Projecto Lisboa Recreativa
PROJECTO LISBOA

A ideia deste projecto nasceu da necessidade de muita gente não conhecer a sua própria cidade (Lisboa) e não estar familiarizada com diferentes formas de diversão que muitas vezes nem são publicitadas. Também há muita gente fechada em casa a ver televisão, a jogar consolas ou a ler e que muitas vezes se esquecem que na rua há um mundo por explorar, e muitas actividades por fazer.
Portanto, a ideia era organizar uma comunidade com uma equipa apta a planear e a realizar diferentes actividades por Lisboa, de modo a permitir que várias pessoas se pudessem juntar quer para convívio como para diversão. Pode-se dizer que será algo semelhante a meets mas com o propósito de se conhecerem muitas caras novas e desenvolver uma actividade específica durante aquele dia (ex. geocaching, actividades ao ar livre, desporto, visitas a museus/locais históricos, cinema,...).
Venho por este meio expor aqui no fórum este projecto e perguntar se alguém gostaria de participar. Se conseguirmos reunir algumas pessoas interessadas, podemos rapidamente desenvolver o projecto e pôr no ar um site e um fórum para essa comunidade e começarmos a planear actividades.
Este projecto destina-se especialmente aos habitantes que vivem em Lisboa e arredores pelo simples facto de ser mais fácil a deslocação pela cidade. Porém, a comunidade será aberta a qualquer pessoa que se queira juntar a ela, sendo especialmente destinada a pessoas que venham conhecer Lisboa e queiram participar em alguma das actividades.
ACTUALIZAÇÕES
Bem, o projecto ganhou forma e agora dispõe de um site já no ar. O fórum também já foi criado mas precisa de ser personalizado.Aguardem mais novidades e entretanto visitem-nos.
http://lisboarecreativa.blogspot.pt/

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?
Isto sim é uma excelente ideia Maylene! É uma forma de cativar os jovens a saírem mais e a dar a conhecer a cidade. Aqui há tempos lembro-me que em Lisboa houve um grupo de jovens que publicou uma revista (não me recordo do nome nem se era gratuita ou não) onde falavam de várias coisas que aconteciam na cidade, exemplo: restaurantes que recomendavam, espectáculos, que festas se comemoravam, etc. Lembro-me que gostei muito da ideia, porém nunca mais ouvi nada disso. No entanto, já era um bom caminho para divulgarem o que se passa na cidade.
Talvez pessoas que andem na faculdade e que estudem em Lisboa, também possam aderir a esse projecto, para já eu ainda não posso, mas talvez para o ano se ainda estiver de pé gostaria muito de colaborar
Talvez pessoas que andem na faculdade e que estudem em Lisboa, também possam aderir a esse projecto, para já eu ainda não posso, mas talvez para o ano se ainda estiver de pé gostaria muito de colaborar

A ideia é mesmo essa e não só. Por exemplo naqueles dias em que todos os nossos amigos cortaram-se e estamos sozinhos sem nada para fazer, este género de actividades é muito útil. Em principio será mais dirigida ao pessoal jovem, especialmente estudantes porque a ideia é mesmo desenvolver actividades ao ar livre.
O principal desafio será conseguir um projecto sólido para que possa sobreviver durante muito tempo e quanto maior for a equipa melhor porque assim se alguma pessoa não puder participar em determinada actividade, ela não fica por terra.
Há algum motivo que não te permita participar? Se o projecto sempre for adiante, de certeza que sempre haverá espaço para mais colaboradores.
O principal desafio será conseguir um projecto sólido para que possa sobreviver durante muito tempo e quanto maior for a equipa melhor porque assim se alguma pessoa não puder participar em determinada actividade, ela não fica por terra.
Há algum motivo que não te permita participar? Se o projecto sempre for adiante, de certeza que sempre haverá espaço para mais colaboradores.

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?
Concordo contigo Maylene, às vezes temos tanto tempo livre e nem sempre os nossos amigos estão disponíveis, sendo assim, um projecto como este iria ajudar imenso e sempre se aprendia mais, afinal "o saber não ocupa lugar".
Já têm muita gente a participar? A ideia é excelente mesmo e como isto como está, é preciso gente dinâmica com ideias semelhantes para nos animar
Por enquanto o meu problema maior é mesmo o transporte, não sou de Lisboa, não moro muito longe, fica mais ou menos a uma hora, uma hora e meia, a única coisa que me leva a querer esperar mais pela faculdade é que em princípio depois tenho o passe todos os meses, e acaba por ficar mais barato em termos de transporte, é que assim já que tinha de ir todos os dias para a faculdade aproveitava e depois ia para essas actividades.
Espero sinceramente que isto vá para a frente, por ser mesmo algo dinâmico e benéfico a todos os níveis, e gostaria muito de mais tarde dar o meu contributo
Já têm muita gente a participar? A ideia é excelente mesmo e como isto como está, é preciso gente dinâmica com ideias semelhantes para nos animar

