Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Civismo na estrada

Muitos dos utilizadores do fórum são novinhos e se calhar nem pensam ainda em tirar a carta, esta pergunta dirige-se mais para a camada menos novinha (vá), vocês acham que há civismo na estrada? Ou acham que nem por isso?

A meu ver acho que poderia haver mais civismo, as pessoas facilitam muito - e não, não estou a julgar ninguém, também já tenho carta e tal como as outras pessoas sou Humana, logo posso cometer erros - só que a cada dia que passa, acho que é cada vez mais comum vermos coisas que nos deixam de boca aberta enquanto conduzimos, desde ultrapassagens em curvas, pessoas que tem o sinal stop ou sentido proibido mas que aparentemente ignoram e avançam de qualquer maneira, pessoas que andam sempre a buzinar e por aí fora...
Acho que é um tema interessante, e já que temos utilizadores novos pode ser que aprendam com as experiências dos outros.
A meu ver, poderia haver muito mais civismo. Mas acho que o civismo na estrada se acaba por confundir um bocado com responsabilidade.
Muitos acidentes são causados por rapazes adolescentes que querem chamar a atenção e exibir-se com o seu carro novo ou a carta de condução, o que muitas vezes leva à irresponsabilidade e ignorar muitas regras de trânsito.
Outra questão muito importante e que muita gente ignora, é que por mais que digam o contrário, a verdade é que as pessoas estão cada vez mais comodistas e em vez de tentarem apanhar transportes públicos ou usarem veículos mais económicos (como uma bicicleta, por exemplo) para irem a qualquer lado, é muito mais fácil, confortável e rápido se usarem um transporte particular.
E por último, cada vez mais as pessoas dependem mais do relógio, cada vez têm menos tempo livre e cada vez dependem mais do seu transporte particular para chegar a qualquer lado, isto é, a pressa também contribui imenso para a ignorância de algumas regras de trânsito.

E por mais estúpido que isto pareça dito assim de repente, eu culpo um bocado a crise que estamos a passar, porque o que é certo é que com a crise, as pessoas ganham cada vez menos e consequentemente vêem-se obrigadas a arranjar mais do que um trabalho para ganharem mais $, consequentemente têm menos tempo para dispender nos seus próprios caprichos, para aproveitar a companhia das suas famílias, para acompanhar os filhos nas escolas, para transportar os filhos para actividades extra-curriculares, etc. As pessoas passam o tempo todo a correr e acabam por contornar muitas regras de trânsito à conta da pressa que têm.

Resumindo, estamos num ciclio vicioso e infelizmente, não acredito que isto mude nos próximos anos.
Eu acho que existe pouco civismo na estrada, ou neste caso responsabilidade, como todos sabemos, a partir dos 18 anos já se pode conduzir, mas muitos não têm responsabilidade para andar com um carro nas mãos, é um autêntico atentado à vida alheia, muitos conduzem sobre o efeito de álcool, depois gostam de carregar bastante no acelerador e os resultados estão à vista de todos nós.

Outra coisa que ninguém referiu e penso que seja muito importante, por vezes também há peões que também não têm civismo nenhum, ou então não lhes ensinaram que antes de atravessar se deve olhar para os dois lados primeiro e que não se deve atravessar a correr, entre outras coisas. Muitas vezes quando vou de carro, vejo muitos literalmente a atravessarem-se à frente do carro e como sabemos, por vezes quando os vêmos já é tarde de mais, já tem havido acidentes assim, em que a culpa não é de quem conduz, mas sim do peão.

(Obrigada ao meu amigo secreto Very Happy)

O link da minha página: https://www.facebook.com/Freyja.Model
Sim e termos nós que nos desviar de uma pessoa que vai a passear ao lado do passeio. Hoje em dia já praticamente todas as passadeiras têm rampa para as pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, ou que empurram carrinhos de bébé, ou que carregam sacos com rodinhas, poderem andar à vontade, mas são comodistas ao ponto de acharem que "dá muito trabalho subir o passeio".
Eu concordo com o que se diz. Aliás civismo na estrada nunca depende só do condutor mas sim de todos os que a utilizam, sejam condutores de veículos a motor, de bicicletas e mesmo peões.

