Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Entrevista a Fernanda Figueiredo - Voz de Sailor Moon (PT)

Há algum tempo, fiz uma entrevista, com mais dois fãs de anime, a Fernanda Figueiredo, uma das actrizes que deu a voz na dobragem portuguesa de Sailor Moon. Bom, posso dizer-vos que a Fernanda é uma pessoa simpaticíssima e que a entrevista foi uma experiência espectacular. Penso que alguns de vocês talvez tenham curiosidade em ver a entrevista. Aqui fica o link: http://animaniantiga.blogspot.com/search?q=Fernanda+Figueiredo
Karura– Pois, eu hoje em dia não consigo ver o Luna como uma gata! Não faz sentido... (risos)

Fernanda Figueiredo – Pois, não faz sentido! É que tinha uma atitude de gato... Desde sempre teve uma atitude de gato! Desde sempre!

Karura – Era mais másculo... (risada total)

Fernanda Figueiredo – Era... A Luna toda coisa, cheia de brilhantes, não era? Era bicha! (risada total) Era gata bicha... (risos)

LOOOOL ri-me tanto nesta parte! XD
E gostei muito da entrevista! É pena que ela ache que Sailor Moon é violento Pensativo (bem, ok tem certas partes lolol). Mas fiquei muito feliz por ver que ela ainda se recordava mais ou menos bem do que se passou Embaracoso
Parabéns pela entrevista.
Gostas de mistérios, dramas, romance, acção, emoções e muito mais?
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
Adorei a entrevista da Fernanda Figueiredo...
Mas fiquei curiosa por saber qual foi a cena que eles cortaram, por ter muita violencia. scratch Na minha opiniao nao era assim tao violento, nos dias de hoje se formos a ver a episodios muito violentos... e no dragon ball era tudo mais violento e mostravam!!!!

Mas agora sei porque, eu gostava tanto de ver o pequeno dracula, era aquela voz k me ataria... lol!
Parabens pela entrevista ta muito gira!

:jupimgood:

»»»A minha 1ºfic: Coração de Esperança«««

Vendo Manga da Sailor Moon Super contente NOVOS.

Ainda bem que gostaram, Haruhi e Miriam88! Smile

Quanto a ela achar violento, bem, devo dizer que também ficámos um pouco admirados, sobretudo tendo em conta muitas coisas tão violentas que passam hoje na televisão...
A respeito ao episódio que ela diz que era muito violento... Era um episódio da Classic, em que a acção se passa praticamente toda num ceminério, o episódio 26, parece-me.

Não só essa cena (ou episódio) não foi cortado, como nenhuma cena ou episódio foi cortado na dobragem portuguesa.
Já a Cristina Paiva pediu para cortarem uma cena de um episódio da SuperS e não lhe fizeram a vontade.
Alguns diálogos podem ter sido suavisados, mas podemos dar-nos por felizes por não terem cortado nenhuma cena.

Aproveito ainda para renovar os meus parabéns para os mentores desta iniciativa. Embaracoso

Reader, não é "uma das Sailor Moon"... :Embaracoso': Sailor Moon é só uma... :Embaracoso':

Bem, esta entrevista já está no site...
Apesar de já haver um tópico sobre esta entrevista, não bloqueei este porque o outro está no Arquivo por falta de participação... A ver vamos se este é mais movimentado...

Star Uranus escreveu:Já a Cristina Paiva pediu para cortarem uma cena de um episódio da SuperS e não lhe fizeram a vontade.

Agora fiquei curioso... Qual cena?

Quanto à censura que ela fala, penso que está a fazer confusão. Ao ler essa parte da entrevista também lembrei-me desse episódio, mas não é assim tão violento que justifica-se ser censurado. Pelo menos, é o que eu acho... :Pensativo:

Welcome to the Jungle!
Obrigado Amigo Secreto de Setembro! *_*

Não sei se vocês também acharam graça, mas eu achei piada quando ela fala do Luna e diz que subitamente descobriram que era uma gata e não um gato e tiveram de arranjar soluções para isso. Laughing

Fernanda Figueiredo – Para ligar... Para fazer do gato, gata e da gata, gato! Porque de facto era uma coisa... Lá está, nós também não sabíamos do outro que era mulher, não era? Foi exactamente a mesma situação, foram surpresas! De repente, “AI O LUNA É GATA!” (risos). E depois lá se arranjou aquele esquema como vocês sabem (risos). Mas foi tudo inventado. Quer dizer, tivemos que reescrever aquele bocadinho, que foi uma historieta que não vinha nos textos originais e a gente reescreveu aquilo tudo para encaixar a situação... Porque acho que já não me lembro bem o que a gente escreveu, mas resolveu-se a situação. O que é preciso é resolver a situação, não é verdade?

Deve ter sido engraçado! Laughing
Por outro lado, acho que também dá para uma pessoa perguntar a si própria: "Por que é que informações importantes como esta (que era uma gata e não um gato) não chegavam à equipa de dobragem, para não haver estes equívocos e obrigar os actores a fazer mudanças nos textos originais?"
miriam88 escreveu:Adorei a entrevista da Fernanda Figueiredo...
Mas fiquei curiosa por saber qual foi a cena que eles cortaram, por ter muita violencia. scratch
Na minha opiniao nao era assim tao violento, nos dias de hoje se formos
a ver a episodios muito violentos... e no dragon ball era tudo mais
violento e mostravam!!!!

Mas agora sei porque, eu gostava tanto de ver o pequeno dracula, era aquela voz k me ataria... lol!
Parabens pela entrevista ta muito gira!

:jupimgood:

Concordo contigo miriam, gostei tb muito da entrevista. Quanto à cena cortada tb fiquei curiosa, mas como o Star Uranus disse, não foi cortada nenhuma cena...ela pode ter confundido foi com a série Cavaleiros do Zodiaco (embora eu ache que ela não participou nessa série); nesta série a RTP1 até deixou de a transmitir por queixas dos telespectadores por ter muita violência; pouco depois a SIC voltou a trnamitir mas cortou, salvo-erro, o episódio 37...podem ver mais informações sobre esta série aqui: http://desenhosanimadospt.blogspot.com/2009/03/os-cavaleiros-dos-zodiaco.html
Mas enfim, demo-nos por contente por não terem cortado nada! hehe (sim porque, tal como disseste, o dragon ball, que eu tb gosto, mostram tudo, mesmo quando eles tão a levar, perdoem-me a expressão, "porrada três em pipa!")

Reader escreveu:Ainda bem que gostaram, Haruhi e Miriam88! Smile
Quanto a ela achar violento, bem, devo dizer que também ficámos um pouco admirados, sobretudo tendo em conta muitas coisas tão violentas que passam hoje na televisão...

Ora aí está! Ainda no outro dia um amigo meu estava a dizer que não gostava muito de certos animes (na altura tavamos mais a falar de Naruto e Dragon Ball) por serem muito violentos, e que isso fazia mal. No entanto fizemos-lhe ver a razão (pobre rapaz, foi bombardeado com argumentos :vergonha: ): agora os desenhos animados são muito piores e, além disso, os animes são japoneses, que têm outra mentalidade e que para eles é normal mostrarem a realidade. Enfim, mas a entrevista estava muito boa, apesar de a não ter lido toda :vergonha: :vergonha: :vergonha: :vergonha: :vergonha: :vergonha: :vergonha:!

Continuação do bom trabalho no Animania Pura!

Obrigada Sailor Di ^^ amei
Gostei muito da entrevista!
Gostava que fizeses mais entrevistas a mais dobradoras da Sailor Moon!

Obrigada, adorei o presente!
O meu Fórum!
http://inuyashaportugal.forumeiros.com/forum.htm

A minha primeira fic: "O Mistério da Rosa"
A actriz Fernanda Figueiredo e sem duvida a melhor dobradora de sempre em portugal....
Que desilusão! Não gostei de quase nada do que Fernanda Figueiredo disse sobre Sailor Moon. É uma pena, porque esperava algo melhor da sua parte, o que ela deu a entender é que a protagonista é uma atrasada mental e esta uma série violenta. Beicinho
Sim o que ela disse não foi a coisa mais bonita, mas foi sincera, e vejo que ela gostou muito dos sentimentos que a personagem transmitia ao se preocupar com todos e ao querer ajudar todos, na verdade a Sailor Moon é um anime cheio de esperança e a Fernanda mencionou, com outras palavras Matreiro

Muitoo Obrigadooo Amigo Secreto

3/4 nesta comunidade!
Eu no outro dia, por acaso, a ver televisão, na rtp2, qual não foi o meu espanto quando começo a ouvir a chibiusa numa gorda de biquini Matreiro, não, não era a Chibiusa, são uns desenhos animados chamados "A Ilha dos desafios" em que a Fernanda Figueiredo faz dobragem, olhem eu nem queria acreditar, vejam se tiverem oportunidade, ela dá a voz a 3 ou mais personagens é de mais e a série em si é também bem divertida.

Mais uma coisa, que também me apanhou muito desprevenido, só que esta foi mesmo a sério, ontem fui a uma visita de estudo a Mafra, e no palácio fazem uma peça de teatro do "Memorial do Convento", nisto, quando já estava sentado, entra o senhor que faz de padre na peça, quando começa a falar, não é nem mais nem menos que o Gonçalo/Mascarado/Seya Matreiro, era o Rogério Jacques!!!
Olhem a sério, fiquei fascinado para o resto do dia, eu não estava mesmo nada à espera, eu queria ter perguntado se podia vê-lo ou pedir um autógrafo, fiquei com pena de não o ter feito, só que eu também como estava com o grupo não queria perder-me... Mas olhem só por isso já valeu a pena ter lá ido.
Só te digo assim, quem por norma faz os padres todos na TV é o Rogério Jaques Matreiro

Opah nem me digas nada quanto à gorda de biquini da Ilha dos desafios, eu no outro dia estava a fazer zapping na tv e calhou ver isso, e até me apaguei. Mas a Fernanda Figueiredo fez também a voz da Bunny XD então imagina o meu desespero.

Either way eu parti-me a rir com a entrevista dela, e tocou-me imenso a forma como ela falou do António Semedo.

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...

Para começar queria agradecer por partilharem com este fórum tão interessante entrevista.Queria também expressar o meu mais profundo desagrado e decepção,tristeza quando percebi que a Fernanda Figueiredo ao falarem-lhe de SailorMoon, não revelou qualquer interesse. Só á segunda insistência da pessoa que conduzia a entrevista se resolveu felizmente ou infelizmente a partilhar algo sobre uma série de Anime de culto em todo o mundo como é "Pretty Guardian Sailor Moon"!!! Como se este facto não basta-se, Ainda tive que ler que os japoneses são violentos !?(ISTO NUM PAÍS QUE TEM A MENOR TAXA DE CRIMINALIDADE DO MUNDO E QUE TÓKYO É A CIDADE MAIS SEGURA DO MUNDO SEGUNDO ESTUDOS ESTATÍSTICOS INQUESTIONÁVEIS) Mas mais PERPLEXO fiquei quando a senhora disse que por sua iniciativa(nem sequer foi o director de programas da Sic) consegui-o que se corta-se uma cena que segundo esta era considerada violenta e ofensiva para as nossas crianças. Bem parece-me q se abre aqui um paradoxo porque em outros países da Europa incluindo o Japão essa mesma cena não foi censurada!!! ou será que as crianças japonesas e estrangeiras são mais adultas que as nossas!?não me parece(pelo menos p mim) A classificação deste Anime é: Sentai/Mahõ Shojo (Raparigas Guerreiras,mágicas) Receio que Srª Figueiredo desconheça este tipo de classificação étaria.É um género para pessoas de 14 a 15 anos. Quando tinha 10 anos vi "Saint Seya ou Cavaleiros do Zódiaco"(Shonen tal como Dragon Ball) na RTP e isso SIM ERA VIOLENTO e dramático para ter passado num espaço infantil.Mas este Anime já é para adolescentes. Bem não vou dizer mais nada porque senti um grande vazio em mim ao saber que o Anime por cá é incompreendido e na minha humilde opinião inferiorizado aquela que é uma das melhores senão a melhore animação do mundo.
Nenhuma cena foi censurada cá. Pode ter sido intensão dela cortar a tal cena, mas acabou por não se concretizar. Quando foi entrevistada, há-de ter feito alguma confusão.

Há uma grande diferença entre o público japonês e o ocidental, sim. São culturas e educações completamente diferentes e o que para eles é normal, para nós não é e vice-versa.

"Raparigas Mágicas" é o género do anime, e não a sua classificação. Embaracoso Além de que SM tem como público-alvo principal crianças até aos 9/10 anos, por aí, e não 14 a 15 anos.

Compreendo o teu desagrado, porque também fiquei aborrecido em relação à forma como a Fernanda Figueiredo se referia à série, mas há que ver que ela faz dobragens há uma data de anos. Quando dobrou SM, esse já era o trabalho dela há uns 15 anos, por isso, era mesmo só mais uma série. Este tipo de trabalhos não marca especialmente os actores. Além disso, essa entrevista não era dedicada especialmente a SM, daí terem que "puxar" mais por ela.

Dommo Arigatou Star Uranus pela tua diligente informação em relação à lacuna de conhecimento que tinha respeitante ao episódio, o qual supostamente pensava ter sido pedido pela Fernanda para ser cortado. Mas sabes gostava de esclarecer,aguçar que referes que "Raparigas Mágicas" são um género e não um tipo de classificação étaria. Bem em relação a este ponto era importante que se percebe-se que o género é também um classificador de idades(fonte E-Books of Manga). Sendo os outros 3 restantes: o Shonen indicado especilmente para Rapazes14 a 15(ex Dragon Ball);Seinen +18anos (ex Gosht in Shell);Kodomo desenvolvido p crianças 9 a 10(ex Pokémon). Estes são internacionalmente canonizados como Géneros principais. existindo mais de 50 géneros no Japão não conhecidos a não ser numa comunidade Otaku. O género Shojo chegou em 1952(Europa) e foi desenvolvido pricipalmente para o raparigas 13 a 14. Mas desde sempre foi um género adoptado, e com imensos fãs masculinos, nem que mais não fosse porque queriam ver meninas bonitas pelas quais são unidos pela expressão máxima desta cultura o MOE(paixão ardente traduzido). De resto concordo inteiramente contigo e subscrevo que são actores com um longo historial,logo não se recordam dos seus mais tardios trabalhos.Tal como as difrenças culturais que são abissais.Fico feliz por teres em conta as minhas opiniões e gostava de perguntar qual é a tua navegante favoríta. Abraçinho e uma vénia p ti.
ErniPon escreveu:Dommo Arigatou Star Uranus pela tua diligente informação em relação à lacuna de conhecimento que tinha respeitante ao episódio, o qual supostamente pensava ter sido pedido pela Fernanda para ser cortado.
E, pelo que ela disse na entrevista, pediu para cortarem a cena ou o episódio. Mas nada foi cortado cá. Ou confundiu com outra série qualquer ou ficou convencida de que tinham cortado a tal cena e afinal não cortaram (o que seria estranho, já que ela dirigiu a dobragem de SM Pensativo 2).

ErniPon escreveu:Mas sabes gostava de esclarecer,aguçar que referes que "Raparigas Mágicas" são um género e não um tipo de classificação étaria. Bem em relação a este ponto era importante que se percebe-se que o género é também um classificador de idades(fonte E-Books of Manga). Sendo os outros 3 restantes: o Shonen indicado especilmente para Rapazes14 a 15(ex Dragon Ball);Seinen +18anos (ex Gosht in Shell);Kodomo desenvolvido p crianças 9 a 10(ex Pokémon).
Mas, a ser assim, isso só faz sentido no Oriente.
No Ocidente, se são bonecos, são para crianças. Eu via Dragon Ball quando estava na primária e, pelo que tu dizes, é uma série para adolescentes. Aliás, quase tudo o que é desenho animado que passava cá nos anos 90 era posto em horário infantil. Tinhas Evangelion, por exemplo, que não considero, de todo, para crianças, a passar ao sábado de manhã. Ou Cavaleiros do Zodíaco que também passavam em horário infantil (e esta série os actores detestaram fazer, por causa da violência Matreiro).

ErniPon escreveu:são actores com um longo historial,logo não se recordam dos seus mais tardios trabalhos.Tal como as difrenças culturais que são abissais.
É realmente uma pena que a Fernanda Figueiredo tenha SM em tão pouca consideração, já que terá sido uma das maiores séries que ela dobrou, a par de Dragon Ball mas, lá está, os actores dobram uma data de bonecos ao mesmo tempo, de várias séries, e as preferências deles são muito diferentes das dos fãs. Ela fala com muito mais carinho de séries muito mais antigas e que hoje "ninguém" conhece. Pensativo

Devo dizer que cometi um erro quando disse que o Género Shojo chegou 1952 à Europa. Rectifico aqui a minha falta de atenção para explicar que foi 1950 que surgiu no Japão.E não na Europa.Mudando de assunto,a minha pergunta anterior pode ter parcido off tópico mas não me chegas-te a dizer qual é a tua sailor favorita? bounce EDIT: Espero que n esteja a colocar a pergunta no tópico errado.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano