Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Será a Sailor Moon um elemento de globalização?

Eu sou uma cabecinha mesmo pensadora Matreiro (e se não fosse assim era mau...)
Eu acho que a resposta à pergunta que se gerou na mia cabeça, é sim Very Happy

Se formos a ver bem, a Sailor Moon foi um anime, que andou por dezenas e quem sabe centenas até de paises, mexeu com diversas gerações, e é um anime que em certas partes até nos fazia pensar (nas amizades, na justiça...). Por estas e outras razões eu considero a Sailor Moon como um elemento de globalização Very Happy porque apesar de ter nascido num pais com uma cultura diferente da nossa, não deixou de ter uma ou outra semelhança Wink
Sem sombra de dúvidas que sim!

(Devias fazer uma votação :])

~O meu blog~
Ora bem, o raciocínio faz sentido. Mas acho q a conclusão é q foi tirada no sentido errado. Para mim a Sailor Moon, seguindo essa lógica, não é um elemento q leva à globalização, mas é sim um produto da globalização.

Passando a explicar: a Sailor Moon nasceu no Japão. Embora muita da simbologia usada no anime seja oriental, convenhamos q a cultura tradicional do oriente n tem mt a ver com raparigas em mini-saia... Isto é um resultado da entrada "à força" da cultura americana no Japão no tempo q se seguiu à II Guerra Mundial. O mesmo se pode dizer dos olhos gigantes q são representados nos personagens. Esse é um exemplo flagrante de uma característica q nada tem a ver com os orientais. Claro q temos montes de artigos em montes de sites a dizer q é uma característica própria do anime... O q é verdade. Mas é uma característica adquirida recentemente, precisamente com o objectivo de levar os desenhos animados produzidos no Japão a todo o mundo, através da introdução de características com as quais outros povos se possam identificar. Isto pq, qd falamos de globalização, não estamos a falar da criação de uma cultura global q resulte de uma mistura de todas, mas da globalização da cultura ocidental, q se tem imposto no mundo como "a melhor cultura q todos os povos deveriam adoptar".

Embora a pergunta da votação não seja clara, lendo a explicação da Sofia percebo q ela quer perguntar se a Sailor Moon é um instrumento de globalização. Por isso, e pelas razões q enunciei, a minha resposta à votação é não.

Atendendo ao ponto de vista da Kasei, e reflectindo sobre o mesmo, também desse ponto de vista concordo com o não. Porque de certa forma, as caracteristicas nem sempre vão de encontro com o estilo Japonês, diguemos assim, por isso tou de acordo contigo nessa parte Kasei Wink

Mas em termos de outras coisas, acho que é uma forma de globalização, até certo ponto, talvez não me soube explicar bem, mas não arranjo mais palavras pra explicar, por isso, de certa forma até é, se formos a ver, aqui neste fórum encontramos não só portugueses, mas também brasileiros, é uma forma de união, talvez Embaracoso, e se calhar se fossemos ingleses/americanos, e escrevêssemos fluentemente o inglês, e o fórum fosse em inglês, talvez teriamos aqui mais pessoas de diversas partes do mundo, e diferentes culturas, é um ponto de globalização neste sentido Embaracoso digo eu, enfim não me vou enterrar mais Matreiro acho que não me estou a explicar bem, mas quero saber mais opiniões, vi que mais pessoas já votaram, mas só nós nos justificámos Embaracoso
Compreendo o teu ponto de vista, Sofia, mas mantenho o q disse: se isso q dizes acontecesse, e tivessemos aqui pessoas de outros países, o q seria possível acontecer (até cá temos uma italiana, por isso...) é porque todos nós nos identificamos com os valores representados por este anime, porque no fundo são valores implementados pela globalização. O anime representa esses valores não como uma forma de os impôr, mas precisamente para que toda a gente se identifique com eles. São valores q já assimilámos, e que reconhecemos ali representados porque nos são transmitidos pela sociedade. O que o anime consegue ao falar nesses valores é uma rápida assimilação por parte de pessoas de vários países. No fundo, tira vantagem da globalização, mas não sou da opinião que a fomenta. Smile

Pronto é isso Kasei Matreiro ai tava dificil de explicar, só tu me compreendes Matreiro acham que merecia a pena, retificar a pergunta?

Em vez de estar como está, ficaria "Será a Sailor Moon um instrumento de globalização?

Proposta da Kasei Very Happy
Concordo
Sailor Moon marcou os Anos 90 em muitos países
Mudou o mundo
Revolucionou o mundo e ainda hoje jaz dentro dos nossos corações

*Há 3 anos nesta comunidade*

AMEI A.S.!

:venuswin: Sim!
Tenho várias amigas que conheci atraves de Sailor Moon!
E tenho certeza que não só por isso (tem muitos motivos) Sailor Moon é um elemento da globalização!:venuschain:

By Minako(eu)
a sailor moon fazia referencia a alguns valores importantes, como a importancia da amizade, por exemplo...
alem disso se não fosse a sailor moon hoje não estariamos todos aki no forum e não nos tinhamos conhecido!!
por isso...o voto é sim!!!

anda ai um bando de taradas a usar o meu nome...e não paga direito de autor...ai ai...vou rogar-vos uma praga!! muhahahahaha

cliquem nos dragões!!!

http://AsMalasDaBi.hi5.com
A Sailor Moon é sim um elemento de globalizaçao
A minha opiniao é como a da Usako

Not By Me But For Me *-*

Carrega na Barinha e Inscreve-te! Faz alguem Feliz!
Eu acredito que a Sailor Moon seja um elemento da globalização. A Sailor Moon esteve presente em grande quantidade de países o que significa que cada um desses países viram no anime alguma coisa que lhes identificasse como povo, portanto isso faz referência à "aldeia Global" como disse o nosso amigo ... esqueci-me do nome. xD

A minha resposta é defenitivamente sim!
Penso que sim, uma vez que nos faz reflectir sobre o amor, a amizade, a confiança entre outros assuntos importantes.
É mesmo isso Jota Wink pra além do facto de ter estado em vários paises, de várias culturas, como já foi referido aí algures acima, também é um dos animes que nos faz pensar sobre a forma como agimos, no amor, amizade, a confiança que temos Very Happy

Eu lembro-me tão bem de brincar às Navegantes das Luas com as mias amigas na escola Matreiro eu inventava assim as brincadeiras e os inimigos, e elas alinhavam Matreiro era muito giro Matreiro
a mim faz-me lembrar do verdadeiro valor da amizade e tbm confiança... tbm me fez krer que o amor nao tem idades..
Espero por ti em cada segundo , porque tu és o meu mundo!

Se para salvares aqueles que amas, tivesses que recordar o passado que tanto receias... O que farias?
Visitem a minha 1ª Fic ----->The Four elements
nem acredito que ainda não respondi a este tópico...
Bem, acho que sim. Quer dizer, tudo o que possamos ter um comum com outros paises/pessoas é um ponto a favor da globalização. Não acho que a sailor moon seja tão conhecida como o cristiano Ronaldo ( por exemplo) mas acho que é suficientemente conhecida para nos fazer sentir ligados a outras culturas e a outras pessoas que também conheçam o anime e gostem dele. Claro que nós não andamos por ai com uma medalha ao peito a dizer sailor moon, mas acho sinceramente que pode contribuir para ter uma boa conversa com um estrangeiro se ele conhecer o anime. Tudo o que são emoções/gostos comuns são bons temas para debater

Clica, nao custa nada.
A minha resposta também é sim!
Pois além de este anime ter "andado" pelos 5 continentes, ele também é uma fonte de inspiração para a criação de outros....
Além disso penso que quem já viu a Sailor Moon ficou de certa forma marcado, pois trata de vários assuntos que nos toca, isto tanto aqui como no Japão ou no Brasil!

com respostas tão elaboradas já não há muito a dizer a não ser
SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!
[Esta imagem já não existe]
Siobhan
Bem...
Acho que sim!

Obrigada, adorei o presente!
O meu Fórum!
http://inuyashaportugal.forumeiros.com/forum.htm

A minha primeira fic: "O Mistério da Rosa"

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco