Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Portugal e os programas de talentos

Ia postar isto no blog, mas pareceu-me mais interessante discutir aqui no fórum. Espero não estar a repetir nenhum tópico pré existente, sinceramente não encontrei nada do género, mas não procurei muito. Matreiro

Todos vocês devem já ter visto um dos imensos concursos de talentos que passam pela televisão Portuguesa.
Há para todos os gostos, desde talentos variados (portugal tem talento) até aos mais específicos (achas que sabes dançar para a dança, ídolos, a voz e operação triunfo para as cantorias, masterchef para a culinária e mais uma catrefada deles que eu não me recordo).
Costumo acompanhar a maioria quando passam e geralmente até escolho um ou outro concorrente de que goste mais.
Vou focar-me nos programas de música porque são os com maior impulso e os que sigo com maior atenção.
No processo da busca de um vencedor para cada concurso, desde os castings às galas em directo, aparece de tudo. pessoas que só querem aparecer, e alguns que têm mesmo talento. Pessoalmente acho que cada vez mais aparecem concorrentes... medianos. que escolhemos de entre a mediocridade, mas pronto, isso devo ser só eu.
Por muito que goste de quem concorreu, e/ou venceu, no final de contas estão irremediavelmente TODOS destinados a desaparecer.
Aos lotes de 10/15 concorrentes esfumam-se no ar, com direito ao ocasional genérico de novela ou série ou à aparição na revista Telenovelas.
Não consigo nomear um dos vencedores de concursos dos últimos... 7 anos vá, que tenham uma carreira minimamente conhecida, ou de qualidade.
E aqui está a pergunta que me levou a escrever isto:
O que é que falta a Portugal para conseguir lançar as carreiras dos concorrentes?
Sim, porque se formos a fazer a comparação, em vários outros países, mesmo as pessoas que ficam em 2º, 3º e 4º lugares conseguem fazer sucesso, e em alguns casos até mais do que o vencedor.
Será que Portugal não tem assim tanto talento?
Falta alguma coisa aos concorrentes, ou são as editoras que não querem saber?
As pessoas não gostam dos tipos de música produzidos nesses concursos?
O que é que vocês acham que leva ao fraco sucesso dos concorrentes de programas de talentos em Portugal?
Vá, circulem as ideias.
Já tinha pensado sobre isto. Num dos Estados de Graça, em relação à Casa dos Segredos - não é de talentos mas enfim - um dos vídeos a satirizar dizia algo do género "quem é que irá vencer para depois desaparecer do mapa?!" algo assim desse género, não me recordo bem.

E é verdade, também como tu Rmmr não me recordo de nenhum vencedor de concursos que tenha conseguido fazer carreira de sucesso.
Gostei muito de um vencedor dos Ídolos que se chamava Filipe - acho que foi o vencedor da edição anterior - acho que ele foi para Inglaterra, porque fazia parte do "prémio" do concurso, gravar numa editora (se não estou em erro, não ando lá muito a par disto) mas nunca mais se ouviu falar de nada dele. Nem de trabalhos nem nada. Pelo menos que eu tenha dado por isso. Posso estar errada. Se estiver corrijam-me por favor.

O que é que falta a Portugal para conseguir lançar as carreiras dos concorrentes?

Não consigo bem responder à pergunta. Será que falta apostar na formação dos mesmos? Não sei, mas acho que para além do talento, formação não mata ninguém e se calhar falta apoio/verbas no que toca a isso. Muitos dos concursos tem prémios apetitosos digamos, mas se calhar se apostassem mais em formação ganhavam mais.
Não estou a par do que os outros países fazem pelas suas "estrelas" mas devem certamente apostar em coisas que cá não apostam. Porque é mesmo isso, mesmo que não terminem em primeiro, conseguem vingar e brilhar.

Será que Portugal não tem assim tanto talento?

Penso que Portugal tem talento sim. Mas acho que se calhar não aposta devidamente nos jovens com talentos. Mas também não sei dizer exactamente como deveria apostar, só que acho que tem de haver uma falha algures, ou os nossos "talentos" não desapareciam do mapa assim.

Falta alguma coisa aos concorrentes, ou são as editoras que não querem saber?

Quanto aos concorrentes: se calhar como a vida está, têm de se agarrar a outras coisas para sobreviver e se calhar o seu talento acaba por ser um género de sonho. Se não tiverem oportunidade de agarrar logo as coisas que surgem acabam por cair no esquecimento e depois será mais difícil regressar ao mundo do espectáculo. Talvez seja por aí mas não sei.

Quanto às editoras: cá em Portugal penso que só querem saber de coisas que vendem. Que possam lucrar. E se calhar estipulam muitas coisas que já não vão de encontro com os desejos dos concorrentes e logo aí há um conflito de interesses.

As pessoas não gostam dos tipos de música produzidos nesses concursos?

Penso que gostam. Os concursos tendem a ir de encontro aos gostos da população em geral. Diria até um pouco mais para o mainstream por isso de maneira geral tendem a fazer as coisas de maneira que agradem a todos.

O que é que vocês acham que leva ao fraco sucesso dos concorrentes de programas de talentos em Portugal?

Não sei sinceramente.

