Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Erasmus - experiencias

Olá a todos resolvi criar este topico para partilharmos experiecias para quem ja fez erasmus (estudar numa universidade europei durante um ou dois semestres). alguem ja fez erasmus? gostavam de fazer? quem ja fez gosto de ter feito?

partilhem aqui experiencias Very Happy
O meu mano quer fazer para a Finlândia ;P
eu nunca fiz, mas gostava de fazer para itália, mais propriamente para a Florença. pois como estudo arquitectura acho que florença é uma das cidades mais bonitas e que mais arte e arquitectura tem para mostrar.

foi de Florença que sairam grandes arquitectos e artistas, como Miguel Angelo, entre outros. sei lá eu sou apaixonada por esta cidade
OMG OMG OMG OMG!!!!

Disso há taaaaaanto pra falar....

Eu estive um ano em Milão, a estudar no Politecnico do Milano. foi FABULOSO. MARAVILHOSO. FENOMENAL. Olha, nem sei, era capaz de tar aqui a noite toda.

Parte má? Acabou e ficaram as saudades. Ter feito amigos q dói saber q nunca mais vou ver. Recordações de um tempo q n volta, ainda q eu volte ao lugar. Mas nem por um milésimo de segundo nada disto me faz arrepender de o ter feito.

Eu sou uma pessoa um bocado medrosa, nunca me tinha imaginado a fazer uma coisa destas. Mas na minha faculdade, o prof de projecto de 4º ano tem fama (e proveito) de ser mesmo mauzão, ao ponto de chumbar mais de metade das pessoas. Algumas colegas minhas do ano anterior tiveram q injectar medicamentos tipo anti depressivos pra aguentar aquilo. Muita gente começou a falar em Erasmus pra "fugir" àquilo, e eu pensei, porque não?

Claro q ir pra um país onde não se fala a língua é uma ideia uma bocado aterrorizadora. Mas eu sempre fui boa a línguas e sabia q ia estar inserida num grupo onde toda a gente estaria a aprender. Por isso, fui em frente. E foi das melhores decisões q tomei na vida.

O ritmo de vida era frenético. Durante a semana dormia-se pouco pq iamos sair (todas as noites havia uma discoteca ou mesmo mais q uma com festas pra Erasmus onde n pagavamos pra entrar), e de manha, levantar pra ir para as aulas. Ao fim de semana, levantavamos também cedo, pq havia um montes de destinos de viagens, e tempo limitado para os conhecer. Então andávamos sempre exaustos. Mas super felizes.

Foi uma experiência multicultural muito intensa. Eu estava numa residência q era uma torre de 13 andares só pra erasmus. Pronto, só só não, havia uma quota de 2 italianos por piso... LOL! Foi mesmo fixe.

Não há situação melhor pra aprender uma língua. A maioria das pessoas vai acompanhada por um colega, mas eu fui sozinha. Por isso, não tinha outro remédio se não aprender, se queria comunicar. Ainda por cima o inglês deles é de fazer doer os ouvidos. Todas as anedotas q ouvem sobre italianos a falar inglês n são exagero, é mesmo assim. A língua deles tem uma sonoridade terrivelmente diferente, e eles n conseguem habituar-se a falar de outra maneira. Inda por cima tudo o q passa na TV ou no cinema é dobrado, por isso nem têm muitas hipóteses para ouvir.

Ah, pois, e ainda há o álcool. Se juntar os restantes 24 anos da minha vida, não bebi tanto como naquele ano. LOL! Foi a primeira vez q apanhei uma bebedeira a ponto de n me lembrar de algumas coisas no dia seguinte, aprendi a gostar de cerveja pq é a bebida mais barata, e tb descobri q é a única bebida q me faz ressaca. XD

