O que têm achado da tradução em Português de Sailor Moon?
Como é de conhecimento geral, a Distrito Manga está a serializar o Mangá de Sailor Moon com tradução em Português.
Para quem comprou, quais as opiniões que vocês têm? Acham que a tradução está fiel àquilo que é a história? Ou gostariam de ver mudanças?
Uma coisa que tenho percebido é que tem demorado algum tempo entre lançamentos, o que pode acabar por causar talvez constrangimentos na venda. Ainda assim, fico feliz por tanto tempo depois termos uma tradução oficial. Eu já tenho os 3 primeiros volumes, agora é só esperar pelos restantes, e do que vi, acho que eles estão até que a fazer um excelente trabalho.
Cheguem perto, peguem na vossa chávena de chá ou café, e vamos conversar sobre o tema <3
Hello Tinoco!
Eu estou a comprar, claro. Como não poderia? 😅 Depois de tantos anos a querer ver Sailor Moon oficialmente publicado em Portugal, seria impossível deixar esta edição passar.
Quanto ao ritmo de publicação, aí não concordo muito contigo. Os volumes estão a sair sensivelmente de quatro em quatro meses, ou seja, três por ano. Não é propriamente uma publicação rápida, mas também não me parece um intervalo assim tão grande, sobretudo tratando-se do mercado português.
Já em relação à tradução, confesso que tenho bastantes reservas.
Talvez por ter coordenado na altura o nosso antigo projecto Mantuga e ter acompanhado muito de perto todo o trabalho de tradução e adaptação do manga, há certas escolhas que me fazem bastante confusão.
Por exemplo, opções como “Tsukino Usagi” ou “Chiba Mamoru”. Eu percebo perfeitamente que é a ordem original japonesa, mas uma localização não é apenas traduzir literalmente palavras: também é adaptar o texto à língua e à forma como as pessoas dessa língua comunicam. Em que dimensão paralela é que, em Portugal, apresentamos ou tratamos alguém por “apelido + nome”? 😅 Acaba por soar artificial e, para mim, tira bastante envolvimento à leitura.
Depois há algumas construções e expressões que são claramente brasileiras, o que acho particularmente pena numa edição que está a ser vendida precisamente como uma edição em português de Portugal. Não esperava uma adaptação de uma tradução brasileira; esperava uma verdadeira localização para PT-PT.
Também não sou grande fã da tradução de alguns dos ataques. Curiosamente, aí acho que faria muito mais sentido mantê-los em inglês. Até porque Crystal acabou por estabelecer oficialmente muitos desses nomes dessa forma na nossa dobragem, portanto havia inclusivamente uma justificação dentro da própria franquia para o fazer.
E depois aparecem aqui e ali algumas traduções que, francamente, me parecem bastante pouco naturais, claramente tiradas do portugues brasileiro.
Tenho alguma pena porque acho genuinamente que o nosso antigo projecto Mantuga, apesar de ser um projecto de fãs feito há quase vinte anos e sem quaisquer meios profissionais, teve bastante mais cuidado na parte da tradução e da localização. Havia uma preocupação grande em perceber o significado da frase e depois fazê-la soar como algo que uma pessoa realmente diria em português, e não apenas transportar a estrutura da língua de origem.
Na parte editorial, porém, não tenho rigorosamente nada a apontar. A edição está muito bonita, a impressão é boa, o livro está bem apresentado e é fantástico finalmente podermos ter Sailor Moon oficialmente nas nossas estantes em português.
Portanto, para mim é um sentimento um bocadinho agridoce, estou contente por finalmente termos o manga publicado em Portugal e vou continuar a comprá-lo, sem dúvida. Só gostava que a tradução tivesse recebido o mesmo nível de cuidado que recebeu a edição física.

Sammu escreveu:Eu estou a comprar, claro. Como não poderia?
Depois de tantos anos a querer ver Sailor Moon oficialmente publicado em Portugal, seria impossível deixar esta edição passar.
Vou dizer que é extremamente nostálgico voltarmos a falar por aqui haha. Ao mesmo tempo, concordo contigo, não tem como deixármos passar quando foi um sonho de muito tempo, principalmente para pessoas como nós que vivemos a nostalgia do anime.
Assim, se pensar por essa perspectiva, sou obrigada a concordar 100% contigo. Talvez eu tenha uma noção um bocado desfasada do tempo, até porque na minha cabeça parece que está a demorar mais que isso, mas pode ser também efeito de eu pensar que o primeiro volume já saiu há bastante tempo.
Sammu escreveu:Talvez por ter coordenado na altura o nosso antigo projecto Mantuga e ter acompanhado muito de perto todo o trabalho de tradução e adaptação do manga, há certas escolhas que me fazem bastante confusão.
Assim, como pessoa que leu o manga em Português pelo Mantuga, reconheço algumas das questões que apontas, principalmente na adaptação textual. Eu convivo a maior parte do tempo atualmente com pessoas que falam Português do Brasil, então para mim já se tornou meio natural, e eu já assimilo dessa forma, mas percebo o sentido de que se é uma tradução feita, a priori, por uma editorial portuguesa, que o expectável seria termos textos totalmente em PT-PT.
Honestamente, acho que a única coisa que me faz confusão, pessoalmente, é também essa questão que mencionas de eles usarem os nomes na ordem japonesa. Acho que faltou talvez esse cuidado de uma melhor adaptação, que poderia ter sido feita com uma boa equipa de revisão editorial, mas ao mesmo tempo, eu paro para pensar que poderíamos não ter, e a maioria dos mangas que as editoras trazem acaba sempre por ser os que estão mais "na berra", então nós termos tido esse mimo da Distrito Manga foi doce, mas sim, comparando à tradução feita por fãs q esteve por anos aqui disponível, torna-se um pouco complicado engolir esses pequenos (grandes) detalhes que saltam mais à vista.
Mas, tendo em conta que finalmente consegui meter as mãos na coleção de Sailor Moon, quero muito completá-la, porque e mesmo passado todos estes anos, não deixa de ser o meu anime de conforto, e eu sempre que posso revisito-o, e agora posso fazê-lo em formato de manga também na minha língua, coisa que sem ser os projetos de fãs, há 20 anos nem sonhávamos sequer que seria uma possibilidade.
Eu falei "excelente trabalho", digo na apresentação em si, e num conjunto, acho que está ok. Se formos mais detalhistas, entendo o teu lado, e o porquê de considerares que poderia estar bem melhor.
Num geral também, confesso que tem me surpreendido o crescimento do mercado de manga em Português. Foi algo que eu não esperava e do nada vários mangas tem tradução para Português, o que me deixa até que feliz.
Editada em por Tinoco
Sem dúvida, nisso concordo contigo a 100%. O simples facto de termos finalmente uma edição portuguesa de Sailor Moon, e ainda por cima através de uma editora como a Distrito Manga, que tem sido relativamente dinâmica e até fez promoção do lançamento com eventos e alguma visibilidade, é algo que na altura do fórum nós provavelmente nem imaginaríamos que algum dia fosse acontecer.
E isso, por si só, já é uma coisa muito boa para quem acompanhou isto durante tantos anos.
Mas continua a fazer-me uma comichão imensa encontrar brasileirismos numa edição que devia sentir-se tão nossa. E ainda mais saber que há ataques e algumas expressões tão mal traduzidos, quando eram precisamente detalhes onde uma adaptação feita com mais conhecimento da obra poderia ter feito muita diferença.
Até porque, na altura em que anunciaram o lançamento do manga, tentei contactar a editora por diversas vezes. Tendo coordenado o Mantuga, traduzido na altura até ao volume 3 e lido o manga completo várias vezes e em várias línguas, acho sinceramente que poderíamos ter sido uma ajuda bastante útil, nem que fosse apenas na revisão de terminologia, nomes de ataques ou coerência com a franquia. E acabei por ser completamente ignorado =/
E pronto, talvez isso também faça com que me irrite um bocadinho mais com certos erros, porque fico inevitavelmente a pensar “isto era tão fácil de evitar”.
Mas lá está: vou continuar a comprar até ao fim. A nostalgia tem demasiada força para permitir outra coisa 😂 E, apesar das minhas críticas à tradução, continuo muito contente por finalmente podermos olhar para uma estante e ter ali Sailor Moon oficialmente publicado em português.

Tens de entrar para responderes neste tópico.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.