Concordo com o que disse a Starlight, muita gente se tem acomodado ao uso dos veículos particulares. Por um lado percebo essa tendência,falo no caso aqui de Lisboa em que os transportes públicos como a Carris deixam muito a desejar no que toca a eficiência e cumprimento de horários, sem contar com o preço dos transportes. Isso leva a que muita gente leve o carro para tudo quanto é lado, o que resulta em mais carros na estrada, mais filas, mais stresses e por acréscimo mais incumprimento das regras de trânsito. E claro, falta de civismo porque ao fim de uma hora encurralado em filas qualquer condutor não reaje bem a quem tenta arranjar um espacinho para se meter.

Acima disso tudo, o que mais me irrita, e isso aqui onde moro é de meter os cabelos em pé, são condutores que não respeitam estacionamentos e deixam os carros de qualquer maneira e onde quer que seja, sejam eles a ocupar o espaço de 4 carros ou totalmente atravessados em cima dos passeios e dos espaços verdes e os peões que andem pelo meio da estrada se quiserem. Isso acima de tudo, tira-me do sério...
Starlight escreveu:A meu ver, poderia haver muito mais civismo. Mas acho que o civismo na estrada se acaba por confundir um bocado com responsabilidade.

Concordo. Poderia haver muito mais civismo, mas também confunde-se com responsabilidade.

Starlight escreveu:Muitos acidentes são causados por rapazes adolescentes que querem chamar a atenção e exibir-se com o seu carro novo ou a carta de condução, o que muitas vezes leva à irresponsabilidade e ignorar muitas regras de trânsito.

Não poderia estar mais de acordo! Muitos mal acabam de tirar a carta os paizinhos metem-lhes nas mãos brutos carros e eles para "exibirem-se" andam aí a uma velocidade estonteante. E para "seduzir" vá as raparigas, sou rapariga mas infelizmente é assim. Algumas deixam-se encantar por isso.

Rapazes novos + carta à pouco + brutos carros = a sarilhos dos grandes.

Starlight escreveu:...a verdade é que as pessoas estão cada vez mais comodistas e em vez de tentarem apanhar transportes públicos ou usarem veículos mais económicos (como uma bicicleta, por exemplo) para irem a qualquer lado, é muito mais fácil, confortável e rápido se usarem um transporte particular.
E por último, cada vez mais as pessoas dependem mais do relógio, cada
vez têm menos tempo livre e cada vez dependem mais do seu transporte
particular para chegar a qualquer lado, isto é, a pressa também
contribui imenso para a ignorância de algumas regras de trânsito.

Algumas pessoas - desculpem que não quero ofender ninguém - mas se desse para levar os carros para dentro das lojas, levavam.
No que toca a mim, evito ao máximo andar de carro. Para já não é meu. Apesar de ter carta ainda não tenho um carro "só para mim" por assim dizer. Depois detesto conduzir. Especialmente por considerar que não há muito respeito na estrada. Fico extremamente nervosa, dou em soar por todos os lados. Para mim conduzir é das piores coisas.
Portanto o que eu faço muitas vezes é levar o carro até ao centro da vila, deixo-o algures por lá e vou fazer as coisas que tenho a fazer a pé. Muita gente me critica, por deixar o carro quase a milhas dos sítios aonde vou mas pensem comigo:

1º Andar é saudável;
2º Acabam por poupar combustível e enervam-se menos a andar do que a conduzir;
3º Nem sempre se arranja depois lugar ao pé do sítio que queremos, depois há quem deixe em 2ª fila e isso dá direito a multa. Para quê arriscar?

Só não ando mais a pé porque é perigoso onde eu moro, já fui quase atropelada umas duas ou três vezes, porque isto nem tem passeios. No entanto estou a ponderar arranjar a bicicleta e andar mais nela.
Geralmente tendo a despachar-me muito rápido e gosto de planear coisas com antecedência para no dia em que tiver de ir fazer coisas conseguir conciliar tudo isso.

Starlight escreveu:E por mais estúpido que isto pareça dito assim de repente, eu culpo um bocado a crise que estamos a passar, porque o que é certo é que com a crise, as pessoas ganham cada vez menos e consequentemente vêem-se obrigadas a arranjar mais do que um trabalho para ganharem mais $, consequentemente têm menos tempo para dispender nos seus próprios caprichos, para aproveitar a companhia das suas famílias, para acompanhar os filhos nas escolas, para transportar os filhos para actividades extra-curriculares, etc. As pessoas passam o tempo todo a correr e acabam por contornar muitas regras de trânsito à conta da pressa que têm.

É verdade, mesmo que a gente tente ter um pensamento positivo a verdade é que muita gente anda a correr. A crise alastrou-se imenso. E as pessoas tendem a recorrer a mais que um trabalho para conseguir ter mais algum dinheiro e viver um bocadinho melhor.
Com isto acabam por querer facilitar, a meu ver os facilitismos são das piores coisas, porque nem sempre correm bem, pessoas que contornem as regras de trânsito ou que arrisquem demasiado, as coisas nem sempre correm bem.

É mesmo um ciclo vicioso e não sei aonde isto vai parar.

Mas aqui há tempo li algures que iam começar a fazer exames/testes psicológicos nas escolas de condução, para ver se a pessoa estava apta para conduzir, ora tirei a carta o ano passado e isso ainda não estava em vigor e o instrutor tinha dito que duvidava que algum dia isso fosse mesmo lei. Não era mau pensado fazerem tornarem isso lei.
hey, eu tenho já tenho a carta, e como é obvio já conduzi várias vezes, e sempre notei, até enquanto estava a aprender que as pessoas não se respeitam na estrada, mete-me uma raiva e um medo que vocês nem acreditam, passam sem fazer piscas, exedem as velocidades, entre outras coisas, as vezes fico mesmo a pensar que nem devia de ter saido de casa, e o pior é quando se metem à nossa frente ._.

enfim, gente parva, isso a policia não vê, daqui a manhã vou precisar de fazer algo urgente e até vou a cumprir as regras, e nesse dia a policia vai-me mandar parar, estou mesmo a ver, enfim...

PORQUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!

*firma por Manon*
Tens razão Sun.
Aliás, enquanto estava na condução acho que mesmo com o carro da escola e tudo as pessoas eram ainda menos tolerantes. "Ah e tal, é carro da escola de condução bora ultrapassar!" (é mais ou menos o que muita gente faz/pensa). Lembro-me que a primeira aula de condução que tive, vinha um camião atrás de mim e numa zona perigosa deu em ultrapassar e acho que ainda buzinou. Para quem é novato, assusta imenso.

Partilho também a raiva e medo de que falaste Sun. Já chegou a acontecer as pessoas terem STOP e mesmo assim meterem-se à minha frente. Uma vez tive de travar a fundo, porque ainda para mais era uma carrinha que tinha STOP mas não respeitou. Isso a guarda...Não vê.
Rali dentro da vila...Outra coisa que me irrita, na rua principal há passadeiras (3/4) e se mesmo devagar volta e meia mete-se uma criança ou idoso a atravessar a estrada, quanto mais quando vão em excesso de velocidade. Parece que as pessoas não têm consciência do perigo. Nem do que lhes pode acontecer a elas, nem aos outros.
Outra coisa é, por vezes há imenso espaço e tempo para ultrapassar, mas só quando estão "em cima do acontecimento" é que o fazem.

Mas acho que também não há responsabilidade da parte dos peões. Eu por exemplo, sou bastante criticada por ir sempre às passadeiras e andar sempre à "procura" de passeios. Mas no outro dia quando vinha para casa, nem consegui distinguir se era um senhor ou uma senhora, a pessoa tinha uma forma estranha de andar e o próprio corpo era esquisito, meteu-se do passeio a ir para a rotunda e não andava depressa! Eu tive sorte que não vinha ninguém atrás de mim, porque tive de ir em segunda e depois tive de meter a primeira, que tive praticamente de parar para a pessoa andar no meio da estrada. Irritou-me tanto mas tanto que vocês nem fazem ideia. Se há passeios porque raio andam na estrada a empatar o trânsito?!
Por acaso não apitei mas não me pareceu que a pessoa fosse desviar de qualquer forma já que eu para meter as mudanças ainda sou meio barulhenta por isso era suposto a pessoa dar pelo carro.
Civismo na estrada? Onde???? Se for no planeta Marte ou assim eu não duvido muito que não exista, mas no nosso país? Por favor... De cada vez que saio de carro, venho a contar os minutos para regressar e os sustos e os nervos que apanho com os condutores mal educados.... nem tenho coragem para os mencionar. Não existe civismo e nem educação.
Como um médico com o qual me consulto na cidade de Lisboa, costuma dizer...Não precisa muito para os vermos, basta abrir a porta e olhar para a rua, são uns selvagens autênticos. "God " só vos digo uma coisa, se eu vivesse na cidade de Lisboa eu acho que enlouquecia mesmo, ou então arranjava uma G3, só podia mesmo. É impressionante... eles apitam a toda a gente e insultam-se uns aos outros até já por gosto, é que nem vale a pena, apitam porque estão carros à sua frente parados num semáforo ( mesmo ele estando vermelho) e apitam se os mesmos arrancam quando o sinal fica verde e voltam a apitar senão arrancam ao mesmo tempo do sinal ter mudado. Passam os sinais vermelhos quando querem, na frente de toda a gente ( não vêm que podem matar outras pessoas inocentes que estão fazendo tudo certo e não tem culpa de nada). E depois chamam ignorantes e gozam com as pessoas de zonas e meios mais modestos, os comportamentos dos condutores da cidade são os mesmos ou piores, porque são em maioria e vivem todos na mesma cidade.
Só vos digo que as pessoas que sobrevivem todos os dias numa cidade como Lisboa são uns verdadeiros sobreviventes.

Uiii a falta de civismo que por ai anda, ja tenho a carta a 3 anos e tal e graças a deus ainda nao tive nenhum acidente, pois aparece cada maluco na estrada, entao quando vem uma mulher a conduzir ha homens que sao uns anormais.. é que nao admitem que há mulheres que conduzem muito melhor?! E na estrada, vao a morrer a andar a 40kms uma mulher tenta ultrapassar...uiii nao pode ser, ate lhe caem qualquer coisa ao chão...

é uma das coisas que mais me chateiam!!!

Ainda eu estou habituada a cidades pequenas do interior ... pois quando vou para o Porto...OMG é que digo asneiras. Ha pessoas sem o minimo dos minimos...que nem sei como tiraram a carta. acho que se tivesse todos os dias de circular nestas grandes cidades como Porto e Lisboa tinha um esgotamento, sao verdadeiros herois.

»»»A minha 1ºfic: Coração de Esperança«««

Vendo Manga da Sailor Moon Super contente NOVOS.

Bem comecei a tirar a carta a quase um mês ainda não fui a exame de código. Embaracoso' Ainda estou muito verde ate mas com ainda não estudei muito...

Acho que qualquer pessoa com alguma idade, ate mesmo sem estar a tirar a carta nota logo isso...as pessoas não tem grande civismo muitas vezes fora dos carros quanto mais lá dentro Embaracoso'

Por enquanto penso que não posso dizer muito mais acho que quando começar a conduzir verei as coisas um pouco melhor e saberei ter uma opinião ainda mais formada.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77