Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Sismo no Japão: 8,9 na escala de Richter

Hoje, sexta-feira, 11 de Março de 2011, a costa nordeste do Japão foi atingida por um sismo de magnitude 8,9.

O primeiro sismo, seguido de, pelo menos, 19 réplicas, foi registado às 14h46 locais (05h46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o USGS. A maioria das réplicas teve magnitude superior a 6 na escala de Richter.

Autoridades accionaram alerta de tsunami. Já existem imagens das grandes ondas já atingiram a costa de Sendai, no nordeste do país, de acordo com a agência Kyodo. Um barco com cem pessoas a bordo foi varrido pela onda.

O alerta de tsunami foi estendido a outros países, nomeadamente a Papuásia, as ilhas Maluco, para o arquipélago russo das Curilhas. Foi também emitido um alerta de vigilância de tsunami para Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Hawai.

As autoridades do Hawai e das Filipinas ordenaram, entretanto, a retirada da população das zonas costeiras situadas perto do nível do mar.

As agências internacionais descrevem um cenário de grande destruição - o que tem sido confirmado pelas imagens. Dezenas de cidades e vilas ao longo de mais de dois quilómetros foram abalados pelos violentos tremores de terra.

O número de mortos não pára de aumentar e dezenas estão desaparecidas após o sismo e o tsunami, adiantou a AFP citando relatos dos meios de comunicação no local, escreve a Lusa. Há portugueses incontactáveis.

As informações ainda são escassas, mas o telhado de um edifício desabou no centro de Tóquio, onde cerca de 600 estudantes participavam numa cerimónia de entrega de diplomas, fazendo numerosos feridos, segundo os bombeiros e os media locais, citados pela AFP.

As pessoas fugiram para os telhados dos edifícios mais altos quando as ondas começaram a chegar. As empresas, escolas e transportes encerram. As comunicações estão difíceis em Tóquio. Este terá sido o maior sismo dos últimos 140 anos no território.

As Nações Unidas já asseguraram que estão 30 equipas de resgate preparadas para responder a um pedido de ajuda japonês. A embaixada de Portugal em Tóquio está a tentar contactar os 500 portugueses registados no Japão.

Já foram destacados aviões militares para ajudar as vítimas. O ministro dos negócios estrangeiros do Japão já anunciou que está preparado para receber ajuda externa.

Algumas fotografias:
Spoiler
[Esta imagem já não existe]

[Esta imagem já não existe]
Embora o Japão seja um país extremamente preparado para este tipo de fenómenos da Natureza, não nos podemos esquecer da magnitude incrível deste sismo, absurdamente assustadora. E embora Tóquio esteja relativamente bem preparado para isto, há que pensar nas zonas mais rurais, que não dispõem da tecnologia e dos edifícios mais do que preparados que a parte mais urbanizada do país dispõe.

Este tipo de fenómenos assusta-me, e, por isso, decidi criar este tópico, não só porque, inevitavelmente, pelo nosso gosto em comum, acabamos por ficar algo "ligados" a este país, mas também pelo facto para vos informar e apelas à solidariedade com aquilo que aconteceu. Agora resta esperar por mais informações e que o número de vítimas não dispare, nem que as centrais nucleares se vejam seriamente ameaçadas com o ocorrido.

Eu vi esta noticia logo de manhã quando me estava a vestir para ir para a escola, fiquei um bocado triste, porque como disseste, estamos um pouco ligados ao país e tenho sempre pena das pessoas...

No telejornal da 13h, disseram que é um dos 5 maiores sismos...

Esperemos que as consequências não sejam as piores e que o número de vitimas não seja avassalador :/
Eu soube uns minutos antes de começar o Jornal da Tarde pelo Sapo mas ao ver as imagens no Jornal até me arrepiei... O mar avançava de tal maneira que parecia mesmo estar a engolir a terra...

Encontraram 200 a 300 corpos numa praia de Sendai: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1136029.html

E ainda não conseguiram contactar com 4 dos portugueses que moram no Japão e que moravam perto/ou nas zonas afectadas: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1135985.html

Estas coisas assustam-me, o Planeta está mesmo doente...

Thank you Dumpling! *w*
Luchia escreveu:Estas coisas assustam-me, o Planeta está mesmo doente...

Não, se isto acontece não é por o Planeta estar doente, é um fenómeno natural.

Eu vi ontem à noite a notícia, mas só dizia que um sismo tinha atingido o Japão; como já é habitual, nem liguei muito. Mas quando soube hoje de manhã que tinha sido de magnitude 8,9... o.o
O Japão pode estar muito bem preparado para estas coisas, mas um sismo desses... E como disse a Kaoru, há zonas rurais que não dispõem dessa protecção. D:
O pior é o número de corpos encontrados a aumentar cada vez mais. Começou em 40 e já vai em... 300, não é? Fará com o que ainda estiver por contar. *bah, nem me sinto bem a dizer isto, estou a agoirar*

risa-chan | otani-kun
Eu também ouvi a notícia, mas não me apercebi onde tinha sido...
Meu Deus, foi mesmo grande.
Eh pá, eu se não soubesse que o Japão é uma terra de terramotos entrava em pânico. Mesmo assim este foi horrível, espero que não registem muitas mais mortes.

AFP: Pelo menos 288 mortos e 349 desaparecidos segundo balanço provisório após sismo de magnitude 8,9 no Japão.
Acabei de ler no site da SIC.
Para quem quiser seguir a notícia minuto a minuto:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Entre+200+a+300+corpos+encontrados+em+praia+japonesa+apos+tsunami.htm

Também não podemos pensar que é por o planeta estar doente... De facto está, mas as catástrofes naturais existem desde sempre. E quanto à magnitude que atingiu, segundo a Wikipédia, em média ocorre um destes por ano, portanto não é tão raro quanto isso.

Agora só espero é que não se registem mais situações de risco e que as famílias recuperem os bens necessários.

AKIYAMA MIO ♥
*lá vem a entendida no assunto*
Os sismos não têm nada a ver com o planeta estar doente... são uma coisa impossível de se prever e são necessários

O Japão está exactamente situado onde há 3 placas tectónicas, portanto é por isso que há terramotos a toda a hora.
E como é um arquipélago então, está mais sujeito a isto e a tsunamis. (olhem as nossas ilhas, passam a vida com sismos )
Não é à toa que 20% dos sismos por todo o mundo são do Japão

*okay parei*

Eu vi logo isto em directo, quando deu, pela CNN ;__; Por acaso acordei a essa hora e tinha a tv ligada aí...
Tipo que medoooo ;___; Já com o que houve em Dezembro cá, de 6,2 ou wtv, eu ia morrendo Nem imagino o que é estar 5 minutos a sentir um de 8,9...

E pá, ya, é triste... nem é por ser o Japão, omg kawaii desu sugoi animes e stuff... É sempre muito mau quando isto acontece. Ainda bem que o Japão tá mega preparado para isto e que os prédios são feitos de maneira a não ruírem, senão nem sei.
Mas claro que nem todo o Japão é assim, como se viu... O Sendai é tipo santa terrinha

Espero que não aconteça nada com a Central Nuclear x: Eles andam a ter muitos problemas com isso.
Quando disse que o Planeta está doente não estava a falar apenas por este sismo mas sim por tudo o que se passa, são catástrofes atrás de catástrofes, as estações já não são o que eram e certos fenomenos começaram a ser quase naturais em paises onde a anos atrás nem se ouvia falar nisso. Basta ver os tornados cá em Portugal, antes eram tão raros e agora todos os anos há noticias de dois ou três.

Thank you Dumpling! *w*
Mas estas coisas não são de prever, pode acontecer a qualquer momento... Não é por se passarem anos sem acontecer algo que leva alguém a pensar que nunca mais vai haver nada do género...
Em Portugal também já houve situações destas, e pensa que na altura em que houve com certeza teriam passado anos sem haver...

Eu concordo que o planeta esteja doente, mas não me parece que estas coisas tenham algo a ver. Tens noção que ocorrem milhares de sismos por dia? É óbvio que uns são de maior magnitude do que outros, a maioria nem se sente, mas há todos os dias tremores de terra.
Podes ver aqui, na tabela mais abaixo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Richter

AKIYAMA MIO ♥
Concordo com a Ice e a Brunii, os sismos são imprevisíveis e necessários para libertar (salvo erro) cenas que se acumulam debaixo das placas tectónicas.
Aqui onde vivo, toda a vila foi devastada no terramoto que aconteceu em Lisboa, porque toda a vila tem placas tectónicas bastante instáveis, temo que um dia destes volte a contecer outro igual ao de 1909 e que isto vá tudo ao ar, não houve uma única casa que não precisa-se de obras e muitas acabaram mesmo por ruir.

Voltando ao do Japão, acordei de manhã com a dita notícia, um sismo 8,9 deve ser horrível de se sentir, e infelizmente o número de mortos ainda vai aumentar bastante, se fossem sempre sismos pequenos, como eles costumam ter, ainda vá que não vá, muitos dos edifícios até estão construídos de forma a serem resistentes, claro que não duram sempre, mas pelo que vi no jornal, como grande maioria das pessoas estava a trabalhar e tudo, foram menos vítimas porque os edifícios na sua maioria são construídos de maneira a resistir a esse impacto. Que descansem em paz.
Por acaso li algures que o Japão esperava um sismo dentro dos próximos anos, mas creio que nunca numa magnitude tão elevada. Não nos podemos esquecer que o país já teve um enorme sismo, o Grande Sismo de Kanto, cuja magnitude esteve situada entre 7,9 e 8,3. Claro que os tempos eram outros (foi há cerca de 90 anos atrás), e o número de mortos chegou a atingir as 105000 pessoas, mas, mesmo assim, é triste quando algo assim acontece.

Admiro sim é o sangue-frio que os Japoneses tentam manter, os planos de continência, as atitudes. São nestas alturas que percebemos que a prevenção é mesmo o fundamental, mesmo que demore anos a ser realizada e sejam necessárias várias medidas. A necessidade de sobrevivência também assim o obriga, mas, mesmo assim, acaba por ser admirável (claro, o Japão também tem recursos económicos para o fazer).
Acordei por volta das 9 da manhã e a primeira coisa que fiz foi logo ligar a televisão (como de costume) - a primeira coisa que vi foram estas notícias. Fiquei mesmo chocada, triste, um misto dos dois, ainda estive 5 minutos sem resposta, sentada em frente da televisão sem conseguir acreditar no que estava a ver Desiludido E depois é, que vi, 8,9. Credo. 9 na escala de Richter equivale à destrução total; felizmente que os japoneses, como disse a Kaoru, já se têm prevenido para situações deste género desde há muito tempo, se bem que a prevenção nunca é infalível, infelizmente.

Passei o dia agarrada ao twitter pelo telemóvel para ir sabendo notícias (amen ao wifi da UP) e do que depreendi, a cidade de Fukushima foi evacuada num raio de 3 kilómetros da central de nuclear na cidade por questões preventivas, penso que estava com os sistemas de refrigeração a falhar (o que não é NADA bom, visto que foi o que aconteceu em Chernobyll para aquilo tudo ir pelos ares).

Ah, e sublinhando o que disseram já a Ice, a Brunii, a Sofia e a Kaoru, os sismos neste caso não têm nada a ver com a alteração climática nem coisa que o valha de o planeta tar a mudar - sismos sempre existiram e sempre existirão, desde aqueles que só os sismógrafos sentem até estes que chegam ao limiar possível da escala de Richter (que não tem, matematicamente, grau máximo, mas acima de 9, como já disse, é a destruição total, daí normalmente este valor ser referido como máximo).

A ver como as coisas se desenvolvem Sad

Ayame escreveu:Passei o dia agarrada ao twitter pelo telemóvel para ir sabendo notícias (amen ao wifi da UP) e do que depreendi, a cidade de Fukushima foi evacuada num raio de 3 kilómetros da central de nuclear na cidade por questões preventivas, penso que estava com os sistemas de refrigeração a falhar (o que não é NADA bom, visto que foi o que aconteceu em Chernobyll para aquilo tudo ir pelos ares).

Sim, até porque isso é muito importante... É tão grave que o Japão até já decretou alerta de emergência nuclear...

E aqui vão os desenvolvimentos mais recentes:

O sismo de 8,9 graus na escala de Richter que abalou esta sexta-feira o Japão já fez mais de 300 mortos, depois de ter sido seguido de tsunami. Uma forte réplica, de 6,6, foi sentida neste final de tarde em Tóquio.

A força da onda, que atingiu Sendai com uma altura de 10 metros, colocou todo o Pacífico em alerta, com consequência já no Havai e na Califórnia.

O governo japonês foi obrigado a declarar estado de emergência nuclear, depois de os sistemas de arrefecimento terem falhado na central nuclear de Fukushima.

O último balanço oficial das autoridades dá conta de 351 mortos, 547 desaparecidos e 800 feridos.

A agência de notícias Kyodo está a avançar que sismo e tsunami deverão fazer mais de mil mortos.

Entre as vítimas mortais contam-se 200 corpos que foram encontrados numa praia de Sendai, na província de Miyagi, uma das mais atingidas. Na mesma região está desaparecido um comboio de passageiros, ainda não se sabe quantas pessoas seguiam a bordo.

No Havai, as ondas rondaram os dois metros, mas com força suficiente para virar alguns barcos.
Ouvi há bocado da central nuclear... está mesmo muito grave x:

E eles estiveram a tarde toda com mais de 10 réplicas de escala 6 omg x.x
Eu não venho acrescentar nada de novo ao que já foi dito, excepto que eu tinha qualquer ataquezinho. Estou como a Ice, ainda aquele de 6 qualquer coisa me assusta e só de pensar na situação fico com um medo imenso, então um de 9, nem quero pensar. Mas, no meio de toda a desgraça, foi relativamente "bom" (óbvio que ocorrer uma coisa destas nunca é bom) o sismo ter ocorrido à tarde, quando muita gente estava a trabalhar nos edifícios que têm a tal tecnologia anti-sísmica (perdoem-me se estou a dizer algum disparate, não estou bem dentro do assunto). Até li algures num relato que haviam pessoas que iriam dormir no local de trabalho, por ser mais seguro que as próprias casas onde vivem.

Quanto ao mundo estar doente, já foi tudo dito também, desastres sempre ocorreram. Dizemos que acontecem mais agora talvez porque temos a internet, a televisão, temos acesso às notícias quase instantaneamente, e claro, sabemos que os media dão imensa importância às "desgraças", mais do que ao que de "bom" (mais uma vez este bom é no sentido de menos mau) acontece entre estas tragédias. O facto de dizermos que não há estações, blás, bem... a minha avó diz que antigamente chovia durante dias e noites a fio, também havia secas, não me parece que seja assim tão diferente do que está agora. Tenho inclusive um professor que acha o aquecimento global um total disparate (não querendo entrar em off-topic) e deve de ser um dos maiores génios que a universidade tem, lol.

Pronto, já chega. Agora é esperar pelos pequeninos milagres que acontecem nestas situações de calamidade.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Eu já vi esta noticia um montão de vezes hoje :X
Não para de dar !
Foi absolutamente assustador :X
Por um lado, tal como todos vocês fiquei triste por ser o Japão, principalmente em Tóquio, pelas mesmas razões que vocês :X
Adoro tudo que eles fazem !
E por outro fiquei contente pela maneira como eles encararam com a situação ! Se fosse noutro lugar qualquer estava tudo estérico e cheio de medo (eu por exemplo sou assim, n tou a gozar), e eles até enfrentaram a situação com bastante calma e profissionalismo !
Eles estão equipados com tudo para estes sismos devido ao facto do país estar situado numa zona terrível, mas este sismo que foi tão grande e derrubou tudo eles conseguiram ultrapassar. O problema e o mais triste foi depois no caso do Tsunami :X isso sim foi muito triste ! Aquela força da água ! Uma onda de 7 metros, foi mesmo :O. Horrível e muito assustador.
Ainda bem que eles conseguiram tirar as pessoas que moravam junto daquela estação nuclear que está em mau estado. Esperemos que não aconteça nada devido a ela :X As estações nucleares são muito boas, mas são muito muito perigosas :X
Eu desejo a sorte do meu coração a todos os japoneses !
Espero que tudo corra bem.

Obrigada Atalantav =)

Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"

Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
I_Moreira escreveu:Eu já vi esta noticia um montão de vezes hoje :X
Não para de dar !
Foi absolutamente assustador :X
Are you serious?

I_Moreira, é natural que falem disto imensas vezes, apesar de ser algo que não se possa prever nem evitar, é algo que mexe com imensas coisas, economia, questões sociais e não só, e claro que há a parte humana, eu sinto muito pelas pessoas que morreram, não consigo ser insensível a isto, por muito insensível que seja noutras coisas, isto toca-me no coração mesmo, ver que imensa gente morreu, logo é natural que se fale, é algo grave.
Foi realmente horrivel! Depois o Tsumani a levar tudo o que encontrava pela frente!
Acabei de ver na TV , que já são 10 mil pessoas desaparecidas! Neutral
é um número assustador..
E todos os mortos.. que descansem em paz!
Certamente muita gente aqui está em ciências sociais e humanas, nota-se muita gente entendida no assunto.
A primeira vez que li a notícia foi mesmo aqui, as únicas notícias que costumo ver são de noite.
Como a Kaoru disse, a nossa ligação ao Japão não nos permite ficar indiferentes. Aliás, acho que com uma notícia desta dimensão ninguém fica.
Mesmo bem preparados são fenómenos que não se esperam, e desejo que tudo lhes corra bem, que consigam recuperar e reconstruir tudo a pouco e pouco. Não sei se hoje já encontraram mais desaparecidos, são assuntos que mexem connosco, se formos a pensar o que seria ter alguém querido desaparecido...
Não sei se já levaram lá ajuda exterior, não acompanhei hoje, mas espero que o resto do mundo aja, porque por muito que estejam bem preparados e possam reconstruir tudo facilmente, mesmo por exemplo no Haiti e New Orleans... quando desastres aconteceram, também tiveram ajuda e atenção merecida, e ainda que não muita, a união do mundo deve-se notar com acontecimentos desta ordem.

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Dumpling* escreveu:Certamente muita gente aqui está em ciências sociais e humanas, nota-se muita gente entendida no assunto.
A primeira vez que li a notícia foi mesmo aqui, as únicas notícias que costumo ver são de noite.
Como a Kaoru disse, a nossa ligação ao Japão não nos permite ficar indiferentes. Aliás, acho que com uma notícia desta dimensão ninguém fica.
Mesmo bem preparados são fenómenos que não se esperam, e desejo que tudo lhes corra bem, que consigam recuperar e reconstruir tudo a pouco e pouco. Não sei se hoje já encontraram mais desaparecidos, são assuntos que mexem connosco, se formos a pensar o que seria ter alguém querido desaparecido...
Não sei se já levaram lá ajuda exterior, não acompanhei hoje, mas espero que o resto do mundo aja, porque por muito que estejam bem preparados e possam reconstruir tudo facilmente, mesmo por exemplo no Haiti e New Orleans... quando desastres aconteceram, também tiveram ajuda e atenção merecida, e ainda que não muita, a união do mundo deve-se notar com acontecimentos desta ordem.
Estou em Ciências Sociais e Humanas sim Dumpling e concordo, nem tanto eu, não me considero entendida no assunto, mas outros comentários de outras pessoas que li aqui neste tópico concordo contigo que há pessoas entendidas.

Ai agora o reactor explodiu :s possas a sorte não anda pelo Japão.
Bem, ando a ouvir esta notícia à dias, e concordo com todos os comentários já aqui postados. É mesmo uma grande catástrofe.. 8,9 é muito, quase destruição total.. Fiquei mesmo com pena..
Eu estava ver as imagens na TV e só conseguia ver "o oceano com carros a flutuar e só os últimos pisos das casas à vista.."
Mas têm razão, eles reagiram muito bem, já estavam preparados contra tal coisa.. Até já devem estar habituados..
Eishh.. isso do reactor.. Que azar... Neutral

http://witch-pt.forumeiros.com/
Fórum sobre as bruxas W.I.T.C.H. que foram canceladas em Portugal.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco