O luto
ok, eu sei que é um tema estranho, mas como houve uma morte recente na minha família (e, consequentemente,veio o luto) vieram-me uma série de perguntas à minha cabeça...
1º porque é que se usa o preto?
2º porque só as mulheres de vestem de preto?
3º tem se andar tanto tempo vestida "de luto" porquê?...
epa, eu acho que o sentimento não se vê pela cor da nossa roupa, e fico revoltadissima em constatar que até neste tipo de situações o machismo reina... Fico mesmo fula!!!
e acima de tudo detesto aqueles comentarios ai! parece mal!... e se alguem me/te vê de cor?? ai, não pode ser!... pelo amor de deus!... qual é a vossa opinião? concordam comigo ou não? E, já agora, quem souber a razão de se usar preto como luto me diga! 
1º porque é que se usa o preto?
2º porque só as mulheres de vestem de preto?
3º tem se andar tanto tempo vestida "de luto" porquê?...
epa, eu acho que o sentimento não se vê pela cor da nossa roupa, e fico revoltadissima em constatar que até neste tipo de situações o machismo reina... Fico mesmo fula!!!
e acima de tudo detesto aqueles comentarios ai! parece mal!... e se alguem me/te vê de cor?? ai, não pode ser!... pelo amor de deus!... qual é a vossa opinião? concordam comigo ou não? E, já agora, quem souber a razão de se usar preto como luto me diga! 
Bem axu k x usa o preto pk é uma cor excura, x foxe colorida parecia k a pexoa esta felix, e as pexoas kerem demonstrar ixu mexmu..
Anda.xe tanto tempo d preto pk a pexoa fica durante mt tempu, ou para sempre (até á morte) triste e constrangida e por ixu anda sempre d pretu..
Max exa d serem xo as mulherex k usam é k n sei..ox homens tambem deviam usar, n é ??
Bjuxx!!
Anda.xe tanto tempo d preto pk a pexoa fica durante mt tempu, ou para sempre (até á morte) triste e constrangida e por ixu anda sempre d pretu..
Max exa d serem xo as mulherex k usam é k n sei..ox homens tambem deviam usar, n é ??
Bjuxx!!

Banana moon sinto muito pela perda do teu familiar.
No que toca a luto existem paises onde no luto em vez de se utilizar a cor preta utiliza-se a cor branca..
Depende das religiões e das opções de cada familia/pessoa.
Olha que não é só as mulheres que se vestem de preto.
Tenho homens na minha familia que se vestiram de luto todos de preto durante muitos anos, só fumavam e bebiam, perderam pessoas mesmo muito queridas e proximas..Foi uma dor imensa..
Por vezes depois de perdas de pessoas vem depressões bastantes fortes..
Espero ter ajudado nas tuas duvidas..
No que toca a luto existem paises onde no luto em vez de se utilizar a cor preta utiliza-se a cor branca..
Depende das religiões e das opções de cada familia/pessoa.
Olha que não é só as mulheres que se vestem de preto.
Tenho homens na minha familia que se vestiram de luto todos de preto durante muitos anos, só fumavam e bebiam, perderam pessoas mesmo muito queridas e proximas..Foi uma dor imensa..
Por vezes depois de perdas de pessoas vem depressões bastantes fortes..
Espero ter ajudado nas tuas duvidas..

pois... é por isso que eu fico revoltada! se os homens não têm de usar pra que é que as mulheres são praticamente obrigadas a usar??? tamos no sec XXI gente!
obrigada, Sofia
... bem, ao que parece os homens para estes lados não são como os da tua família... No dia do funeral, sim senhor, todos de preto, mas depois... Epa, custa-me um bocado a perceber porque é que quando as pessoas estão tristes usam uma cor especifoca... mas pronto, é a minha opinião...
obrigada, Sofia
... bem, ao que parece os homens para estes lados não são como os da tua família... No dia do funeral, sim senhor, todos de preto, mas depois... Epa, custa-me um bocado a perceber porque é que quando as pessoas estão tristes usam uma cor especifoca... mas pronto, é a minha opinião...Editado pela última vez em
Banana moon escreveu:pois... é por isso que eu fico revoltada! se os homens não têm de usar pra que é que as mulheres são praticamente obrigadas a usar??? tamos no sec XXI gente!
Mas obrigam-te a andar de luto?
Nem todas as mulheres o fazem, eu nunca tive de luto por nenhum familiar meu, há quem defenda que isso trás energia negativa..
Por 1 lado tens razão..
Mas as mulheres são livres..Também só tão de luto porque querem, e também á pessoas que só andam de luto porque pensam que as outras pessoas acham mal se elas não andarem de luto..Tenho uma avó minha que desde que o meu avô morreu so se veste de preto/azul escuro..E eu perguntei porque ela já não vestia outras cores e ela diz que é porque "parece mal", eu acho estupido..
Eu adorava o meu avô, e por gostar tanto dele fiz questão de ir ao funeral e tudo mais mas sem roupas escuras..Os momentos que passei com ele foram bem alegres!! (tenho saudades desses tempos) e por isso andei sempre vestida de branco, azul, enfim tons claros pa simbolizar carinho que ainda hoje sinto por ele..