Ao longo das respostas, especulei muito - bem sei - mas é porque não faço mesmo ideia do que se passa. Ponho-me a pensar muito nisto, mas por outro lado não encontro respostas.
Bem, eu não me vou alongar muito neste assunto porque muito sinceramente é um assunto que me irrita imenso. Embaracoso'

Na minha opinião, a única razão que existe para os portugueses não terem sucesso, é porque Portugal simplesmente não quer. Portugal não sabe inovar com absolutamente nada. Todos os programas de televisão são copiados do estrangeiro. Portugal e por Portugal refiro-me à televisão, jornais nacionais, revistas, etc, só valorizam um português quando este faz sucesso no estrangeiro. Em vez de um português primeiro fazer sucesso em Portugal e depois de ter conseguido o sucesso em Portugal, tentar a sua sorte no estrangeiro não, é ao contrário, primeiro o estrangeiro tem que tentar sair de Portugal e fazer sucesso no estrangeiro e só se os estrangeiros o considerarem uma estrela, é que Portugal começa a valorizar o trabalho desse artista. As prioridades estão todas trocadas. Isto é uma autêntica vergonha. É por isso que não vejo programas de televisão portugueses. Já desisti.

Alguém deu importância à Daniela Ruah enquanto ela esteve em Portugal? Fez uma ou 2 telenovelas na qual nem sequer foi protagonista e agora que entrou numa série de prestígio no estrangeiro (apesar de pessoalmente eu não gostar daquela série) é que Portugal lhe deu valor e a enche de prémios... Isto tem algum jeito? Portugal não sabe ser criativo e quem tenta ser criativo, Portugal não incentiva, é preciso uma pessoa criativa ir para o estrangeiro.

E o mesmo acontece em todas as profissões, em todas as áreas. É uma vergonha.

E ainda falam no "orgulho de ser português"... A isto só posso responder "olhem, vão à fava...". Embaracoso'
SofiaFlower escreveu:E é verdade, também como tu Rmmr não me recordo de nenhum vencedor de concursos que tenha conseguido fazer carreira de sucesso.
Gostei muito de um vencedor dos Ídolos que se chamava Filipe - acho que foi o vencedor da edição anterior - acho que ele foi para Inglaterra, porque fazia parte do "prémio" do concurso, gravar numa editora (se não estou em erro, não ando lá muito a par disto) mas nunca mais se ouviu falar de nada dele. Nem de trabalhos nem nada. Pelo menos que eu tenha dado por isso. Posso estar errada. Se estiver corrijam-me por favor.
Tás a confundir.
O Filipe - de há duas edições atrás - foi para Londres, tirar um curso numa academia de música, não foi gravar nada.
Ouvi falar dele há coisa de um ano, que andava a fazer uma tour pelo país, mas foi tudo assim muito á balda, nunca mais ouvi nada da criatura.

Starlight escreveu:Alguém deu importância à Daniela Ruah enquanto ela esteve em Portugal? Fez uma ou 2 telenovelas na qual nem sequer foi protagonista e agora que entrou numa série de prestígio no estrangeiro (apesar de pessoalmente eu não gostar daquela série) é que Portugal lhe deu valor e a enche de prémios... Isto tem algum jeito? Portugal não sabe ser criativo e quem tenta ser criativo, Portugal não incentiva, é preciso uma pessoa criativa ir para o estrangeiro.

E o mesmo acontece em todas as profissões, em todas as áreas. É uma vergonha.

E ainda falam no "orgulho de ser português"... A isto só posso responder "olhem, vão à fava...". Embaracoso'

Isso é o patriotismo de bolso.
Gosto da série, mas não acho que ela esteja a fazer uma coisa tão incrível que mereça todo aquele alarido.
Eh pah, independentemente de copiar ou não os formatos televisivos, isso não tem nada a ver com o que os artistas resultantes daí vão produzir, e é mais nesse ponto que me estou a focar, porque é que os "vencedores" acabam por desaparecer logo?
rmmr111 escreveu:
SofiaFlower escreveu:E é verdade, também como tu Rmmr não me recordo de nenhum vencedor de concursos que tenha conseguido fazer carreira de sucesso.
Tás a confundir.
O Filipe - de há duas edições atrás - foi para Londres, tirar um curso numa academia de música, não foi gravar nada.
Ouvi falar dele há coisa de um ano, que andava a fazer uma tour pelo país, mas foi tudo assim muito á balda, nunca mais ouvi nada da criatura

Não gravou nada numa editora? o.O Tinha ideia que sim. Mas seja como for, foi dos tais que na altura teve algum destaque e que depois "sumiu". Não sei porquê, gostava bastante da voz dele e acho que ele tinha talento mesmo.
Realmente, também já me tinha interrogado do mesmo algumas vezes. É que quase toda a gente desaparece! E digo quase, porque tenho ideia que a floribela também andou nos Idolos, e ainda hoje se ouve falar dela... (mesmo que não seja relativamente a música... XD)

Acho que o problema passa pela falta de divulgação e investimento no que é nosso. Muitas vezes vemos cantores/bandas estrangeiras que não valem quase nada a ter um sucesso tremendo, enquanto que outros portugueses têm de pagar do bolso deles para conseguirem gravar um cd.

No caso dos concorrentes desses concursos, sinceramente não sei o que se passa. Muitos deles são extremamente bons. Por que é que não há uma editora a lançá-los é coisa que não percebo. Ou será que há e o trabalho deles é que não é divulgado?
Se calhar isto devia ir mais parar ao tópico específico dos Ídolos mas ainda assim concordo com muitas coisas do que ele disse e que talvez seja mesmo isso. Talvez seja uma das respostas a este tópico também por isso coloquei aqui.
Gostei mesmo da voz desse rapaz e custou-me imenso ele não ter passado. Mas acredito que se alguém o "apanhar" ele irá fazer muito sucesso, basta ele querer e como já se viu que é de família humildes se calhar alguém ajudá-lo também.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano