Haruka e Cristo???
Poseidon escreveu:Acho que aqui não se trata de acreditar, pois Cristo existiu mesmo lol.
Se for cristã, sempre a viria como uma rebelde. Acreditaria mais na filosofia primitiva, do que na posterior. Ou pelo menos alguém com uma relação especial com Cristo.
A questão não é essa. O Japão não é um país centrado em religião, ou seja, não há uma presença religiosa tão forte como em Portugal por exemplo.
No que diz respeito ao cristianismo, já existiram algumas personagens secundárias de fé católica em Sailormoon, como freiras, um padre e tal.
No entanto, a Haruka nunca teve qualquer reacção que indicasse que ela era católica. A própria Rei anda numa escola de influência católica e é uma miko, portanto as cruzes ou a parte visual não querem dizer nada.
Além de que, uma cruz não é um símbolo exclusivamente católico, aparece em outras culturas.
Kiseki escreveu:A questão não é essa. O Japão não é um país centrado em religião, ou seja, não há uma presença religiosa tão forte como em Portugal por exemplo.
Isso não invalida a abordagem por parte dos animes e da Naoko, neste caso, para campos não comuns à cultura em causa, e bem sabemos a ousadia deles em muitos casos.
Kiseki escreveu:No entanto, a Haruka nunca teve qualquer reacção que indicasse que ela era católica. A própria Rei anda numa escola de influência católica e é uma miko, portanto as cruzes ou a parte visual não querem dizer nada.
Podem querer dizer tudo e nada, ao mesmo tempo. Exactamente por isso é que dá para conjecturar e divagar, como eu fiz, muito ao gosto da Naoko, que deixa histórias (por exemplo) sem um final concreto, ou personagens de que se sabe pouco, para divagações e fanfic.
Dizer que ela não é religiosa está tão certo como eu dizer que o é, exactamente porque, como já foi dito, não se sabe. Portanto, entramos no campo das suposições.
O que posso dizer é que a S é uma season muito ligada à religião cristã, e que a Haruka é alguém importante nesta season, que procurava os Talismãs, o Santo Graal e o Salvador da Lenda.
Kiseki escreveu:Além de que, uma cruz não é um símbolo exclusivamente católico, aparece em outras culturas.
Claro, embora pelo formato se veja que é uma cruz cristã.
Poseidon escreveu:Isso não invalida a abordagem por parte dos animes e da Naoko, neste caso, para campos não comuns à cultura em causa, e bem sabemos a ousadia deles em muitos casos.
Hmm, o que eu quis dizer é que, como não é um país particularmente religioso, quando há alguma personagem religioso, há um enfâse dado, não uma cruz que aparece num conjunto que por sua vez aparece em 3 ou 4 episódios.
Exemplos de personagens em que isso é óbvio, Kaitou St. Tail, Marimite, Hyoga em Saint Seiya...
Poseidon escreveu:Podem querer dizer tudo e nada, ao mesmo tempo. Exactamente por isso é que dá para conjecturar e divagar, como eu fiz, muito ao gosto da Naoko, que deixa histórias (por exemplo) sem um final concreto, ou personagens de que se sabe pouco, para divagações e fanfic.
Eu honestamente, sou regido por factos, e não é um fio com uma cruz que me faz pensar o contrário.
Poseidon escreveu:Dizer que ela não é religiosa está tão certo como eu dizer que o é, exactamente porque, como já foi dito, não se sabe. Portanto, entramos no campo das suposições.
Nem por isso, tirando um colar, não tens mais nada que fundamente a tua suposição.
Poseidon escreveu:O que posso dizer é que a S é uma season muito ligada à religião cristã, e que a Haruka é alguém importante nesta season, que procurava os Talismãs, o Santo Graal e o Salvador da Lenda.
Estás a basear essa suposição numa má tradução, aliás, numa péssima tradução.
Antes de mais, não é o Santo Graal, é um Cálice Sagrado, o termo usado, tanto na manga, como no anime é "Seihai", que significa "Cálice Sagrado", Santo Graal foi a tradução mais conveniente que arranjaram.
O Cálice Sagrado é uma metáfora do divino feminino, usado em outras culturas, que não só as católicas, as celtas e irlandesas fazem inúmeras referências a cálices/taças/caldeirões sagrados, que geralmente eram colocados perante os heróis, que apenas os poderiam vislumbrar, caso fossem dignos, como é o caso da Sailormoon.
Mesmo Santo Graal não é apenas uma referência católica e arturiana.
Segundo, não estou nada a ver o que é que os talismãs têm de católico.
Terceiro, não é o Salvador da Lenda, mas sim "O Messias da Lenda", e durante a S, existem dois, o "O Messias da Lenda" (Densetsu no Messiah) e "O Messias do Silêncio" (Chinmoku no Messiah), Sailormoon e Mistress 9, respectivamente.