Por enquanto o meu problema maior é mesmo o transporte, não sou de Lisboa, não moro muito longe, fica mais ou menos a uma hora, uma hora e meia, a única coisa que me leva a querer esperar mais pela faculdade é que em princípio depois tenho o passe todos os meses, e acaba por ficar mais barato em termos de transporte, é que assim já que tinha de ir todos os dias para a faculdade aproveitava e depois ia para essas actividades.
Espero sinceramente que isto vá para a frente, por ser mesmo algo dinâmico e benéfico a todos os níveis, e gostaria muito de mais tarde dar o meu contributo

SofiaFlower escreveu:Já têm muita gente a participar? A ideia é excelente mesmo e como isto como está, é preciso gente dinâmica com ideias semelhantes para nos animar
Por enquanto o meu problema maior é mesmo o transporte, não sou de Lisboa, não moro muito longe, fica mais ou menos a uma hora, uma hora e meia, a única coisa que me leva a querer esperar mais pela faculdade é que em princípio depois tenho o passe todos os meses, e acaba por ficar mais barato em termos de transporte, é que assim já que tinha de ir todos os dias para a faculdade aproveitava e depois ia para essas actividades
Eu estava a planear este projecto com duas pessoas mas uma delas esteve os últimos dias ocupada com a faculdade e a outra está temporariamente fora do país. Por isso, em vez de ficar a ver o projecto a arrastar-se, decidi dar o primeiro passo hoje começando por anunciá-lo. Fiz tipo um anúncio em massa por vários fóruns que frequento e estou a ter um óptimo background. De momento são pessoas a dar força, mas o que desejo por agora é mais encontrar pessoas prontas para partilharem as suas ideias ou que se disponibilizem em ajudar a recolher várias informações que possam ser úteis para eventos ou então alguém com conhecimentos de programação para avançarmos com um site para o projecto. É por isso que estou a tentar que este anúncio chegue até o maior nº de pessoas possíveis porque de certeza que há muita gente interessada, apenas temos de descobrir onde estão.
Vou fazer uma nota do estado do projecto no 1º tópico assim que ele arrancar.
Neste momento acabaram de disponibilizar um servidor nacional para este projecto, o que já é um começo fantástico!
Ainda não começaremos já a planear actividades. Há muito trabalho antes disso e até começarmos a organizar actividades ainda vai levar algum tempo, porque primeiro temos de construir um site e organizar um projecto sólido. Temos também de reunir algumas pessoas interessadas em participar para que a nossa primeira actividade não seja só com as moscas. Talvez ainda demore 2 meses ou mais para termos a nossa primeira actividade e de certeza que elas não se irão realizar todos os dias. Provavelmente iniciaremos só aos sábado e depois logo se verá.

Fizeste bem em ir começando a anunciar Maylene, quanto mais cedo melhor, a ideia é mesmo genial como já tinha dito. É natural que leve o seu tempo até ficar tudo organizado mas para já daquilo que contaste parece que tem "asas para voar" e pelo menos eu estou curiosa.
Só isso de já ter um servidor nacional é óptimo
Em termos de ajuda com fóruns ou site não me importava de partilhar o pouco que sei e ajudar, caso seja preciso alguma coisa é só dizeres-me.
Enquanto a actividades se dizes que é capaz de demorar aí 2 meses, ficará lá para Julho ou Agosto não é? Aí haverá mais disponibilidade e de certeza que irá mais gente aderir para as actividades em si
Só isso de já ter um servidor nacional é óptimo

Em termos de ajuda com fóruns ou site não me importava de partilhar o pouco que sei e ajudar, caso seja preciso alguma coisa é só dizeres-me.
Enquanto a actividades se dizes que é capaz de demorar aí 2 meses, ficará lá para Julho ou Agosto não é? Aí haverá mais disponibilidade e de certeza que irá mais gente aderir para as actividades em si

Maylene eu acho isso uma optima ideia, e para começar, eu acho que posso dar uma mão no que for preciso para fazer backgrounds para o fórum e para o site, se assim for necessário.
Posso também ajudar a divulgar o projecto se necessário.
Eu acho esse projecto uma boa iniciativa, os jovens de hoje são muito sedentários e precisam de se culturizar. Se tu começares esse projecto e arranjares os patrocínios certos, o projecto talvez possa estender-se a outros pontos do país, visto que nao é só em Lisboa que esse tipo de jovens vive. Mas isso depois lá mais para a frente, porque precisa-se sempre de um projecto-piloto na zona onde se vive antes de se avançar para outros patamares. No que eu puder ajudar, conta comigo
Posso também ajudar a divulgar o projecto se necessário.
Eu acho esse projecto uma boa iniciativa, os jovens de hoje são muito sedentários e precisam de se culturizar. Se tu começares esse projecto e arranjares os patrocínios certos, o projecto talvez possa estender-se a outros pontos do país, visto que nao é só em Lisboa que esse tipo de jovens vive. Mas isso depois lá mais para a frente, porque precisa-se sempre de um projecto-piloto na zona onde se vive antes de se avançar para outros patamares. No que eu puder ajudar, conta comigo

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...
Era para já ter respondido mas como estava já a tratar do site do projecto decidi primeiro ter algo consistente para apresentar. E finalmente aqui está ele!
Escolhi um logotipo colorido para este projecto porque gostei do efeito dele. Dá vida ao projecto e mostra alegria.
Passem por lá e digam o que acharam. Ainda há algumas coisinhas que precisam de ser ajustadas mas com mais calma vai-se tratando disso.
Também criei um fórum mas ainda não está personalizado. Mais uns diazitos e estará operacional.
Para iniciar este projecto de vez vou precisar de ajuda para a organização da nossa primeira actividade. Pensei em geocaching na zona do rossio mas preciso de primeiro descobrir se alguém já fez essas caches para nos dar uma maozinha caso não as consigamos encontrar. E é claro que vamos precisar de muita publicidade e muita vida no fórum.
Tinoco, agradeço a tua ajuda e ela vai ser bastante útil. Aos poucos iremos ver as necessidades do projecto e arranjaremos tudo aos poucos. Se tudo fôr um êxito, mais à frente iremos procurar patrocinio e quem sabe até teremos um lugar na lista de divulgações de actividades da CML. Mas o tempo o dirá.
SofiaFlower, para já podes juntar-te a esta comunidade e começarmos a ver como vamos desenvolver o projecto. Para já ele ainda necessita de trabalho por "detrás das cameras" antes de passarmos à "acção" (aka actividades). Mesmo que para já não te possas deslocar a lx para as actividades, podes ajudar em muitas coisas.
Assim que o forum estiver mais apresentavel começarei a fazer publicidade ao site. No entanto, visto que vocês foram as primeiras pessoas a conhecer este projecto e responder afirmativamente, terão o exclusivo de ver o site acabadinho de construir. Digam depois o que acharam.
Escolhi um logotipo colorido para este projecto porque gostei do efeito dele. Dá vida ao projecto e mostra alegria.
Passem por lá e digam o que acharam. Ainda há algumas coisinhas que precisam de ser ajustadas mas com mais calma vai-se tratando disso.
Também criei um fórum mas ainda não está personalizado. Mais uns diazitos e estará operacional.
Para iniciar este projecto de vez vou precisar de ajuda para a organização da nossa primeira actividade. Pensei em geocaching na zona do rossio mas preciso de primeiro descobrir se alguém já fez essas caches para nos dar uma maozinha caso não as consigamos encontrar. E é claro que vamos precisar de muita publicidade e muita vida no fórum.
Tinoco, agradeço a tua ajuda e ela vai ser bastante útil. Aos poucos iremos ver as necessidades do projecto e arranjaremos tudo aos poucos. Se tudo fôr um êxito, mais à frente iremos procurar patrocinio e quem sabe até teremos um lugar na lista de divulgações de actividades da CML. Mas o tempo o dirá.
SofiaFlower, para já podes juntar-te a esta comunidade e começarmos a ver como vamos desenvolver o projecto. Para já ele ainda necessita de trabalho por "detrás das cameras" antes de passarmos à "acção" (aka actividades). Mesmo que para já não te possas deslocar a lx para as actividades, podes ajudar em muitas coisas.
Assim que o forum estiver mais apresentavel começarei a fazer publicidade ao site. No entanto, visto que vocês foram as primeiras pessoas a conhecer este projecto e responder afirmativamente, terão o exclusivo de ver o site acabadinho de construir. Digam depois o que acharam.

Estava a ser um pouco apressada com isto então já estava a ficar desmotivada, mas vamos lá tentar fazer, devagarinho, com que este projecto resulte.
Provavelmente as nossas primeiras actividades serão "caseiras" para poucas pessoas. Mas depois à medida que forem chegando mais pessoas irão crescer.
Por isso, se gostarem deste projecto juntem-se a nosso fórum para começarmos a dar-lhe vida.
SofiaFlower, estou a aguardar a tua inscrição
Provavelmente as nossas primeiras actividades serão "caseiras" para poucas pessoas. Mas depois à medida que forem chegando mais pessoas irão crescer.
Por isso, se gostarem deste projecto juntem-se a nosso fórum para começarmos a dar-lhe vida.
SofiaFlower, estou a aguardar a tua inscrição

Acho bem 
Eu sei que com o tempo isto vai-se transformar numa coisa fantástica. Já participei em dois projectos semelhantes que durante os primeiros meses andaram Às moscas e depois adquiriram proporções gigantescas. O segredo na altura foi não desistir. É o que pretendo fazer agora, embora as vezes possa ficar desmotivada.
Se conhecerem alguém que possa estar interessado, não se esqueçam de fazer publicidade e empurrá-los para lá!

Eu sei que com o tempo isto vai-se transformar numa coisa fantástica. Já participei em dois projectos semelhantes que durante os primeiros meses andaram Às moscas e depois adquiriram proporções gigantescas. O segredo na altura foi não desistir. É o que pretendo fazer agora, embora as vezes possa ficar desmotivada.
Se conhecerem alguém que possa estar interessado, não se esqueçam de fazer publicidade e empurrá-los para lá!

Não sei se o projecto ainda está de pé (mas espero que esteja) este ano vai haver aqui uma turista em Lisboa
e gostava de ver se já tinham algumas actividades planeadas ou se juntaram-se com alguma faculdade e criaram alguma coisa para dar a conhecer mais da cidade (pessoalmente conheço muito pouco, é mais os centros comerciais, hospitais, mouraria, Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, e mais algumas coisas mas pouco) seria talvez uma boa ideia, agora que vai começar um novo ano lectivo e muita gente nem conhece mesmo a cidade em si. Quando clico no link do 1º post diz que o blog foi removido :s
e gostava de ver se já tinham algumas actividades planeadas ou se juntaram-se com alguma faculdade e criaram alguma coisa para dar a conhecer mais da cidade (pessoalmente conheço muito pouco, é mais os centros comerciais, hospitais, mouraria, Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, e mais algumas coisas mas pouco) seria talvez uma boa ideia, agora que vai começar um novo ano lectivo e muita gente nem conhece mesmo a cidade em si. Quando clico no link do 1º post diz que o blog foi removido :s
Infelizmente o projecto caiu por terra. Ainda tenho de falar com os admin para removerem o tópico mas ainda estou a ponderar se dê o projecto por terminado ou não. O site está fora do ar mas ainda o posso recuperar se valer a pena.
Fiquei sem pessoas para me auxiliar e sozinha não consigo avançar com isto. Gostava imenso e tinha muita potencialidade mas sozinha é impossível.
Mas se quiseres podemos organizar assim um passeio entre nós por Lisboa. Pode ser que consigamos reunir um grupito pequenino, senão posso ajudar-te a conhecer melhor a cidade.
Fiquei sem pessoas para me auxiliar e sozinha não consigo avançar com isto. Gostava imenso e tinha muita potencialidade mas sozinha é impossível.
Mas se quiseres podemos organizar assim um passeio entre nós por Lisboa. Pode ser que consigamos reunir um grupito pequenino, senão posso ajudar-te a conhecer melhor a cidade.

Bem em parte eu tmbém deixei de ir tanto ao fórum. Eu perdi o link do fórum e depois coiso. E também como agora não estou em condicoes económicas para passeios também cortei muito nas idas a lisboa(a ultima vez que fui foi em junho e foi à boleia). De qualquer forma é uma pena que o projecto tenha caído,mas é uma questão de tentar a reinvenção. Ou então se não vai o maomé à montanha vai a montanha a maomé. Tentar investir em accoes de sensibilizaçao nas escolas e afins e junto de associacoes de estudantes nas faculdades, que é sempre uma ajuda.

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...
O problema é mesmo esse Tinoco. Quando o projecto foi pensado eu contava com a ajuda de algumas pessoas (poucas mas com formação na área de divulgação e de eventos culturais) que sempre entendiam um pouco mais do assunto. Só que a vida evolui de muitas formas, como por exemplo chega o trabalho que nos consome todo o tempo. Fiquei com muita pena até porque já tinha começado na divulgação. Pelos vistos precipitei-me e devia ter esperado que essas pessoas se juntassem a mim primeiro. Sozinha não consigo fazer tudo.
O projecto não está esquecido, apenas parado. Tirei o site do ar mas posso voltar a restaurá-lo a qualquer momento desde que encontre pessoas prontas para ajudar activamente.
O projecto não está esquecido, apenas parado. Tirei o site do ar mas posso voltar a restaurá-lo a qualquer momento desde que encontre pessoas prontas para ajudar activamente.

Este tópico está fechado a novas respostas.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.