Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

[Jogo] Visual Novels

Bom...não sei se este será o sítio certo no fórum pra postar isto...mas eu não resisti. :Embaracoso':

Há alguem aí que já tenha jogado uma Visual Novel?

Eu já joguei umas quantas, mas a título de exemplo ficam duas da minha empresa favorita, Type Moon, que foram adaptados com sucesso para animes: Tsukihime (traduzido pela Mirror Moon) e Fate/Stay Night(este não joguei porque ainda não está traduzido para inglês).

Neste momento tou a jogar o Utawarerumono (também traduzido pela Mirror Moon) que é um cruzamento entre um RPG de Estratégia e Visual Novel, e acho bastante interessante, apesar de, a nível de historia, não estar a perceber o hype que o jogo teve de modo a criar um anime tão bem sucedido (pelo menos no Japão).

Se alguem conhecer, fale por favor, porque até agora, só conheço mais uma pessoa em Portugal inteiro que tenha jogado o Tsukihime até ao fim e que de facto saiba o que é uma visual novel. :g11:
Eu sei o que é uma visual novel, embora nunca tenha jogado Razz E conheço os jogos que falas, até porque os que referiste serviram de base para animes (de entre os quais já vi o Tsukihime). O máximo que joguei deste último foi um jogo chamado Melty Blood. Se calhar as pessoas confundem com dating sims...

Talvez a questão principal das visual novels seja a associação com jogos eróticos/ecchi. Penso que nem todas as visual novels são assim, creio que hoje em dia fazem-se para várias idades. No entanto, acho que as mais populares são mesmo as eroge, certo? Não quero estar a falar muito do que não sei, mas pelo menos associo bastante a este conceito...
Eu já joguei uma demo. xDD
Mas depois não encontrei o resto do jogo traduzido. Embaracoso'

Andei durante um tempo à procura de Kanon, porque ando a ver o anime, mas também não encontrei em inglês. "/
No entanto, gostei da ideia das visual novels (atenção que a que eu joguei não tinha nada de mal. xDD A personagem com que jogava até era uma rapariga. x]), mas tenho pena de não ter encontrado mais nada... Ou sou eu que estou a procurar mal? Razz

Também já tinha lido um pouco do manga de Tsukihime, e pareceu-me bastante interessante! Onde posso encontrar a visual novel?

Sendo uma pessoa que gosta muito de jogar, acho que tenho de pesquisar acerca disto. Já tinha andado à procura, mas acho que agora vou procurar melhor. Embaracoso
O anime do Tsukihime é uma boa adaptação tendo em conta o nº de eps que tem (12), daí a popularidade do Fate/Stay Night ter sido superior a nível de animes, pois este tá mais bem adaptado (episodio 14 rula).

Em relação ao género mais popular ser o de eroge, de facto é verdade, pelo menos do meu conhecimento, no entanto, argumento que, apesar da maioria conter conteúdos sexuais gráficos apenas para agradar o público alvo atirando uma história palerma lá pro meio para aquilo fazer sentido, de vez em quando, há umas quantas, como o Tsukihime (que foi o que me fez interessar por visual novels e, consequentemente, literatura japonesa) conseguem deslumbrar-nos de uma forma que nenhum anime alguma vez conseguiu, com uma narrativa fantástica e genial.

Podem ter a certeza absoluta que, apesar de ter conteúdo gráfico sexual, este é, e sublinho, mínimo. E está lá justificadamente.
Aliás (não sei se isto é possível no jogo original) mas a versão que instalei até tinha uma versão não eroge, para quem não quisesse ver as cenas sexuais. Eu escolhi ver as cenas para ver a historia completa e devo dizer que não me arrependi.

Posso dizer que até hoje não li nenhuma obra, quer de literatura, quer de videojogos, que, modéstia aparte, não foram poucas, me desse tamanho prazer e que fizesse, no final, tanto sentido como o Tsukihime.
O escritor, Kinoko Nasu, é um dos mais respeitados no Japão, graças ao seu estilo fantástico de escrita, levado a Type Moon para aquilo que é hoje, na minha opinião claro.

O que deixa muita gente reticente no jogo é o facto de ter mais de 5000 linhas de texto (mais que o Hobbit e o Senhor dos Aneis juntos), pelo que há muito para ler. Há também várias linhas narrativas, com 9 finais ao todo, que se complementam e enriquecem a experiência. Devo referir que a equipa da mirror moon teve a tarefa hercúlea de traduzir isto tudo, pelo que demorou mais de 4 anos (!) a ser concluído o projecto.

Em relação ao jogo, não devia fazer isto, visto ser um fã die hard da Type Moon, mas devido à sua dificuldade de compra, visto não está disponível sem ser em E-Bays e sites de jogos usados japoneses, pelo que procurei na altura, já lá vai um anito ou dois, recomendo que saquem via torrent ou através de download directo em download hosts (rapidshare, megaupload, yousendit) que estão espalhados na net, e so utilizar o google Matreiro

Digno de nota, é o site mirror-moon que tornou isto tudo possível. Graças à sua tradução, não só pude jogar o Tsukihime, mas outros jogos que eles traduziram. Visitem-nos em http://www.mirrormoon.org e vejam os jogos que eles traduziram.

Neste momento, esforçam-se por traduzir e concluir o Fate/Stay Night, mas a tarefa está complicada. Há dois anos que há um esforço árduo da parte deles na conclusão deste projecto, e, pelo que já joguei da tradução deles, está simplesmente fantástica, tendo eles lançado recentemente o segundo arco da história "Unlimited Blade Works", que ainda não tive oportunidade de jogar, já que o que experimentei seria apenas o primeiro "Fate".
Só para terem noção da dimensão deste jogo, demorei 3 horas (sim leram bem) só a ler o prólogo do Fate/Stay Night.

Kaoru, o Melty Blood é um Doujin Fighting Game produzido pela Watanabi Productions em associação com a Type Moon, utilizando as personagens do universo Tsukihime e da sua "sequela" Kaghetsu Tohya bem como introduzindo novas. É um jogo muito interessante, o qual está disponível para PC e PS2, sendo que a Mirror Moon já lançou uma tradução para estes também, mas recomendo vivamente que se jogue o Tsukihime de forma a tirar prazer deste jogo, pois encontramos pormenores deliciosos ao jogar e referências. Este foi considerado com um dos melhores, senão o melhor, doujin fighting game de sempre. Para quem não sabe doujin games são jogos criados por fãs baseados numa série já existente e são muito populares no Japão, sendo até comercializados.

Neste momento, como já disse, jogo uma tradução recente deles, que resultou também numa adaptação para anime muito bem sucedida, o Utawararerumono que combina um RPG de estratégia (tipo Disgaea, Makai Kingdom, Final Fantasy Tatics) com uma Visual Novel. Até agora, joguei muito pouco e a história parece me simples, mas citando um futebolista nacional: "prognósticos só no fim do jogo".

Sol-chan, uma nota, o Kanon é uma visual novel que também me cativou bastante, pelo seu estilo visual, já que, devo confessar, não vi nenhum dos animes que a Visual Key criou, embora os tenha. (Kanon, Kanon 2006 e Clannad) Estou à espera das traduções das visual novels porque quero jogá-las antes de ver os animes de forma a receber uma experiência mais completa a nível de história e ver os animes como complemento. Penso que ficarás satisfeita ao saber que existe uma equipa que está a tentar traduzir o Kanon e outros trabalhos da Visual Key, já que também são imensamente populares.

Finalmente, gostaria de referir que, apesar de as visual novels serem, na sua maioria eroge (um bom exemplo de uma que não é eroge seria o Planetarian que, devo dizer, é espectacular) mas precisamente por serem para adultos é que permitem uma liberdade criativa na concepção de histórias fantásticas para um público alvo mais maduro, seja pelo lado da fantasia (Utawarerumono), pelo lado do thriller (Tsukihime) ou até pelo lado realista (Kanon, se não estou em erro :Embaracoso'Smile

Peço desculpa pelo post longo, mas penso que contém muita informação necessária para todos os interessados e, sinceramente, quando começo a escrever sobre assuntos como este, é-me difícil parar, devido ao meu enorme interesse nesta àrea e vontade de partilhar informação a todos os interessados, especialmente em comunidades anime portuguesas.

Por isso, a quem tiver chegado a este ponto, Parabéns e muito obrigado pelo tempo dispensado na leitura deste tópico :g8:
Nanaya Vash, obrigada pelo teu post detalhado e muito completo, devo dizer que agora fiquei a perceber um pouco mais sobre o assunto e, de facto, tem informações muito interessantes, principalmente sobre o universo Type Moon Smile

Como já disse, já vi Tsukihime que, na altura, gostei bastante (recordo-me perfeitamente que fiquei imediatamente agarrada ao prólogo) e foi em parte por isso que joguei Melty Blood, também pelo facto de as pessoas com quem trabalho jogarem (e muito bem), fazerem torneios e etc. É exactamente como disseste, é um doujin game mesmo interessante! Por "senso comum", quero dizer, por aquilo que sempre li/ouvi dizer, nunca me passou pela cabeça jogar à visual novel, mas pelo teu relato parece-me que é mais daquilo que eu considerava inicialmente. Fiquei sinceramente muito espantada com a longevidade e quantidade de texto, deve ser um trabalho de tradução enorme (tanto eu como a Sol-chan estamos habituadas a traduzir e tenho a certeza que ela deve estar tão surpreendida quanto eu!).

O mais peculiar é que creio que este conceito de eroge está tão enraizado junto das visual novels que quando olho para um anime que surgiu com base nelas inconscientemente que quase me afasto deles (não tanto por ser eroge ou assim, mas sim por pensar que a qualidade não é grande coisa). O que é um erro, porque eu gostei muito de Tsukihime e já vi outros, como Kimi ga Nozomu Eien. E há outros, julgo eu, como AIR e Wind -a breath of heart-.

De qualquer das formas, este teu post serviu mesmo para eu pesquisar mais sobre o assunto e libertar-me destas ideias "pré-concebidas". Muito obrigada por isso, é sempre bom abrir novos horizontes e ficar a conhecer mais! Embaracoso
lol!

Acho que me entusiasmei um bocado Embaracoso'
Mas no fundo, o que eu mesmo gostava era de poder transmitir esse sentimento a mais portugueses e que o Tsukihime fosse mais conhecido.
Agora é só mesmo ter paciência para ler aquilo tudo, mas para quem gosta de ler e tem algum tempo livre, vale bem a pena, para quem está à procura de algo com mais acção, é complicado, de facto, gostar de Tsukihime.
O facto de eu descobrir a visual novel do Tsukihime deveu-se à frustração do final da sua adaptação para anime, que, na minha opinião, está terrivelmente mal explicado e que pode induzir as pessoas em erro, além de as deixar frustradas.
Frustradas ao ponto de jogarem o jogo, o que no meu caso foi bom, porque me deixou com uma "irritação saudável".
Em todo o caso, é um jogo que recomendo sempre a quem gosta de uma boa história, porque, no fundo, o mais importante, mais importante que gráficos, violência gráfica ou cenas todas XPTO, é a história, do meu ponto de vista.

O wind - breath of heart- é outro projecto a ser traduzido por uma equipa, que infelizmente ainda não está concluído.
Fica aqui o link para o site da equipa que está a traduzir o wind.
http://nnl1.com/wind/download.html

Outro que é imensamente famoso no Japão, é o Shuffle, baseado na visual novel e que já está disponível a tradução em inglês.
Também estão disponíveis Visual Novels feitas por fãs ou gratuitas na net.
Eis uns exemplos (curiosamente, penso que estas não são eroge Embaracoso'):

Planetarian -> http://planetarian.insani.org/
Narcissu -> http://narcissu.insani.org/

Fica aqui o link com todas (ou quase todas) as traduções de visual novels feitas por fãs e se estão disponíveis gratuitamente ou o jogo é comercializado:
http://www.shii.org/translate/

Em relação aos dating sims, cansei-me deles.
Na minha opinião a história e enredo são um pouco à Morangos com Açúcar com cenas de sexo à mistura.
Não deixam de ser interessantes para quem nunca experimentou, pois alguns fazem uma simulação divertida (embora irrealista) do desenvolvimento de vida social e, mais especificamente, da vida amorosa, com o pináculo da mesma sendo a relação sexual.
Conseguem ter piada, a dadas alturas, mas como é um género que pouco inova e é repetitivo, chega a cansar.
Mas, claro está, é esta a minha opinião.
No entanto, gostaria de saber mais sobre que dating sims gostas?
Obrigada pelos excelentes posts, Nanaya Vash! Embaracoso
Sabia pouco acerca deste assunto (como disse, joguei apenas uma demo) e, até, nem tinha ideia de que algumas Visual Novels têm uma vertente eroge. Embaracoso'

Seja como for, ontem andei a pesquisar acerca do assunto e já tenho umas quantas a fazer download. Curiosamente, Planetarian e Narcissu estão entre elas. Razz

E, realmente, como tu e a Kaoru disseram, os tradutores tiveram mesmo uma enormíssima tarefa em mãos. Quando li que Tsukihime tem mais linhas do que aqueles dois livros juntos, fiquei mesmo bastante surpresa. Sem dúvida que é preciso muita força de vontade para pegar num projecto destes.

Irei, então, aproveitar agora nas férias (mais tempo livre) para dar uma olhadela pelas visual novels. E obrigada pelas informações todas, fiquei, de facto, com muita vontade de experimentar. ^___^
Nanaya Vash escreveu:O facto de eu descobrir a visual novel do Tsukihime deveu-se à frustração do final da sua adaptação para anime, que, na minha opinião, está terrivelmente mal explicado e que pode induzir as pessoas em erro, além de as deixar frustradas.
Frustradas ao ponto de jogarem o jogo, o que no meu caso foi bom, porque me deixou com uma "irritação saudável".
Em todo o caso, é um jogo que recomendo sempre a quem gosta de uma boa história, porque, no fundo, o mais importante, mais importante que gráficos, violência gráfica ou cenas todas XPTO, é a história, do meu ponto de vista.

Ora, aí está, partilhamos a mesma opinião quanto ao final do anime Razz Talvez por isso dê uma olhadela, quem sabe... Quando tiver tempo :Embaracoso':

Quanto aos dating sims, também nunca joguei. Um dia deparei-me com o Tokimeki Memorial, mas não cheguei a jogar...

Mais uma vez, obrigada pelos links, Nanaya Vash Embaracoso
Não têm que agradecer. O prazer é meu, porque pode ser que obtenha mais opiniões de outras pessoas do meu país acerca do Tsukihime sem ser do outro português que conheci num fórum, curiosamente, sobre a Type-Moon.
Fiquei completamente parvo lol!

Sol-chan e Kaoru, eventualmente, se desejarem jogar algum jogo que não seja gratuito, tipo Tsukihime ou Utawarerumono, aconselho a irem ao site www.datorrents.com.
Lá encontram, não só os jogos originais, mas como muitas outros torrents de anime/manga/J-drama e por aí fora.

Atenção, agora em relação à mirror moon, como nós somos do país que somos, arranjar um jogo do Japão (e ainda por cima que já não se vende) é complicadíssimo. No entanto, os nossos amigos da mirror moon, e para ser sincero compreendo porquê, trabalharam os patches de modo a que sejam instalados a partir do CD ou DVD original.

Daí a necessidade de, se sacarem o jogo (como eu), vejam se está em formato de uma imagem .iso , .nrg , .bin , de modo a poderem simular que o CD ou DVD está no vosso computador. A partir daí, é só instalar e disfrutar.

Tens de entrar para responderes neste tópico.