Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

[Noticia] Praga de ratos e o Mito do Convento de Mafra

Mito sobre o Convento de Mafra

A
lenda diz que ratos gigantes habitam nos subterrâneos do Convento de
Mafra, e que durante a noite eles saem para comer tudo aquilo que podem
apanhar, mesmo cães e gatos. Até gente, afirmam algumas pessoas.
Será
verdade? Existe também a lenda, que túneis ligam o Convento até á
Ericeira, a cerca de 10 kms de distância, pelo qual, partiu para o
exílio o último rei português, D. Manuel II, a 5 de Outubro de 1910,
depois de proclamada a República.
Tuneis esses, que actualmente
estarão infestados de ratazanas cegas. Foram também os pombos que
motivaram o maior mito do Convento: a existência de ratazanas
assassinas.
Um soldado da Escola Prática de Infantaria (instalada no
edifício há perto de 100 anos), ao estar no terraço a caçar pombos com
um colega, caiu de uma altura de oito andares, directamente para os
canais dos esgotos. O colega não comunicou logo o acidente aos seus
superiores para não ser castigado e, umas semanas mais tarde, o corpo
foi encontrado roído pelas ratazanas. Obviamente que não foi atacado
pelos ratos; morreu sim, da queda vertiginosa.
Para quando um plano de desratização? Estão á espera de quê? Será que haveria uma invasão nas zonas circundantes de ratos?
Alguém sabe mais?
Ratazanas
cegas parece assustador.... mas elas alimentam-se de uma possível rede
de esgotos... que tal irem lá resolver isto? Dou-me como voluntário ...

Fonte: http://lendasdesintra.blogspot.com/2006/06/mito-sobre-o-convento-de-mafra.html

Há quem diga que é mentira, mas eu acredito e gostava de ir lá ver os tais ratos, e há quem diga que já os viu.
http://ocantinhuo-da-dianuxka.blogspot.com/ ««««« Dianuxka blogspot.

Ratos affraid!!! Matreiro
na brinka!
Eh ratos desse tamanho eu n acredito!lol
Mas é bem possivel que hajam muitos ratos lá!
lol
LOOOOL!!!!! Ratazanas gigantes?!?!? OMG... Vamos lá a pôr ordem na casa...
Eu sou de perto de Mafra. A história dos ratos não é novidade, nem é um mito: é verídica. A razão pq n se faz uma desratização é muito simples: os ratos andam em espaços que na sua maioria não são acessíveis às pessoas (subterrâneos com entradas pequenas, túneis estreitos, etc.). Se se fizesse uma desratização, como devem imaginar, os cadáveres dos ratos começariam a apodrecer passado pouco tempo... e o q se faria então? São impossíveis de remover, e o convento ficaria inabitável com o cheiro e as doenças q isso poderia trazer.
A razão porque eles se concentram ali também é simples: são alimentados pelos militares que ali estão instalados. Que ideia mais estúpida, podem vocês pensar. Mas na verdade não é. Acontece que os ratos já lá estão desde... Bem, ninguém sabe ao certo, provavelmente desde a sua construção. Só q nessa época era mais ou menos normal haver ratos por todo o lado nas cidades. Mais tarde, com a melhoria das condições de higiene nas cidades, os ratos foram erradicados. Menos no convento, pelas razões q já foram ditas. E como ali estavam "descansadinhos", foram-se reproduzindo à vontade. Bem, imaginem lá o q aconteceria se deixassem de ter alimento... Espalhar-se-iam pela cidade toda. Por isso, embora seja uma praga sem solução à vista, as pessoas optaram por alimentá-los e tê-los assim controlados, existindo apenas no convento, do que tê-los de repente espalhados pela cidade toda. Mas não são gigantes nem cegos, são mesmo ratos normais...
Quanto a isso do túnel, esqueçam lá... Andam há anos pra construir uma auto-estrada, q é bem complicado por causa de todos os obstáculos, qt mais um túnel do séc. XVIII... Aquela área é mesmo muito rochosa (a pedra da zona de Mafra é muito conhecida e usada em todo o país e mesmo no estrangeiro), nunca seria possível terem meios nesse tempo para construirem um túnel tão longo naquelas condições...

EDIT: Só uma curiosidade, já q se fala de ratos... Provavelmente toda a gente já ouviu falar da cidade de Veneza, muito romântica, as gôndolas, e tal... Com toda a razão, eu já lá fui várias vezes e acho aquilo mesmo lindo. Mas sabiam q é também a cidade com mais ratos no mundo? E aí já as pessoas n sentem tanta repulsa... Na verdade, pessoal, os ratos têm mais medo de nós q nós deles, e se puderem evitá-lo, n aparecem. Eu já fui várias vezes ao convento de Mafra e a Veneza, e nunca lá vi nenhum.

ratos ena pah......loly.....sim realmente a kasei tem razão eu ja passei por mafra e ja ouvi essa historia dos ratos.....

beijinhos~~
qd tive a visita de estudo ao convento de mafra disseram-me que haviam MUIIITOOOS ratos lá embaixo nos esgotos, portanto isso é bem capaz de ser verdade Embaracoso

