Os vírus... serão ET's?
Os vírus (como o vírus da gripe, entre outros) não são considerados seres vivos, uma vez que a sua fisiologia não respeita os requisitos necessários para tal. Segundo a definição de ser vivo, um ser vivo deve ter a capacidade de se reproduzir assexuada ou sexuadamente, mas sem necessidade de parasitar outro ser vivo. Os vírus não têm essa capacidade. Eles necessitam de outros seres vivos (normalmente usam bactérias para o efeito) para se poderem reproduzir.
Assim sendo, serão os vírus... ET's? São entidades naturais, mas que não correspondem à nossa definição de ser vivo. No entanto prejudicam a nossa saúde e de outros seres vivos.
Qual a vossa opinião?
Assim sendo, serão os vírus... ET's? São entidades naturais, mas que não correspondem à nossa definição de ser vivo. No entanto prejudicam a nossa saúde e de outros seres vivos.
Qual a vossa opinião?
Teru Teru Momiji!
Bem, é uma pergunta muito interessante!
Mas repara, existem umas bactérias do filo Firmitutes, chamadas Mycoplasma que são muito idênticas aos vírus (são do mesmo tamanho dos vírus, muuuuuuuuuito menores que as bactérias normais) e que também são parasitas e vivem dentro de uma célula maior. E no entanto são consideradas bactérias... seres vivos.
Mas não deixas de ter razão, os vírus são microscópicos, são constituidos por uma cápsula proteica ao invés de uma parece celular, não têm mecanismos de replicação, não se alimentam, etc etc. São coisas estranhas de facto... Mas têm aquilo que eu considero ser a coisa mais essencial à vida: têm ADN (ou ARN conforme o tipo). A meu ver os vírus são apenas fragmentos de ADN que adquiriam uma "vida própria" e que se perpetuam para a eternidade através de outras células.
Dentro desta definição de vírus, existem milhentos subtipos. Deixo aqui um esquema do Retrovirus que usa ARN invés de ADN:
E aqui fica em esquema uma bactéria-tipo polar com mobilidade:
(Convém relembrar que os vírus são infinitamente mais pequenos que as bactérias (a maioria) e que um vírus está para uma bactéria quase como uma bactéria está para um humano.)
Muito bom tópico mesmo, mas sala errada! (divertilândia?
'')
Movido pras Conversas de Café.
Mas repara, existem umas bactérias do filo Firmitutes, chamadas Mycoplasma que são muito idênticas aos vírus (são do mesmo tamanho dos vírus, muuuuuuuuuito menores que as bactérias normais) e que também são parasitas e vivem dentro de uma célula maior. E no entanto são consideradas bactérias... seres vivos.
Mas não deixas de ter razão, os vírus são microscópicos, são constituidos por uma cápsula proteica ao invés de uma parece celular, não têm mecanismos de replicação, não se alimentam, etc etc. São coisas estranhas de facto... Mas têm aquilo que eu considero ser a coisa mais essencial à vida: têm ADN (ou ARN conforme o tipo). A meu ver os vírus são apenas fragmentos de ADN que adquiriam uma "vida própria" e que se perpetuam para a eternidade através de outras células.
Dentro desta definição de vírus, existem milhentos subtipos. Deixo aqui um esquema do Retrovirus que usa ARN invés de ADN:
[Esta imagem já não existe]
E aqui fica em esquema uma bactéria-tipo polar com mobilidade:
(Convém relembrar que os vírus são infinitamente mais pequenos que as bactérias (a maioria) e que um vírus está para uma bactéria quase como uma bactéria está para um humano.)
Muito bom tópico mesmo, mas sala errada! (divertilândia?
'')Movido pras Conversas de Café.

Sammu, és fixe!
Obrigada por o teres colocado num local mais apropriado, coloquei no divertilandia apenas porque achei que era uma teoria maluca e sem nexo.
As bactérias mycoplasma não são as que não possuem parede celular, ao contrário das outras bactérias "normais"?? Bem este tópico tornou-se numa discussão de biologia do que de ET's
As bactérias mycoplasma não são as que não possuem parede celular, ao contrário das outras bactérias "normais"?? Bem este tópico tornou-se numa discussão de biologia do que de ET's

Teru Teru Momiji!
Bom, não creio, pois ET's vivem fora da Terra, e eles estão aqui
pela definição da palavra, óbvio que não... mas que pode ter vírus em outros planetas, não se sabe, se eles viajam entre planetas... sei lá... nada comprovado cientificamente... 
pela definição da palavra, óbvio que não... mas que pode ter vírus em outros planetas, não se sabe, se eles viajam entre planetas... sei lá... nada comprovado cientificamente... 

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Uau! Isto é interessante Sammu! Eu não sabia nada disto, quer dizer, sei um pouco sobre as bactérias e os virus, mas nunca tinha pesquisado nada em especial e concreto sobre o assunto, obrigada por partilhares e explicares Sammu 
Voltando ao temo do tópico, eu nunca pensei nisto
mas ET não significa "ExtraTerrestre"? Não teriam que estar fora da Terra? :s penso eu, mas já nem digo nada, se calhar os virus e isso tudo até são mesmo ET's XD

Voltando ao temo do tópico, eu nunca pensei nisto
mas ET não significa "ExtraTerrestre"? Não teriam que estar fora da Terra? :s penso eu, mas já nem digo nada, se calhar os virus e isso tudo até são mesmo ET's XD
Que topico interessante. Por acaso já tinha pensado nisso. Se os virus não são seres vivos, o que serão?
Estava na aula de biologia quando dei estes "bichinhos". Dá-me impressão o facto de serem extremamente pequenos (o seu tamanho varia de 10 nm a 300 nm - nanómetros), mas causarem grandes efeitos no organismo do hospedeiro (gripes e outros...)
P.s: para quem não sabe.
1nm (nanómetro) --> 1*10(elevado)-9 metros
ou então assim --> 0.000000001 metros
Estava na aula de biologia quando dei estes "bichinhos". Dá-me impressão o facto de serem extremamente pequenos (o seu tamanho varia de 10 nm a 300 nm - nanómetros), mas causarem grandes efeitos no organismo do hospedeiro (gripes e outros...)
P.s: para quem não sabe.
1nm (nanómetro) --> 1*10(elevado)-9 metros
ou então assim --> 0.000000001 metros
Espero por ti em cada segundo , porque tu és o meu mundo!

Se para salvares aqueles que amas, tivesses que recordar o passado que tanto receias... O que farias?
Visitem a minha 1ª Fic ----->The Four elements

Se para salvares aqueles que amas, tivesses que recordar o passado que tanto receias... O que farias?
Visitem a minha 1ª Fic ----->The Four elements
Claro que um extraterrestre é suposto ser um "bicho" cujas origens são fora do planeta Terra. E quem nos garante que os vírus não sejam ET's e durante a formação do planeta Terra, com todas as colisões que esta sofreu, num dos impactos com outros corpos celestes não tenha havido transferência de matéria viva para o nosso planeta...
By the way, sabiam que a crosta terrestre é formada por material lunar? A Terra era muito pequena, e ao chocar com um corpo celeste que hoje chamamos de Lua, aumentou significativamente o seu tamanho. A Lua ficou pequenina e sem gravidade, e com a Terra aconteceu exactamente o oposto.
By the way, sabiam que a crosta terrestre é formada por material lunar? A Terra era muito pequena, e ao chocar com um corpo celeste que hoje chamamos de Lua, aumentou significativamente o seu tamanho. A Lua ficou pequenina e sem gravidade, e com a Terra aconteceu exactamente o oposto.

Teru Teru Momiji!
Bem existe pelo menos 2 hipoteses para o aparecimento dos virus...
Uma delas foi a que o Sammu disse segmentos de DNA que adquiriram vida própria
Outra tem a ver com uma desdiferenciação de uma bacteria que foi perdendo funçao e virou virus...
Para mim, não eles não são ET's e acredito mais na primeira teoria...
Já que o RNA foi o primeiro ac. nucleico a ser formado, quando começou a replicar para formar DNA, um desses segmentos pode ter mxm ganhado vida propria, formando assim estes seres acelulares... Mas quando eu der Micro II posso dar mais informação especifica.. para ja o que sei é o que estou a estudar em Bio. molecular, mas no proximo semestre vou saber mais sobre virus...
Uma delas foi a que o Sammu disse segmentos de DNA que adquiriram vida própria
Outra tem a ver com uma desdiferenciação de uma bacteria que foi perdendo funçao e virou virus...
Para mim, não eles não são ET's e acredito mais na primeira teoria...
Já que o RNA foi o primeiro ac. nucleico a ser formado, quando começou a replicar para formar DNA, um desses segmentos pode ter mxm ganhado vida propria, formando assim estes seres acelulares... Mas quando eu der Micro II posso dar mais informação especifica.. para ja o que sei é o que estou a estudar em Bio. molecular, mas no proximo semestre vou saber mais sobre virus...

Tens de entrar para responderes neste tópico.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.