Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Mini Tornado em Vila Nova de Gaia

Se este tópico já existir não exitem em apagá-lo!

Ontem à noite foi registado um Mini Tornado em Vila Nova de Gaiaaffraid
Os habitantes disseram que ficaram aterrorizados com tal situação... Dizem que haviam muitas pessoas na rua e algumas a gritarem de pânico...

Mas, felizmente, dizem que não huouve GRANDES prejuízos, os telhados de algumas casas, (aproximadamente oito) foram destruídos...

Dizem que estas Catástrofes Naturias só fazem bem à Terra, mas de qualquer das maneiras eu fico sempre muito assustada quando ouço falar nestas situações...pale
Fiquei cheia de medo porque Vila Nova de Gaia não fica assim tão longe da minha cidade...
:O A sério?

Eu não ouvi isto nas notícias! E eu moro em Gaia O.O

Bem... Fico feliz por saber que não houve grande aparato nem feridos graves. Já houve uma vez em que um mini tornado passou pela rua onde moro e eu fiquei sem telhado durante algum tempo. Acreditem que não é nada agradável.

If we should get separated, just whistle
. I'll come running. I promise.

Há 1 ano nesta magnífica comunidade!
O tempo anda todo marado, e isto já não é o primeiro que acontece, ainda este ano ou o ano passado em Santarém foi horrivel! Muito grave mesmo!
Também não ouvi falar nada em relação a Vila Nova de Gaia.

Nephyla escreveu:Estás a esquecer-te do que aconteceu na zona Oeste, que acaba por ser pior.

Ainda hoje estão a cortar árvores tombadas e a arranjar postes...

eu própria sou do oeste, e hoje passei pela Lourinhã e por Torres Vedras e aquilo ta mesmo horrível, árvores deitadas a baixo...
És de onde?

Ontem tive de ir a Santa cruz, e a estrada antes de Ponte de Rol estava quase a ser alagada.

Quando voltei, já havia água a atravessar a estrada, cheguei a casa e não tinha luz.

Julgo que não disseram nada em relação a Vila Nova de Gaia, por não ter tido a importância que teve o "nosso" caso. Agora é normal que haja esses casos pontuais de mini-tornados, o tempo está todo do avesso...
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?

The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
Eu sou de Peniche.
Sim ontem a noite a minha luz tava só a ir a baixo e houve uma altura que foi se de vez, depois só vi que tinha voltado de manha.
Mas a sério que não viram nada na TV sobre o caso de Vila Nova de Gaia? Ou foi na RTP1 ou na SIC, que falaram à hora de almoço, eu ouvi o telejornal e fizeram reportagem sobre isto.
SofiaFlower escreveu: Mas a sério que não viram nada na TV sobre o caso de Vila Nova de Gaia? Ou foi na RTP1 ou na SIC, que falaram à hora de almoço, eu ouvi o telejornal e fizeram reportagem sobre isto.

A SIC fez uma reportagem sobre o assunto. Passou no noticiário da hora de almoço.
Mas como já disseram, é normal que não se tenha dado tanta importância como se deu ao temporal que afectou a zona Oeste.
Mas estes temporais andam a afectar todo o país. Cá em cima ( Vila Real ), onde me encontro de momento, os ventos e a chuva têm estado terríveis e a Marginal da cidade da Régua foi "alagada".
De momento está uma trovoada horrível. Até mete medo.

Oh lovely *-*
Já lá vão uns dias desde que abriram este tópico, mas como só hoje é que tive net novamente...

Não houvi falar disso de VN Gaia, mas como poucas televisões trabalham cá em casa neste momento, não é de admirar...

Bem, eu sou da zona oeste, e pensei contar aqui a minha triste experiência com esta história toda do temporal.

Para ser mais precisa, eu moro na Maceira, concelho de Torres Vedras. Na madrugada de dia 23 Dez, eu acordei por volta das 4h da manhã, com uma ventania inesquecível. Não voltei a adormecer. As janelas batiam, ouviam-se coisas a cair na rua, um horror. eu estava sempre a ver quando é que a casa começava a abanar (ok, eu sei que era muito pouco provável, mas só quem passou por ela é que tem a noção da força do vento).
Por volta das 5h, tudo parou. parecia que nem sequer tinha havido nada. Como é obvio, não tinha luz, por isso, o meu pai pede-me a minha lanterna para ir ver como estavam as coisas lá fora. Quando ele sai da porta para fora, só diz "Está tudo em cima do carro". A minha mãe sai para fora e começa a chorar. E eu vou atrás dela.
Eu vivo numa vivenda, e nós tinhamos 3 cedros enormes, maiores que a casa, no jardim. Um deles, ficava mesmo ao lado da varanda. quando eu saio, a minha primeira reacção é: não há arvore. Estava muito escuro, mas quando fazemos o mesmo caminho muitas vezes andamos bem sem luz. por isso, eu saí à mesma e bati literalmente na árvore. Resumindo, um cedro enormíssimo tinha caído, tinha partido o gradeamento da varanda, arrancado os fios do telefone e da luz e caído em cima do carro.
Ao contrário do que nós pensávamos, o carro ficou milagrosamente inteiro. os fios do telefone e da luz e a varanda amorteceram a queda. O meu pai chamou um vizinho, porque como é obvio não tinhamos telefone fixo, e os telemóveis não tinham rede (as antenas devem ter voado todas) para ligarmos para alguém. Como ele tinha motoserra lá cortaram a árvore.
só me foram por a luz na segunda feira seguinte, e para piorar ainda mais a situação, ligaram mal os fios e queimaram praticamente tudo o que estava cá el casa ligado às tomadas. Até agora, ainda não obtivemos resposta da EDP. Quanto ao telefone, só hoje é que o vieram ligar.

É incrivel o estado em que o resto do conselho ficou. Postes partidos, àrvores arrancadas pela raiz (a minha foi uma delas), chaminés no chão. Enfim... Para quem conhece a zona, o pinhal dos casalinhos deixou de existir, tal como outros pinhais na estrada que liga Santa Cruz a Santa Rita.

O mais incrivel é que não se vê ninguém a fazer nada. Ninguém está a limpar os destroços que se acumulam por todo o lado. A minha relva não se vê, porque ainda tenho o quintal cheio das trancas da árvore que caiu e que foi cortada e da outra ao lado que acabámos por ter de cortar também. É impossível esquecer o assunto com isto assim.

Nãs noites seguintes não dormia com o vento, mesmo que fosse pouco. Agora já durmo melhor.

Enfim... Vamos lá ver quanto tempo é que isto demora a se resolver.
Que experiência, Brimsty! Pensei muitas vezes como deve ter sido horrível para as pessoas que vivem nessa região tudo o que aconteceu. De facto foi arrasador, doeu-me no coração ver tanta coisa destruída, desde casas até culturas.

Quanto ao mini-tornado em Vila Nova de Gaia, ouvi falar ao de leve nas notícias, mas acaba por não ser - infelizmente - novidade.

Quanto aos alagamentos que a DiiLuna se referiu, isso já não me espanta; Chaves também os teve e todos nós (habitantes) achámos normal. É mau, claro, mas é normal nesta época do ano. Agora estas tempestades são mesmo motivo de preocupação séria...

Editado pela última vez em

Nesse dia de manhã eu passei na Lourinhã (fui de Lisboa para Óbidos) e vimos tudo destruído pelo caminho. As árvores tinham sido completamente destroçadas, partidas ao meio, outras deitadas no chão e montes de árvores centenárias completamente sem ramos e com o tronco enorme e grosso aberto. Haviam casas sem telhado e passámos por uma loja de moveis com os vidros das montras todos partidos e tudo alagado lá dentro.

Foi um cenário assombroso e isto tudo só na Lourinhã. Em Torres Vedras consigo imaginar quanto não foi pior. Eu e os meus pais até estávamos com medo do estado em que iamos encontrar a nossa casa em Óbidos mas felizmente o tornado não passou na nossa zona.
No entanto ficámos sem luz o dia todo e ela só voltou na noite de 24. Já estavámos a ponderar em regressar a Lx para virmos cá passar o Natal mas depois a luz lá regressou. Se já um dia e meio sem luz foi horrivel, imagino aqueles que ficaram mais de 1 semana sem luz e tiveram de passar o Natal assim.

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: farias13