Expressões orais e Regionalismos
Não tenho aparecido no forum porque no sitio onde estou a viver não tenho net, e sei que pedir um favor apesar de não aparecer aqui à algum tempo é um bocado demais mas por favor se me podessem ajudar.
É o seguinte, tenho de fazer um trabalho para a cadeira de estudo da linguagem sobre expressões orais e regionalismos, por isso se souberem sobre palavras ou expressões tipicas de alguma região agradecia que as colocaçem aqui, e indicassem a região de onde pertemcem.
Obrigada de antemão.
É o seguinte, tenho de fazer um trabalho para a cadeira de estudo da linguagem sobre expressões orais e regionalismos, por isso se souberem sobre palavras ou expressões tipicas de alguma região agradecia que as colocaçem aqui, e indicassem a região de onde pertemcem.
Obrigada de antemão.
Vou mudar o título do tópico para aquilo que realmente pretendes.
Mas creio que seja melhor fazeres uma pesquisa no rcaap para teres artigos mesmo científicos, claros, comprovados e boas fontes, porque um trabalho sem fontes não te vale de nada.
Quanto ao assunto... assim de repente não estou a ver nada típico pelo menos ribatejano
Tenho uma certa ideia de já ter ouvido a J@n!nh@ (alentejana) usar algo que não se usa pelo menos aqui no Ribatejo que é o "jogar" em vez de "atirar" algo que só costumo saber que se usa no Brasil...
Depois coisas que não sei se também se considera como "teté" - ovo e "xixa" - carne, que aqui usamos habitualmente quando falamos com os mais pequeninos, refiro porque mesmo há pouco tempo perguntei a uma amiga minha alfacinha se sabia o que era um teté e ela ficou wtf.
Comparando ao caso brasileiro, falo muitas vezes com pessoal de lá, se digo "puto" ficam espantadas porque como podes saber elas usam essa expressão para "fico puto com..." e o "bicha" de fila (x
Uma colega de casa de amigas minhas que é de Barcelos (que eu adoro, a miúda é adorável e é a comédia ao mesmo tempo) diz algumas tipo:
- franja= marrafa
- pisadura= negrela
E uma das minhas melhores amigas que é de Peniche diz que lá costuma ouvir muito pingalhar (chuviscar).
Não estou assim a ver nada mais concreto de cá como disse o que me está a dar volta ao miolo... mas sei que há, até porque desde que estou a estudar mesmo ficando na minha região tenho na turma/conhecimentos pessoas de vários pontos do país, muitas de Lisboa, algumas da Madeira, Viseu... e há palavras que digo ou que dizem que às vezes ficamos meio wut.
Caso não consigas o que queres diz aqui mas com antecedência, porque tenho uma cadeira agora no 5.º semestre e se pedir algumas expressões à minha professora ela é muito acessível e certamente não se importa em indicar-me.
Mas creio que seja melhor fazeres uma pesquisa no rcaap para teres artigos mesmo científicos, claros, comprovados e boas fontes, porque um trabalho sem fontes não te vale de nada.
Quanto ao assunto... assim de repente não estou a ver nada típico pelo menos ribatejano

Tenho uma certa ideia de já ter ouvido a J@n!nh@ (alentejana) usar algo que não se usa pelo menos aqui no Ribatejo que é o "jogar" em vez de "atirar" algo que só costumo saber que se usa no Brasil...
Depois coisas que não sei se também se considera como "teté" - ovo e "xixa" - carne, que aqui usamos habitualmente quando falamos com os mais pequeninos, refiro porque mesmo há pouco tempo perguntei a uma amiga minha alfacinha se sabia o que era um teté e ela ficou wtf.
Comparando ao caso brasileiro, falo muitas vezes com pessoal de lá, se digo "puto" ficam espantadas porque como podes saber elas usam essa expressão para "fico puto com..." e o "bicha" de fila (x
Uma colega de casa de amigas minhas que é de Barcelos (que eu adoro, a miúda é adorável e é a comédia ao mesmo tempo) diz algumas tipo:
- franja= marrafa
- pisadura= negrela
E uma das minhas melhores amigas que é de Peniche diz que lá costuma ouvir muito pingalhar (chuviscar).
Não estou assim a ver nada mais concreto de cá como disse o que me está a dar volta ao miolo... mas sei que há, até porque desde que estou a estudar mesmo ficando na minha região tenho na turma/conhecimentos pessoas de vários pontos do país, muitas de Lisboa, algumas da Madeira, Viseu... e há palavras que digo ou que dizem que às vezes ficamos meio wut.
Caso não consigas o que queres diz aqui mas com antecedência, porque tenho uma cadeira agora no 5.º semestre e se pedir algumas expressões à minha professora ela é muito acessível e certamente não se importa em indicar-me.

