Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Eleições

Votar, um direito de todos nós, e uma coisa dita "tão simples" que tem matado milhões de pessoas ao longo da História.

Mas votar não é tão simples.
NÃO BASTA sair de casa e exercer o direito de VOTO. Mais de metade do país não votou (abstenção de 63%), com o PRETEXTO de não acreditar na política, etc etc...

Tretas.

Quantas pessoas em Portugal se dão ao TRABALHO de consultar as páginas da Internet de cada partido, de ler os manifestos, de ler as propostas e os métodos, e de descobrir mais sobre o Currículo de Vida das pessoas que foram sugeridas para deputadas em cada partido?

Dá muito trabalho... e nós por cá não gostamos de ter trabalho. É preferível ouvir os disparates da comunicação social AKA: TVI, etc....

Mas verdade se diga, que não é só em Portugal. Na Europa, quase nenhum país tem uma média de votos satisfatória, tirando a Inglaterra e a França, onde as pessoas mostraram um pouco de mais de consciência política.

Ainda assim... faz-me aflição ver a Europa entregue aos partidos de direita central.
Preferiram ficar calados; agora não se queixem se o PDS fizer asneira (mas é claro que se queixam. Os políticos são para se criticar, né...?).
Para quem ainda estiver indeciso com as eleições de dia 27 - http://www.bussolaeleitoral.pt
Curiosamente o meu resultado foi exactamente em quem estou a pensar votar...
E desta vez é algo que nos afecta ligeiramente mais do que os euro-deputados.

Foi bom foi ver aqueles debates entre as pessoas dos partidos, para ter uma melhor ideia de quem faz o quê, o que querem e assim.. Tive pena foi de, mais uma vez, ser algo que se resumiu aos 'grandes' partidos.. Se dessem mais importância aos pequenos tenho ideia de que não voltava a haver maiorias absolutas...

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Isso é giro, mas a mim não acertou mesmo!! Ficou longe!!! (Ou não, eu nunca tinha ouvido falar daquele partido!!!) LOL Ok, se calhar isso significa que eu não percebo muito de política, o que é mesmo verdade. Em muitas das perguntas eu não sabia o que pensar, dado que não estou dentro dos assuntos. No entanto, não vou mudar de ideias, uma vez que já decidi em quem votar. Mas não há dúvidas que pode ajudar os mais indecisos!
A abstenção nas eleiçoes de dia 27 foi MUITO menor.... até fiquei espantada.
É normal que isso tenha acontecido. Agora eram as legislativas, as pessoas percebiam melhor para o que é que estavam a votar. No caso das europeias, muita gente nem percebia muito bem o que isso era, pelo que preferiram nem ter trabalho de sair de casa!
Rayana_Wolfer escreveu:Votar, um direito de todos nós, e uma coisa dita "tão simples" que tem matado milhões de pessoas ao longo da História.

Mas votar não é tão simples.
NÃO BASTA sair de casa e exercer o direito de VOTO. Mais de metade do país não votou (abstenção de 63%), com o PRETEXTO de não acreditar na política, etc etc...

Tretas.

Quantas pessoas em Portugal se dão ao TRABALHO de consultar as páginas da Internet de cada partido, de ler os manifestos, de ler as propostas e os métodos, e de descobrir mais sobre o Currículo de Vida das pessoas que foram sugeridas para deputadas em cada partido?

Dá muito trabalho... e nós por cá não gostamos de ter trabalho. [...]

Mas verdade se diga, que não é só em Portugal. Na Europa, quase nenhum país tem uma média de votos satisfatória, tirando a Inglaterra e a França, onde as pessoas mostraram um pouco de mais de consciência política.

Ainda assim... faz-me aflição ver a Europa entregue aos partidos de direita central.
Preferiram ficar calados; agora não se queixem se o PDS fizer asneira (mas é claro que se queixam. Os políticos são para se criticar, né...?).
Pois é, tens razão... As últimas Legislativas foram, se não estou em erro, as que tiveram maior abstenção... E, sinceramente, não compreendo...

Em parte, entendo que as pessoas estejam fartas dos partidos que "são todos açucar do mesmo pacote". No entanto, não é a ficar em casa com o rabo enterrado no sofá que mostram que estão descontentes. É a ir à Assembleia de Voto e meter o papelinho dentro da urna. Não se gosta de nenhum partido? Não se identifica com nenhum? Não há partido que apresente medidas concretas e satisfatórias? Vota-se em branco. É assim que se mostra que não acredita nos políticos e que não se identifica com nenhum partido.

Tal como disseste, há quem morra por um direito que nós temos. Temos o direito (e o dever) de escolher quem por nós decide. Quando não votamos, mostramos que não estamos interessados em participar no futuro do nosso País. Como li numa crónica sobre as eleições, mostra que não nos interessa quem está no "comando". Mostra que não nos importamos que venha aí uma ditadura, uma monarquia, o que seja.

E é triste... Parece que o dia 25 de Abril é apenas um feriado, um dia em que não se trabalha e podemos estar descançados em casa a ver um filme enquanto comemos pipocas de microondas.

Agora vêem as Autárquicas e sempre quero ver o que vai saír daí... Tal como as Legislativas, estas eleições são importantíssimas. Principalmente, porque definem, em concreto, o que vai acontecer nos concelhos de todo o País durante os próximos anos.

É muito bonito podermos reclamar que as estradas têm buracos, que falta iluminação na nossa rua, que precisamos disto e daquilo na nossa cidade... Mas a melhor forma de mostrar o que realmente queremos, é através do voto. Não importa em quem se vota, se é em A, B, ou C. Importa que se vote e em consciência, porque estamos a decidir o futuro do nosso concelho / freguesia.

Se não têm ideia do que os políticos das vossas terras querem fazer, experimentem ouvir o Tempo de Antena das rádios das vossas terras (as rádios locais). Todas as rádios locais têm Tempos de Antena duas vezes por dia, para que as pessoas possam tentar entender o que é que os partidos das suas terras se propõem a fazer. Se não tiverem tempo para isso, se não sabem os horários dos Tempos de Antena ou se vos aborrece ouvir, no domingo, vão lá ao sítio onde devem votar e não ponham cruzinha nenhuma nos boletins.

O que importa é votar. Em quem ou no quê, só vocês sabem...

Vi algumas confusões por aqui em relação a partidos políticos. Não sei se já responderam a isso, mas aqui vai uma ajuda:

- PCP (Partido Comunista Português) tem como líder actual Jerónimo de Sousa;
- CDU (Coligação Democrática Unitária) é uma coligação entre os partidos PCP e PEV (Partido Ecologista "Os Verdes"), que o fazem em todas as eleições
Eu acho que os partidos precisavam de uma "regeneração", mais malta jovem, mas infelizmente os jovens parecem já não estar muito interessados :s chego a falar com colegas minhas que são tão "frescas" para umas coisas, e quando é de política, tem comentários que os meus avós com 80 anos e tal têm :s não acho normal, toda a gente se queixa e ninguém faz nada para melhorar?
Acho que os jovens se deveriam interessar mais Smile
Sim, há um grande distanciamento dos jovens em relação à política. Mas não é só dos jovens, é de toda a população em geral. Temos uma classe política que não soube cultivar a participação dos cidadãos. A ideia dos referendos são uma ajuda, mas não chega.

A forma como a política e o país têm sido conduzidos levou a que as pessoas não confiassem nem acreditassem neles. Vêm-nos como distantes...
Era deste tipo de comentários que eu sinto falta Poseidon Very Happy sim eu concordo contigo. A população em geral já não acredita no governo, já não tem fé, porque eles acabam por também não saber chegar ao público, há imensos escândalos e polémicas, mas na hora de cativar e chamar à atenção do público, acaba por ser nas épocas de eleições e depois essa tentativa de chegar ao povo praticamente fica extinta, como dizeste os referendos são uma ajuda, mas não é tudo, ainda há um grande trabalho pela frente, que eles falham um pouco nisso Embaracoso

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu