Erasmus - experiencias
eu nunca fiz, mas gostava de fazer para itália, mais propriamente para a Florença. pois como estudo arquitectura acho que florença é uma das cidades mais bonitas e que mais arte e arquitectura tem para mostrar.
foi de Florença que sairam grandes arquitectos e artistas, como Miguel Angelo, entre outros. sei lá eu sou apaixonada por esta cidade
foi de Florença que sairam grandes arquitectos e artistas, como Miguel Angelo, entre outros. sei lá eu sou apaixonada por esta cidade

OMG OMG OMG OMG!!!!
Disso há taaaaaanto pra falar....
Eu estive um ano em Milão, a estudar no Politecnico do Milano. foi FABULOSO. MARAVILHOSO. FENOMENAL. Olha, nem sei, era capaz de tar aqui a noite toda.
Parte má? Acabou e ficaram as saudades. Ter feito amigos q dói saber q nunca mais vou ver. Recordações de um tempo q n volta, ainda q eu volte ao lugar. Mas nem por um milésimo de segundo nada disto me faz arrepender de o ter feito.
Eu sou uma pessoa um bocado medrosa, nunca me tinha imaginado a fazer uma coisa destas. Mas na minha faculdade, o prof de projecto de 4º ano tem fama (e proveito) de ser mesmo mauzão, ao ponto de chumbar mais de metade das pessoas. Algumas colegas minhas do ano anterior tiveram q injectar medicamentos tipo anti depressivos pra aguentar aquilo. Muita gente começou a falar em Erasmus pra "fugir" àquilo, e eu pensei, porque não?
Claro q ir pra um país onde não se fala a língua é uma ideia uma bocado aterrorizadora. Mas eu sempre fui boa a línguas e sabia q ia estar inserida num grupo onde toda a gente estaria a aprender. Por isso, fui em frente. E foi das melhores decisões q tomei na vida.
O ritmo de vida era frenético. Durante a semana dormia-se pouco pq iamos sair (todas as noites havia uma discoteca ou mesmo mais q uma com festas pra Erasmus onde n pagavamos pra entrar), e de manha, levantar pra ir para as aulas. Ao fim de semana, levantavamos também cedo, pq havia um montes de destinos de viagens, e tempo limitado para os conhecer. Então andávamos sempre exaustos. Mas super felizes.
Foi uma experiência multicultural muito intensa. Eu estava numa residência q era uma torre de 13 andares só pra erasmus. Pronto, só só não, havia uma quota de 2 italianos por piso... LOL! Foi mesmo fixe.
Não há situação melhor pra aprender uma língua. A maioria das pessoas vai acompanhada por um colega, mas eu fui sozinha. Por isso, não tinha outro remédio se não aprender, se queria comunicar. Ainda por cima o inglês deles é de fazer doer os ouvidos. Todas as anedotas q ouvem sobre italianos a falar inglês n são exagero, é mesmo assim. A língua deles tem uma sonoridade terrivelmente diferente, e eles n conseguem habituar-se a falar de outra maneira. Inda por cima tudo o q passa na TV ou no cinema é dobrado, por isso nem têm muitas hipóteses para ouvir.
Ah, pois, e ainda há o álcool. Se juntar os restantes 24 anos da minha vida, não bebi tanto como naquele ano. LOL! Foi a primeira vez q apanhei uma bebedeira a ponto de n me lembrar de algumas coisas no dia seguinte, aprendi a gostar de cerveja pq é a bebida mais barata, e tb descobri q é a única bebida q me faz ressaca. XD
Não sei q diga mais. Recomendo a toda a gente. A n ser q sejam demasiado comodistas, claro. A única pessoa q conheci q n gostou foi uma rapariga q estava lá no 1º semestre do ano em q fui, uma portuguesa, q achava tudo horrível, e q queria q fosse igual ao q era em casa. Novidade, pá: NÃO É IGUAL. Aliás, por isso é q a maioria das pessoas gosta. XD Morar numa residência implica q n tens uma vida como tens em casa, obviamente, e estar num país diferente quer dizer q n encontras as mesmas coisas, n falas a mesma língua e n comes a mm comida q comes em casa. Mas não é essa mesmo a ideia?! É preciso um bocado - ou melhor, muito - espírito de aventura. Passa-se muitas noites na rua ou nas estações de comboios, muitas vergonhas ao aprender a falar a língua, e na maioria dos destinos da Europa, muito frio. Mas até por isso é uma experiência inesquecível, para ter saudades durante o resto da vida.
Disso há taaaaaanto pra falar....
Eu estive um ano em Milão, a estudar no Politecnico do Milano. foi FABULOSO. MARAVILHOSO. FENOMENAL. Olha, nem sei, era capaz de tar aqui a noite toda.
Parte má? Acabou e ficaram as saudades. Ter feito amigos q dói saber q nunca mais vou ver. Recordações de um tempo q n volta, ainda q eu volte ao lugar. Mas nem por um milésimo de segundo nada disto me faz arrepender de o ter feito.
Eu sou uma pessoa um bocado medrosa, nunca me tinha imaginado a fazer uma coisa destas. Mas na minha faculdade, o prof de projecto de 4º ano tem fama (e proveito) de ser mesmo mauzão, ao ponto de chumbar mais de metade das pessoas. Algumas colegas minhas do ano anterior tiveram q injectar medicamentos tipo anti depressivos pra aguentar aquilo. Muita gente começou a falar em Erasmus pra "fugir" àquilo, e eu pensei, porque não?
Claro q ir pra um país onde não se fala a língua é uma ideia uma bocado aterrorizadora. Mas eu sempre fui boa a línguas e sabia q ia estar inserida num grupo onde toda a gente estaria a aprender. Por isso, fui em frente. E foi das melhores decisões q tomei na vida.
O ritmo de vida era frenético. Durante a semana dormia-se pouco pq iamos sair (todas as noites havia uma discoteca ou mesmo mais q uma com festas pra Erasmus onde n pagavamos pra entrar), e de manha, levantar pra ir para as aulas. Ao fim de semana, levantavamos também cedo, pq havia um montes de destinos de viagens, e tempo limitado para os conhecer. Então andávamos sempre exaustos. Mas super felizes.
Foi uma experiência multicultural muito intensa. Eu estava numa residência q era uma torre de 13 andares só pra erasmus. Pronto, só só não, havia uma quota de 2 italianos por piso... LOL! Foi mesmo fixe.
Não há situação melhor pra aprender uma língua. A maioria das pessoas vai acompanhada por um colega, mas eu fui sozinha. Por isso, não tinha outro remédio se não aprender, se queria comunicar. Ainda por cima o inglês deles é de fazer doer os ouvidos. Todas as anedotas q ouvem sobre italianos a falar inglês n são exagero, é mesmo assim. A língua deles tem uma sonoridade terrivelmente diferente, e eles n conseguem habituar-se a falar de outra maneira. Inda por cima tudo o q passa na TV ou no cinema é dobrado, por isso nem têm muitas hipóteses para ouvir.
Ah, pois, e ainda há o álcool. Se juntar os restantes 24 anos da minha vida, não bebi tanto como naquele ano. LOL! Foi a primeira vez q apanhei uma bebedeira a ponto de n me lembrar de algumas coisas no dia seguinte, aprendi a gostar de cerveja pq é a bebida mais barata, e tb descobri q é a única bebida q me faz ressaca. XD
Não sei q diga mais. Recomendo a toda a gente. A n ser q sejam demasiado comodistas, claro. A única pessoa q conheci q n gostou foi uma rapariga q estava lá no 1º semestre do ano em q fui, uma portuguesa, q achava tudo horrível, e q queria q fosse igual ao q era em casa. Novidade, pá: NÃO É IGUAL. Aliás, por isso é q a maioria das pessoas gosta. XD Morar numa residência implica q n tens uma vida como tens em casa, obviamente, e estar num país diferente quer dizer q n encontras as mesmas coisas, n falas a mesma língua e n comes a mm comida q comes em casa. Mas não é essa mesmo a ideia?! É preciso um bocado - ou melhor, muito - espírito de aventura. Passa-se muitas noites na rua ou nas estações de comboios, muitas vergonhas ao aprender a falar a língua, e na maioria dos destinos da Europa, muito frio. Mas até por isso é uma experiência inesquecível, para ter saudades durante o resto da vida.
Lol! Com o entusiasmo que a Kasei fala disto, até tenho pena de ter desistido de fazer erasmus... :
: Sim, eu estava a pensar em fazer erasmus no próximo ano. As cadeiras de mestrado do primeiro semestre são simplesmente horríveis... portanto, de certa forma, era uma maneira de fugir a isso. Não tinha muitos destinos para escolher, porque para o meu curso só se podia escolher ou a Roménia ou a Espanha. Concorri para Espanha porque tinha umas amigas que já andavam há tempos a falar em ir para a Roménia e não me pareceu certo tirar-lhes a vaga por ter tido um "vipe" de ir para erasmus... E sim, passava-lhes à frente, porque tenho uma média mais alta e falo inglês mais fluentemente (o exame conta muito) que elas. E só há duas vagas... Enfim... cheguei mesmo a preencher e a enviar o formulário, mas depois tive uns problemas familiares e não fui fazer o exame de espanhol. Agora nem sei se fico a fazer mestrado...
Enfim... acho que seria algo fantástico, tenho mesmo pena de não poder ter essa experiência :
:
: Sim, eu estava a pensar em fazer erasmus no próximo ano. As cadeiras de mestrado do primeiro semestre são simplesmente horríveis... portanto, de certa forma, era uma maneira de fugir a isso. Não tinha muitos destinos para escolher, porque para o meu curso só se podia escolher ou a Roménia ou a Espanha. Concorri para Espanha porque tinha umas amigas que já andavam há tempos a falar em ir para a Roménia e não me pareceu certo tirar-lhes a vaga por ter tido um "vipe" de ir para erasmus... E sim, passava-lhes à frente, porque tenho uma média mais alta e falo inglês mais fluentemente (o exame conta muito) que elas. E só há duas vagas... Enfim... cheguei mesmo a preencher e a enviar o formulário, mas depois tive uns problemas familiares e não fui fazer o exame de espanhol. Agora nem sei se fico a fazer mestrado...Enfim... acho que seria algo fantástico, tenho mesmo pena de não poder ter essa experiência :
:

Espaço publicitário:
Jobem, achas que possuis a visão interior? Que consegues ver para "além do que se vê"? Então vai já ao "against vampiras", pede o teu formulário e põe essa visão à prova!(limitado ao stock existente)!
Eu quero, quero, quero muito fazer Eramus *-* Deve ser uma experiência fantástica a todos os níveis x3
Se tiver oportunidade tento de certeza absoluta faze-lo
Se tiver oportunidade tento de certeza absoluta faze-lo

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Ah, mas há um factor muito importante a ter em conta. O dinheiro, claro. Como devem saber, somos um dos países mais baratos da europa, e isso nota-se bem qd fazemos erasmus. A excepção são os países do leste da europa. Os meus colegas q foram pra lá contavam q era tudo super barato. Mas na europa central, q é o destino de preferência da maior parte das pessoas, n é assim. É tudo muito caro. Só pelo quarto da residência eu pagava 350 euros por mês. E se n tivesse arranjado lá e precisasse de ir pra um apartamento, era difícil arranjar por este preço, era tudo mais caro. No refeitório da faculdade era 5 euros a refeição. Por isso é um "pormenor" q condiciona muita gente. Além de q as bolsas erasmus são no mínimo ridículas. A q me deram nem pagava os meses todos de residência, qt mais a alimentação. O critério é, no mínimo dos mínimos, estúpido: o valor da bolsa é proporcional ao preço dos bilhetes de avião para o país de destino. É óbvio q é um péssimo critério, pq Londres é um dos destinos mais caros, mas tem viagens baratíssimas, e uma colega minha q foi para a Eslovénia recebeu uma bolsa maior q a minha pq nem sequer havia voos directos pra lá, e o custo de vida lá é super barato, pagava cerca de 1 euro por refeição...
Ao ler as palavras da Kasei recordei-me muito da experiência de uma prima que também foi fazer erasmus para Milão. Pelas coisas que contou, foi muito parecido ao que disseste, Kasei. Ela simplesmente adorou a experiência e ficou com umas saudades imensas dos meses lá passados. No início teve de se adaptar a algumas coisas (tem uma história engraçada com problemas de tomadas e máquinas de lavar que nunca percebi muito bem
) mas basicamente gostou imenso de lá estar!
Eu gostava de fazer Erasmus, embora ainda não pense muito nisso. E não me importava que fosse num país que se falasse uma língua diferente, porque para mim seria um desafio aliciante
) mas basicamente gostou imenso de lá estar!Eu gostava de fazer Erasmus, embora ainda não pense muito nisso. E não me importava que fosse num país que se falasse uma língua diferente, porque para mim seria um desafio aliciante

*Kaoru escreveu:(tem uma história engraçada com problemas de tomadas e máquinas de lavar que nunca percebi muito bem)
LOLOL! Se ela esteve na mesma residência q eu, até já posso imaginar o q era. Havia uma sala com máquinas de lavar no piso 0, mas muitas vezes estavam avariadas, e havia só uma. Então havia coisas do tipo, pessoal a montar guarda à máquina q funcionava pra usar a seguir, sem ninguém passar à frente, pessoal q chegava às 4 da manhã depois de ter ido sair e ia tentar pôr roupa a lavar... Além das coisas mais bizarras q acontecia naquela sala: uma amiga minha uma vez pôs uns ténis a secar e alguém os atirou pela janela. Enfim...
Qt às tomadas, é uma parte chata em Itália: eles têm 3 tipos diferentes. E por causa disso é preciso andar sempre com adaptadores...
Kasei escreveu:LOLOL! Se ela esteve na mesma residência q eu, até já posso imaginar o q era. Havia uma sala com máquinas de lavar no piso 0, mas muitas vezes estavam avariadas, e havia só uma. Então havia coisas do tipo, pessoal a montar guarda à máquina q funcionava pra usar a seguir, sem ninguém passar à frente, pessoal q chegava às 4 da manhã depois de ter ido sair e ia tentar pôr roupa a lavar... Além das coisas mais bizarras q acontecia naquela sala: uma amiga minha uma vez pôs uns ténis a secar e alguém os atirou pela janela. Enfim...
Qt às tomadas, é uma parte chata em Itália: eles têm 3 tipos diferentes. E por causa disso é preciso andar sempre com adaptadores...
Foi um problema semelhante, sim! No caso dela, penso que as máquinas tinham um problema qualquer nas tubagens ou assim. As tomadas é exactamente isso, acho que ela se esqueceu de levar adaptadores e teve de andar à procura, enfim, muitas peripécias que fizeram com que adorasse a experiência.
Sei que não é a mesma coisa, mas quando fiz um intercâmbio para Inglaterra para estudar inglês, tive um "cheirinho" do que seria ir para um país estrangeiro nessas condições. E talvez seja por isso que também gostava de experimentar fazer Erasmus!
Erasmus. *_______________________________*
Eu quero tanto, tanto, tantooo fazer uma coisa do género! (se bem que, como não sei se vou fazer a faculdade na Europa, talvez não faça Erasmus mas sim uma coisa parecida mas com um nome diferente. xD)
A minha prof. de Inglês fez (foi para a Alemanha) e fala-nos com tanta paixão desse tempo que nos faz mesmo querer ir. xD Exactamente como a Kasei. xD
Definitivamente, quero fazer algo do género. Logo eu que simplesmente amo ir para novos sítios, conhecer novas culturas e, mais importante, aprender novas línguas! *-*
Eu quero tanto, tanto, tantooo fazer uma coisa do género! (se bem que, como não sei se vou fazer a faculdade na Europa, talvez não faça Erasmus mas sim uma coisa parecida mas com um nome diferente. xD)
A minha prof. de Inglês fez (foi para a Alemanha) e fala-nos com tanta paixão desse tempo que nos faz mesmo querer ir. xD Exactamente como a Kasei. xD
Definitivamente, quero fazer algo do género. Logo eu que simplesmente amo ir para novos sítios, conhecer novas culturas e, mais importante, aprender novas línguas! *-*
Sailor S escreveu:Eu gostava de fazer... Mas por outro lado não sei se aguentava ir sozinha pra 1 pais completamente desconhecido, sem ninguém conhecido, longe da familia e amigos durante 6 meses :X
Oh S, também inda és novita... Pra este tipo de coisas 2 ou 3 anos faz mais diferença na maneira de encarar as coisas do q parece. Qd me falavam em Erasmus no 1º ano eu ficava aterrorizada. Começava a imaginar-me sozinha num país desconhecido cuja língua n falava... Achava q era uma coisa horrível e q nunca seria capaz de o fazer. Mas mudei de opinião e ainda bem...
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.