Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

O que gostas mais numa fanfic?

Acho que o título diz tudo Wink

Basicamente digam aqui aquilo que que vos atrai mais numa fic: os estilos, os temas, a maneira de escrever... enfim de tudo um pouco.

_____

No meu caso: o estilo é-me indiferente desde que a escrita seja apropriada Razz
Gosto de fics com uma boa introdução. Essa é a primeira coisa que leio e é logo aí que decido se vou continuar ou não.

Temas: Anime/Manga Razz sempre Wink Mas tenho um gostinho especial pelo shoujo flower

Maneira de escrever - algo que não seja só diálogos. Convém indicar a transição de cenas, a explicação do que se está a passar, um pouco do ambiente, etc. Não precisa ser muito detalhado, apenas o suficiente para ser compreendido Wink

E agora que todas as senshis foram apresentadas, está na hora de começar a acção
Bem, eu nunca li fics q n fossem de sailor moon, e só sigo as daqui do fórum.
O q gosto: estilo de escrita narrativa. Estilo guião é cansativo e aborrecido. Fics q respeitem a personalidade original das personagens existentes. Algumas mudam tanto as personalidades q bem poderia ser outra personagem. No caso de haver personagens novas, q elas sejam bem construídas em termos psicológicos, e n apenas descrições físicas, dos ataques, etc. Uma introdução bem escrita e q aguce a curiosidade, já q esse é o nosso primeiro contacto com uma fic, e é quando decidimos se a seguimos ou não.

O q n gosto: Usagi e Mamoru a chamarem-se "esposo" e "esposa" um ao outro. Super lamechas. E n gosto de lamechices no geral, por isso... Bem, mas isso é apenas um gosto pessoal: romance é bom na medida certa. Outras pessoas acham q romance, qt mais melhor. São gostos.

Sinceramente desde que seja uma história bem construida... hmm

Quer dizer.. Pronto, não gosto de cenas de muita acção porque perco-me, mas tirando isso, desde que seja uma boa fic sobre um tema de que eu goste ;p [que são demasiados para enumerar]

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Bem, primeiro, prefiro muito mais em estilo narrativo do que em guião... talvês isso seja consequência de ler muitos livros Matreiro mas estou habituada a ler esse estilo, mesmo em fanfics, até porque assim consegue-se "puxar" mais o leitor.

Também gosto que respeitem a personalidade das personagens existentes tal como disse a Kasei, e que se introduzirem novas personagens, as descrevam bem.
Mistério numa fic é bastante bom, porque fico sempre com vontade de ler mais um capítulo Razz
Não gosto de muitas cenas demasiado lamechas. Por exemplo, um beijo romântico e isso é adequado, claro, mas quando é demais, cansa :Embaracoso':
Em caso de cenas de luta, por vezes as pessoas limitam-se a escrever os ataques e a dizer se a pessoa x escapou ou não... gosto de ler partes de acção sim, mas têm de ser descritas como o resto do texto, para que eu me consiga "localizar" e imaginar a cena.

O primeiro contacto com a fic também é importante, mas por exemplo, quem inicia a sua primeira fic pode tender a escrever algo com um nível inferior de qualidade, e no entanto, à medida que os capítulos vão sendo postados, essa qualidade pode aumentar... devido a este facto, tento esforçar-me (mesmo que a fic me desagrade um bocado) e tento ler o segundo e terceiro capítulos... claro que, se não forem interessantes, esse esforço também não se aguenta muito mais Matreiro

De resto... história coerente, originalidade, etc, é sempre bem-vindo =)
Gostas de mistérios, dramas, romance, acção, emoções e muito mais?
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
Bem... Eu sou muito exigente em relação às fics que leio...:

Gosto de fics coerentes (é assim k se escreve?) e sem erros de ortografia, pelo menos daqueles imperdoáveis.

Para mim uma fic não é um guião e, geralmente, quando me deparo com uma fic do tipo "Usagi: blablabla (Usagi vai embora)" fujo logo. Para mim tem de haver um mínimo de descrição e as coisas não podem passar-se todas numa só frase.

Também têm de caracterizar bem as personagens... Sobretudo se a história é centrada numa delas ou contada na primeira pessoa. Não gosto de diários...

Os meus tipos preferidos de fics são mistério/acção e drama. Gosto de comédia se bem escrita e de romance, embora não damasiado lamechas. Gosto de fics que obriguem a reflexão por parte do leitor, que prendam desde o principio ao fim e que sejam fáceis de acompanhar.

Basicamente, gosto de fics bem estruturadas, com sentido e que se veja que foram bem planeadas e não feitas às três pancadas num momento em que deu inspiração e nas quais se pensa nunca mais escrever. Têm de ter cabeça, tronco e membros, e não demasiados diálogos...
É só! Very Happy

Um grande, grande obrigada pela sign e pelo avie Xaninha kida! ^^

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
Numa fanfic gosto de uma linguagem clara,SEM ABREVIATURAS, uma linguagem um pouco desenvolvida.
Nao gosto daquelas fics com mt mt palha k tao sempre sempre sempre a enrolar....Rolling Eyes

O facto de o Mamoru tratar a Usagi como "esposa" ou vice versa e um pouco lamechas, se bem k ha certas situações que fica bem mas outras totalmente desnecessárias.

Gosto de descrições que nos façam imaginar o momento. Que digam ate ao mais pequeno detalhe do local, dos sentimentos que se vivem....as coisas que nos fazem ansiar por mais e melhor.

Algumas fanfics(so algumas, conheço umas optimas) em guiao pode-se tornar cansativo e muitas vezes ridiculo....

As personagens novas teem de ser super bem caracterizadas, com cabeça tronco e membros (se e k me entendem)...nao do tipo "Ah a Violeta tem olhos azuis e cabelo loiro..." e eu fico "Hã? Onde vive? Donde Vem? O que faz? Como é que psicologicamente?"...

Bem é tudo Smile

The Forgotten Sailors 2-> 11ºCapitulo
Sailor Moon:The Crystal Desire->Epilogo (completo)
Amor sobre o Gelo->20ºCapitulo
Chance of a Lifetime-> 2ºCapitulo
As poucas fanfics k li aqui no fórum (tenho mais algumas para ler! =) ) prenderam.m devido a uma série de coisas k vou tentar enumerar o melhor k puder:

- Título. É a coisa k chama mais a atenção. Bons títulos têm tendência a atrair a atenção dos leitores!
- Epílogo/1º Capítulo bem construído. Normalmente, no primeiro (ou primeiros) capitulo (s) tem de haver uma contextualização no histórica e social, bem como situar a história no espaço e no tempo.
- Qualidade da escrita. Isto é muito importante. Há uma ideia errada de que para se escrever bem é necessário utilizar palavras caras. NAO! Não é! É preciso saber "brincar" com as palavras e saber transmitir aquilo que queremos ao público. É tambem importante que não existam erros ortográficos. Alguns erros resultam de quando se está a escrever e nem se repara. Outros são mesmo da pessoa k escreve. Alguns exemplos: Trocar "há" com "à", escrever "tar" em vez de "estar" e coisas que tais! =)
- Dosear as coisas. Como já foi dito aqui, demasiada lamechice cansa, mas quem fala em lamechice fala por exemplo em acção, horror, e etc... É preciso saber dosear as coisas, de modo a que não fique nem muito fraco nem muito forte, se é k me faço entender! =)
- Descrições. As descrições, embora possam ser um pouco cansativas, são necessárias para uma melhor compreensão do que se está a ler, e para melhor visualizar o espaço. Também é preciso dosea-las. Nem em demasia em em falta! =)
- Consistência. Para mim, uma boa fic deverá ter consistência. Apresentar coisas (quer sejam factos ou ficção) mas com consistência. Um exemplo um pouco estúpido mas que penso que explicará o k kero dizer. O facto de criarem um monstro com a forma de uma banana é possivel pois ja vimos monstros das mais variadas formas no universo de SM. No entanto pôr uma banana a falar seria perfeitamente estúpido! Não sei se me exprimi bem! =)
- Originalidade. Uma fic tem de ser original, no entanto sem ser ridícula. Às vezes acontece idealizarmos algo demasiado fantasioso, o que se torna ridículo no universo Sailor Moon. Originalidade sim, ridículo não! =)
- Psicologia. Entrar no íntimo das personagens é fundamental, e utilizando a psicologia, os escritores conseguem dar um panorama mental de determinada personagem. Explorar uma personagem requer dar a conhecer os seus medos, alegrias, maneira de agir, etc... =)
- Mistério/Suspense. Uma boa fic oferece mistério e suspense em boa dose (não exagerando óbvio). Aliás, penso k o facto de querer saber o k vem a seguir é talvez das coisas que mais prende um leitor a uma história. Faço notar k o mistério e o suspense têm de ter cabeça tronco e membros, e não podem haver mistérios demasiado óbvios. O factor surpresa é extremamente importante. Surpreender um leitor é algo necessário e indispensável.

Bem, penso k disse tudo! Desculpem o testamento! =)
Embaracoso

Fanfic com Kasei (clica na imagem! =D):

Dos confins do Universo chega a navegante do infinito para salvar as guerreiras navegantes da destruição. O seu nome: Sailor Universe
Bem me ser uma devoradora de fanfictions de... Harry Potter Embaracoso São o meu maior vício eheh Muito muito particularmente (apesar de às vezes também ler da época presente) sobre a época dos marauders.
Mas também já li algumas de Sailor Moon e de Buffy também, mas entre estas duas: muito mais de Sailor Moon Embaracoso

Portanto... o que eu gosto numa fanfic... quanto aos temas já respondi.

Agora...
Estilo: prefiro como um livro comum: narração + diálogo + descrição. Enfim, um pouco de tudo!
Géneros: geral/humor; geral/romance/humor... E gosto de algumas + de comédia do que outra coisa, mas prefiro sincermanete que mesmo assim mantenham uma estrutura literária correcta no texto.

Sinceramente, as introduções não me chama tanto assim.
Ligo muito especialmente ao título... e aos shippers (casais).. depois ligo à categoria, e finalmente leio a intro ou sumário ou sipnose, como lhe quiserem chamar, e finalmente começo o 1º capitulo. Por norma leio sempre o 1º capitulo. e ficar em dúvidas leio o 2º. Mas por norma leio o 1º e fico a saber se pretendo acompanhá-la ou não. e isso depende da história que parece ter, da sua correcta escrita e estrutura, e no estilo do autor: se é muito aborrecido ou não.

Também gosto de boas fanfics dramáticas... Mas para isso têm de ser short-fics e song-fics... Não gosto de um drama a longo prazo, tem de ser algo curto, intenso, que me faça chorar na hora e passou, já acabou a fic.

Adoro capitulos extensos... Quanto maiores capitulos, se a fanfic é de qualidade.... Epa, fico fã da fanfic *.*

E pronto... é isto. lol Digamos que eu sou uma amante da leitura Embaracoso

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)

Tens de entrar para responderes neste tópico.