Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Homenagem a *Manoel de Oliveira*

Hoje é um dia especial para todos os Portugueses, digo eu correndo o risco de ser um pouco exagerada, mas acredito seriamente que não o serei.
Perguntar-se-ão muitos de vós porque escolhi hoje este tema para um tópico aqui no fórum, mas estou convicta que depois de lerem a minha mensagem, alguns membros talvez desculpar-me-ão se por acaso cometi algum excesso.

Na minha humilde opinião, penso que temos o direito e o dever de dizer sempre o que pensamos e justamente no dia ou na hora em que achamos que o deveremos fazer, e por ter esse mesmo pensamento penso que hoje é o dia e a hora de dizer e prestarmos as nossas sinceras homenagens a este grande senhor e realizador de cinema que completa hoje um centenário de vida.

Esta seria a minha homenagem se a pudesse fazer directamente para que ela pudesse ser lida pessoalmente pelo homenageado.

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008.

Faz hoje precisamente 100 anos que nasceu Manoel de Oliveira, um grande senhor, (no mesmo dia em que foi inventado o automóvel).
Nasceu como um pequeno Ser, uma alma poderosa. Alguém que trazia já traçado a sua garra e uma enorme vontade de trabalhar , vencer e lutar muito para conseguir realizar o que seria importante na sua vida e com todo o seu glamour prestigiar e privilegiar os cidadãos de uma nação e não só.

Ontem de noite estava vendo uma reportagem sobre a sua vida desde o seu nascimento, com uma entrevista a este grande senhor e fiquei emocionadíssima com as suas palavras e com tudo o que vi e ouvi sobre a sua personalidade e carreira.

Que honra que qualquer pessoa tem de conhecer alguém com esta idade e com a grandiosidade como ser humano que este senhor tem independentemente de apreciar os seus filmes ou não.

Quando alguém com cem anos de vida possui uma força interior em trabalhar e tem essa capacidade a nível físico e mental como tem Manoel de Oliveira, deixa-nos embevecidos e honrados perante alguém que é certamente superior e um exemplo para qualquer um de nós.

Não é superior por ser o realizador de cinema mais idoso do mundo a trabalhar no activo, não é superior por ser o Manoel de Oliveira, mas é superior pela capacidade humana e como homem que possui e nos transmite a cada um de nós, na simplicidade com que nos diz por exemplo que :

Hoje vai comemorar os seus cem anos de vida a trabalhar, no seu novo filme, ( baseado numa obra de Eça de Queiroz) porque é assim que tem e vai continuar a festejar todos os anos que a vida lho permita festejar.
É emocionante e toca-nos directamente no coração ver a humildade que tem e nos demonstra ser.

É difícil conseguirmos dizer seja o que for a alguém como a este grande senhor.
Limito-me a dizer-lhe:

Parabéns

Muitas felicidades.
Muita saúde , paz e harmonia neste dia.
Que o dia de hoje seja repleto de tudo o que mais deseja, seja como e com quem mais deseja vivê-lo.

Para o futuro tenho apenas um desejo.
Que consiga realizar os três filmes que deseja realizar para deixar-nos com a sua memória (para viver eternamente com o seu nome).
Que tenha a continuidade de saúde mental e física que tem no dia de hoje, porque sei que é tudo o que mais deseja para ser feliz.
E desejo poder dar-lhe ainda muitas felicitações no mesmo dia de 11 de Dezembro.

Um beijinho de um profundo respeito e admiração.

Anne

Desculpar-me-ão os administradores e moderadores do fórum pela ausência do meu nick na minha assinatura, mas neste caso cometi uma pequena excepção.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco