Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Melhores Escolhas para o 10ºano

Não sei se já existe um tópico assim mas não encontrei Desiludido

Bem o assunto é que tanto eu como outros milhares de alunos estão no 9ºano e no 10ºano vão ter de seguir um rumo. Sendo curso profissional ou não eu queria a vossa opinião para saber qual os melhores e porquê. Eu sei que há testes psicotécnicos e cada pessoa tende a ir para o que mais gosta mas cada um têm a sua opinião, logo queria ouvi-la.
Aos "mais velhos"não é para ofender Matreiro do forum gostava de saber que escolha tão importante fizeram nesta altura e se, se arrependeram ou não.
Com tantas áreas para ir estou um pouco confusa porque por exemplo gostava(adorava por assim dizer) de ir para Artes mas dizem-me sempre que Artes não têm saída e vai tudo para o desemprego e os meus pais estão-me sempre a dizer para seguir Economia porque é o melhor e sei lá eu mais oquê.

Queria a vossa opinião sobre o assunto Surprised

Naruto, One Piece e Bakuman <3
Hm, não sei se existe já um tópico não... anyway.
Não especificaste bem para o que te deu. Os psicotécnicos, parecendo que não, são muito importantes porque te dão uma informação sobre a tua aptidão. Podes gostar de artes, sim, mas há quem goste de artes e humanidades e há quem goste de artes e ciências, esta última é mais comum.
Há muitas áreas, não há dúvida, mas que escolhas tens tu na tua escola?

E é assim... por muito que te digam 'ah cursos para o desemprego', epá, se formos a pensar assim, estamos sempre a desviar-nos dos nossos sonhos.
Tens de pensar bem se é isso que queres, sem pensar no 'desemprego' porque se tiveres a pensar nas saídas profissionais, primeiro não sabes como será daqui a uns anos quando terminares, seja 3 no profissional, sejam 6 ou 7 pós faculdade, segundo porque não deves ir sem gostar... julgo que é horrível ficar anos e anos numa coisa que não se gosta.

Por experiência pessoal, tive em humanidades, e os psicotécnicos deram-me para isso mesmo, mas não gostei. Passei, mas depois saí porque entrou um curso profissional novo, estreado, na minha escola. E olha perdi um ano por assim dizer, mas se me arrependo? Nem um segundo.

Fui para técnico de apoio psicossocial e a nível de competências, fosse teórico ou prático, estou bem preparada para o curso para onde vim :3

Pensa na profissão que queres, o que te vês a fazer daqui a 20 anos? É a pergunta certa a fazer. É um trabalho reflexivo, e que te faz imaginar muito mas é isso mesmo que tens de fazer, se fores para um curso e depois não gostes - esperemos que não - nunca é tarde para outras opções.

Mas pertinente agora é mesmo especificares o que há na tua escola ou outras perto, ou se pensas mesmo ir para outra cidade (foi o que uma colega minha fez)... etc Embaracoso

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Em 1º lugar, deves seguir aquilo que TU queres e não aquilo que os outros, nomeadamente os teus pais, dizem. Isso do "não há emprego" pode aplicar-se a quase todos os cursos. A verdade é que existem muitos postos de trabalho livres e muitas pessoas não os querem ocupar porque têm os seus motivos (normalmente sem nexo nenhum) para o fazer. Se gostas de artes, deves, pelo menos, experimentar o curso.

Não há "o melhor curso". Todos os cursos são bons! O que faz com que eles se "tornem" maus é o rendimento escolar de cada um. É certo que hoje em dia muitos jovens licenciados estão no desemprego, mas as coisas mudam. O mercado de trabalho está sempre a mudar. Além disso, o estrangeiro também é uma grande opção e, normalmente, uma aposta ganha.

Eu sempre soube que queria seguir um curso de Humanidades. Línguas, cultura estrangeira e geografia mundial sempre foram os temas que mais gosto. Sempre ouvi coisas como "os cursos de ciências são muito mais díficeis e têm mais saída porque toda a gente quer médicos". A verdade é que isso não me afecta. Eu quero seguir algo em que me sinta verdadeiramente feliz e realizada. Acredita que quando gostamos do que fazemos tudo é muito melhor. Não vale a pena seguires um curso no qual sabes que não te sentirás feliz, porque não é isso que tu verdadeiramente queres.

Neste momento, eu encontro-me no mesmo dilema que tu. Estou quase a acabar o 12º ano e, apesar de já saber o curso que quero seguir na faculdade, tenho medo de que não seja a opção certa, mesmo sabendo que é o que eu quero. Além disso, é uma mudança completamente radical!

A minha sugestão é que analises as disciplinas de cada curso e depois faças uma escolha mais consciente. Se gostas de línguas ou ciências socais, vais sentir-te muito satisfeita num curso de Humanidades. Se preferes ciências puras, opta pelo curso de Ciências e Tecnologias. Depois existem montes de CEFs, cursos profissionais, entre outros. Pensa com calma sobre o assunto mas não deixes que os outros escolham por ti.

If we should get separated, just whistle
. I'll come running. I promise.

Há 1 ano nesta magnífica comunidade!
É claro que temos de pensar "um bocadinho" no que está a sair, para não acontecer o que aconteceu a um primo meu, curso superior em arquitectura paisagista e está no desemprego desde que o acabou, já há uns anos. É claro que temos de seguir os nossos sonhos em termos profissionais, mas há tantos cursos parecidos que podemos fazer a escolha baseada para o que temos mais aptidões e ainda pensar na parte "será que vou ter emprego?". Eu no 10º ano fui para ciências e tecnologias. Não pelos testes psicotécnicos, que me deram esse resultado, mas porque era a área que despertava o meu interesse. Não me arrependo.

Quando cheguei à universidade, entrei no curso que mais queria, e só ouvia dizer que não valia nada, que iria passar a vida no desemprego, etc, mas o facto é que a maioria dos licenciados tem emprego ou está a tirar mestrados. Não vás pelo que dizem, faz tu a tua pesquisa, vê onde te encaixas melhor, as opções que tens no futuro e decide por ti mesma Smile

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Olá.
Concordo com o que foi dito. Deves sempre seguir a tua vocação, o teu sonho, porque se fores a pensar no que dá emprego, não vais muito longe. Hoje, com o actual mercado de trabalho, não é fácil conseguir emprego.
Todavia não te deves esquecer que existe pessoal que, no 10 ano optou por Ciências e Tecnologias e hoje está em cursos que são comuns da área de Humanidades, tais como Direito e Ciências da Comunicação. E vice versa. Também há pessoal de Humanidades que entra em cursos tipicamente de Ciências e Tecnologias. A escolha de uma área não te limita (muito).
Eu optei por Ciências e Tecnologias, por gosto (existem ratos de biblioteca, eu sou tipo rato de laboratório Very Happy), não por ser muito boa nisso. Na realidade era muito melhor a História, a Português, a Inglês e a Filosofia. Segui apenas o que gostava.

Very Happy

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano