Clonagem
Clonagem, um assunto muito discutido nos nossos dias. Questões sociais, morais e cientificas tornam este assunto um tema de discussão com diversas posições, sendo que este tambem toma diversas causas.
Existe clonagem humana, animal e até vegetal!
Coloca aqui a tu opinião e se possivel ainda coloca informações actuais sobre ela.
Existe clonagem humana, animal e até vegetal!
Coloca aqui a tu opinião e se possivel ainda coloca informações actuais sobre ela.
Concordo... Os últimos estudos mostram q a clonagem permitirá acabar com a espera infinita para os transplantes de órgãos, e resolver os problemas de incompatibilidade, porque se pode clonar o órgão da própria pessoa. Um avanço científico desses será bem vindo para muita gente q sofre todos os dias à espera de receber um órgão...
Bem vou deixar aqui alguns textos que encontrei no google sobre o assunto!
Uso de células tronco:
O uso das próprias
células-troncos do paciente é preferível, em vez de se usar as células-troncos
de embriões, pois evita o problema de o corpo rejeitar células de outras
pessoas.
Há evidências dos benefícios das
células-troncos de pessoas adultas, porém o mesmo não ocorre com células de
embriões. Os estudos mais recentes em animais revelam que as células-troncos de
embriões são instáveis e imprevisíveis e podem levar à morte prematura ou grave
anormalidade. Há o mesmo problema entre os seres humanos.
Problemas ocorridos com a clonagem
O Professor Ian Wilmut, um dos
criadores de Dolly, a primeira ovelha clonada, revelou que todos os animais
clonados do mundo têm defeitos genéticos e físicos. O Dr. Wilmut examinou todos
os estudos de animais clonados ao redor do mundo e constatou que os animais
estavam sofrendo de uma grande variedade de anormalidades, inclusive tamanho
excessivo de certos órgãos, deficiências do coração, obesidade, problemas
pulmonares e sistemas imunológicos funcionando mal. A ovelha Dolly, embora
fosse tão nova, passou a ter artrite mais cedo do que se esperava. O Professor
Wilmut concluiu: “Há evidências abundantes de que a clonagem pode e sai errado
e não há justificativa para se acreditar que isso não vai acontecer com os
seres humanos [clonados]”.
A clonagem humana é perigosa para
pacientes. As células-troncos de embriões clonados não são normais, e há
elevado risco de mutação.
Além disso, as células-troncos de
embriões parecem experimentar crescimento incontrolável e assim se tornar
cancerosas.
A clonagem é perigosa para a
medicina. O primeiro princípio importante da ética médica é: “Não fazer mal”.
Explicando essa ética, o Código de Nurembergue, elaborado em resposta às
experiências letais que médicos e cientistas nazistas realizavam em seres
humanos, afirma:
“Não se deve permitir experiências quando se
sabe antecipadamente que causarão morte ou problema físico grave”.
Potenciais riscos da clonagem
humana
* A
possibilidade de comprometer a individualidade;
* A perda de variabilidade genética;
* Envelhecimento precoce;
* Grande número de anomalias;
* Lesões hepáticas, tumores, baixa
imunidade;
* Um mercado negro de fetos pode surgir, de
dadores
‘’desejáveis’’ que queiram clonar-se a
eles próprios,
como estrelas de cinema, atletas ente
outros;
* A tecnologia não está ainda bem
desenvolvida, tendo uma baixa taxa
de fertilidade (para clonar a Dolly foram
precisos 277 ovos, 30 começaram
a dividir-se, 9 induziram a gravidez e
apenas 1 sobreviveu);
* Os clones poderão ser alvo de
discriminação por parte da sociedade;
* Os clones poderão estar sujeitos a
problemas psicológicos desconhecidos,
com impacto na família e na sociedade.
Desculpem o tamanho. mas axei interessante o que encontrei sobre a clonagem. Não tenho sobre a clonagem vegetal! mas se alguem tiver axo que era interessante tambem colocar aqui!
Uso de células tronco:
O uso das próprias
células-troncos do paciente é preferível, em vez de se usar as células-troncos
de embriões, pois evita o problema de o corpo rejeitar células de outras
pessoas.
Há evidências dos benefícios das
células-troncos de pessoas adultas, porém o mesmo não ocorre com células de
embriões. Os estudos mais recentes em animais revelam que as células-troncos de
embriões são instáveis e imprevisíveis e podem levar à morte prematura ou grave
anormalidade. Há o mesmo problema entre os seres humanos.
Problemas ocorridos com a clonagem
O Professor Ian Wilmut, um dos
criadores de Dolly, a primeira ovelha clonada, revelou que todos os animais
clonados do mundo têm defeitos genéticos e físicos. O Dr. Wilmut examinou todos
os estudos de animais clonados ao redor do mundo e constatou que os animais
estavam sofrendo de uma grande variedade de anormalidades, inclusive tamanho
excessivo de certos órgãos, deficiências do coração, obesidade, problemas
pulmonares e sistemas imunológicos funcionando mal. A ovelha Dolly, embora
fosse tão nova, passou a ter artrite mais cedo do que se esperava. O Professor
Wilmut concluiu: “Há evidências abundantes de que a clonagem pode e sai errado
e não há justificativa para se acreditar que isso não vai acontecer com os
seres humanos [clonados]”.
A clonagem humana é perigosa para
pacientes. As células-troncos de embriões clonados não são normais, e há
elevado risco de mutação.
Além disso, as células-troncos de
embriões parecem experimentar crescimento incontrolável e assim se tornar
cancerosas.
A clonagem é perigosa para a
medicina. O primeiro princípio importante da ética médica é: “Não fazer mal”.
Explicando essa ética, o Código de Nurembergue, elaborado em resposta às
experiências letais que médicos e cientistas nazistas realizavam em seres
humanos, afirma:
“Não se deve permitir experiências quando se
sabe antecipadamente que causarão morte ou problema físico grave”.
Potenciais riscos da clonagem
humana
* A
possibilidade de comprometer a individualidade;
* A perda de variabilidade genética;
* Envelhecimento precoce;
* Grande número de anomalias;
* Lesões hepáticas, tumores, baixa
imunidade;
* Um mercado negro de fetos pode surgir, de
dadores
‘’desejáveis’’ que queiram clonar-se a
eles próprios,
como estrelas de cinema, atletas ente
outros;
* A tecnologia não está ainda bem
desenvolvida, tendo uma baixa taxa
de fertilidade (para clonar a Dolly foram
precisos 277 ovos, 30 começaram
a dividir-se, 9 induziram a gravidez e
apenas 1 sobreviveu);
* Os clones poderão ser alvo de
discriminação por parte da sociedade;
* Os clones poderão estar sujeitos a
problemas psicológicos desconhecidos,
com impacto na família e na sociedade.
Desculpem o tamanho. mas axei interessante o que encontrei sobre a clonagem. Não tenho sobre a clonagem vegetal! mas se alguem tiver axo que era interessante tambem colocar aqui!
Pelo que vi... a humanidade ainda não sabe muito bem lidar com a clonagem e bem é normal que os seres vivos clonados tenham deficiencias... acho que qualquer pessoa compreende isso!
Agora o resto bem estou fora do assunto :S nao percebo absolutamente nada disso... acho que é um risco muito elevado :S
Agora o resto bem estou fora do assunto :S nao percebo absolutamente nada disso... acho que é um risco muito elevado :S
Eu concordo com a clonagem vegetal! apesar de tbm n saber praticamente nda do assunto. quanto a clonagem de pessoas, discordo, a não ser clonagem so de orgãos, ms não sei se tal é possivel. em relação a animais, discordo, porque não axo necessario tar a mexer numa coisa tão complicada com o adn, quando mesmo em relação á estinção de especies existem bancos de esperma animais espalhados por todo o mundo, com todas as especies. E até porque plo que li, na olvelha doly, foram usados 277 ovos e só um animal sobreviveu, e mesmo assim veio a sofrer de doenças precocemente.
Eu tambem não conheço muito o assunto. Mas axei interessante pois é uma realidade, é uma questão que está a ser pesquisada e que coloca muitas divergencias em relação a muitas coisas.
Esse assunto das celulas da placenta já tinha ouvido falar, ms não faço a minima ideia como funciona. Mas quando falas em sofrerem mutaçoes, são de que forma? desculpa, apesar de ter começado o topico, não sou muito conhecedora do assunto! xD
Esse assunto das celulas da placenta já tinha ouvido falar, ms não faço a minima ideia como funciona. Mas quando falas em sofrerem mutaçoes, são de que forma? desculpa, apesar de ter começado o topico, não sou muito conhecedora do assunto! xD
Hmm, eu concordo com a vegetal e animal...
Na humana, concordo com a clonagem de células embrionárias..
Como as opções da votação são só akelas k estão, não vou votar ^-^''' pk nem tem a minha opção lolol
Apesar d todos os problemas éticos e de protecção contra os animais, e religiosos que se levantam...
Axu k akelas 3 situações k referi podem memso ajudar mt a melhorar a qualidade de vida do ser humano...
Na humana, concordo com a clonagem de células embrionárias..
Como as opções da votação são só akelas k estão, não vou votar ^-^''' pk nem tem a minha opção lolol
Apesar d todos os problemas éticos e de protecção contra os animais, e religiosos que se levantam...
Axu k akelas 3 situações k referi podem memso ajudar mt a melhorar a qualidade de vida do ser humano...
O grande problema da clongem, para além da parte moral e religiosa, é a criação de aberrações, e de seres com problemas.
Eu acho que o homem nao tem o direito de o fazer, nem consigo nem com os animais. Se sair uma planta estranha, nao me venham ca dizer que é a mesma coisa que um animal deformado, porque a planta nao tem neurónios, portanto não sofre com isso. De qualquer maneira, em termos teoricos, é o mesmo, é uma alteraçao ao ciclo normal da vida.
Eu acho que a clonagem de orgãos ou de células com vista a melhorar a saude é importante, e um grande passo. Sem duvida que é necessária.
Assim como em algumas situaçoes, modificar geneticamente um ser ajuda, mas por outro lado, esta segunda pratica é mais uma "anormalidade" que o ser humano está a criar, diminuindo a biodiversidade (tendo em conta a teoria da evoluçao de Darwin, de que os seres melhores adaptados é que sobrevivem)
Agora tirando a parte de reflexao do que é socialmente aceitavel...
eu pessoalmente nao sofro com as plantas, mas com os animais e os humanos, sim. E nao concordo que haja problema em clonar o Homem porque é Homem, e os animais nao porque nao sao racionais. Ambos têm o mesmo direito à vida com qualidade, e nao devemos torna-los uma mera ferramenta porque achamos que somos o centro do mundo (sem querer ofender ninguem, so estou a generalizar o defeito da especie humana)
' bem, concluindo, so estou de acordo com a clonagem vegetal e das celulas/orgaos humanos.
Eu acho que o homem nao tem o direito de o fazer, nem consigo nem com os animais. Se sair uma planta estranha, nao me venham ca dizer que é a mesma coisa que um animal deformado, porque a planta nao tem neurónios, portanto não sofre com isso. De qualquer maneira, em termos teoricos, é o mesmo, é uma alteraçao ao ciclo normal da vida.
Eu acho que a clonagem de orgãos ou de células com vista a melhorar a saude é importante, e um grande passo. Sem duvida que é necessária.
Assim como em algumas situaçoes, modificar geneticamente um ser ajuda, mas por outro lado, esta segunda pratica é mais uma "anormalidade" que o ser humano está a criar, diminuindo a biodiversidade (tendo em conta a teoria da evoluçao de Darwin, de que os seres melhores adaptados é que sobrevivem)
Agora tirando a parte de reflexao do que é socialmente aceitavel...
eu pessoalmente nao sofro com as plantas, mas com os animais e os humanos, sim. E nao concordo que haja problema em clonar o Homem porque é Homem, e os animais nao porque nao sao racionais. Ambos têm o mesmo direito à vida com qualidade, e nao devemos torna-los uma mera ferramenta porque achamos que somos o centro do mundo (sem querer ofender ninguem, so estou a generalizar o defeito da especie humana)
' bem, concluindo, so estou de acordo com a clonagem vegetal e das celulas/orgaos humanos.
Take care of my heart - I've left it with you
um dos problemas é o desiquilibrio que poderá ser provocado nos ecossistemas com a introdução de novas espécies que se originam da possivel mutação durante o processo de clonagem.
parece-me que estamos a falar de assuntos muito delicados e que envolvem várias variáveis. na verdade muitas das pessoas a quem pedem opiniões na televisão por exemplo, não têm a ideia correcta dos riscos ou dos beneficios deste processo.
até hoje tem havido muitos problemas.
vejamos a dolly, morreu cedo de envelhecimento precoce, cheia de problemas de saude.
parece-me que até ao dia em q se consigam criar orgãos para transplante ainda haverá muitas tentativas e erros. mas a ciencia é assim mesmo, para evoluir precisa de errar. como diria thomas edison: "If I find 10,000 ways something won't work, I haven't failed. I am not discouraged, because every wrong attempt discarded is another step forward."
o importante é criar regulamentação para este tipo de investigação.
parece-me que estamos a falar de assuntos muito delicados e que envolvem várias variáveis. na verdade muitas das pessoas a quem pedem opiniões na televisão por exemplo, não têm a ideia correcta dos riscos ou dos beneficios deste processo.
até hoje tem havido muitos problemas.
vejamos a dolly, morreu cedo de envelhecimento precoce, cheia de problemas de saude.
parece-me que até ao dia em q se consigam criar orgãos para transplante ainda haverá muitas tentativas e erros. mas a ciencia é assim mesmo, para evoluir precisa de errar. como diria thomas edison: "If I find 10,000 ways something won't work, I haven't failed. I am not discouraged, because every wrong attempt discarded is another step forward."
o importante é criar regulamentação para este tipo de investigação.

I never got my letter to Hogwarts...so I'm moving to Forks to live with the Cullens.xD
eish eu lembro-me que houve uma altura que isso era o assunto principal das pessoas, eu até sonhava com isso 
mas nao tenho opiniao formada. mas estao sempre a dizer "cada ser é único" se clonarmos algum ser vivo, nao fica tipo igual em tudo a ele ? se for uma pessoa de baixa auto-estima é capaz de entrar em depressao, ser for uma pessoa chata os outros é que entram em depressao, e se for uma pessoa com bastante auto-estima (ego do tamanho do mundo cof* cof*) , vai ser impossivel de aturar
I keed .
mas sinceramente nao sei, acho que isso é mais coisa de filme de ficçao cientifica, nao estou a ver como algo a ser real, tipo um mundo de clones

mas nao tenho opiniao formada. mas estao sempre a dizer "cada ser é único" se clonarmos algum ser vivo, nao fica tipo igual em tudo a ele ? se for uma pessoa de baixa auto-estima é capaz de entrar em depressao, ser for uma pessoa chata os outros é que entram em depressao, e se for uma pessoa com bastante auto-estima (ego do tamanho do mundo cof* cof*) , vai ser impossivel de aturar

I keed .
mas sinceramente nao sei, acho que isso é mais coisa de filme de ficçao cientifica, nao estou a ver como algo a ser real, tipo um mundo de clones
Eu não acho muito certo a Clonagem Humana, até que é bom num sentido (por exemplo o nosso clone ir para a escola enquanto nós ficamos em casa no bem bom) mas depois é uma grande confusão. 
Mas acho bem a clonagem animal e vegetal. =\
Por isso votei em "Não tenho opinião formada".
PS: Sempre a tirar o pó aos tópicos...

Por isso votei em "Não tenho opinião formada".

kiss1661 escreveu:Eu não acho muito certo a Clonagem Humana, até que é bom num sentido (por exemplo o nosso clone ir para a escola enquanto nós ficamos em casa no bem bom) mas depois é uma grande confusão.
Por isso votei em "Não tenho opinião formada".![]()
ahm, não estou muito dentro do assunto, mas um clone teria sempre alguma diferença de nós. Além disso, e se ele te acaba por roubar a indentidade? ficas sem nada :/ por estas e por outras, é que eu deixei de ver filmes de ficçao cientifica
okok falando a sério, se ele fosse à escola por ti, eram conhecimentos que ele adquiria, não tu. Logo, isso ia ser prejudicial para ti...
Lool , nao concordas com a humana, mas com a animal e a vegetal sim ? tipo eu respeito né, mas epah, são seres vivos, deviam ter os mesmos direitos que nós :/ se um ser humano sofresse com isso, um animalzinho, também sofreria ..
quanto ao nao ter uma opiniao formado, tipo, eu acho que como não é um assunto muito aprofundado nos dias de hoje, é dificil ter uma opiniao formada, mesmo para os cientistas.
Lena_Dias escreveu:ahm, não estou muito dentro do assunto, mas um clone teria sempre alguma diferença de nós. Além disso, e se ele te acaba por roubar a indentidade? ficas sem nada :/ por estas e por outras, é que eu deixei de ver filmes de ficçao cientifica
okok falando a sério, se ele fosse à escola por ti, eram conhecimentos que ele adquiria, não tu. Logo, isso ia ser prejudicial para ti...
Lool , nao concordas com a humana, mas com a animal e a vegetal sim ? tipo eu respeito né, mas epah, são seres vivos, deviam ter os mesmos direitos que nós :/ se um ser humano sofresse com isso, um animalzinho, também sofreria ..
quanto ao nao ter uma opiniao formado, tipo, eu acho que como não é um assunto muito aprofundado nos dias de hoje, é dificil ter uma opiniao formada, mesmo para os cientistas.
Eu tava a brincar quando disse que mandava-mos o clone para a escola, lembrei-me de ver isso muitas vezes em animes e disse na brincadeira.

Eu não sei nada sobre clones, mas acho que isso existe por algum motivo seja ele qual for ... e é claro que é mau para os animais tb mas muitos laboratórios testam em ratos e ninguém se preocupa em serem seres vivos como nós ... quer dizer tem sempre alguém que se preocupa, mas não muda nada.
Nem sei o que a Clonagem tem de bom.
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.