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Yup, tudo o que a casei ( Edit casei = X , Kasei = ( Certo ) xD ) disse é verdadeiramente verdade ( xD ) . Eu fui la com o meu irmao , a sua namorada e a irma dela ( guia, e com todas as chaves do convento, ou seja -> visita guiada-privada ) , e vi tudo. la, ela contou.nos isso que a Kasei acaba de nos contar , e eu fui a um sitio que parecia 1 cave , longa ( por isso nao sei se a historia do tunel nao é verdade ) , mas ficámo-nos pelas escadas, e ratos nao vimos, concerteza estariam com medo. Agora, isso dos ratos gigantes é mito, nao se sabe, mas dos ratos já se sabe..!!
aqui está um topico bem interessante.. gostei! tb ja tnh ouvido falar do mito e disso do tunel. pelo que a kasei disse, isso do tunel n parece possivel, mas era corrente na epoca fazerem-se tuneis a ligar varios pontos da cidade, varios conventos, igrejas, etc... por exemplo, coimbra está completamente "minada" de tuneis, por todos os lados... e o porto tb, s n m engano!

gostei muito da tua resposta kasei, n sabia isso dos soldados, tem toda a lógica!

I never got my letter to Hogwarts...so I'm moving to Forks to live with the Cullens.xD
Kasei escreveu:LOOOOL!!!!! Ratazanas gigantes?!?!? OMG... Vamos lá a pôr ordem na casa...
Eu sou de perto de Mafra. A história dos ratos não é novidade, nem é um mito: é verídica. A razão pq n se faz uma desratização é muito simples: os ratos andam em espaços que na sua maioria não são acessíveis às pessoas (subterrâneos com entradas pequenas, túneis estreitos, etc.). Se se fizesse uma desratização, como devem imaginar, os cadáveres dos ratos começariam a apodrecer passado pouco tempo... e o q se faria então? São impossíveis de remover, e o convento ficaria inabitável com o cheiro e as doenças q isso poderia trazer.
A razão porque eles se concentram ali também é simples: são alimentados pelos militares que ali estão instalados. Que ideia mais estúpida, podem vocês pensar. Mas na verdade não é. Acontece que os ratos já lá estão desde... Bem, ninguém sabe ao certo, provavelmente desde a sua construção. Só q nessa época era mais ou menos normal haver ratos por todo o lado nas cidades. Mais tarde, com a melhoria das condições de higiene nas cidades, os ratos foram erradicados. Menos no convento, pelas razões q já foram ditas. E como ali estavam "descansadinhos", foram-se reproduzindo à vontade. Bem, imaginem lá o q aconteceria se deixassem de ter alimento... Espalhar-se-iam pela cidade toda. Por isso, embora seja uma praga sem solução à vista, as pessoas optaram por alimentá-los e tê-los assim controlados, existindo apenas no convento, do que tê-los de repente espalhados pela cidade toda. Mas não são gigantes nem cegos, são mesmo ratos normais...
Quanto a isso do túnel, esqueçam lá... Andam há anos pra construir uma auto-estrada, q é bem complicado por causa de todos os obstáculos, qt mais um túnel do séc. XVIII... Aquela área é mesmo muito rochosa (a pedra da zona de Mafra é muito conhecida e usada em todo o país e mesmo no estrangeiro), nunca seria possível terem meios nesse tempo para construirem um túnel tão longo naquelas condições...

EDIT: Só uma curiosidade, já q se fala de ratos... Provavelmente toda a gente já ouviu falar da cidade de Veneza, muito romântica, as gôndolas, e tal... Com toda a razão, eu já lá fui várias vezes e acho aquilo mesmo lindo. Mas sabiam q é também a cidade com mais ratos no mundo? E aí já as pessoas n sentem tanta repulsa... Na verdade, pessoal, os ratos têm mais medo de nós q nós deles, e se puderem evitá-lo, n aparecem. Eu já fui várias vezes ao convento de Mafra e a Veneza, e nunca lá vi nenhum.
Eu tambem nunva vi lá nenhum.. e já cerca de 7 que já fui lá xD..como oro perto de Mafra....
É só para rectificar.. Mafra ainda é uma vila..
Ena, acabei de ler os posts deste tópico e devo dizer que não conhecia essa história! Interessante - ao mesmo tempo que é um pouco aterrador (pelo menos a mim parece-me o setting perfeito para um filme de horror/terror XD). E de facto é interessante ver que, consoante o que disse a Kasei, para uma praga não crescer a população alimenta-a - paradoxal mas que tem os seus resultados demonstrados...
Penso que já estive no covento de Mafra (já visitei tantos que tenho tendencia a confundi-los Embaracoso") e não imaginava de facto que metros abaixo de mim circulam ratos em galerias XD
A historia do convento de Mafra ja tinha ouvido qalquer coisa! mas nao dessa perspectiva!
tem mesmo de fazer algo...
raaaaattttoooooossssss............
*mi desmaiar so de ouvir falar de... aqueie nome que voçes sabem XD*
eu nao gosto nada de ratos!!!!!!!

jitox

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano