Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Cuidados a ter na Internet

Pesquisei e parece-me que não existe nenhum tópico no fórum relacionado com esta temática. No semestre passado tive a oportunidade de aceder a alguns estudos que abordam a forma como as crianças e os jovens utilizam a internet, isso deixou-me algo pensativa e mesmo até preocupada. Neste semestre numa cadeira onde estou a falar sobre as tecnologias dei por mim a ler um capítulo novamente sobre a forma como os mais novos utilizam este meio e surpreendentemente as conclusões que se pode tirar desse estudo são as seguintes:

- Grande maioria das crianças e dos jovens não tem os computadores monitorizados pelos pais ou responsáveis;
- Grande maioria das crianças e dos jovens não tem os computadores em áreas das casas comuns (como a sala, cozinha, etc), geralmente têm os computadores nos quartos onde dormem;
- Num estudo onde conheço uma pessoa que participou nesse mesmo estudo, no qual foram entrevistadas cercas de 1000 crianças dos países europeus, incluindo Portugal, grande maioria das crianças e dos jovens, já se sentiram de alguma forma ameaçadas/os na internet e são raros os que acabam por contar aos pais;

Posto isso, e como noto que cada vez existem utilizadores mais novos aqui no fórum independentemente da idade que digam ter no perfil, pareceu-me pertinente fazer aqui uma chamada de atenção para as coisas que NÃO devem fazer na internet (quer seja em redes sociais, chats, fóruns, e-mails, etc):

1. Não coloquem informações que possam levar desconhecidos a encontrá-los(as), como por exemplo dados sobre o local onde residem, trabalham, estudam, números de telefone;
2. Ao receberem um pedido de amizade na vossa página pessoal, vejam sempre a página dessa pessoa primeiro. Leiam o que essa pessoa escreve, vejam as suas fotografias e leiam os comentários deixados por outros utilizadores. Se houver alguma coisa que vos deixem desconfortáveis, recusem adicionar essa pessoa.
3. Se apenas aceitarem ter nas vossas redes de amigos aqueles que já conhecem pessoalmente, os jovens diminui muito as probabilidades de ser abordado por um predador online, ou serem vítimas de cyberbullying;
4. Não aceitar conhecer amigos virtuais pessoalmente, na internet, devido ao livre acesso e ao "anonimato" as pessoas nem sempre são o que dizem ser, nunca se sabe quem está do lado de lá e por isso é melhor não facilitar, há casos de pessoas que se fazem passar pelo sexo oposto, mentem na idade, profissão, etc;
5. Cuidado igualmente para as fotografias que partilham na internet, evitem publicar fotografias onde se possa facilmente ver onde residem, trabalham ou estudam, bem como devem evitar publicar fotografias "provocantes";
6. Não colocar informações de terceiros nas rede sociais, fóruns, etc pois através desses mesmos dados podem também identificá-los;
Fonte

Apesar de nos estudos ser muitas vezes referidos as crianças e os adolescentes, é necessário lembrar que pessoas mais velhas também podem ser facilmente enganadas, ainda não há muito tempo, foi condenado um homem que burlou diversas mulheres portuguesas, fazendo-se passar por uma pessoa que não era e aliciando as vítimas em websites. Muitas das vítimas tinham mais de 40/50 anos. Por isso relembro que todo o cuidado é pouco e é melhor não facilitar.
Sofia,

Fazes bem criar a temática neste espaço. Sabendo que encontra-se disponivel na net e  constante noticiada nos meios de comunicação (ex: telejornal),  a informação presente é importante, principalmente, para membros mais novos com idades menores. Devem ler atentamente o tópico e refletir sobre o assunto (Ler fonte com hiperligação!) para evitar situações desagradáveis como está exemplificado no fim deste artigo.
SofiaFlower escreveu:Pesquisei e parece-me que não existe nenhum tópico no fórum relacionado com esta temática. No semestre passado tive a oportunidade de aceder a alguns estudos que abordam a forma como as crianças e os jovens utilizam a internet, isso deixou-me algo pensativa e mesmo até preocupada. Neste semestre numa cadeira onde estou a falar sobre as tecnologias dei por mim a ler um capítulo novamente sobre a forma como os mais novos utilizam este meio e surpreendentemente as conclusões que se pode tirar desse estudo são as seguintes:

