Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Tsujigiri um costume japonês antigo

Crei este tópico porque axei este costume bastante interessante....

Bem eu estou a estudar em Filosofia o Relativismo Moral e Cultural, e numa das fichas da minha professora sobre "Coesão Social e Tolerância" apareceu um costume japonês que achei bastante interessante e cruel, chamado Tsujigiri, é um verbo em Japonês que significa " testar a nova espada num traunseunte escolhido ao acaso". Este costume tem haver com os samurais, que segundo este costume, por uma questão de honra tinham de testar a sua nova arma para ver se funciona de forma adequada, tendo de atravessar alguém (podia ser uma mulher ou uma criança, só ñ podia ser outro samurai) com um só golpe desde o ombro ate ao flanco esquerdo. Caso o guerreiro ñ fosse bem sucedido, mancharia a sua honra, ofenderia os seus antepassados e mesmo decepcionar o seu imperador.
affraid
tipo...x xkolhecem gente ruim...ainda se aceitava minimamente...
mas crianças??? essa gente é mesmo doida...
poor children...
e se alguem fizesse isso a um filho, neto, bisneto ou algo do genero d kem diz k e pa fazer isso???
so tinha pena da criança...
plo mnx reduziam os alvos a pessoas evil...tipo assassinos e assim...

k raio d ideias...

No No No
_______
sonhar nao mata...mas magoa...e por vezes ainda mais do que qualquer ferida fisica...
DesiludidoS

Qe raio de costume! Meu deus!!
Fgo :S
Ate me passei agora.. Mas éde certa forma "engraçado" perceber assim como é qe eles acreditam tao cegamente nesse genero de coisas!

Familia fantastica XD
Elemento terra *

- Sou o Sun, Prazer
uou... suponho que eles fossem fazer isso para território inimigo, não? Afinal sempre iam ter de os matar de qualquer maneira... (infelizmente as guerras são assim Sad )

edit: achei essa "tradição" muito estranha e por isso decidi ir pesquisar à wiki...
é isto que está lá:
Tsujigiri (辻斬 tsuji-giri crossroads killing) is a Japanese term for someone who, after receiving a new katana
or developing a new fighting style or weapon, tests its effectiveness
by attacking a human opponent. Originally, this practice took the form
of traditional duels between bushi, but as the classical ideals of Bushidō were largely forgotten during the Edo Period, the mannerisms of Tsujigiri became increasingly dishonorable. By the 18th Century, it was not uncommon to hear of ronin
ambushing unarmed peasants in the dark for simple amusement. A warrior
who practiced this often would often be referred to as a Tsujigiri.

E agora que todas as senshis foram apresentadas, está na hora de começar a acção
Eu tmb pesquisei Hiraki, mas a definição ke meti foi a que estava na minha ficha segundo o que ta na ficha era necessário fazer os testes e havia traseuntes que tinham de ser sacrificados para isso. Eu axei horrivel mas pronto eles acreditavam nisso na época mas, digo uma cena eu é ke fugia a 7 pés das lojas de armas xD
ana claudia escreveu:Eu tmb pesquisei Hiraki, mas a definição ke meti foi a que estava na minha ficha segundo o que ta na ficha era necessário fazer os testes e havia traseuntes que tinham de ser sacrificados para isso. Eu axei horrivel mas pronto eles acreditavam nisso na época mas, digo uma cena eu é ke fugia a 7 pés das lojas de armas xD

bem ana, eramos duas a fugir....
n m apetece ser divida em duas komo faziam no samurai X ou no songoku...
_______
sonhar nao mata...mas magoa...e por vezes ainda mais do que qualquer ferida fisica...
São costumes...

Para esse povo, nessa época, era a coisa mais natural...

Tão natural como era aqui no ocidente há uns séculos atrás, queimar uma mulher por se suspeitar de bruxaria... Embaracoso

Entre outros costumes estranhos, e condenáveis, doutras regiões do mundo, noutras épocas.

Vem tudo da cultura e dos costumes. Enraízam-se nesse povo, nessa região do mundo, e condená-lo é que é condenável.

Não os estou a defender...
Mas não eram loucos. Era um costume. Achavam algo natural... Provavelmente, até aqueles que acabavam trespassados, entendiam-no como natural, uma tradição do seu povo.

Felizmente os tempos evoluíram, as mentes e noção de ética e moral foram tomando conta da maioria da população mundial (maioria, porque ainda existem povos com costumes e crenças... Moralmente completamente incorrectos e inaceitáveis)

Mas pronto, já passou já lá vai, são tempos passados felizmente =)

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Que costume mais cruel! Sad

Já me estou a imaginar: Estou eu a passear toda contente e levo com uma espada no ombro!

Qé isto?
Será que eles não tinham pena por fazer isso ás pessoas inocentes?
Se eles sabima que tinham de fazer isso, podiam escolher não ser samurais!

Que maus! Sad Sad
Acho que ta mal o facto de eles não testarem a espada noutro samurai porque assim se vencesem o opositor é que podiam confirmar mesmo se a espada era boa ou não.

E alem disso não mete piada matar uma pessoa que não se defende.

Mas tiramdo isso é um custume engraçado.Embaracoso

Sailor S escreveu:São costumes...

Para esse povo, nessa época, era a coisa mais natural...

Tão natural como era aqui no ocidente há uns séculos atrás, queimar uma mulher por se suspeitar de bruxaria... Embaracoso

Entre outros costumes estranhos, e condenáveis, doutras regiões do mundo, noutras épocas.

Vem tudo da cultura e dos costumes. Enraízam-se nesse povo, nessa região do mundo, e condená-lo é que é condenável.

Não os estou a defender...
Mas não eram loucos. Era um costume. Achavam algo natural... Provavelmente, até aqueles que acabavam trespassados, entendiam-no como natural, uma tradição do seu povo.

Felizmente os tempos evoluíram, as mentes e noção de ética e moral foram tomando conta da maioria da população mundial (maioria, porque ainda existem povos com costumes e crenças... Moralmente completamente incorrectos e inaceitáveis)

Mas pronto, já passou já lá vai, são tempos passados felizmente =)

É por isso que a minha professora deve ter metido este exemplo para abrimos as mentes e pensarmos melhor no assunto, para nós é um acto monstruoso mas para eles era absolutamente banal
Eu já conhecia esse costume, é mesmo horroroso >.<

Mas também já houve um que ninguém ocidental podia entrar no Japão, penso que os matavam, e que se atrevesse a defender essa tal pessoa ocidental, ia desta pra melhor juntamente Embaracoso''
interessante eu ñ conhecia essa mas de kalker forma é horrivel descriminar uma pessoa por ser do ocidente ou oriente, e ainda por cima mata la por isso xD
Que costume oO

É cruel claro, mas achei muito interessante do ponto de vista da época, e até faz sentido, vendo bem o que eram os samurais e o que se vê em alguns animes pela maneira de eles serem e a ' filosofia das espadas ' que falam.

From Yesterday *
São culturas,são horriveis ,sim,mas culturas e mentalidades.
alias ,sabiam que durante um treinamente de samurais ,os homens particavam a pontaria (com setas) em alvos móveis(em cães)?
largavam os cães em campos e depois ...pronto. pá são costumes
ke horror pobres animais!!!! Os samurais deviam levar com as setas pa ver se tmb gostavam xD

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77