Não fui obrigada directamente, mas fui falada. No dia em que esse familiar estava na capela pela 1ª vez (no dia anterior ao funeral) eu fui lá à tarde e com a roupa que vesti de manhã. Tinha umas calças de ganga e um casaco castanho. Só que pronto, por baixo tinha uma camisola rosa... é assim, praticamente não se notava, mas pronto, naquela terra as pessoas são um bocado faladores e beatas... Soube depois do funeral que familiares meus andaram a falar dessa situação e tudo... -.- francamente...
Banana moon escreveu:Não fui obrigada directamente, mas fui falada. No dia em que esse familiar estava na capela pela 1ª vez (no dia anterior ao funeral) eu fui lá à tarde e com a roupa que vesti de manhã. Tinha umas calças de ganga e um casaco castanho. Só que pronto, por baixo tinha uma camisola rosa... é assim, praticamente não se notava, mas pronto, naquela terra as pessoas são um bocado faladores e beatas... Soube depois do funeral que familiares meus andaram a falar dessa situação e tudo... -.- francamente...
Olha não ligues..O que interessa são os sentimentos que nutrias por essa pessoa e os bons momentos que passaste com essa pessoa..
Existe muita boa gente que vai à igreja e aos cemiterios encher as campas e jazigos de flores e velinhas mas em vida só lixaram e fizeram mal ás pessoas..
Pra mim o que conta é o que fazemos em vida de bom ás pessoas..
Porque ir a uma campa de alguém a quem se fez mal e meter flores pra mim é hipocricia e as pessoas serem cinicas (desculpem mas é a minha opinião..)

em relaçao ao preto é por causa de ser uma cor mais pesada, mas a primeira cor a ser usada para demostrar k alguem tava de luto foi o roxo.
Agora em relaçao ao tempo depende de pessoa para pessoa n ha tempo para alguem estar de luto, mas sim de quao importante era essa pessoa, como ja disse é de pessoa para pessoa há kem fike 1,2,3 dias e ha kem fike anos
Agora em relaçao ao tempo depende de pessoa para pessoa n ha tempo para alguem estar de luto, mas sim de quao importante era essa pessoa, como ja disse é de pessoa para pessoa há kem fike 1,2,3 dias e ha kem fike anos
Neo Queen Serenity escreveu:em relaçao ao preto é por causa de ser uma cor mais pesada, mas a primeira cor a ser usada para demostrar k alguem tava de luto foi o roxo.
Conheço 1 homem que ficou de luto durante 10 anos.. =(

Bem, eu cá axu k as pexoas n deviam usar o preto, n é k n podexem , max depois d algum tempo deviam comexar a usar roupas coloridas, kem axe mal e pense "ai akela/e ja nem ker saber du/a maridu/mulher k faleceu, ja ta a usar roupax coloridax comu s tivexe mt felix.." k x va f**** e k s meta na sua vida... Pois a roupa n mostra os sentimentox!!
Tenhu a certexa k a pexoa k faleceu n ker k a outra s sinta triste po rextu da vida, ker k a pexoa seja felix e k siga a sua vida!!!
Pois só assim alguem poderá ser felix...
Tenhu a certexa k a pexoa k faleceu n ker k a outra s sinta triste po rextu da vida, ker k a pexoa seja felix e k siga a sua vida!!!

samy escreveu:Bem, eu cá axu k as pexoas n deviam usar o preto, n é k n podexem , max depois d algum tempo deviam comexar a usar roupas coloridas, kem axe mal e pense "ai akela/e ja nem ker saber du/a maridu/mulher k faleceu, ja ta a usar roupax coloridax comu s tivexe mt felix.." k x va f**** e k s meta na sua vida...
Exactamente!!
No caso do meu avô, ele sempre foi meu amigo..Duvido que me quisesse ver de preto, cor que quando eu era mais nova nunca usava e destestava porque transmitia-me mesmo sensações negativas..Agora de vez em quando uso preto mas não é por nenhuma razão em especial..

Pela minha experiência, eu vejo as coisas mais ou menos assim:
Quando uma perda familiar me aconteceu, fui ao funeral com roupas escuras (não necessariamente pretas). Nos dias seguintes vestia-me normalmente. Vejamos, o luto é um sentimento humano de pesar pela morte de outro ser humano, e pela maneira que vemos as coisas o luto não se faz pela roupa mas sim pelos actos. Pequenas coisas que fazes e deixas de fazer, ou estares menos efusivo, etc. Não te vais estar a rir histéricamente mas também não vais estar carrancudo e sem esboçares um sorriso.
A roupa preta é um sinal de respeito para quem? Não é pela pessoa que morreu porque infelizmente ela já não cá está para ver como estás vestido(a). É uma coisa para contentares outras pessoas no fundo... Pelo que já disse o luto não é roupa mas sim sentimentos e acções.
*Off-Topic* samy não podias escrever um bocadinho melhor? Acho que não há necessidade escreveres por exemplo "maridu" invés de marido, afinal não estás a abreviar nada, estás simplesmente a escrever mal... e quando escreves "roupax coloridax" também não estás a abreviar, é só carregares na tecla S invés do X. Não tem nada de mal abreviares (escrever knd invés de quando) mas nas outras palavras podias escrever bem. Não tenho nada haver com o teu tipo de escrita, mas aqui no fórum gosto (penso que não sou só eu) que se respeite um bocadinho a nossa língua, além de que fica mt complicado perceber o que escreves. Não leves a mal, estou a dizer-te isto como diria a qualquer pessoa!
Quando uma perda familiar me aconteceu, fui ao funeral com roupas escuras (não necessariamente pretas). Nos dias seguintes vestia-me normalmente. Vejamos, o luto é um sentimento humano de pesar pela morte de outro ser humano, e pela maneira que vemos as coisas o luto não se faz pela roupa mas sim pelos actos. Pequenas coisas que fazes e deixas de fazer, ou estares menos efusivo, etc. Não te vais estar a rir histéricamente mas também não vais estar carrancudo e sem esboçares um sorriso.
A roupa preta é um sinal de respeito para quem? Não é pela pessoa que morreu porque infelizmente ela já não cá está para ver como estás vestido(a). É uma coisa para contentares outras pessoas no fundo... Pelo que já disse o luto não é roupa mas sim sentimentos e acções.
*Off-Topic* samy não podias escrever um bocadinho melhor? Acho que não há necessidade escreveres por exemplo "maridu" invés de marido, afinal não estás a abreviar nada, estás simplesmente a escrever mal... e quando escreves "roupax coloridax" também não estás a abreviar, é só carregares na tecla S invés do X. Não tem nada de mal abreviares (escrever knd invés de quando) mas nas outras palavras podias escrever bem. Não tenho nada haver com o teu tipo de escrita, mas aqui no fórum gosto (penso que não sou só eu) que se respeite um bocadinho a nossa língua, além de que fica mt complicado perceber o que escreves. Não leves a mal, estou a dizer-te isto como diria a qualquer pessoa!

Sammu, és fixe!
Sammu escreveu:Pela minha experiência, eu vejo as coisas mais ou menos assim:
Concordo contigo Sammu..
Existem muitas formas de ver o luto..

Eu concordo...o luto tem a ver com sentimentos de perda e sofrimento, mas não deve ser expressado por vestir de escuro, visto que não é a roupa que interessa. É um bocado futil pensar que ao nos vestirmos de preto expressamos logo respeito, se depois no dia a dia nao o demonstramos. No funeral, claro, é uma questão de cerimónia, mas não é obrigatório. O problema é o habito que as pessoas têm de falar mal...
Eu pessoalmente, gosto de me vestir de preto. Não por causa da morte, nem por nada disso...é um gosto. E a minha avó mete-lhe um bocado de confusão, porque ela é uma pessoa da aldeia e sempre viu o preto associado à morte e à tristeza. Isto só continua assim porque não há mudança de mentalidades. Ninguem se afirma a dizer "o preto é uma cor, a tristeza está no interior" e depois é o que dá. É um bocado um estereotipo, se nao te vestires de preto, não estás triste, etc etc.
O meu avo costuma dizer para quando ele morrer eu ir de vermelho ou verde alface no funeral dele XD
Eu pessoalmente, gosto de me vestir de preto. Não por causa da morte, nem por nada disso...é um gosto. E a minha avó mete-lhe um bocado de confusão, porque ela é uma pessoa da aldeia e sempre viu o preto associado à morte e à tristeza. Isto só continua assim porque não há mudança de mentalidades. Ninguem se afirma a dizer "o preto é uma cor, a tristeza está no interior" e depois é o que dá. É um bocado um estereotipo, se nao te vestires de preto, não estás triste, etc etc.
O meu avo costuma dizer para quando ele morrer eu ir de vermelho ou verde alface no funeral dele XD
Take care of my heart - I've left it with you
Apoiadissimos Princess Serena e Sammu!
Concordo totalmente com vocês, e sei bem o que digo, porque já perdi muitos familiares e especialmente um que eu amava tanto e quase não aguentei a dor quando ele partiu!
Perdi o meu pai há 16 anos e foi a mais dolorosa perda que tive, na altura vesti-me com a cor preta, porque talvez fosse assim na minha familia não sei, o que sei é que nunca mais consegui usar outra cor, tentei varias e varias vezes e não conseguia nem me olhar no espelho, e isso durou até 2 anos.
Ao fim de 2 anos achei que já chegava, e com muito custo comecei a usar outras cores, mas foi muito dificil e hoje vejo como isso não tem nada a ver, cada dia que passa tenho mais saudades e a dor aperta mais no meu coração por não o ter cá perto de mim e já passou 16 anos.
Deixar ou não de usar a cor preta em nada mudou aquilo que sinto apenas o aumento do sofrimento com o passar dos dias e dos anos.
Desde há 14 anos que nunca mais usei o preto a não ser em cerimonia e se achar que o devo usar!
Nunca mais farei o mesmo,porque o sentimento está no coração e NUNCA,NUNCA na cor da roupa que usamos!
Concordo totalmente com vocês, e sei bem o que digo, porque já perdi muitos familiares e especialmente um que eu amava tanto e quase não aguentei a dor quando ele partiu!
Perdi o meu pai há 16 anos e foi a mais dolorosa perda que tive, na altura vesti-me com a cor preta, porque talvez fosse assim na minha familia não sei, o que sei é que nunca mais consegui usar outra cor, tentei varias e varias vezes e não conseguia nem me olhar no espelho, e isso durou até 2 anos.
Ao fim de 2 anos achei que já chegava, e com muito custo comecei a usar outras cores, mas foi muito dificil e hoje vejo como isso não tem nada a ver, cada dia que passa tenho mais saudades e a dor aperta mais no meu coração por não o ter cá perto de mim e já passou 16 anos.
Deixar ou não de usar a cor preta em nada mudou aquilo que sinto apenas o aumento do sofrimento com o passar dos dias e dos anos.
Desde há 14 anos que nunca mais usei o preto a não ser em cerimonia e se achar que o devo usar!
Nunca mais farei o mesmo,porque o sentimento está no coração e NUNCA,NUNCA na cor da roupa que usamos!
ainda bem que este tópico teve várias respostas! ^ ^ e ainda bem que há pessoas que concordam comigo!...Sammu escreveu:A roupa preta é um sinal de respeito para quem? Não é pela pessoa que morreu porque infelizmente ela já não cá está para ver como estás vestido(a).é o que eu costumo dizer... acho que isso é mais inventado que outra coisa e as pessoas não se atrevem a perguntar o porquê das coisas... e quando pessoas como eu perguntam, são mal faladas e criticadas... Portugal ta num atraso de mentalidade e tanto! e não são só os velhinhos que pensam assim!

Priscess_Serena escreveu:O meu avo costuma dizer para quando ele morrer eu ir de vermelho ou verde alface no funeral dele XDOh serena, o teu avô é super parecido comigo!
se eu morresse também queria ver as pessoas com cores alegres!Bane, isso deve ter sido duro... afinal só tinhas 22 anos não é? perder um pai (com quem te desses muito bem, suponho) com essa idade é muito mau... E ficaste 2 anos de luto? meu deus! desculpa lá a minha admiração, mas não é usual ver (pelo menos pra mim) pessoas tão novas a fazer luto durante tanto tempo... Mas se deu pra suportares melhor essa morte, foi o melhor a fazer!... acho eu! lol
Temos todos opiniões parecidas já repararam?
Mas inda bem que criaram este tópico =) acho que vai ajudar as pessoas a terem outra mentalidade..
As pessoas mais velhinhas tem mesmo uma ideia negativa do preto, como a Serena disse, a minha avó também quando me vê com uma blusa preta fica com uma cara
e eu explico "não se preocupe avó ta tudo bem
só que hoje apeteceu-me vestir uma coisita mais escura" e ela lá fica mais animada..
Uma vez apareci na mia escola com uma camisola de gola alta preta e com 1 cadito de renda, cabelo esticado, collants pretas e umas botas até ao joelho pretas..A minha Directora de Turma vira-se pa mim e diz "Sofia está tão escura!! Tá tudo bem consigo??" e eu: "Sim, stora..No problem
" e depois outra stora também passou por mim e ficou com uma cara assim

loooooooooooooooooooooooooooooool no comments
Mas inda bem que criaram este tópico =) acho que vai ajudar as pessoas a terem outra mentalidade..
As pessoas mais velhinhas tem mesmo uma ideia negativa do preto, como a Serena disse, a minha avó também quando me vê com uma blusa preta fica com uma cara
e eu explico "não se preocupe avó ta tudo bem
só que hoje apeteceu-me vestir uma coisita mais escura" e ela lá fica mais animada..Uma vez apareci na mia escola com uma camisola de gola alta preta e com 1 cadito de renda, cabelo esticado, collants pretas e umas botas até ao joelho pretas..A minha Directora de Turma vira-se pa mim e diz "Sofia está tão escura!! Tá tudo bem consigo??" e eu: "Sim, stora..No problem
" e depois outra stora também passou por mim e ficou com uma cara assim

loooooooooooooooooooooooooooooool no comments

Editado pela última vez em
Pois... É a mentalidade das pessoas mais velhas... Quando digo velhas, quero dizer pessoas da idade dos nossos pais e avós.
Já desde há muito tempo, cada cor tem um certo simbolismo, o branco simboliza a paz e harmonia, o verde a esperança, o preto a cor da morte, etc... Creio que é baseado nos simbolismos das cores que as pessoas se vestem de preto.
Mas eu também concordo, para mim o preto é apenas uma cor. Os nossos sentimentos é que contam. Não temos que vestir o preto para mostrar às outras pessoas como nos sentimos. Os nossos sentimentos notam-se pelo nosso tipo de atitudes ou modo de falar, não pela cor.
Por outro lado, quando vamos a um funeral de uma pessoa que nos é muito querida, provavelmente também somos muito importantes para essa pessoa, e duvido que ela quisesse que passássemos o resto da vida tristes por causa da sua morte, ao invés de tentarmos ser felizes e aproveitar a vida, não?
Já desde há muito tempo, cada cor tem um certo simbolismo, o branco simboliza a paz e harmonia, o verde a esperança, o preto a cor da morte, etc... Creio que é baseado nos simbolismos das cores que as pessoas se vestem de preto.
Mas eu também concordo, para mim o preto é apenas uma cor. Os nossos sentimentos é que contam. Não temos que vestir o preto para mostrar às outras pessoas como nos sentimos. Os nossos sentimentos notam-se pelo nosso tipo de atitudes ou modo de falar, não pela cor.
Por outro lado, quando vamos a um funeral de uma pessoa que nos é muito querida, provavelmente também somos muito importantes para essa pessoa, e duvido que ela quisesse que passássemos o resto da vida tristes por causa da sua morte, ao invés de tentarmos ser felizes e aproveitar a vida, não?
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.