No brasil e em Portugal
Algumas expressões estão correctas, outras nem por isso...
Por exemplo, "enfrascar-se" é uma expressão comum, sim, mas também dizemos "embebedar-se"... E "pica" só se diz às crianças, a palavra correcta é "injecção"... "Puto" é tanto usado pra crianças como adolescentes, e "Canalhas" não é bem um grupo de crianças, acho q tem um sentido igual ao parecido ao do Brasil, seria algo como "Marginais"...
Ahaha, isto lembra-me um caderninho q comecei a fazer com uns amigos meus do Brasil, q era um dicionário "Português de Portugal - Português do Brasil"! A gente divertia-se imenso a fazer aquilo! Tenho pena de não saber onde está...
Já agora, filhote, queres ver um anúncio engraçado com palavras dessas? Pesquisa no youtube um vídeo de um anúncio (ou comercial, como vocês dizem) do Felipão para um banco português, a Caixa Geral de Depósitos. Tá muito giro (giro --> engraçado!
)
Este é um bom tópico pra pormos diferenças q conhecemos... Por exemplo, os meus amigos do Brasil achavam que, quando eu usava a palavra "Vosso" ou "vossos" estava a ser respeitosa... Mas aqui é liguagem comum. Quando a pessoa a quem pertence o objecto de q se fala é plural, o pronome é vosso: O gato da Maria e do João --> o vosso gato. (OK, exemplo mm à escola primária... mas era só pa dar a entender!) E nós usamos na linguagem comum!
Por exemplo, "enfrascar-se" é uma expressão comum, sim, mas também dizemos "embebedar-se"... E "pica" só se diz às crianças, a palavra correcta é "injecção"... "Puto" é tanto usado pra crianças como adolescentes, e "Canalhas" não é bem um grupo de crianças, acho q tem um sentido igual ao parecido ao do Brasil, seria algo como "Marginais"...
Ahaha, isto lembra-me um caderninho q comecei a fazer com uns amigos meus do Brasil, q era um dicionário "Português de Portugal - Português do Brasil"! A gente divertia-se imenso a fazer aquilo! Tenho pena de não saber onde está...
Já agora, filhote, queres ver um anúncio engraçado com palavras dessas? Pesquisa no youtube um vídeo de um anúncio (ou comercial, como vocês dizem) do Felipão para um banco português, a Caixa Geral de Depósitos. Tá muito giro (giro --> engraçado!
)Este é um bom tópico pra pormos diferenças q conhecemos... Por exemplo, os meus amigos do Brasil achavam que, quando eu usava a palavra "Vosso" ou "vossos" estava a ser respeitosa... Mas aqui é liguagem comum. Quando a pessoa a quem pertence o objecto de q se fala é plural, o pronome é vosso: O gato da Maria e do João --> o vosso gato. (OK, exemplo mm à escola primária... mas era só pa dar a entender!) E nós usamos na linguagem comum!
Realmente, alguns não, isso tem MUITOS erros... Marialva talvez se dissesse no tempo da minha avó, tal como se dizia laranjinha em algumas regiões, mas agora é mulherengo... Ou sacana mesmo XD
Ponta?... Nunca ouvi.
Propinas não são impostos, é a taxa que pagamos anualmente nas faculdades.
Também dizemos dentistas; estomatologista só diz quem se quer armar em fino...
No final acho q só menos de metade está correcto...
Ponta?... Nunca ouvi.
Propinas não são impostos, é a taxa que pagamos anualmente nas faculdades.
Também dizemos dentistas; estomatologista só diz quem se quer armar em fino...
No final acho q só menos de metade está correcto...
Outra coisa que eu também gostei sobre diferenças do português BR e português PT foi mesmo o anúncio do Felipão, achei uma graça ao pimbolim XD
"Eu tive de aprender que 'aeromoça', é 'hospedeira. 'Cadarço', é 'atacador. Aprendi que 'açougue', é 'talho'. 'Trem' [também usado em Portugal antigamente para dizer 'carroça'] é 'comboio'. Uma 'torcida' é uma 'claque'. 'Pimbolim', é 'matraquilhos'."
Mais diferenças(Portugal - Brasil):
Banheiro - Casa de banho
Açougueiro - Talhante
Ônibus - Autocarro
Terno - Fato
Galera - Pessoal
Usuário - Utilizador
Xerox - Fotocópia
Legal, maneiro - Fixe
Bala [não é da pistola XD] - Rebuçado
Suco - Sumo
Quadrinhos - Banda Desenhada
Viajou na maionese [esta achei engraçada] - Não entendeu nada
Âncora do Telejornal - Pivô
Biscoito Champagne - Palitos de La Reine
Caixa Postal - Apartado
Camiseta - T-Shirt
Carteira de Identidade - Bilhete de Identidade
Carteira de Motorista - Carta de Condução
Caminhão - Camião
Colar nas Provas - Cabular
Creme de Leite - Natas
Descarga (de banheiro) - Autoclismo (da casa de banho)
Dublagem - Dobragem
Faixa de Pedestre (rua) - Passadeira
Freio (do carro) - Travão
Geladeira - Frigorífico
Goleiro - Guarda-redes
Inflável - Insuflável
Jaqueta - Blusão [embora antigamente em Portugal também se dissesse 'jaqueta' como um 'casaco']
Mamadeira - Biberão
Pedágio - Portagem
Ponto de Ônibus - Paragem
Placa do carro - Matrícula
Celular - Telemóvel
Vitrine - Montra (vitrine também se usa)
Patricinha/Mauricinho - Betinha/Betinho
Friaca(muito frio)-Hoje está uma friaca - Briol-Hoje está um briol
No Brasil ficam resfriados - Em Portugal ficamos constipados (sim, aqui é que está, TaTa-Chan)
Créditos - http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm
"Eu tive de aprender que 'aeromoça', é 'hospedeira. 'Cadarço', é 'atacador. Aprendi que 'açougue', é 'talho'. 'Trem' [também usado em Portugal antigamente para dizer 'carroça'] é 'comboio'. Uma 'torcida' é uma 'claque'. 'Pimbolim', é 'matraquilhos'."
Mais diferenças(Portugal - Brasil):
Banheiro - Casa de banho
Açougueiro - Talhante
Ônibus - Autocarro
Terno - Fato
Galera - Pessoal
Usuário - Utilizador
Xerox - Fotocópia
Legal, maneiro - Fixe
Bala [não é da pistola XD] - Rebuçado
Suco - Sumo
Quadrinhos - Banda Desenhada
Viajou na maionese [esta achei engraçada] - Não entendeu nada
Biscoito Champagne - Palitos de La Reine
Caixa Postal - Apartado
Camiseta - T-Shirt
Carteira de Identidade - Bilhete de Identidade
Caminhão - Camião
Colar nas Provas - Cabular
Creme de Leite - Natas
Dublagem - Dobragem
Faixa de Pedestre (rua) - Passadeira
Freio (do carro) - Travão
Geladeira - Frigorífico
Goleiro - Guarda-redes
Inflável - Insuflável
Jaqueta - Blusão [embora antigamente em Portugal também se dissesse 'jaqueta' como um 'casaco']
Mamadeira - Biberão
Pedágio - Portagem
Placa do carro - Matrícula
Celular - Telemóvel
Vitrine - Montra (vitrine também se usa)
Patricinha/Mauricinho - Betinha/Betinho
Friaca(muito frio)-Hoje está uma friaca - Briol-Hoje está um briol
No Brasil ficam resfriados - Em Portugal ficamos constipados (sim, aqui é que está, TaTa-Chan)
Créditos - http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm

Silvermist. <3
| Spoiler: | |
![]() ![]() |
Jujumoon escreveu:Mais diferenças(Portugal - Brasil):
Galera - Pessoal
Usuário - Utilizador
Xerox - Fotocópia
Sobrinha querida, essas palavras acima, Ambas as palavras são utilizadas aqui no brasil

No Brasil ficam resfriados - Em Portugal ficamos constipados
eu ri muito disso pois aki constipado é o mesmo que não consegui evacuar
++++++++++++++++++++++++++
Depois eu vou postar um dicionario de termos e girias daki.
![]() |
Deve ser isso mesmo Sammu, apesar de termos a mesma lingua ás vezes há certas palavras que têem significado diferente ,e que geralmente essa palavra existe noutros paises, tal como nós também temos palavras que são Inglesas, Francesas e não só.
Valha-nos Deus que ás vezes até fico baralhada quando vejo certos nomes no meu País

Em relação ás nossas diferenças de Portugal e Brasil, eu conheço algumas e como tenho amigos Brasileiros ás vezes fartamo-nos de rir com as diferenças por exemplo:
Nós dizemos Rapaz ou rapariga e eles dizém garoto ou garota.
E há uma que não me atrevo a dizer, que para eles é uma coisa normal.
Eu quando ouvi isso pela 1ª vez fiquei vermelha que nem um tomate ,mas não disse nada, pensei k tivesse escapado, mas depois continuei a ver outras pessoas escreverém da mesma maneira então pensei que só podia ser uma palavra com outro significado.
Quando tive coragém de perguntar , fartaram-se de rir
.
Depois eu fartei-me de rir também
.
Mas até saber o significado da palavra passei por grandes aflições

Valha-nos Deus que ás vezes até fico baralhada quando vejo certos nomes no meu País

Em relação ás nossas diferenças de Portugal e Brasil, eu conheço algumas e como tenho amigos Brasileiros ás vezes fartamo-nos de rir com as diferenças por exemplo:
Nós dizemos Rapaz ou rapariga e eles dizém garoto ou garota.
E há uma que não me atrevo a dizer, que para eles é uma coisa normal.
Eu quando ouvi isso pela 1ª vez fiquei vermelha que nem um tomate ,mas não disse nada, pensei k tivesse escapado, mas depois continuei a ver outras pessoas escreverém da mesma maneira então pensei que só podia ser uma palavra com outro significado.
Quando tive coragém de perguntar , fartaram-se de rir
.Depois eu fartei-me de rir também
.Mas até saber o significado da palavra passei por grandes aflições

Encontrei este dicionário Português-Brasileiro: http://www.portcult.com/11.DICT_A.htm

Silvermist. <3
![]() ![]() |
Tens de entrar para responderes neste tópico.

!
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.