- Grande maioria das crianças e dos jovens não tem os computadores monitorizados pelos pais ou responsáveis;
- Grande maioria das crianças e dos jovens não tem os computadores em áreas das casas comuns (como a sala, cozinha, etc), geralmente têm os computadores nos quartos onde dormem;
- Num estudo onde conheço uma pessoa que participou nesse mesmo estudo, no qual foram entrevistadas cercas de 1000 crianças dos países europeus, incluindo Portugal, grande maioria das crianças e dos jovens, já se sentiram de alguma forma ameaçadas/os na internet e são raros os que acabam por contar aos pais;

Posto isso, e como noto que cada vez existem utilizadores mais novos aqui no fórum independentemente da idade que digam ter no perfil, pareceu-me pertinente fazer aqui uma chamada de atenção para as coisas que NÃO devem fazer na internet (quer seja em redes sociais, chats, fóruns, e-mails, etc):

1. Não coloquem informações que possam levar desconhecidos a encontrá-los(as), como por exemplo dados sobre o local onde residem, trabalham, estudam, números de telefone;
2. Ao receberem um pedido de amizade na vossa página pessoal, vejam sempre a página dessa pessoa primeiro. Leiam o que essa pessoa escreve, vejam as suas fotografias e leiam os comentários deixados por outros utilizadores. Se houver alguma coisa que vos deixem desconfortáveis, recusem adicionar essa pessoa.
3. Se apenas aceitarem ter nas vossas redes de amigos aqueles que já conhecem pessoalmente, os jovens diminui muito as probabilidades de ser abordado por um predador online, ou serem vítimas de cyberbullying;
4. Não aceitar conhecer amigos virtuais pessoalmente, na internet, devido ao livre acesso e ao "anonimato" as pessoas nem sempre são o que dizem ser, nunca se sabe quem está do lado de lá e por isso é melhor não facilitar, há casos de pessoas que se fazem passar pelo sexo oposto, mentem na idade, profissão, etc;
5. Cuidado igualmente para as fotografias que partilham na internet, evitem publicar fotografias onde se possa facilmente ver onde residem, trabalham ou estudam, bem como devem evitar publicar fotografias "provocantes";
6. Não colocar informações de terceiros nas rede sociais, fóruns, etc pois através desses mesmos dados podem também identificá-los;
Fonte

Apesar de nos estudos ser muitas vezes referidos as crianças e os adolescentes, é necessário lembrar que pessoas mais velhas também podem ser facilmente enganadas, ainda não há muito tempo, foi condenado um homem que burlou diversas mulheres portuguesas, fazendo-se passar por uma pessoa que não era e aliciando as vítimas em websites. Muitas das vítimas tinham mais de 40/50 anos. Por isso relembro que todo o cuidado é pouco e é melhor não facilitar.

A minha Segunda Fanfic de Sailor Moon: Nêmesis, A Deusa da Vingança. [17/07/2014]

A minha primeira Fanfic de Sailor Moon: Sailor Moon: Uma Alternativa à sua história de Origem

[+13] [Epílogo 14/04/14]

Gostei, gostei, gostei! Muito bom tema e muito apropriado! O post está ótimo. Os meus parabéns, SofiaFlower! Smile 
"Rin, Pyō, Tō, Sha, Kai, Jin, Retsu, Zai, Zen. Akuryo Taisan!" - Hino Rei
Achei bem pertinente. Muy Bien flufs.
Creio que as pessoas cada vez mais acreditam em tudo o que leem online e deixam envolver-se em N histórias ridículas e muitas vezes facilitam a que incidentes que se podiam evitar aconteçam.