E antes que possas divagar usando o termo messias como puramente cristão, segue-se um excerto:
"Uma figura messiânica, é alguém visto como tendo algumas das características do Messias aos olhos de um grupo em particular. Estas incluem a pessoa ser carismática, influente, com uma base de poder sólido e apelador a um grande grupo que se vê, de certa forma, como oprimido e surge com uma forma para destronar essa opressão. Exemplos de figuras messiânicas incluem Joana d'Arc, que diziam ter visões para libertar a França da dominação inglesa perto do final da Guerra dos Cem anos e Adolf Hitler que afirmou libertar a Alemanhã pós-Primeira Guerra Mundial da opressão económica causada pelas reparações e proteger a Alemanha dos Comunistas. George Washington e Boris Yeltsin podem ser, de certa forma, vistos como figuras messiânicas."
A figura do Messias é predominantemente alguém ungido por um profeta dos Deuses, e é predominante em escritos judaicos, zoroastras e islâmicos. Portanto, pela teoria da suposição, eu poderia afirmar que a Sailormoon S, tem influências islâmicas, sendo que a Usagi poderá então ser o Mahdi da cultura islâmica, que virá junto com o profeta Jesus no Dia do Julgamento.
Poseidon escreveu:Claro, embora pelo formato se veja que é uma cruz cristã.
Mais uma vez, esse tipo de cruz, em que a parte vertical é maior que a horizontal não é exclusivamente cristã, há cruzes celtas feitas da mesma maneira.
Posto isto, cada um tem direito à sua opinião, eu sou daqueles que gosta de factos, é só isso.
Kiseki escreveu:eu sou daqueles que gosta de factos, é só isso.
Eu também, mas acho que o anime e a "cultura" que o envolve em nada se fica só por factos palpáveis, ou que se vejam por si só (pelo menos este); vão sempre mais além, ou se quiseres, convidam-nos a divagar e a ir mais além (a relação da Haruka e da Mariana, por exemplo), isto dentro de um contexto geral.
Muita coisa não nos é dada de caras, retiramos as nossas conclusões por aquilo que vemos (algumas com concenso quase geral), nem que seja por escassas vezes.
Quanto ao facto do significado que a cruz possa ter para a Haruka, eu disse no meu primeiro post que "se for cristã...", o que remete logo para uma dúvida, mas a cruz celta costuma possuir um círculo à sua volta, e não tem linhas tão "direitas", a cristã é exactamente igual àquela que vemos na imagem a cima (neste caso, eu regi-me pelo que vi).
Portanto aquilo que eu vejo, é uma cruz cristã usada pela Haruka, e os outros objectos/figuras tanto podem ser remetidos para esta filosofia ou para outra, mas a tua relação com o islamismo, acaba por ser mais distante.
No fundo a questão religiosa acaba por ser algo que nunca mais terá fim, o que quis dizer foi mais no sentido do "espiritual". Por isso a minha "suposição" baseia-se na cruz, na temática da season em que a personagem aparece como peça importante, e na sua relação com essa temática.
E em relação aos factos que enumerei da S, tens razão quanto ao "cristã"; será espiritual, e nesse caso, ficamos no mesmo pé.
Poseidon escreveu:E em relação aos factos que enumerei da S, tens razão quanto ao "cristã"; será espiritual, e nesse caso, ficamos no mesmo pé.
Eu nunca disse que não achava a temática da S espiritual. Aliás, nisso concordamos plenamente.
O Cálice Sagrado pode ser visto como o expoente máximo do poder feminino, algo que apenas pode ser empunhado por um herói (neste caso heroína) de coração puro. O messias no manga é a Princess Serenity, no caso do anime, o messias ficou no ar, apenas temos a confirmação da sua identidade pelo diálogo entre a Haruka e a Michiru no penúltimo episódio.
A relação da Haruka/Michiru não se baseia em suposições, baseia-se em afirmações feitas pela própria Takeuchi, especialmente quando esta esteve nos EUA e tirou uma série de dúvidas dos fãs americanos, nos painéis onde esteve presentes. Outra das dúvidas esclarecidas foi o sexo das Star Lights.
Kiseki escreveu:Poseidon escreveu:E em relação aos factos que enumerei da S, tens razão quanto ao "cristã"; será espiritual, e nesse caso, ficamos no mesmo pé.
Eu nunca disse que não achava a temática da S espiritual. Aliás, nisso concordamos plenamente.
O Cálice Sagrado pode ser visto como o expoente máximo do poder feminino, algo que apenas pode ser empunhado por um herói (neste caso heroína) de coração puro. O messias no manga é a Princess Serenity, no caso do anime, o messias ficou no ar, apenas temos a confirmação da sua identidade pelo diálogo entre a Haruka e a Michiru no penúltimo episódio.
A relação da Haruka/Michiru não se baseia em suposições, baseia-se em afirmações feitas pela própria Takeuchi, especialmente quando esta esteve nos EUA e tirou uma série de dúvidas dos fãs americanos, nos painéis onde esteve presentes. Outra das dúvidas esclarecidas foi o sexo das Star Lights.
ai foi? e o q é q ela disse em relação ao sexo das starlights???? tou curiosa!

"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade. "
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.