[Livro] J.R.R. Tolkien - o escritor
Como grande amante de Tolkien que sou, decidi criar um tópico onde se possa falar das suas obras, discutir duvidas, postar comentarios, impressoes das adaptaçoes cinematograficas, discutir a etimologia ou simplesmente "cuscar" um pouco do mundo que ele tão bem criou.
Gostava de para já saber quem leu e quais das obras relacionadas com a Terra Média, que sao:
- Senhor dos Anéis (trilogia)
- O Hobbit
- Silmarillion
- Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média
- Tom Bombadil e Outras Histórias
depois postarei um resumo muito pequenino sobre o tema e estilo de cada um destes livros, dos quais ainda nao me posso gabar de ler os ultimos dois
Comentem!
Gostava de para já saber quem leu e quais das obras relacionadas com a Terra Média, que sao:
- Senhor dos Anéis (trilogia)
- O Hobbit
- Silmarillion
- Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média
- Tom Bombadil e Outras Histórias
depois postarei um resumo muito pequenino sobre o tema e estilo de cada um destes livros, dos quais ainda nao me posso gabar de ler os ultimos dois
Comentem!Li todos, mas o último k mencionaste, o tom bombadil parei a meio. Não consegui continuar. totalmente diferente dos outros e completamente sem graça (na mniha opinião, como é obvio).
Adoro.
Adoro.
Adoro.
Como já referi no topico do Eragon/Eldest, JRR Tolkien é pra mim o génio da literatura fantástica. É único.
O método de escrita; a originalidade; a criatividade; a imaginação.... sinónimos umas das outras mas cada uma destas caracteristicas a valerem por si só.
Os livros são fantásticos. Envolventes.. é bem verdade k principalmente na trilogia existiam parágrafos k eu simplesmente não lia, passava à frente, por ser so descrição do solo ou coisas do género xD Mas também sei que isso também torna toda a história, todo aquele mundo, mais "real"...
Bem, eu se fosse dizer tudo o que penso sobre Tolkien e os seus livros acho que nem um dia inteiro me chegaria..
Escritor 5 estrelas; um génio.
Livros completamente envolventes; um mundo, realmente, fantástico.
Adoro.
Adoro.
Adoro.
Como já referi no topico do Eragon/Eldest, JRR Tolkien é pra mim o génio da literatura fantástica. É único.
O método de escrita; a originalidade; a criatividade; a imaginação.... sinónimos umas das outras mas cada uma destas caracteristicas a valerem por si só.
Os livros são fantásticos. Envolventes.. é bem verdade k principalmente na trilogia existiam parágrafos k eu simplesmente não lia, passava à frente, por ser so descrição do solo ou coisas do género xD Mas também sei que isso também torna toda a história, todo aquele mundo, mais "real"...
Bem, eu se fosse dizer tudo o que penso sobre Tolkien e os seus livros acho que nem um dia inteiro me chegaria..
Escritor 5 estrelas; um génio.
Livros completamente envolventes; um mundo, realmente, fantástico.
Concordo com tudo o que disseste.
Tolkien é aquele escritor que conseguiu criar um mundo como nenhum outro.
Não passei nada a frente, acho as descrições belas e ao mesmo tempo pessoais. Mas eu própria adoro descrição.
Acho notável o trabalho que ele teve a desenvolver as linguas do seu mundo, com cuidado em criar uma evoluçao logica como se de facto a lingua tivesse evoluido. Ele proprio disse que criou um mundo para as suas linguas e nao linguas para o seu mundo.
Das linguas e sistemas de escrita que ele criou, sei bastante bem Quenya (uma das linguas elficas) e estou a aprender Sindarin (a outra). Desenvencilho-me com Runas e Tengwar (ambos sistemas de escrita). É pena ele nao ter conseguido desenvolver as linguas para outros povos tão promenorizadamente como estas, por exemplo a lingua dos anões ou a lingua de que se fala varias vezes como sendo o idioma mais geral, falado por muitos povos fluentemente.
No fundo, he's the man!
Tolkien é aquele escritor que conseguiu criar um mundo como nenhum outro.
Não passei nada a frente, acho as descrições belas e ao mesmo tempo pessoais. Mas eu própria adoro descrição.
Acho notável o trabalho que ele teve a desenvolver as linguas do seu mundo, com cuidado em criar uma evoluçao logica como se de facto a lingua tivesse evoluido. Ele proprio disse que criou um mundo para as suas linguas e nao linguas para o seu mundo.

Das linguas e sistemas de escrita que ele criou, sei bastante bem Quenya (uma das linguas elficas) e estou a aprender Sindarin (a outra). Desenvencilho-me com Runas e Tengwar (ambos sistemas de escrita). É pena ele nao ter conseguido desenvolver as linguas para outros povos tão promenorizadamente como estas, por exemplo a lingua dos anões ou a lingua de que se fala varias vezes como sendo o idioma mais geral, falado por muitos povos fluentemente.
No fundo, he's the man!

a fantástica e perfeita criação das linguas espectivas pra cada tipo de povo também é um dos pontos que mais me fascinou... Mas como eu disse, não dá mesmo para eu me pôr a falar de TUDO quanto admiro no trabalho deste escritor
lol
E a língua élfica... é tão linda!!! =) parece que só a língua, quando tás a ler akelas palavras élficas, sentes logo a magia do lviro, como se estivesses a viver a aventura do livro, como se estivesses frente a um elfo a ouvi-lo falar e a sentir a magia nas palavras deles..
Mas bem isto pode ser só comigo, que eu o k mais gosto neste género de livros é sair completamente do meu mundo, e entrar no mundo do livro, como se estivesse a viver tudo akilu... fico totalmente dentro do que estou a ler.. Sou capaz de passar horas a fio, nem preciso de ir ao WC, nem de comer nada nem nada, se estiver a ler um belo de um livro de mundos fantásticos :p
E o tolkien é dos autores que melhor conseguiu k eu "entrasse" totalmente no que estava a ler...=)
lolE a língua élfica... é tão linda!!! =) parece que só a língua, quando tás a ler akelas palavras élficas, sentes logo a magia do lviro, como se estivesses a viver a aventura do livro, como se estivesses frente a um elfo a ouvi-lo falar e a sentir a magia nas palavras deles..
Mas bem isto pode ser só comigo, que eu o k mais gosto neste género de livros é sair completamente do meu mundo, e entrar no mundo do livro, como se estivesse a viver tudo akilu... fico totalmente dentro do que estou a ler.. Sou capaz de passar horas a fio, nem preciso de ir ao WC, nem de comer nada nem nada, se estiver a ler um belo de um livro de mundos fantásticos :p
E o tolkien é dos autores que melhor conseguiu k eu "entrasse" totalmente no que estava a ler...=)Não é só contigo. Também me acontece isso, fico completamente fora da realidade, nao ouço ninguem quando estou a ler =) Horas e horas, até acabar o livro
A língua elfica e verdadeiramente magnifica, quando bem pronunciada, e tenho que admitir que é mais facil conseguir uma pronuncia mágica com o Sindarin do que com o Quenya.
Em termos de dificuldade das linguas, posso dizer que o Quenya foi a que aprendi primeiro, portanto tenho mais facilidade, e o Sindarin tem muitas mutações, como o latim.
Mas são as duas belissimas, e há musicas da banda sonora que têm algumas frases em elfico, como por exemplo
May it Be - Enya
Refrão: Mornië Utulië
Belive and you will find your way
Mornië Alantië
A promise lives within you now
Aníron (theme for Aragorn and Arwen) é toda em Sindarin:
O mor henino i dhû
Ely siriar, êl síla
Ai! Aníron Undómiel
Tiro! Êl eria e môr
I 'lir en êl luitha 'uren
Ai! Aníron...
Ainda há "Lament for Gandalf"
Se quiserem, posto a traducção destas letras em inglês!
A língua elfica e verdadeiramente magnifica, quando bem pronunciada, e tenho que admitir que é mais facil conseguir uma pronuncia mágica com o Sindarin do que com o Quenya.
Em termos de dificuldade das linguas, posso dizer que o Quenya foi a que aprendi primeiro, portanto tenho mais facilidade, e o Sindarin tem muitas mutações, como o latim.
Mas são as duas belissimas, e há musicas da banda sonora que têm algumas frases em elfico, como por exemplo
May it Be - Enya
Refrão: Mornië Utulië
Belive and you will find your way
Mornië Alantië
A promise lives within you now
Aníron (theme for Aragorn and Arwen) é toda em Sindarin:
O mor henino i dhû
Ely siriar, êl síla
Ai! Aníron Undómiel
Tiro! Êl eria e môr
I 'lir en êl luitha 'uren
Ai! Aníron...
Ainda há "Lament for Gandalf"
Se quiserem, posto a traducção destas letras em inglês!

ai pah.. tipo é isto! memso fora do livro, só o ler essas paalvras assim.. fogo, eu sei k 'there's no such thing as magic' (como diz o tio vernon no 1º filme de harry potter xD lolololol).. mas essas palavras.. o ler, o pronuciá-las mentalmente, parec ek sentes magia nelas!! é tão estranho 
Mesmo ñ entendo o que quer dizer, é lindissimo... Tem uma magia kk dentro delas! :p lol
P.S.: ya, tb deixo de ouvir o que está à minha volta.. e odeio qd de repente alguem m xama. parece k tava surda e d repente volto a ouvir tudo e a aperceber-me d tudo o k está à mniha volta... odeio!!
lol pk dps demoro semrpe um bocado até voltar a ficar dentro do livro de novo.. 

Mesmo ñ entendo o que quer dizer, é lindissimo... Tem uma magia kk dentro delas! :p lol

P.S.: ya, tb deixo de ouvir o que está à minha volta.. e odeio qd de repente alguem m xama. parece k tava surda e d repente volto a ouvir tudo e a aperceber-me d tudo o k está à mniha volta... odeio!!
lol pk dps demoro semrpe um bocado até voltar a ficar dentro do livro de novo.. 
ya tb odeio...se me distraio depois irrito-me, principalmente se foi para me perguntar o que estou a fazer...nao é obvio? 
no May it Be:
Mornië utulië - a escuridão chegou
Mornië alantië - a escuridao passou/desapareceu
Aníron:
O môr henion i dhû - from darkness I understand the night
Ely siriar, êl síla - dreams flow, a star shines
ai! aníron Undómiel - ah! I desire Evanstar
Tiro! êl eria e môr - look! a star rises out of the darkness
I 'lir en êl luitha 'uren - the song of the star enchants my heart
Ai! aniron - ah! I desire...
Cada uma das palavras tem um bocadinho de magia, o carinho que Tolkien pôs nelas

no May it Be:
Mornië utulië - a escuridão chegou
Mornië alantië - a escuridao passou/desapareceu
Aníron:
O môr henion i dhû - from darkness I understand the night
Ely siriar, êl síla - dreams flow, a star shines
ai! aníron Undómiel - ah! I desire Evanstar
Tiro! êl eria e môr - look! a star rises out of the darkness
I 'lir en êl luitha 'uren - the song of the star enchants my heart
Ai! aniron - ah! I desire...
Cada uma das palavras tem um bocadinho de magia, o carinho que Tolkien pôs nelas

Eu conheço! xDDDDDD e adoro tbm :'DDDDDDDDDDDDDD os livros dele fizeram-me kerer emigrar para a Terra Média *Ayame fica com estrelinhas nos olhos* é um espanto, mesmo, ele conseguiu pegar numa data de lendas irlandesas/britanicas (os elfos, anões etc etc) e transformá-las em histórias fantásticas, nomeadamente o LOTR e os outros livros (k ainda n tive oportunidade de ler
só ainda li mesmo a trilogia do LOTR ._____.)
Para não mencionar que os filmes ficaram fantásticos :O raramente as adaptações cinematográficas ficam tão boas (gostava de ver a extended version xPPPPPPPP mas só tenho a box dos 3 DVDs normaizinhos :'((((
)
Edit - lembrei-me de uma frase elfica k adoro - "Elen silla lumen ontelmino!"
só ainda li mesmo a trilogia do LOTR ._____.)Para não mencionar que os filmes ficaram fantásticos :O raramente as adaptações cinematográficas ficam tão boas (gostava de ver a extended version xPPPPPPPP mas só tenho a box dos 3 DVDs normaizinhos :'((((
)Edit - lembrei-me de uma frase elfica k adoro - "Elen silla lumen ontelmino!"

Também concordo, LoTR é das melhores adaptaçoes que o cinema ja fez. Mas não ademira! Aquilo foi um verdadeiro projecto, eles tentaram fazer tudo o mais realista possivel. Ficaram 2 anos à espera que a relva do "Shire" crescesse!
Depois procuro mais coisas engraçadas do Movie Making no livro que o meu pai tem...
nao vi a extended version, mas ja me disseram que o Return of the King tem um duelo muito mal feito entre o Witch King e o Gandalf, que rebaixa muito a personagem de Gandalf como Maia, mostrando os cavaleiros de Rohan como salvadores da situaçao sem os quais Gandalf seria derrotado.
Porque é que isto nao é possivel:
- Gandalf é um Maia, um dos seres mais poderosos, logo a seguir aos Valar (ou Poderes)
- o rei dos Bruxos era um Homem, apesar de ter um anel e estar sobre o dominio de Sauron
- mesmo de entre os Maiar, Gandalf é um dos mais sábios e poderosos e detinha um dos 3 aneis elficos...depois de passar a Gandalf o Branco, ja nao era limitado pelo seu corpo humano
- na Terra Média o seu poder só poderia ser comparado ao do Sauron e talvez de Saruman
Ayame, recomendo que leias o Hobbit antes de te aventurares nos outros, o estilo e semelhante à trilogia do SdA. Ah, a expressao correcta é " Elen síla lúmenn'omentielvo", que significa "uma estrela brilha sobre a hora do nosso encontro" e se nao me engano foi Galadriel que disse à irmandade quando eles chegam a Lothlorien
Desculpem o testamento, entusiasmo-me sempre....
Depois procuro mais coisas engraçadas do Movie Making no livro que o meu pai tem...
nao vi a extended version, mas ja me disseram que o Return of the King tem um duelo muito mal feito entre o Witch King e o Gandalf, que rebaixa muito a personagem de Gandalf como Maia, mostrando os cavaleiros de Rohan como salvadores da situaçao sem os quais Gandalf seria derrotado.
Porque é que isto nao é possivel:
- Gandalf é um Maia, um dos seres mais poderosos, logo a seguir aos Valar (ou Poderes)
- o rei dos Bruxos era um Homem, apesar de ter um anel e estar sobre o dominio de Sauron
- mesmo de entre os Maiar, Gandalf é um dos mais sábios e poderosos e detinha um dos 3 aneis elficos...depois de passar a Gandalf o Branco, ja nao era limitado pelo seu corpo humano
- na Terra Média o seu poder só poderia ser comparado ao do Sauron e talvez de Saruman
Ayame, recomendo que leias o Hobbit antes de te aventurares nos outros, o estilo e semelhante à trilogia do SdA. Ah, a expressao correcta é " Elen síla lúmenn'omentielvo", que significa "uma estrela brilha sobre a hora do nosso encontro" e se nao me engano foi Galadriel que disse à irmandade quando eles chegam a Lothlorien
Desculpem o testamento, entusiasmo-me sempre....

Não tem mal
lololol, também não sei se me fiz entender, eu já li a trilogia, mas tenciono ler os outros
(já tenho quem me empreste o simarilion e o hobbit pot isso *__*)
E como ja tinha dito também ainda não vi a extended version dos 3 :'( pelo que sei a relação entre a Eowyin e o Faramir é explicada, enquanto k na versão de cinema nem sequer se percebe k eles ficam juntos
E também me deixaste curiosa com essa cena da batalha entre o Gandalf e o outro... de facto, tens razão, mas pronto, talvez tenham feito isso para ficar mais emocionante xPPP e mesmo, também me estou a lembrar dos documentários k vi nos extras dos dvds, toda a gente envolvida no filme, incluindo o realizador, já eram fans do tolkien e tinham lido os livros todos (tipo, fans como nós xDDD) e por isso é k o kiseram por o mais fiel possivel *__* (e ainda bem para nós :'DDDDDDDDDD)
EDIT - encontrei estes videos no youtube há uns tempos - uma paródia PORTUGUESA ao senhor dos aneis (mas não é a gozar maliciosamente atenção) ahahaha ri-me TANTO
chama-se o anel dos senhores - os links:
https://www.youtube.com/watch?v=vf_dvvmSdEg - parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=Ki06DDwaQqA - parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=6g5JKd5ud40 - parte 3
https://www.youtube.com/watch?v=k3bnaXS3rXw - parte 4
https://www.youtube.com/watch?v=rIbahhUhC0E - parte 5
https://www.youtube.com/watch?v=spjebaq96s4 - parte 6
Só a maneira de falar do gandalf e a vozinha do sauruman.... LOOOOOOOOOOOOOOOOOL
lololol, também não sei se me fiz entender, eu já li a trilogia, mas tenciono ler os outros
(já tenho quem me empreste o simarilion e o hobbit pot isso *__*) E como ja tinha dito também ainda não vi a extended version dos 3 :'( pelo que sei a relação entre a Eowyin e o Faramir é explicada, enquanto k na versão de cinema nem sequer se percebe k eles ficam juntos
E também me deixaste curiosa com essa cena da batalha entre o Gandalf e o outro... de facto, tens razão, mas pronto, talvez tenham feito isso para ficar mais emocionante xPPP e mesmo, também me estou a lembrar dos documentários k vi nos extras dos dvds, toda a gente envolvida no filme, incluindo o realizador, já eram fans do tolkien e tinham lido os livros todos (tipo, fans como nós xDDD) e por isso é k o kiseram por o mais fiel possivel *__* (e ainda bem para nós :'DDDDDDDDDD)EDIT - encontrei estes videos no youtube há uns tempos - uma paródia PORTUGUESA ao senhor dos aneis (mas não é a gozar maliciosamente atenção) ahahaha ri-me TANTO
chama-se o anel dos senhores - os links:https://www.youtube.com/watch?v=vf_dvvmSdEg - parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=Ki06DDwaQqA - parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=6g5JKd5ud40 - parte 3
https://www.youtube.com/watch?v=k3bnaXS3rXw - parte 4
https://www.youtube.com/watch?v=rIbahhUhC0E - parte 5
https://www.youtube.com/watch?v=spjebaq96s4 - parte 6
Só a maneira de falar do gandalf e a vozinha do sauruman.... LOOOOOOOOOOOOOOOOOL
eu nunca li nada do tolkien...tenhu k ver se leio os livros dele, principalmente o senhor dos aneis...
vi os tres filmes e adoreios!!!!! adorei adorei adorei!!!
agora vao fazer o the hobbit k pelo k ja m diseram e o livro k antece a triologia do senhor dos aneis e a personagem principal e o tio do frodo
vi os tres filmes e adoreios!!!!! adorei adorei adorei!!!
agora vao fazer o the hobbit k pelo k ja m diseram e o livro k antece a triologia do senhor dos aneis e a personagem principal e o tio do frodo
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.