Não tenho muito mais a dizer, mas há dias passou um filme que, apesar de eu não estar com muita atenção, fui acompanhando certos pontos de uma história verídica. E está relacionado com a internet. Fiquei completamente arrepiada como um completo rol de mentiras levou à morte de um rapaz inocente.

Para resumir: um homem falava com uma suposta miúda mais nova, era casado e tinha filhos da idade da miúda, mentiu-lhe e disse que era mais novo. Ora nisto ela envia coisas para casa dele, fotos, cartas e enfins e a mulher dele descobre. Envia-lhe uma carta com a foto de família, diz quem é ele na realidade e a miúda então diz ficar chateada. Isto podia acabar aqui, mas não! A tal rapariga envolve-se também tudo online com um rapaz que por sua vez trabalhava com o homem que a enganava antes. Mas a miúda não deixa de falar com o homem, ainda que já saiba quem ele é, diz que gostava muito dele e enfins. A história envolve-se e chega a um ponto de que a realidade e o virtual se cruzam e o homem mata o rapaz.
Além disto tudo, como se não bastasse, também a "miúda" não era quem dizia ser, mas sim a mãe: ela enviava fotos da filha de todos os tipos, lingerie, todos os enfins.
Fiquei repugnada como no meio de tudo um inocente morre e uma rapariga tem uma mãe destas...

O filme/documentário é este: http://www.imdb.com/title/tt1370889/
e a história: http://abcnews.go.com/US/online-love-triangle-deception-end-murder/story?id=14371076
http://www.crimelibrary.com/notorious_murders/classics/tommy_montgomery/1.html

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Estou em mtos fóruns e é a primeira vez que vejo este tema abordado num. Mtos parabéns, este tópico é fundamental sobretudo num fórum como este onde aparecem mtas crianças.
Devia estar em destaque e não aqui. Devias falar com a administração do fórum e propor que o teu texto fique em destaque e seja obrigatório ler.
Flufs isso arrepia o.O no Dr Phill vem histórias assim chocantes também de casos da internet, por exemplo, houve uma miúda que diz ter conhecido mais de 100 homens na internet, tendo acabado por marcar encontro com 50 desses homens em casa dela, e ela só tinha 15 anos, que é o mais assustador. O Dr Phill acabou por a confrontar com o caso de outra adolescente em que foi-se encontrar apenas com um rapaz e acabou brutalmente assassinada, tinha 14 anos na altura. Basicamente essa menina que morreu com 14 anos era daquelas meninas populares, cheerleaders e tudo mais, então no Dia da Mãe foi ao quarto da própria mãe e perguntou-lhe se podia-se encontrar com um amigo na "driveway" creio que é mesmo em frente a casa, a mãe disse que sim que ela podia ir ter com o amigo desde que ficassem por ali. A mãe acabou por adormecer, e só acordou já era de madrugada, foi quando pediu ao pai da menina para ir ver se ela estava no quarto, o pai dela foi ao quarto e foi quando deram pela ausência dela. Alertaram logo as autoridades, eu recordo-me de cá no telejornal terem passado o vídeo da mãe da menina com fotografias da mesma e a pedir para que se a encontrassem ou soubessem do seu paradeiro informassem a família, não sei quanto tempo passou, mas talvez 1 dia ou 2 dias, o pai da menina recebeu um telefonema da polícia local em que tinham encontrado um corpo e eles tinham de ir identificar, e pronto. Confirmou-se o pior. Era mesmo a filha deles. O raptor era um jovem de 19 anos, que ela tinha conhecido pela internet - o primeiro e o único com o qual ela se encontrou pessoalmente - e ele alegou que queria raptá-la para depois mais tarde dizer que a encontrou e ser o herói, mas algo de muito errado aconteceu pelo caminho.
Do caso da miuda de 15 anos que diz ter conhecido cerca de 100 homens pela internet, e metade desses homens pessoalmente, choca-me a atitude dos pais, pois já num picnic - acho que estavam a celebrar o 4th of July ou assim - aparece um rapaz junto dela e dos pais, ela diz que é um amigo dela da escola, e os pais deixam-na ir com ele, passado quase 2 horas os pais estranham a ausência da miúda e começam à procura dela, vão encontrá-la ao pé de um riacho meia despida e insconsciente, a sorte da miúda é que a cabeça dela ficou longe da água, se não podia até ter morrido afogada. Tinha sangue nas pernas, e não tinha a roupa interior vestida, foi levada para o hospital onde detectaram níveis elevados de álcool no sangue e também avisaram os pais que o mais provável é ela ter sido violada. Mas mesmo depois desse grande susto, os pais continuaram a ignorar o problema, ela continuou a sair de carro com estranhos e tudo mais, e os pais não queriam assumir a responsabilidade, do género parece que a estavam a ignorar, mas depois do programa e de terem sido confrontados com os pais que perderam a filha de 14 anos, eles disseram que iriam tomar outro tipo de atitudes.
Noutro programa mostraram uma miúda de 16 anos, que aos 15 anos, começou também a interagir com estranhos a partir da internet, acabando por mais tarde se encontrar com eles e envolver-se deliberadamente com eles, enviava também fotografias dela semi-nua, ou nua mesmo, para esses mesmos estranhos com os quais posteriormente se iria encontrar, ela dizia que "todas as adolescentes fazem isso actualmente, e que se nunca nada de mau lhe aconteceu até agora também não iria mais acontecer", com essa confrontaram-na com uma miuda de 12 anos, que tinha sido violada por o único rapaz que conheceu a partir da internet, tinha ele 22 anos.
E podiamos estar aqui a falar de diversos casos que correm mal, cá em Portugal, há uns anos havia a questão dos modelos fotográficos, homens criavam perfis falsos em redes sociais como o hi5, Facebook, etc. Pediam fotos das vítimas afirmando pertencerem a agências de modelos, as vítimas acabavam por se encontrarem com eles e pronto, eram raptadas, agredidas e até mesmo violadas.
Recordo-me que aqui no fórum há alguns tempos também houve uma espécie de "invasão" de supostas agências de modelos, em que também se teve de tomar medidas, pois em alguns casos pareciam mesmo tentar aliciar alguns dos utilizadores.

Silver-dragon, falei com os restantes membros da administração - pois eu sou moderadora também - e vamos seguir a tua sugestão, sabes que penso que em pleno século XXI e depois de tantas notícias como as que já fomos referindo, as pessoas talvez achem que "toda a gente" sabe dos perigos que existem na internet, mas verdade seja dita que, os mais novos não têm essa percepção, na verdade, eles não têm a mesma mentalidade que nós adultos e creio que é importante alertar para estas situações, nem sempre os mais novos conseguem falar sobre estes temas à vontade com os pais.
Às vezes o pessoal parece estar a ser chato com tanta insistência, mas é verdade o que aqui se diz e por vezes podem dar-se mal. Conto o meu 'caso' que felizmente não passou de um 'pequeno' susto para mim, porque nada de mal aconteceu.

Estávamos ainda em 2011 quando decidi procurar um penpal para me corresponder e acabei por encontrar um rapaz do Japão, mais ou menos da minha idade (na altura uns 19 anos). Falámos por messenger e email durante bastante tempo até e em Dezembro ele disse que, como vinha para Espanha estudar (ele estudava espanhol), podia dar cá um saltinho à cidade para nos conhecermos em carne e osso. Ele parecia ser uma pessoal normal mas na internet parecem todos não é verdade? e eu concordei. Afinal, já me encontrei várias vezes com o pessoal aqui do fórum e nenhum me fez mal okay aquele Jedite era obra hahaja e enfim, não ia deixar o moço sozinho por aqui e acabei por combinar com ele para irmos dar uma volta à baixa da cidade.

Ele esteve cá três dias. No primeiro dia, uma segunda-feira, fui-lhe mostrar várias partes da cidade, e correu tudo bem. Ele era bastante simpático e parecia ser a pessoa que mostrava com os emails e com quem falava no chat. Como no segundo dia eu não podia estar com ele porque tinha outras coisas para fazer, decidimos combinar um jantar na quarta, tudo informal, talvez McDonnalds ou assim. E assim foi. Comemos num restaurante daqueles self-service eu sou uma estudante universitária tá e ele quis ir comprar umas lembranças para levar. Então fomos ao shopping.

E foi aí que as coisas começaram a correr mal. No shopping ele foi para lá experimentar uns calções de futebol, ou que raio e começou a chamar-me para o vestiário com ele. E eu fiquei do tipo "nem penses? Deves estar parvo". Mas nem liguei muito, porque às vezes tenho brincadeiras parvas com os meus colegas que são na sua maioria rapazes e pronto. Mas no caminho de volta do shopping, apesar de não ser muito tarde, acabámos por passar por uma rua pouco iluminada e com pouco movimento já perto da pousada onde ele estava. Nessa altura, ele do nada abraçou-me por trás e começou-se a (vou pôr em spoiler porque pode ser menos próprio para o pessoal mais novo)
Spoiler
esfregar por mim, e é mesmo 'esfregar', sentiam-se coisas que não deviam lá em baixo, se é que me entendem. Isto depois de ter tentado tocar-me nos seios. Eu fiquei do tipo "fuck my life" querem ver que tenho de desatar a correr daqui aos berros?" e ele começou com uma conversa do tipo "Devíamos de aproveitar para fazer, eu vou-me embora amanhã, e nunca mais vou voltar cá e gosto tanto de ti e blá blá" e foi aí que eu parei e lhe disse "Desculpa, mas estás a querer ficar aqui no meio da cidade perdido!" (como já disse até estávamos perto da pousada).
Entretanto ele acusou-me de o ter feito perder o seu tempo, de ter vindo cá fazer nada, quando eu nunca fiz entender que queria essas coisas com ele e amor e blá, e eu disse-lhe 'adeus idiota' foi assim que aprendi que conhecer um penpal ao vivo foi uma má ideia.

Não estou a dizer que são todos assassinos ou violadores, mas nunca se sabe. A sério pessoal. Estejam seguros.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Nos dias de hoje é necessário extrema prudência com as pessoas que conhecemos através da net. O teu caso e os comentários anteriores são exemplos que realmente não devemos confiar nos estranhos que conversamos online. O teu caso assombrou-me. Felizmente nada de mal aconteceu.  Quando somos simpáticos e somos bondosos para os outros, esses podem retribuir-nos da boa ou pior maneira. Até agora pelo que vi nos vossos exemplos e nos casos reais que vi nos telejornais, é necessário atender saber se a pessoa ou desconhecido como quem estamos a estebelecer uma relação de amizade é digna dessa amizade. Mas pelos vistos, como as pessoas têm maldade nos seus corações são capazes de tudo… O ser humano é realmente um ser extramente e horrivelmente incrível ao ponto de cometer actos horrendos como foram aqui relatados a nível ficção e real.

Sofia, fizeste bem destacar esta temática. Espero que todos os membros do Fórum vejam e leiam para que não caiam neste conto do vigário.
dizzy22 escreveu:Às vezes o pessoal parece estar a ser chato com tanta insistência, mas é verdade o que aqui se diz e por vezes podem dar-se mal. Conto o meu 'caso' que felizmente não passou de um 'pequeno' susto para mim, porque nada de mal aconteceu.

Estávamos ainda em 2011 quando decidi procurar um penpal para me corresponder e acabei por encontrar um rapaz do Japão, mais ou menos da minha idade (na altura uns 19 anos). Falámos por messenger e email durante bastante tempo até e em Dezembro ele disse que, como vinha para Espanha estudar (ele estudava espanhol), podia dar cá um saltinho à cidade para nos conhecermos em carne e osso. Ele parecia ser uma pessoal normal mas na internet parecem todos não é verdade? e eu concordei. Afinal, já me encontrei várias vezes com o pessoal aqui do fórum e nenhum me fez mal okay aquele Jedite era obra hahaja e enfim, não ia deixar o moço sozinho por aqui e acabei por combinar com ele para irmos dar uma volta à baixa da cidade.

Ele esteve cá três dias. No primeiro dia, uma segunda-feira, fui-lhe mostrar várias partes da cidade, e correu tudo bem. Ele era bastante simpático e parecia ser a pessoa que mostrava com os emails e com quem falava no chat. Como no segundo dia eu não podia estar com ele porque tinha outras coisas para fazer, decidimos combinar um jantar na quarta, tudo informal, talvez McDonnalds ou assim. E assim foi. Comemos num restaurante daqueles self-service eu sou uma estudante universitária tá e ele quis ir comprar umas lembranças para levar. Então fomos ao shopping.

E foi aí que as coisas começaram a correr mal. No shopping ele foi para lá experimentar uns calções de futebol, ou que raio e começou a chamar-me para o vestiário com ele. E eu fiquei do tipo "nem penses? Deves estar parvo". Mas nem liguei muito, porque às vezes tenho brincadeiras parvas com os meus colegas que são na sua maioria rapazes e pronto. Mas no caminho de volta do shopping, apesar de não ser muito tarde, acabámos por passar por uma rua pouco iluminada e com pouco movimento já perto da pousada onde ele estava. Nessa altura, ele do nada abraçou-me por trás e começou-se a (vou pôr em spoiler porque pode ser menos próprio para o pessoal mais novo)
Spoiler
esfregar por mim, e é mesmo 'esfregar', sentiam-se coisas que não deviam lá em baixo, se é que me entendem. Isto depois de ter tentado tocar-me nos seios. Eu fiquei do tipo "fuck my life" querem ver que tenho de desatar a correr daqui aos berros?" e ele começou com uma conversa do tipo "Devíamos de aproveitar para fazer, eu vou-me embora amanhã, e nunca mais vou voltar cá e gosto tanto de ti e blá blá" e foi aí que eu parei e lhe disse "Desculpa, mas estás a querer ficar aqui no meio da cidade perdido!" (como já disse até estávamos perto da pousada).
Entretanto ele acusou-me de o ter feito perder o seu tempo, de ter vindo cá fazer nada, quando eu nunca fiz entender que queria essas coisas com ele e amor e blá, e eu disse-lhe 'adeus idiota' foi assim que aprendi que conhecer um penpal ao vivo foi uma má ideia.

Não estou a dizer que são todos assassinos ou violadores, mas nunca se sabe. A sério pessoal. Estejam seguros.

A minha Segunda Fanfic de Sailor Moon: Nêmesis, A Deusa da Vingança. [17/07/2014]

A minha primeira Fanfic de Sailor Moon: Sailor Moon: Uma Alternativa à sua história de Origem

[+13] [Epílogo 14/04/14]

Bem, não li os artigos na totalidade, só os vossos posts.
É assim, tenham em mente que isso são coisas que podem ou NÃO acontecer.
Acho que conhecer pessoas através da net nem sempre é mau, desde que se tenham determinados cuidados. Quando se for conhecer alguém pessoalmente, devemos marcar sempre em locais públicos e mesmo assim devemos ir sempre acompanhados de mais alguém com quem já tenhamos confiança.
Até agora não me arrependi de nenhum encontro com pessoal aqui do fórum, no entanto, só conheci pessoal novo em eventos e locais públicos. O primeiro encontro foi um encontro esporádico com a S e a Hanon no Colombo e nunca saímos de lá até nos despedirmos e cada uma ir para sua casa. No evento seguinte era um evento de anime e estive acompanhada de uma delas e nos seguintes ia sempre acompanhada por pessoal que ia conhecendo anteriormente.
É perigoso, sim, e por isso têm que se tomar vários cuidados porque, como já mostraram, muitas coisas más podem acontecer. No caso de crianças menores de idade, relatem sempre tudo o que fazem na net aos vossos pais e se quiserem alguma vez conhecerem alguém pela internet, só devem ir quando eles forem com vocês.

Tens de entrar para responderes neste tópico.