Não sei q diga mais. Recomendo a toda a gente. A n ser q sejam demasiado comodistas, claro. A única pessoa q conheci q n gostou foi uma rapariga q estava lá no 1º semestre do ano em q fui, uma portuguesa, q achava tudo horrível, e q queria q fosse igual ao q era em casa. Novidade, pá: NÃO É IGUAL. Aliás, por isso é q a maioria das pessoas gosta. XD Morar numa residência implica q n tens uma vida como tens em casa, obviamente, e estar num país diferente quer dizer q n encontras as mesmas coisas, n falas a mesma língua e n comes a mm comida q comes em casa. Mas não é essa mesmo a ideia?! É preciso um bocado - ou melhor, muito - espírito de aventura. Passa-se muitas noites na rua ou nas estações de comboios, muitas vergonhas ao aprender a falar a língua, e na maioria dos destinos da Europa, muito frio. Mas até por isso é uma experiência inesquecível, para ter saudades durante o resto da vida.

Lol! Com o entusiasmo que a Kasei fala disto, até tenho pena de ter desistido de fazer erasmus... :Pensativo: Sim, eu estava a pensar em fazer erasmus no próximo ano. As cadeiras de mestrado do primeiro semestre são simplesmente horríveis... portanto, de certa forma, era uma maneira de fugir a isso. Não tinha muitos destinos para escolher, porque para o meu curso só se podia escolher ou a Roménia ou a Espanha. Concorri para Espanha porque tinha umas amigas que já andavam há tempos a falar em ir para a Roménia e não me pareceu certo tirar-lhes a vaga por ter tido um "vipe" de ir para erasmus... E sim, passava-lhes à frente, porque tenho uma média mais alta e falo inglês mais fluentemente (o exame conta muito) que elas. E só há duas vagas... Enfim... cheguei mesmo a preencher e a enviar o formulário, mas depois tive uns problemas familiares e não fui fazer o exame de espanhol. Agora nem sei se fico a fazer mestrado...

Enfim... acho que seria algo fantástico, tenho mesmo pena de não poder ter essa experiência :Lagrimas:

Espaço publicitário:
Jobem, achas que possuis a visão interior? Que consegues ver para "além do que se vê"? Então vai já ao "against vampiras", pede o teu formulário e põe essa visão à prova!(limitado ao stock existente)!
OMG, tenho de me informar sobre isso, saber melhor o que é... parece ser uma experiência boa e interessante para aprender !

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Eu quero, quero, quero muito fazer Eramus *-* Deve ser uma experiência fantástica a todos os níveis x3

Se tiver oportunidade tento de certeza absoluta faze-lo Embaracoso

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Ah, mas há um factor muito importante a ter em conta. O dinheiro, claro. Como devem saber, somos um dos países mais baratos da europa, e isso nota-se bem qd fazemos erasmus. A excepção são os países do leste da europa. Os meus colegas q foram pra lá contavam q era tudo super barato. Mas na europa central, q é o destino de preferência da maior parte das pessoas, n é assim. É tudo muito caro. Só pelo quarto da residência eu pagava 350 euros por mês. E se n tivesse arranjado lá e precisasse de ir pra um apartamento, era difícil arranjar por este preço, era tudo mais caro. No refeitório da faculdade era 5 euros a refeição. Por isso é um "pormenor" q condiciona muita gente. Além de q as bolsas erasmus são no mínimo ridículas. A q me deram nem pagava os meses todos de residência, qt mais a alimentação. O critério é, no mínimo dos mínimos, estúpido: o valor da bolsa é proporcional ao preço dos bilhetes de avião para o país de destino. É óbvio q é um péssimo critério, pq Londres é um dos destinos mais caros, mas tem viagens baratíssimas, e uma colega minha q foi para a Eslovénia recebeu uma bolsa maior q a minha pq nem sequer havia voos directos pra lá, e o custo de vida lá é super barato, pagava cerca de 1 euro por refeição...

Ao ler as palavras da Kasei recordei-me muito da experiência de uma prima que também foi fazer erasmus para Milão. Pelas coisas que contou, foi muito parecido ao que disseste, Kasei. Ela simplesmente adorou a experiência e ficou com umas saudades imensas dos meses lá passados. No início teve de se adaptar a algumas coisas (tem uma história engraçada com problemas de tomadas e máquinas de lavar que nunca percebi muito bem Razz) mas basicamente gostou imenso de lá estar!

Eu gostava de fazer Erasmus, embora ainda não pense muito nisso. E não me importava que fosse num país que se falasse uma língua diferente, porque para mim seria um desafio aliciante Smile
*Kaoru escreveu:(tem uma história engraçada com problemas de tomadas e máquinas de lavar que nunca percebi muito bem Razz)

LOLOL! Se ela esteve na mesma residência q eu, até já posso imaginar o q era. Havia uma sala com máquinas de lavar no piso 0, mas muitas vezes estavam avariadas, e havia só uma. Então havia coisas do tipo, pessoal a montar guarda à máquina q funcionava pra usar a seguir, sem ninguém passar à frente, pessoal q chegava às 4 da manhã depois de ter ido sair e ia tentar pôr roupa a lavar... Além das coisas mais bizarras q acontecia naquela sala: uma amiga minha uma vez pôs uns ténis a secar e alguém os atirou pela janela. Enfim...
Qt às tomadas, é uma parte chata em Itália: eles têm 3 tipos diferentes. E por causa disso é preciso andar sempre com adaptadores...

Kasei escreveu:LOLOL! Se ela esteve na mesma residência q eu, até já posso imaginar o q era. Havia uma sala com máquinas de lavar no piso 0, mas muitas vezes estavam avariadas, e havia só uma. Então havia coisas do tipo, pessoal a montar guarda à máquina q funcionava pra usar a seguir, sem ninguém passar à frente, pessoal q chegava às 4 da manhã depois de ter ido sair e ia tentar pôr roupa a lavar... Além das coisas mais bizarras q acontecia naquela sala: uma amiga minha uma vez pôs uns ténis a secar e alguém os atirou pela janela. Enfim...
Qt às tomadas, é uma parte chata em Itália: eles têm 3 tipos diferentes. E por causa disso é preciso andar sempre com adaptadores...

Foi um problema semelhante, sim! No caso dela, penso que as máquinas tinham um problema qualquer nas tubagens ou assim. As tomadas é exactamente isso, acho que ela se esqueceu de levar adaptadores e teve de andar à procura, enfim, muitas peripécias que fizeram com que adorasse a experiência.

Sei que não é a mesma coisa, mas quando fiz um intercâmbio para Inglaterra para estudar inglês, tive um "cheirinho" do que seria ir para um país estrangeiro nessas condições. E talvez seja por isso que também gostava de experimentar fazer Erasmus!
Eu gostava de fazer... Mas por outro lado não sei se aguentava ir sozinha pra 1 pais completamente desconhecido, sem ninguém conhecido, longe da familia e amigos durante 6 meses :X

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Erasmus. *_______________________________*

Eu quero tanto, tanto, tantooo fazer uma coisa do género! (se bem que, como não sei se vou fazer a faculdade na Europa, talvez não faça Erasmus mas sim uma coisa parecida mas com um nome diferente. xD)

A minha prof. de Inglês fez (foi para a Alemanha) e fala-nos com tanta paixão desse tempo que nos faz mesmo querer ir. xD Exactamente como a Kasei. xD

Definitivamente, quero fazer algo do género. Logo eu que simplesmente amo ir para novos sítios, conhecer novas culturas e, mais importante, aprender novas línguas! *-*
Sailor S escreveu:Eu gostava de fazer... Mas por outro lado não sei se aguentava ir sozinha pra 1 pais completamente desconhecido, sem ninguém conhecido, longe da familia e amigos durante 6 meses :X

Oh S, também inda és novita... Pra este tipo de coisas 2 ou 3 anos faz mais diferença na maneira de encarar as coisas do q parece. Qd me falavam em Erasmus no 1º ano eu ficava aterrorizada. Começava a imaginar-me sozinha num país desconhecido cuja língua n falava... Achava q era uma coisa horrível e q nunca seria capaz de o fazer. Mas mudei de opinião e ainda bem...

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77