25 de Abril de 2007? Uhm... Acho que não...
Hoje é 25 de Abril de 2007. 25 de Abril é sinónimo de Liberdade, para os portugueses...
Mas para quem vê um pouco de televisão, lê jornais ou ouve rádio, já deve ter reparado que o nosso país está a regredir... Ou seja, segundo o calendário, estamos em 2007, mas parece que 1974 ainda nem sequer chegou...
Desde há uns tempos para cá que, por exemplo, a comunicação social, tem recebido algumas pressões, não directa, mas indirectamente. Pressões essas que levam os jornalistas a violar uma das regras do Cógdigo Deontológico da profissão, que é o direito de informar sem censura.
Muitas vezes, não é o Governo que o faz, mas sim grandes grupos económicos que têm algum poder na sociedade. Falando mais em concreto, quando a Manuela Moura Guedes deixou de apresentar o Jornal Nacional, na TVI, vieram a público algumas notícias que davam conta de algumas pressões que ela estava a receber, mas sempre desmentidas. A própria Manuela M. Guedes nunca as quis confirmar... Talvez essas pressões tivessem origem no modo como ela se envolvia com as notícias, e do modo como era directa e dizia o que pensava (apesar de um jornalista ter de ser esento e não comentar nada, a não ser em debates ou coisas do género).
Outra coisa é o próprio povo que tem "medo" de falar. Às vezes, a população quando interrogada com o que está mal na sua rua (por exemplo, buracos nas estradas e assim) não prestam declarações aos jornalistas quando estas são gravadas, mas contam os seus problemas "em off". Outras vezes, as pessoas falam, mas pedem para se arranjar um nome fictício, para lhe distorcer a voz, ou em TV, para a sua cara ser ocultada... Talvez com medo de represálias...
A conversa já vai longa, eu sei... Mas isto para perguntar uma coisa: será que faz falta outro 25 de Abril de 74? Será que o povo tem de intervir outra vez para mudar o rumo de Portugal?
Mas para quem vê um pouco de televisão, lê jornais ou ouve rádio, já deve ter reparado que o nosso país está a regredir... Ou seja, segundo o calendário, estamos em 2007, mas parece que 1974 ainda nem sequer chegou...
Desde há uns tempos para cá que, por exemplo, a comunicação social, tem recebido algumas pressões, não directa, mas indirectamente. Pressões essas que levam os jornalistas a violar uma das regras do Cógdigo Deontológico da profissão, que é o direito de informar sem censura.
Muitas vezes, não é o Governo que o faz, mas sim grandes grupos económicos que têm algum poder na sociedade. Falando mais em concreto, quando a Manuela Moura Guedes deixou de apresentar o Jornal Nacional, na TVI, vieram a público algumas notícias que davam conta de algumas pressões que ela estava a receber, mas sempre desmentidas. A própria Manuela M. Guedes nunca as quis confirmar... Talvez essas pressões tivessem origem no modo como ela se envolvia com as notícias, e do modo como era directa e dizia o que pensava (apesar de um jornalista ter de ser esento e não comentar nada, a não ser em debates ou coisas do género).
Outra coisa é o próprio povo que tem "medo" de falar. Às vezes, a população quando interrogada com o que está mal na sua rua (por exemplo, buracos nas estradas e assim) não prestam declarações aos jornalistas quando estas são gravadas, mas contam os seus problemas "em off". Outras vezes, as pessoas falam, mas pedem para se arranjar um nome fictício, para lhe distorcer a voz, ou em TV, para a sua cara ser ocultada... Talvez com medo de represálias...
A conversa já vai longa, eu sei... Mas isto para perguntar uma coisa: será que faz falta outro 25 de Abril de 74? Será que o povo tem de intervir outra vez para mudar o rumo de Portugal?

concordo com tudo o que disseste!E é de não esquecer aquelo caso do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.
mas acho que os portugueses tb exageram no uso da liberdade,porque o que aprendi na escola foi que a liberdade de uma pessoa acaba no inicio da liberdade de outra pessoa e o que vemos na tv, nomeadamente os escandalos de politicos(e nao so),acho-os desastrosos,acho que as pessoas deixam de ter privacidade e ficam com as suas vidas destruidas.
perdoem-me aqueles que não concordam comigo,mas é o que penso.
mas acho que os portugueses tb exageram no uso da liberdade,porque o que aprendi na escola foi que a liberdade de uma pessoa acaba no inicio da liberdade de outra pessoa e o que vemos na tv, nomeadamente os escandalos de politicos(e nao so),acho-os desastrosos,acho que as pessoas deixam de ter privacidade e ficam com as suas vidas destruidas.
perdoem-me aqueles que não concordam comigo,mas é o que penso.

Chegou finalmente---> Viagem ao futuro:Capitulo 1
Forum Evangelion
http://evangelion-pt.ativoforum.com/portal.htm
Já me esquecia do Marcelo Rebelo de Sousa que, "por coincidência" saiu da TVI (tv privada) para ir para a RTP (do estado)... Porque será?
Quanto à privacidade que muitas vezes é invadida, não discordo. Mas sabes, às vezes são as próprias pessoas que procuram os jornalistas para dizerem que são umas desgrassadinhas e coisas do género. É aí que entra o sensasionalismo e os chamados fait-divers...
O Correio da Manhã (não desfasendo, porque eu também o leio) é um jornal sensacionalista, mas que é o mais vendido em Portugal. As pessoas gostam disso...
O que me choca é às vezes, aparecerem na televisão jornalistas a fazerem perguntas do tipo "Como se está a sentir" a pessoas que acabaram de ter um acidente ou que têm familiares nessa situação, a pessoas em que a casa se incendiou ou quando há cheias...
Mas isto tudo por causa de uma coisa: dinheiro. Este tipo de notícias são as que têm mais audiência. As pessoas gostam de escândalos.
Quando estudava aprendi uma "formula" que é a base de qualquer estação de televisão (mesmo da RTP, não me venham cá com conversas) que é qualquer coisa assim: Sensacionalismo = Audiências = Publicidade = Dinheiro.
Quanto à privacidade que muitas vezes é invadida, não discordo. Mas sabes, às vezes são as próprias pessoas que procuram os jornalistas para dizerem que são umas desgrassadinhas e coisas do género. É aí que entra o sensasionalismo e os chamados fait-divers...
O Correio da Manhã (não desfasendo, porque eu também o leio) é um jornal sensacionalista, mas que é o mais vendido em Portugal. As pessoas gostam disso...
O que me choca é às vezes, aparecerem na televisão jornalistas a fazerem perguntas do tipo "Como se está a sentir" a pessoas que acabaram de ter um acidente ou que têm familiares nessa situação, a pessoas em que a casa se incendiou ou quando há cheias...
Mas isto tudo por causa de uma coisa: dinheiro. Este tipo de notícias são as que têm mais audiência. As pessoas gostam de escândalos.
Quando estudava aprendi uma "formula" que é a base de qualquer estação de televisão (mesmo da RTP, não me venham cá com conversas) que é qualquer coisa assim: Sensacionalismo = Audiências = Publicidade = Dinheiro.

Desculpa star uranus, mas não li o k escreves-te (é tarde, pá)! Mas só queria deixar aki 1 dado curioso... É estranho estarmos a comemorar o 25 de Abril, supostamente o dia da "liberdade", kd ainda há bem pouco tempo um dos maiores ditadores (ou o maior) foi eleito o "maior" português de sempre... ok, muitos consideram isso como um protesto contra o actual governo... whatever... Mas, de alguma maneira serve para reflectirmos um pouco, não?

Espaço publicitário:
Jobem, achas que possuis a visão interior? Que consegues ver para "além do que se vê"? Então vai já ao "against vampiras", pede o teu formulário e põe essa visão à prova!(limitado ao stock existente)!
Ju escreveu:Desculpa star uranus, mas não li o k escreves-te (é tarde, pá)! Mas só queria deixar aki 1 dado curioso... É estranho estarmos a comemorar o 25 de Abril, supostamente o dia da "liberdade", kd ainda há bem pouco tempo um dos maiores ditadores (ou o maior) foi eleito o "maior" português de sempre... ok, muitos consideram isso como um protesto contra o actual governo... whatever... Mas, de alguma maneira serve para reflectirmos um pouco, não?
De facto... eu achei deprimente terem eleito o Salazar, aquele que embora tivesse as suas ideias quis por o povo na burrice e ignorancia total, retirar a liberdade e fazê-lo passar fome... O mundo está doido para nomear alguém assim pessoa do ano :\ uma tristeza mesmo.
E concordo com tudo o que disseste Star Uranus, ainda no outro dia me lembro de participar num debate sobre isso numa aula de filosofia, o facto de as potências económicas se estarem a soberpor ao poder do estado e a pressionar a comunicação social... uma tristeza :\
Mas se formos a ver, tristemente, a política de direita está a inundar de novo a Europa :\ basta olhar para as eleições da França - país este que sempre foi dos mais de esquerda ferrenhos está-se a virar para direita :\ O que é uma tristeza... enfim. Veremos o que acontece.
Entre ser-se uma democracia "no papel" e ser-se verdadeiramente vai uma grande diferença. Não podemos dizer que o Brasil o é igualmente como a Dinamarca lol
Para um país gozar da sua liberdade, não basta dizer que é um país livre e ter eleições, é preciso que as pessoas e os próprios políticos se consciencializem dessa realidade, o que não acontece de todo em Portugal.
Não acho igualmente, que seja preciso outra revolução. Para quê? Para acabar como a do 25 de Abril.
De resto, todas as revoluções no nosso país (excepto a do Golpe Militar, que deu espaço para o Estado Novo) foram quase sempre com vista a melhorar a qualidade da nossa democracia. Mas o resultado foi sempre o oposto, com o tempo.
A chave não é revoluções, mas sim, a mudança das mentalidades, que começa na escola.
Em relação a Salazar, está longe de ser um dos maiores ditadores da Europa lool
Para um país gozar da sua liberdade, não basta dizer que é um país livre e ter eleições, é preciso que as pessoas e os próprios políticos se consciencializem dessa realidade, o que não acontece de todo em Portugal.
Não acho igualmente, que seja preciso outra revolução. Para quê? Para acabar como a do 25 de Abril.
De resto, todas as revoluções no nosso país (excepto a do Golpe Militar, que deu espaço para o Estado Novo) foram quase sempre com vista a melhorar a qualidade da nossa democracia. Mas o resultado foi sempre o oposto, com o tempo.
A chave não é revoluções, mas sim, a mudança das mentalidades, que começa na escola.
Poseidon escreveu:
Coitado... Salazar, quando comparados com tipos como o Hitler, é um verdadeiro santo! Mas tou de acordo com tudo o que disses-te poseidon!

Espaço publicitário:
Jobem, achas que possuis a visão interior? Que consegues ver para "além do que se vê"? Então vai já ao "against vampiras", pede o teu formulário e põe essa visão à prova!(limitado ao stock existente)!
Star uranus tens muita razão pois em portugal apesar do 25 de abril de 74 nada mudou....Eu digo isto porque o estado português continua a ser queiramos quer não fascista apesar de o demonstrar de uma forma camuflada...E se rapararem o nosso pais pouco evoluiu desde então... a comunicação social é reprimida de todas as formas possíveis....
No fundo aquilo que nos achamos que é liberdade não o é... porque não podemos expressar a nossas opiniões sem sermos recreminados por isso...
Para dar-vos alguns exemplos de controlo e ameaças á liberdade de expressão:
O engenheiro Sócrates ou lá como aquilo se chama uma vez que a questão da sua licenciatura não ficou lá muito bem esclarecida...ameaçou o presidente regional cá na madeira de retirar a autonomia da região...vejam lá se isto não é abuso de poder e ao mesmo tempo a repressão da nosso direito de expressar livremente a nossa opinião....
Eu acho que a verdadeira revolução ainda está para vir...
No fundo aquilo que nos achamos que é liberdade não o é... porque não podemos expressar a nossas opiniões sem sermos recreminados por isso...
Para dar-vos alguns exemplos de controlo e ameaças á liberdade de expressão:
O engenheiro Sócrates ou lá como aquilo se chama uma vez que a questão da sua licenciatura não ficou lá muito bem esclarecida...ameaçou o presidente regional cá na madeira de retirar a autonomia da região...vejam lá se isto não é abuso de poder e ao mesmo tempo a repressão da nosso direito de expressar livremente a nossa opinião....
Eu acho que a verdadeira revolução ainda está para vir...
Ju, concordo contigo... quando me contaram que o salazar tinha sido o eleito fiquei estupefacta... e até acho que, não tenho a certeza, não havia nenhuma mulher nos 10 melhores... mas pronto, isto já é outro tipo de censura...
AH! e vi no telejornal um gajo que se dizia salazarista (nem sei se é assim que se diz) a dizer que admirava o salazar e que no tempo do salazar é que era bom... 1º, o gajo tinha 20 e poucos anos, e não sabia do que tava a falar; e 2º, quando lhe perguntaram porque era apoiante dele, não sabia responder direito... Acho que isto foi a respeito de um museu que vai abrir em honra do salazar... só que já não nem me lembro onde foi... Este mundo ta cada vez pior... só há fascismo na gente nova...
Também admito que no tempo do salazar Portugal era capaz de estar em melhores lençóis e que a liberdade de expressão trouxe alguns malificios, mas não posso falar muito disso porque ainda não existia nesse tempo...
ah, só mais uma coisa que me ia esquecendo... acho que o problema não está só nos que estão no topo, mas sim no povinho, que pronto...
quando vejo os politicos a ir às praças e aquelas pessoas a chorar de emoção por os ver só me apetece rir ou mesmo chorar... o povinho é que é cego de todo e pensa que só os políticos é que têm de se mexer... nós temos que nos manisfestar também! temos que sair de casa e fazernos ouvir!
AH! e vi no telejornal um gajo que se dizia salazarista (nem sei se é assim que se diz) a dizer que admirava o salazar e que no tempo do salazar é que era bom... 1º, o gajo tinha 20 e poucos anos, e não sabia do que tava a falar; e 2º, quando lhe perguntaram porque era apoiante dele, não sabia responder direito... Acho que isto foi a respeito de um museu que vai abrir em honra do salazar... só que já não nem me lembro onde foi... Este mundo ta cada vez pior... só há fascismo na gente nova...
Também admito que no tempo do salazar Portugal era capaz de estar em melhores lençóis e que a liberdade de expressão trouxe alguns malificios, mas não posso falar muito disso porque ainda não existia nesse tempo...
ah, só mais uma coisa que me ia esquecendo... acho que o problema não está só nos que estão no topo, mas sim no povinho, que pronto...
quando vejo os politicos a ir às praças e aquelas pessoas a chorar de emoção por os ver só me apetece rir ou mesmo chorar... o povinho é que é cego de todo e pensa que só os políticos é que têm de se mexer... nós temos que nos manisfestar também! temos que sair de casa e fazernos ouvir!Quanto a isso de o Salazar ter ganho nem vou contar a minha reacção... Aquilo do museu é em Santa Comba Dão, a terra natal dele. Na minha opinião, não tem mal nenhum em abrirem um museu em honra de Salazar porque, quer queiramos quer não, ele faz parte da nossa história. E parece que ele agora, 33 anos após o 25 de Abril, está mais vivo do que nunca na memória dos portugueses. Em relação ao facto de haver fascismo na gente nova, é como tu disses-te... Ainda não eram nascidos naquele tempo, por isso não fazem a mínima ideia do que isso era. São idealismos normais nos jovens, sonhos utópicos de um mundo melhor quando este só tem tendência para piorar... Mas o idealismo até tem um lado positivo, significa que não somos uma juventude conformista e que, de algum modo, queremos mudar o panorama deste país. 

Espaço publicitário:
Bons políticos? hummm... Acho que isso não existe. Pela simples razão de que, por melhor que seja o seu trabalho, para nós nunca é suficiente... Queremos sempre mais, e mais... E, na minha opinião, o Sócrates (não me importa se é engenheiro ou não) tem sido dos melhores governantes que tivemos nos últimos anos. Comete muitos erros, é verdade, mas também faz coisas boas!

Espaço publicitário:
epa, ok ele ta-se a mexer e acho isso uma coisa boa... mas ele não soube foi escolher os ministros, principalmente os da saude e da educação! esses sim só fazem porcaria! e depois somos nos que arcamos com as consequencias e os erros desse senhor e principalmente dessa... senhora que nem posso ver à frente! e à gente do gabinete dela também! x)
Pois... Esses dois foram os piores erros que ele cometeu! E essa senhora se a apanho à frente, dou-lhe um tiro! 

Espaço publicitário:
Ju escreveu:Bons políticos? hummm... Acho que isso não existe. Pela simples razão de que, por melhor que seja o seu trabalho, para nós nunca é suficiente... Queremos sempre mais, e mais... E, na minha opinião, o Sócrates (não me importa se é engenheiro ou não) tem sido dos melhores governantes que tivemos nos últimos anos. Comete muitos erros, é verdade, mas também faz coisas boas!
concordo contigo!na verdade, foi a primeira vez que ouvimos na televisão o pessoal de Bruxelas a dizer que o nosso país conseguiu sair da lista negra.mas é claro que para nos nunca é demais.
faz parte da natureza humana querer sempre mais do que aquilo que se tem.

Chegou finalmente---> Viagem ao futuro:Capitulo 1
Forum Evangelion
http://evangelion-pt.ativoforum.com/portal.htm
selene escreveu:...Eu digo isto porque o estado português continua a ser queiramos quer não fascista apesar de o demonstrar de uma forma camuflada...E se rapararem o nosso pais pouco evoluiu desde então... a comunicação social é reprimida de todas as formas possíveis...
Portugal nunca esteve sob um regime fascista. A ideia de fascismo é diferente daquilo que houve durante o Estado Novo. Foi uma ditadura conservadora e localizada (pequena).
Acho que nós evoluímos muito desde o 25 de Abril, em certos casos para o extremo oposto
O problema é a falta de moderação, que caracteriza as democracias mais antigas da Europa.
Tens de entrar para responderes neste tópico.

parece que só os que fazem asneiras é que se mexem e conseguem alcançar o poder... cadê os bons politicos? 

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.