Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Reapreciação de exames: a candidatura muda automaticamente?

Ora aqui vai uma dúvida para os mais crescidos do fórum:

Já tenho visto esta informação por muitos lados e todos me dizem coisas diferentes.

Eu pedi a reapreciação de um exame e em princípio subo. Como só sei o resultado no dia 10 de Agosto, nessa altura ja tenho feita a candidatura. A questão é: se eu subir, a minha candidatura muda automaticamente ou tenho que fazer alguma coisa? Se sim o quê?

REGULAMENTO DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PARA MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO ANO LECTIVO DE 2007-2008 escreveu:Artigo 32°

2 - Sempre que o resultado da reapreciação ou da reclamação de uma classificação de um exame nacional do ensino secundário só seja conhecido após o fim do prazo da candidatura, e dele resulte uma alteração da classificação do exame, é facultada, até três dias úteis após a respectiva divulgação:
a) A alteração da candidatura, aos candidatos que já a hajam apresentado;
b) A apresentação da candidatura, aos estudantes que só então reúnam condições para o fazer.

3 - A alteração da candidatura é requerida, conforme os casos:
a) On-line, através do preenchimento e submissão de novo formulário, onde será indicado o código de activação da nova ficha ENES;
b) Através do preenchimento de novo boletim de candidatura e sua entrega no mesmo serviço onde foi apresentada a candidatura.

fonte: DGES GUIA DE CANDIDATURA PÚBLICO 2007, GUIAS DO ENSINO SUPERIOR N°65, pág. 51

Sammu, és fixe!
Boa pergunta... Bem, qd eu fiz exames as coisas eram totalmente diferentes, havia 1ª e 2ª fase e a 1ª fase tinha 2 chamadas... A ideia q tenho é q a reapreciação, no caso de subir, exigia nova candidatura, mas n tenho a certeza... Além disso agora mudou tudo, pode ter mudado isso tb...

EDIT: o q entendo desse excerto é q até 3 dias após o resultado da reapreciação tens q fazer a alteração da candidatura preenchendo novo boletim e entregando o papel com a nova nota... Mas n sei como nem onde deves fazer isso...

Bem, vejamos... já me candidatei ao ensino superior há cerca de 3 anos, ainda estava inserida no antigo regime (no tempo em k só haviam 4 ramos lol), e nunca cheguei a pedir reapreciação com medo disso, de depois atrasar a candidatura (arrependi-me depois). Não sei se, entretanto, isto mudou... Mas, se não me engano, tens que preencher um novo boletim de candidatura... Agora, não me lembro é se ainda podes concorrer na primeira fase ou se já só podes tentar na 2ª (não me lembro muito bem de como era, desculpa :Embaracoso'Smile

Espaço publicitário:
Jobem, achas que possuis a visão interior? Que consegues ver para "além do que se vê"? Então vai já ao "against vampiras", pede o teu formulário e põe essa visão à prova!(limitado ao stock existente)!
2ª fase?? Nem pensar! *Sammu foge de medo ao ouvir a palavra*

Pelo que me disseram no exames.org é só eu pedir outra ficha ENES, mas mais uma vez ninguem sabe a resposta certa... =X

Sammu, és fixe!
Não, não acho q passe para a 2ª fase, afinal n seria justo, se houve uma mudança de nota na reapreciação da correcção é pq havia um erro deles, n tens culpa disso... Eu acho q fazes nova candidatura, mas ainda conta para a 1ª fase...

Não, acho que é só mesmo entregar a nova ficha ENES Kasei, porque repara, o boletim de candidatura apenas fala dos cursos que queres e não de médias e notas de exame, no fundo não ia mudar nada nele. Faz todo o sentido apenas entregar a nova ENES. Mas pronto em Portugal ainda não encontrei nada no sistema de ensino que faça sentido...

Sammu, és fixe!
Lol! Então foi engano meu... A minha cabeça já não é o k era antes (os cabelos brancos começam a crescer e tal xD). Mas, é mesmo... Não há nada no sistema de ensino português que se aproveite... Enfim... É o país que temos...

*Modo cusca e um bocado off topic on* Já agora patrãozinho, para que curso te candidatas-te? *Modo cusca e um bocado off topic off*

Espaço publicitário:
Jobem, achas que possuis a visão interior? Que consegues ver para "além do que se vê"? Então vai já ao "against vampiras", pede o teu formulário e põe essa visão à prova!(limitado ao stock existente)!
Sim, Sammu, tb acho q é isso q faz mais sentido, eu só digo isto pq naquele excerto do regulamento diz "preenchimento de novo boletim de candidatura"... Não faz muito sentido, uma vez q as escolhas seriam as mesmas... A n ser q a pessoa n tivesse posto determinada escolha pq a sua média era menor do q a média mínima admitida pelo estabelecimento a q se estivessem a candidatar (por exemplo, aquele onde eu ando, o Instituto Superior Técnico, tem média mínima de 12... Se uma pessoa tivesse subido de 11,4 pra 12, por exemplo, na reapreciação, podia n ter posto antes e depois querer pôr... pronto, aí tens uma razão...)

Ciências farmacêuticas Ju!
Depois talvez ponha Bioengenharia, Ciências Biomédicas ou Biotecnlologia como outras opções...!

Sammu, és fixe!
Oh, pra q outras opções?... Com as notas q tiveste, ainda por cima que vão ser reapreciadas e com certeza vão subir, entras logo!!! Very Happy

Penso também que sim Kasei, mas entregar o boletim só com uma opção dá-me medo! :Embaracoso':

Sammu, és fixe!
Claro, tens razão... Tou a dizer isto na brincadeira, claro q tb preenchi todas (mas se tivesse entrado noutra q n a primeira acho q me atirava de um 10º andar... LOL!)

bem eu tb ja me candidatei há ums anos..n sei mt bem cm funciona agora..mas pelo k percebi..apos a nota sair e caso saia apos o prazo de inscrição..tens 3 dias pr te candidatares ou mudares a candidatura.
Sammu no regulamente explicam-te isso.
Tu recebes a nota da repreciação dia 10 de Agosto. Após este dia tens 3 dias para ires ao local onde fizeste a candidatura, e alterá-la, ou se fizeste na internet, ir alterá-la na internet.
No Regulamento está lá isso. Eu sei, porque foi lá que li.
Ou seja, se baixares a nota, é questão de manteres-te quietinho em casa que ninguém sabe e ninguém te altera a candidatura xD lolol É um bocado estupido pensando assim... Mas pelo regulamento é esta a conclusão que se tira :p

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano