Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Sailor Moon referida em reportagem do Jornal de Notícias

Bem, eu sei que isto não devia de ser motivo suficiente para abrir um tópico de propósito... Só que não há nenhum onde isto se encaixe e isto tem que ser dito...

São apenas três ou quatro palavrinhas numa reportagem que fala feita no último aniversário sobre a ida do Homem à Lua. Mas é bonito de se ver Surprised.o:

A nossa Sailor Moon a ser falada num jornal diário de grande tiragem em Portugal, com tudo certinho no que se diz a respeito dela... Surprised.o:

Está aqui a reportagem completa para quem tiver curiosidade em ler. A parte que mais interessa está destacada... Matreiro

"A Lua em (todos os) quadradinhos
Banda desenhada contribuiu para alimentar o imaginário do espaço.

Musa inspiradora de poetas e escritores, pintores e escultores, a Lua também não deixou indiferente os criadores de banda desenhada, tendo alguns enviado até lá os seus heróis de papel. Fez ontem 40 anos que o Homem chegou à Lua.

O mais célebre de todos os astronautas da banda desenhada é, com certeza, Tintin que por lá andou quase 20 anos antes de Neil Armstrong, no diptíco "Rumo à Lua"/"Explorando a Lua" começado a publicar a 30 de Março de 1950. Partindo da imaginária Sildávia, num foguetão concebido pelo Professor Tournesol, numa viagem com imensas semelhanças com aquela que a NASA organizou em 1969, Tintin, Haddock, Milu e os Dupont foram até ao satélite da Terra numa aventura que, se se enquadra no tom aventuroso normal da série, é também bastante plausível do ponto de vista científico, graças à profunda investigação que Hergé levou a cabo antes de a iniciar. Mais tarde, o autor voltaria ao tema, narrando, numa BD de apenas quatro páginas, a aventura vivida por Armstrong.

À mesma Lua, por diversas vezes, foram os heróis Disney. Numa das mais famosas, "The Loony Lunar Gold Race", escrita pelo "homem dos patos", Carl Barks, em 1964, Donald e Patinhas procuram lá ouro, mas Mickey e Pateta também foram astronautas mais do que uma vez, como agora, na recém-editada "Topolino e il guardiano lunare", que assinala os 40 anos da chegada do homem à Lua. Claro está, nunca se cruzaram com o solitário Astronauta, de Maurício de Sousa, que percorre o espaço na sua nave esférica, nem com o Spirit de Will Eisner e Wally Wood, que também lá foi, em perseguição de um criminoso, no ano de 1952, em "Outer Space". E se os heróis Disney, mais do que uma vez encontraram selenitas, no insuspeito policial Dick Tracy, criação célebre de Chester Gould, o filho do protagonista desposava uma bela… lunática. Da Lua provinha também a pedra que dava super-poderes à Moon Girl, uma super-heroína dos anos 40, criada por Max Gaines, Gradner Fox e Sheldon Moldoff, com vários pontos de contacto com a Mulher Maravilha, bem como o broche que transforma Usagi Tsukino na bela Sailor Moon, reencarnação de uma guerreira lunar e protagonista do manga a que dá título.

A adaptação do sucesso televisivo "Espaço 1999", que teve edição portuguesa, mostrou o nosso satélite como base de naves espaciais, ideia usada em muitas outras histórias aos quadradinhos de ficção-científica, como é o caso de "Nathan Never", um polícia que vive 200 anos no futuro, originário da Casa das Ideias Bonelli, imaginado por Medda, Serra e Vigna em 1988.

Para além disso, essa mesma Lua, onde o trapalhão Gaston Lagaffe, de Franquin, tem permanentemente a cabeça, testemunhou alguns dos banquetes de Astérix, Obélix e dos outros gauleses irredutíveis, assistiu aos oníricos passeios na cama andante do Little Nemo, de Winsor McKay, e foi companhia dos devaneios do errante Corto Maltese, de Hugo Pratt.

A terminar, duas curiosidades: em "Carson de Vénus", que o Mundo de Aventuras publicou há cerca de um quarto de século, uma novela de Edgar Rice Burroughs, o criador de Tarzan, adaptada aos quadradinhos por Mike Kaluta, o herói, após meses de exaustivos preparativos, parte rumo a Marte, acabando por chegar a Vénus… por se ter esquecido da Lua nos seus cálculos! E dez anos antes de Armstrong descer na Lua, numa tira diária publicada no jornal inglês "Daily Express" de 21 de Novembro de 1959, Jeff Hawke, herói de ficção-científica criado por Sydney Jordan, para assinalar a sua presença no satélite terrestre, colocava uma placa na qual se lia esta previsão quase exacta: "A 4 de Agosto do ano terrestre de 1969, o primeiro ser pisou a Lua. Chamava-se Homo sapiens"!
"
In Jornal de Notícias
F. CLETO E PINA
21 de Julho de 2009

Mas que fixe!
Eu sempre acreditei que a Sailor Moon ficou nos corações das pessoas mas agora, tirei a prova dos nove. A Sailor Moon é eterna na memória, eterna na alma e eterna no coração.

*Há 3 anos nesta comunidade*

AMEI A.S.!