gomawo Tinoco-chan ♡♡ a dor passa, mas a beleza permanece ♥
De repente só me lembro mesmo do cimbalino no Porto,amarafado (zangado,chateado) que acho que é do Algarve(o Uranus confirma melhor mas acho que foi dele até que li essa expressão uma vez no chat), entre outras que agora nem me lembro. Nesse aspecto concordo com a Dumpling,porque na faculdade coiso,os trabalhos são todos cheios de rigor e coisas assim,e é complicado. Se eu pudesse ir à Biblioteca Nacional,fazia-te essa pesquisa de referência para te dar um empurrãozinho,mas não tenho viagens planeadas para a capital nos próximos tempos. Boa sorte de qualquer maneira para esse trabalho ;3

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...
Ah, eu sou de Barcelos e lá usamos umas palavras um pouco estranhas. Na faculdade às vezes até pegam comigo.
Neste momento, só me lembro de uma muito peculiar que é mesmo tipica de Barcelos e que muita gente não sabe o que é:"Estrugido" que em linguagem popular é o dito cujo"Refogado"
Também dizemos "Enxertar" (tipo "enxertar o leite") em vez de "Encertar".
A palavra "Bicha" também usamos quando queremos dizer fila de transito, como a Dumpling referiu, e também uso a Marrafa/franja. Depois há também uma expressão que para mim é completamente correcta, mas que muita gente estranha quando nós (do norte) dizemos que é o "ides", "Vindes", "Falai", "dizei" e esse tipo de coisas. Uma amiga minha de Viseu achava sempre estranho quando eu me virava para ela e outras e Perguntava "Vós ides almoçar a casa?" em vez de dizer "Vocês vão almoçar a casa?".
já agora, umas palavras que também usamos para substituir umas mais "pesadas" são o "carago", "caraças", "Fosca-se!", "Fossa!", etc.
Por agora não me lembro de muito mais, mas espero ter ajudado!
Neste momento, só me lembro de uma muito peculiar que é mesmo tipica de Barcelos e que muita gente não sabe o que é:"Estrugido" que em linguagem popular é o dito cujo"Refogado"
Também dizemos "Enxertar" (tipo "enxertar o leite") em vez de "Encertar".
A palavra "Bicha" também usamos quando queremos dizer fila de transito, como a Dumpling referiu, e também uso a Marrafa/franja. Depois há também uma expressão que para mim é completamente correcta, mas que muita gente estranha quando nós (do norte) dizemos que é o "ides", "Vindes", "Falai", "dizei" e esse tipo de coisas. Uma amiga minha de Viseu achava sempre estranho quando eu me virava para ela e outras e Perguntava "Vós ides almoçar a casa?" em vez de dizer "Vocês vão almoçar a casa?".
já agora, umas palavras que também usamos para substituir umas mais "pesadas" são o "carago", "caraças", "Fosca-se!", "Fossa!", etc.
Por agora não me lembro de muito mais, mas espero ter ajudado!

as minhas fic's:
-Unidos pelo destino, unidos por todos!
-Angelical
Leiam, vale a pena! e nao se eskeçam de comentar! ^^
-Unidos pelo destino, unidos por todos!
-Angelical
Leiam, vale a pena! e nao se eskeçam de comentar! ^^
lulumoon escreveu:Neste momento, só me lembro de uma muito peculiar que é mesmo tipica de Barcelos e que muita gente não sabe o que é:"Estrugido" que em linguagem popular é o dito cujo"Refogado"Eu sou de Santo Tirso e também uso a palavra estrugido, por acaso acho que nunca ninguém me disse que não conhecia, acho que por aqui e para os lados de Guimaraes, que é onde eu estudo, também muita gente usa essa palavra...
Na minha terrinha, meca = ovelha...
Penso que isto é só mesmo na minha terra, pois quando comecei a falar em mecas na universidade, ficou toda a gente a olhar para mim e quando disse que era o mesmo que ovelhas tive até um stor que para ter a certeza, me perguntou se era o animal com lã e quatro patas que ele estava a pensar...
Fora isso, que foi o que mais chocou os meus amigos da universidade, eles costumam implicar comigo por causa da maneira que eu digo algumas palavras como atende, aprende, compreende, pois eu carrego muito no E e sai tipo aténde, aprénde, compreénde...
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.