "arrependimento". ha pessoas verdadeiramente perversas por esse mundo fora, que matam e fazem mal por prazer e que não irão parar mesmo depois de 40 anos na prisão. agora como é q se diferenciam os que vão repetir dos que não voltarão a matar? pois...complicado não?

I never got my letter to Hogwarts...so I'm moving to Forks to live with the Cullens.xD
É assim, eu acho que a pana de morte até devia existir pra punir certos criminosos que têm crimes mto graves... acho que aos pedofilos era mata los mesmo...
Mas por outro lado, acho k nao devia existir... é contra os direitos do homem... e nao devemos julga lo á morte... pois o castigo pior nao é mata los, pois eles assim nao sentem remorsos ( se bem que há alguns que nao sentem), tou um pouco indecisa.... mas prefiro dizer nao há pena de morte!
Mas por outro lado, acho k nao devia existir... é contra os direitos do homem... e nao devemos julga lo á morte... pois o castigo pior nao é mata los, pois eles assim nao sentem remorsos ( se bem que há alguns que nao sentem), tou um pouco indecisa.... mas prefiro dizer nao há pena de morte!
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.