Afinal ninguem se esquece o que é bom fica sempre na memória e no coração Mongloide
Ai ai quem escreveu isso deve ser uma das pessoas que se inda lembram da bela guerreira do amor e da justiça que está relacionada com a Lua Matreiro

Obrigada amigo secreto de Janeiro *-*
Xaninha escreveu:Afinal ninguem se esquece o que é bom fica sempre na memória e no coração Mongloide
Ai ai quem escreveu isso deve ser uma das pessoas que se inda lembram da bela guerreira do amor e da justiça que está relacionada com a Lua Matreiro
Comcordo plenamente ! Quem vio a Sailor Moon é impossível que não se recorde de uma cena qualquer que tenha o tenha marcado !
Opá, fiquei maravilhada com a noticia *-*
E o mais fixe, é que eles colocaram os nomes originais!
Não se enganaram em nada, mesmo!

Obrigada pela noticia Uranus Mongloide

AKIYAMA MIO ♥
espectaculo Surprised.o:
nos 40 anos da ida á Lua um jornalista lembra-se da nossa Sailor Moon
Ainda bem que a Sailor Moon ainda permanece na mente de muitas pessoas

Estou supreendida e maravilhada ao mesmo tempo.
Isto é uma das provas que a Sailor Moon marcou muitas pessoas, de maneira a ficar na memória delas.
fiquei espantada, confesso que fiquei. Mas isto só prova que poderiam voltar a passar a sailor moon na televisão portuguesa e que miudos e graudos iriam gostar de ver.
Acho que realmente faz todo o sentido falar-se em Sailor Moon quando se fala em Lua. *__________*

Clica, nao custa nada.
bem eu estou sem palavras
nao me recordo de tal noticia , mas claro que fico contente que a sailor moon seja relembrada
ate porque foi um anime , interessante , e que teve sempre a sua piada
Smile
Luta pelos teus sonhos
Concordo plenamente com todos...

Fiquei mesmo contente em ver algo assim!!
Espero que este anime maravilhoso fique para sempre na nossa memória!Surprised.o: Surprised.o: Surprised.o: Surprised.o:
É bom saber que numa notícia onde se refere o aniversário de um evento tão importante, se fala deste anime e correctamente sem se enganarem no nome, nem nada! É espantoso. Fiquei muito contente por terem falado nele. É um anime que vimos quando eramos mais novos e que sem dúvida não nos iremos esquecer... Very Happy
É bom ver que a Sailor Moon ainda é recordada, com direito a aparecer nos jornais e tudo! Pode não ter muito destaque, mas só o facto de aparecer e ainda com o nome original (e referência ao mangá) é algo excelente e, de facto, digno de notícia aqui entre os fãs. Smile

Isso só prova que Sailor Moon realmente deixou uma marca pelo mundo, mesmo para aqueles que não são propriamente fãs de anime. É raro não haver alguém que conheça pelo menos de vista a Sailor Moon, basta-me falar disso às pessoas e elas geralmente lembram-se das raparigas com fato de marinheiro e tal.

E agora falando um pouco da notícia, é de facto verdade que a Lua sempre foi uma musa inspiradora para muitos, lendas, histórias, pinturas, acho que sempre exerceu um fascínio em nós, terráqueos, que a vemos todas as noites no céu. E eu falo por mim que sempre que olho para a Lua não consigo despregar os olhos dela.

Um grande, grande obrigada pela sign e pelo avie Xaninha kida! ^^

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
A Sailor Moon volta e meia aparecia nos meios de comunicação XD mesmo depois de ter sido deixada de passar, realmente marcou imensas pessoas, várias gerações, sem dúvida.
A notícia (e, por conseguinte, o tópico) já é um bocado antiga, mas penso que isso não será razão para não deixar aqui o meu comentário... [Esta imagem já não existe]

Dou os meus parabéns ao jornalista que escreveu esse artigo, não só por estar muito bem escrito como também por demostrar claramente que houve trabalho de pesquisa para o escrevê-lo. Smile Conseguiu fazer um "apanhado" de todas as referências feitas à Lua na banda desenhada, passando por todas os géneros e todas as nacionalidades. E sem deixar de referir a Sailor Moon, que nunca teria surgido se não tivéssemos um pequeno satélite natural a rodar o nosso planeta! Very Happy

Welcome to the Jungle!
Obrigado Amigo Secreto de Setembro! *_*

A Sailor Moon já nos fez felizes a todos! Ficará para sempre em todos os corações como fonte de sonhos, esperança e bondade! Esta noticia é mais uma prova disso. Lindo!!!!!!
Eu sou uma guerreira do amor e da justiça! Eu sou a Sailor Moon! E em nome da Lua, vou castigar-te!
Star Uranus escreveu:bem como o broche que transforma Usagi Tsukino na bela Sailor Moon, reencarnação de uma guerreira lunar e protagonista do manga a que dá título.]

Analisando com cuidado as palavras do(a) jornalista nota-se que ele(a) gostava muito de Sailor Moon, pois referiu que a Usagi se transformava na BELA Sailor Moon. Além disso fez questão de a mencionar no seu artigo, ainda que muito brevemente.
Fiquei muito supreendida por ler esta notícia. Por um lado não estava à espera mas por outro lado, acredito que a Sailor Moon tenha deixado uma marca em todas as pessoas que a viram. Smile
Muito obrigada Uranus por partilhares este artigo connosco! Smile
Teru Teru Momiji!

Sim ou essa noticia demonstra que sailor moon é uma serie marcante, ou demonstra que cada vez mais ha pessoas a ver anime e que essas nao tem necessariamente de ir todas para um curso ligado as arte (generalizando, vá)

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco